Na Idade de Ouro de Hollywood, um grupo de verdadeiros reis dominou o ecrã prateado - e teve vidas cheias de escândalos fora do ecrã. Desde estrelas do Oeste rudes e desordenadas como John Wayne a grandes nomes do cozido duro como Humphrey Bogart; ícones do terror como Sir Christopher Lee e rebeldes como James Dean, a Velha Hollywood foi o lar de dezenas de protagonistas suaves e imponentes, muitos dos quais serviram de influência paraAqui estão 101 factos sobre os actores mais icónicos da Idade de Ouro de Hollywood.

1. viveu depressa, morreu jovem

Para além da representação, James Dean também tinha uma paixão por carros e por conduzir o mais depressa possível. Uma coisa levou à outra e, a 30 de setembro de 1955, Dean conduzia o seu Porsche 550 Spyder a alta velocidade quando embateu num carro que vinha em sentido contrário. Tinha 24 anos quando morreu, tendo participado apenas em três filmes, dois dos quais ainda nem sequer tinham chegado às salas de cinema.nomeações para os Óscares, um recorde que ninguém irá provavelmente bater - esperamos nós.

taringa

2) A Força não pode salvar este

Num dos momentos mais infames da história da cultura pop americana, James Dean encontrou-se com o famoso ator britânico Alec Guinness (também conhecido como o Obi-Wan Kenobi original) e aproveitou o momento para mostrar o seu novo carro. Guinness terá avisado Dean de que "se entrares nesse carro, serás encontrado morto a esta hora na próxima semana".

A previsão de Guinness revelou-se horrivelmente correcta quando Dean morreu sete dias depois. Parece que Guinness era um Jedi antes de George Lucas os ter inventado.

bbc

3. que vagabundo

Enquanto estava ocupado a conquistar os corações do mundo com uma prolífica série de filmes clássicos, Charlie Chaplin era também um notório mulherengo. Afirmava ter dormido com mais de 2000 mulheres e, quando lhe perguntaram como era a sua mulher ideal, gracejou: "Não estou propriamente apaixonado por ela, mas ela está completamente apaixonada por mim." Muito bruto, Chap.

os bloguistas

4. prenda-os enquanto são jovens

Uma coisa que Charlie Chaplin tinha em comum era a sua juventude. Conheceu Edna Purviance aos 19 anos e teve um romance com ela. Mais tarde, passou para Mildred Harris, que tinha 16 anos quando o jovem de 29 anos a conheceu. Engravidou a adolescente Lita Grey (por quem Chaplin se tinha interessado quando a conheceu aos 12 anos).

Incidentes como este continuaram até que Chaplin, com 54 anos, se casou com Oona O'Neill, de 18 anos, com quem finalmente teve um casamento decente, bem como oito filhos. Portanto, é um final feliz para... Chaplin, pelo menos.

flickriver

Publicidade

5) Ele não passava de um cão de caça

Apesar de ser o Rei do Rock & Roll, Elvis Presley era incrivelmente inseguro, especialmente no que dizia respeito ao sexo. Isto significava que Presley só desejava raparigas jovens que não tivessem tido qualquer experiência sexual, o que poderia colocar pressão sobre si próprio. Isto levou-o a pedir aos gerentes para reunirem raparigas que tivessem 16 anos ou menos, o que na maioria dos estados era um pouco ilegal mesmo nessa altura, a não ser, claro, que se fosse umestrela de música e cinema como Presley.

popsugar

6. os Brangelina da sua época

Por mais adorado que Frank Sinatra tenha sido durante o seu tempo (inspirando a frase Sinatramania antes mesmo de alguém ter ouvido falar dos Beatles), as coisas sofreram uma reviravolta quando ele se divorciou infamemente da sua mulher, Nancy, para poder casar com a famosa atriz e femme fatale Ava Gardner, com quem tinha tido um caso. A imprensa criticou duramente as acções de Sinatra, manchando a sua reputação outrora razoavelmente sãpermanentemente.

Gardner e Sinatra também tiveram um casamento turbulento, apesar de Gardner ter sido responsável por salvar a sua carreira ao conseguir-lhe o papel em Daqui até à Eternidade. No entanto, continuaram amigos para o resto da vida depois de se separarem, por isso, pelo menos, eram fixes em relação a tudo.

desfile

7. uma história de origem sombria

John Huston foi um cineasta lendário que escreveu e realizou alguns dos filmes americanos mais aclamados e influentes de todos os tempos, incluindo O Falcão Maltês e A Rainha Africana Antes de se estrear como realizador, o jovem Huston estava ocupado a tentar singrar como argumentista quando atropelou a bailarina Tosca Roulien com o seu carro, matando-a.

Apesar de ter sido absolvido em tribunal, ficou tão assombrado com o sucedido que abandonou Hollywood durante cinco anos, vagueando pela Europa até 1937. No entanto, um rumor da época sugeria que tinha sido o famoso ator Clark Gable a matar acidentalmente Roulien e que Huston tinha sido pago para assumir as culpas.

o ancinho

8) Bem-vindo ao Rochedo

Um dos exemplos mais célebres de uma figura famosa de Hollywood que se envolveu num casamento de lavanda para se proteger foi Rock Hudson. Como a sua solteirice se prolongou apesar de ser uma das estrelas de cinema mais desejadas dos anos 50, Hudson temia ser expulso de Hollywood se o seu segredo fosse descoberto.

O seu casamento resultou, sem surpresa, num divórcio amargo.

klik

9. não se pode sair desta com uma luta de espadas

Muito antes de Brad Pitt e Russell Crowe tentarem usar sandálias e lutar com espadas, Errol Flynn era uma das maiores estrelas da velha Hollywood, conhecido pelas suas muitas personagens românticas e aventureiras. No entanto, esta imagem galante e heróica caiu por terra quando se viu envolvido num julgamento absolutamente chocante.

Flynn tinha sido acusado por duas adolescentes de violação (não ajudou o facto de ele ter alegadamente dito que gostava do seu uísque velho e das suas mulheres jovens). Apesar de ter sido absolvido, a carreira de Flynn nunca recuperou do escândalo e ele caiu no alcoolismo.

cinescopia

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. nem sequer material de primeira página!

Antigamente, a série de longa duração conhecida como Os Pequenos Malandros Uma das personagens mais famosas da série foi Alfalfa, interpretada inicialmente por Carl Switzer. Infelizmente, como acontece com muitos actores infantis, Switzer teve dificuldades quando se tornou adulto.

No entanto, o que tornou a sua história especialmente memorável foi o facto de, em 1959, Moses Stiltz ter sido preso por ter morto Switzer a tiro. Alegou ter agido em legítima defesa, embora os rumores insistissem que Stiltz tinha, na verdade, assassinado Switzer. O problema é que Switzer se tinha tornado tão mal visto que o seu caso foi encerrado à pressa para que todos pudessem seguir em frente.

Para piorar a situação, a notícia da morte de Switzer foi silenciosa, uma vez que ele conseguiu ser morto no dia em que também morreu o lendário realizador Cecil B. DeMille.

as pessoas famosas

Publicidade

11. os perigos da estrela de ação

Antes de Dwayne Johnson, antes de Tom Cruise, antes de Steve McQueen, antes mesmo de Tyrone Power, havia a estrela de ação Wallace Reid. Reid fez carreira a fazer as suas próprias acrobacias, interpretando aventureiros em filmes como A estrada do rugido No entanto, tudo isso mudou em 1919, quando um acidente no cenário de O Vale do Gigante fez com que Reid vivesse com tanta dor que acabou por se tornar viciado em morfina.

Isto passou-se nos tempos em que a reabilitação era um escândalo inaceitável, pelo que o estúdio varreu o assunto para debaixo do tapete e fez tudo o que pôde para esconder o abuso de substâncias de Reid. Finalmente, porém, as coisas ficaram tão más que cederam e enviaram-no para um sanatório para largar o vício. Nessa altura, porém, já era demasiado tarde, pois a abstinência de Reid levou a um ataque cardíaco que o matou.

filmes em silêncio

12. meteu-se com o tipo errado

Embora pudéssemos enumerar os muitos casos documentados em que Frank Sinatra foi um SOB temperamental para os seus criados, repórteres, esposas e amigos, vamos deixar que os procure no seu tempo livre e, em vez disso, concentrar-nos numa história em que Sinatra enfrentou uma pequena represália por uma vez. Ao contracenar com Marlon Brando num musical de 1955, Sinatra gozou com o novo método de atuação de Brando como "porcaria" e até apelidou Brando"Mumbles" pela sua forma de falar.

Brando vingou-se ao estragar intencionalmente os takes de uma cena em que a personagem de Sinatra estava a comer cheesecake, o que obrigou Sinatra a comer tanto cheesecake que teve um colapso furioso em que atirou o prato para o ar enquanto gritava para um Brando que presumivelmente estava a rir-se.

pinterest

13. uma oferta morta

O filme de 1935 O Chamado da Selva Durante o tempo que passaram juntos no filme, Young engravidou de Gable - claramente, uma situação propícia a escândalos. Young acabou por sair do país para umas "férias prolongadas", levou o bebé para um orfanato na Califórnia e regressou algum tempo depois para "adotar" o seu filho biológico.

Manteve a história da adoção, apesar de todos se aperceberem da verdade, devido ao facto de a sua filha ter herdado as orelhas características do seu famoso pai.

14. infelizmente, ele não era mais rápido do que uma bala em alta velocidade

Antes de o Super-Homem ter o seu próprio filme, George Reeves interpretou o lendário herói numa antiga série de televisão. No entanto, Reeves ficou mais conhecido por ter sido encontrado morto na sua casa em Hollywood, com vários tiros. O mistério da sua morte chocou Hollywood durante anos e nunca foi resolvido.

décadas

15. Quem matou o Reeves?

Um facto persistente que as pessoas apontam no mistério da morte de George Reeves é que ele morreu pouco tempo depois de ter tido um caso com a mulher do conhecido "arranjador" de Hollywood Eddie Mannix - o tipo de homem que arranjava coisas obscuras para serem resolvidas à porta fechada. Fazer um inimigo de tal homem teria, sem dúvida, consequências arrepiantes, como o fim violento de Reeves poderia possivelmente provar. É provável quenunca saberemos com certeza.

canal de mistério

16. um casamento difícil

Laurel e Hardy foram uma dupla nos primórdios da Hollywood clássica. Hardy era o rufia e Laurel era o seu heterossexual trapalhão. No entanto, fora do ecrã e dos palcos, Stan Laurel era um alcoólico violento, facto que se tornou conhecido quando se divorciou pela terceira vez. Vera Shuvalova afirmou que o marido a tinha ameaçado com uma arma e foi dito que os seus amigos tiveram de intervir quandoLaurel cavou uma sepultura no quintal enquanto proclamava que a ia enterrar viva (meu Deus...).

A única coisa que acabou por abafar este escândalo foi o facto de Shuvalova ter sido proibida de falar ou publicar o que quer que fosse sobre o seu casamento com Laurel quando assinou o acordo de divórcio. É espantoso como as pessoas inventam coisas para tornar os escândalos mais aliciantes quando temos algo como isto para trabalhar.

repórter de hollywood

Publicidade

17. demasiado à frente do tempo do exército

Apesar de ter estado envolvido numa tragédia (e possível encobrimento) tão cedo na sua carreira, John Huston afastou-se dela imediatamente após a sua estreia como realizador, O Falcão Maltês Os seus três filmes dessa época tornaram-se filmes de guerra muito aclamados, embora dois deles tenham sido censurados pelo exército devido ao tema delicado que Huston examinou.

Um deles, Que haja luz O filme foi censurado até 1981, ou seja, 35 anos depois de ter sido realizado!

blogue de registos não escritos

18. falar de paixão

No entanto, servir o seu país não foi a única coisa que Huston fez durante a Segunda Guerra Mundial. Já no seu segundo casamento, e antes de ele próprio ir para o estrangeiro, Huston começou um caso fervoroso com Marietta Fitzgerald em Nova Iorque, enquanto o marido dela estava no estrangeiro. Alegadamente, uma vez fizeram amor tão ferozmente que partiram a cama de um amigo comum. Sem dúvida que isto levou a um pedido de desculpas embaraçoso na manhã seguinte!

a revista paris

19. A Ascensão e Queda de Montgomery Clift

Antes de 12 de maio de 1956, Montgomery Clift era uma das maiores estrelas de Hollywood. Um dos actores originais do método, ao lado de Marlon Brando e James Dean, Clift escolhia cuidadosamente os seus papéis no cinema, tendo sido nomeado para os Óscares nos filmes Daqui até à Eternidade , Um lugar ao sol e A pesquisa No entanto, tudo mudou quando Clift adormeceu ao volante do seu carro e embateu num poste telefónico, momentos depois de ter saído de uma festa oferecida por Elizabeth Taylor (com quem tinha contracenado e também namorado durante algum tempo).

A própria Taylor terá tido de arrancar um dente da língua de Clift porque ele se estava a engasgar com ele. Clift teve de viver com as dores físicas e mentais persistentes para o resto da sua vida. Para surpresa de ninguém, tornou-se viciado em álcool e analgésicos. Embora a sua carreira ainda tenha tido alguns pontos positivos, o resto da sua vida após o acidente foi apelidado de "o suicídio mais longo de Hollywoodhistória".

feira de vaidades

20. um projeto amaldiçoado

Um dos últimos filmes de Clift foi Os Inadaptados Foi realizado por John Huston (eu disse-te que ele era um grande negócio), escrito por Arthur "Death of a Salesman" Miller, e estrelado por Clift, Clark Gable e Marilyn Monroe. Com um elenco tão cheio de estrelas e uma equipa ao volante, ficarias surpreendido com a forma como este filme bem feito destruiu as pessoas que o fizeram.

A relação entre Monroe e Miller deteriorou-se, tendo Monroe sofrido uma overdose durante as filmagens e morrido apenas um ano após a conclusão do filme. Gable morreu de ataque cardíaco alguns dias após as filmagens, tendo-se especulado que a causa foi o stress provocado pela realização do filme. A carreira de Clift desvaneceu-se após apenas mais alguns filmes e cinco anos após Os Inadaptados foi feito, Clift foi informado por um amigo que o filme estava a passar nessa noite na televisão.

Clift recusou-se veementemente a vê-lo, o que acabou por ser a última coisa que alguma vez diria, pois morreu de ataque cardíaco nessa mesma noite. Parece que o único que saiu intacto desse filme foi Huston!

desfile

21) Ele matou e enterrou o Mensageiro

Frank Sinatra foi uma das maiores estrelas musicais do seu tempo e teve também uma longa carreira cinematográfica como ator e produtor. Naturalmente, o poder absoluto corrompe absolutamente, e a arrogância e o temperamento violento de Sinatra estão bem documentados, especialmente quando se sentia desprezado, como foi o caso do Presidente John F. Kennedy.

Sinatra tinha feito uma campanha vigorosa com Kennedy e, segundo consta, tinha sido uma espécie de ala para o ajudar no notório historial de mulherengos de Kennedy. No entanto, quando Kennedy ganhou as eleições em 1960, foi aconselhado a manter alguma distância entre Sinatra e ele próprio, devido às alegadas ligações de Sinatra à Máfia. Kennedy cancelou assim uma estadia em 1962 na mansão de Sinatra em Palm Springs, indo para a casa do cantor rival BingEm vez disso, a casa do Crosby.

Sinatra ficou tão furioso com o desprezo que levou pessoalmente uma marreta ao novo heliporto que tinha construído para acolher o Presidente e a sua comitiva. Não só isso, como também se recusou a voltar a falar com Peter Lawford, o membro do Rat Pack que deu a notícia a Kennedy (não ajudou o facto de Lawford ser cunhado de Kennedy).

ícones americanos

22. Vaselinos de Valentino

Apelidado de "Latin Lover", o sedutor Rudolph Valentino foi um dos primeiros galãs e ícones de estilo do cinema. Os homens que imitavam o seu penteado com muitas espinhas e adoptavam o seu comportamento geral eram chamados de "Vaselinos".

Publicidade

23. Desafio-te para um duelo

Alguns sentiram-se ofendidos (ou ameaçados) pelo estilo de masculinidade menos convencional de Valentino e criticaram a sua influência nos homens de Hollywood e não só. Chicago Tribune Valentino escreveu ao jornal, desafiando o escritor para um combate de boxe.

24. filme Maverick

Cary Grant foi supostamente a primeira estrela a romper com o sistema de estúdios e a tornar-se essencialmente independente quando decidiu não renovar o seu contrato com a Paramount em 1936, o que lhe permitiu uma maior liberdade e controlo sobre a sua carreira do que os seus pares.

Correio de domingo

25. O Mannix arranja-o

Eddie Mannix, um infame "arranjador" de estúdios que trabalhava para a MGM, encobriu inúmeros escândalos e delitos e tirou estrelas de sarilhos por todos os meios necessários. Quando não estava a tirar estrelas indisciplinadas da prisão, a pagar a vítimas de agressões ou acidentes de viação, ou a tratar de abortos, estava a chamar gangsters reais para adoptarem uma abordagem mais firme.encontrar e comprar o negativo de um filme pornográfico feito por Joan Crawford antes de ela se tornar famosa.

A fase cinematográfica

26) Um caso para recordar

A relação de Katharine Hepburn com Spencer Tracy é um dos casos amorosos mais lendários de Hollywood. Mantiveram uma relação durante 27 anos, até à morte de Tracy em 1967. Tracy era um pai de dois filhos, casado e infeliz, quando se conheceram, mas nunca pediu o divórcio e manteve-se casado durante todo o caso. Fizeram um total de nove filmes juntos.

Lovedlens

27. Estaline queria o Duque morto

Joseph Estaline enviou uma vez agentes soviéticos para assassinar a estrela de western John Wayne, indignado com os sentimentos anticomunistas expressos pelo Duque. Wayne foi informado do assassinato planeado com antecedência e, aparentemente, engendrou um plano com o argumentista e amigo Jimmy Grant para raptar os assassinos e encenar uma execução simulada numa praia para os assustar. Felizmente, nada disto se concretizoupassar.

Partilhado

28. Cary Grant: Casamenteiro

Cary Grant apresentou Rosalind Russell (a sua co-estrela no clássico de Howard Hawks A sua rapariga na sexta-feira ) ao seu futuro marido, o produtor dinamarquês-americano Frederick Brisson, e acabou por ser o padrinho do seu casamento no ano seguinte.

29. Fred e Ginger

Uma das duplas mais emblemáticas e deslumbrantes do cinema, Fred Astaire e Ginger Rogers apareceram juntos em 10 filmes entre 1933 e 1949. O primeiro foi Voando para o Rio , em que os dois tiveram papéis menores, e o último foi Os Barkleys da Broadway , que foi o único filme que fizeram juntos lançado fora da RKO e o único filmado em Technicolor.

Blogspot

30. caules valiosos

Fred Astaire não estava para brincadeiras. Fez um seguro das duas pernas por 75.000 dólares e dos braços por 20.000 dólares.

Mark Summers

31) As primeiras impressões não são tudo

As coisas não começaram bem para Fred Astaire. O relatório inicial do teste de ecrã da RKO para a futura estrela nos anos 30 dizia: "Não sabe representar. É ligeiramente careca. Sabe dançar um pouco".

Recortes de celebridades

32. trio trágico

Os três actores principais do filme de 1955 Rebelde sem causa James Dean morreu num acidente de viação, Natalie Wood morreu afogada e Sal Mineo foi esfaqueado até à morte.

Dias Dourados

33. desculpa lá isso

Paul Newman estava tão envergonhado com a sua primeira longa-metragem, 1954 O cálice de prata que mais tarde apelidou de "o pior filme produzido durante os anos 50" e publicou um anúncio de página inteira no Variedades pedindo desculpa pela atuação.

Mordomo torrent

34. confundido com Marlon

No início da sua carreira de ator, Newman foi muitas vezes confundido com Marlon Brando e afirma ter dado cerca de 500 autógrafos em nome de Brando.

35. Alguém quer segundos?

Rapazes e Bonecas Sinatra referia-se a Brando como "resmungão" e, segundo consta, não era fã de ensaios, repetições ou "aquela treta do Método". Brando usou a aversão de Sinatra a repetições contra ele durante a filmagem de uma cena em particular, em que Sinatra tem de comer uma fatia de cheesecake enquanto Brando fala.

Brando, intencionalmente, não conseguiu pronunciar a sua última frase uma e outra vez, obrigando Sinatra a comer um novo pedaço de cheesecake de cada vez. Sinatra acabou por perder a cabeça, gritando: "Estes malditos actores de Nova Iorque! Quanto cheesecake acham que consigo comer?"

Aaforringer

36. Controlo do Clift

O ferozmente talentoso Montgomery Clift, um ícone gay póstumo com um grau incomensurável de talento e intensidade, assinou com a Paramount em 1948 um contrato de três filmes com a estipulação de que teria a aprovação do guião. Embora relativamente comum nos dias de hoje, isto era inédito na altura. O contrato também estipulava que ele só poderia protagonizar filmes realizados por Billy Wilder, George Stevens ouNorman Krasna, e que era livre de trabalhar noutro estúdio se assim o desejasse.

Liberdade digital

37. outro ídolo caído

Montgomery Clift era atormentado por demónios pessoais, pelo álcool e pela toxicodependência. Até Marilyn Monroe afirmou que ele era "a única pessoa que conheço que está em pior estado do que eu".

Diário em direto

38. azarado no amor

Rudolph Valentino casou-se impulsivamente com a sua primeira mulher, a atriz Jean Acker, em 1919, dois meses depois de se terem conhecido. Acker só parecia interessar-se por mulheres na altura e, segundo consta, tinha-se envolvido num triângulo amoroso com as actrizes Grace Darmond e Alla Nazimova.

Não se sabe se chegou a ter um interesse romântico por Valentino, mas a decisão de casar com ele foi uma decisão de que se arrependeu quase de imediato. Trancou Valentino fora do quarto de hotel na noite de núpcias, o casal separou-se pouco depois e Acker voltou a viver com a namorada Grace Darmond.

Divorciaram-se em 1922, mas, ironicamente, tornaram-se bons amigos depois disso.

Wikimedia Commons, James Abbe

39 - Vós não sois o Pai, mas...

Charlie Chaplin teve uma breve relação com uma jovem de 22 anos chamada Joan Barry, mas não acabou bem. Depois de terminarem, ela disse a Chaplin que estava grávida e que o bebé era dele. Embora ele tenha feito um teste de paternidade que provou que não era o pai, esses testes não eram admissíveis em tribunal na altura e ele foi obrigado a pagar 75 dólares todas as semanas até o filho de Barry fazer 21 anos.

Calisfério

40. a mulher de preto

Durante décadas após a morte de Rudolph Valentino, uma mulher velada e vestida de preto chega ao seu túmulo no aniversário da sua morte para colocar uma única rosa sobre a sua campa. A identidade da mulher foi um mistério no início, até que foi revelado que tudo isto era - adivinhem - um golpe publicitário, desta vez concebido pelo agente de imprensa Russel Birdwell em 1928.A historiadora de cinema Karie Bible é a mais recente a assumir o papel de "Mulher de Negro".

Getty Images

41. os Bogarts em luta

Antes de se casar com Lauren Bacall e de se tornar metade de um dos casais mais famosos de Hollywood da época, Humphrey Bogart foi casado com a atriz Mayo Methot. E não foi uma relação tranquila. Ambos bebiam muito e discutiam regularmente, acabando por ganhar o apelido de "The Battling Bogarts" na imprensa. Methot ficou conhecida como "Sluggy" devido à sua natureza combativa, e Bogartmais tarde deu o nome ao seu iate Lesmas em sua honra.

Quem namorou quem

42. Bogart, Bacall e Methot

Bogart apaixonou-se por Bacall no cenário de Ter e não ter Às três da manhã, Bogart telefonou a Bacall, dizendo "Tenho saudades tuas, Baby", antes de Methot, que tinha sabido do caso, lhe arrancar o auscultador da mão e gritar a uma Bacall aterrorizada ao fundo da linha: "Ouve, sua judia, quem é que lhe vai lavar as meias?"

Richl e fonte

43. a montanha

O filho de Dean Martin, Dean Paul Martin, era piloto da Guarda Nacional Aérea e morreu em 1987, quando o seu avião se despenhou na montanha de San Gorgonio, no norte da Califórnia. Numa trágica coincidência, a mãe de Sinatra tinha morrido num acidente de avião na mesma montanha, 10 anos antes.

Wikipédia

44. cortar

Dean Martin e Jerry Lewis fizeram 16 filmes juntos, mas embora os dois homens se admirassem mutuamente, a frustração e os ciúmes começaram a surgir. Veja revista - e o Martin foi cortado da fotografia.

Getty Images

45. feliz aniversário

Martin e Lewis terminaram o seu espetáculo em 24 de julho de 1956, no décimo aniversário da sua primeira atuação no Clube dos 500.

Getty Images

46. É seguro dizer que ele não aprendeu nada

Flynn causou um enorme escândalo nos últimos dois anos da sua vida quando viajou com uma secretária de 15 anos chamada Beverly Aadland. Aadland era também a amante de Flynn na altura, uma situação que tinha sido encorajada pela mãe de Aadland, Florence. A mãe orgulhosa escreveu mais tarde um livro sobre o caso da filha com Flynn.

Mais tarde, a própria Beverly revelou alguns aspectos perturbadores da sua relação. Segundo ela, o seu amor baseava-se num constante sentido de brincadeira e de superação mútua, mas essas brincadeiras tinham muitas vezes um lado negro. Eles entravam em enormes lutas falsas em clubes noturnos, onde Flynn fingia bater-lhe e ela fingia ficar com o nariz a sangrar. Parece... divertido?

Shutterstock

47. Grande Irmão Flynn

No auge da sua fama, Flynn comprou uma propriedade em Mulholland Drive e construiu a "Mulholland Farm", ou como era frequentemente chamada em privado, a "casa de brincar". Flynn organizava festas selvagens nesta propriedade, que incluíam todo o tipo de deboche pelo qual eram conhecidas as reuniões privadas da velha Hollywood.

Wikimedia Commons

48. Peep Show

No entanto, a "casa de brincar" tinha um lado sombrio - estava preparada para ser a casa de sonho de um voyeur. Foram instalados buracos para espreitar e espelhos de duas vias para permitir que Flynn espiasse as suas convidadas e microfones para ouvir conversas privadas por toda a casa. Porque é que ainda não foi feito um filme de terror sobre este tipo?

shutterstock

49. agente secreto

Durante a década de 1960, Dean Martin interpretou Matt Helm numa série de paródias de filmes de espionagem, mas abandonou a série depois de a sua co-protagonista, Sharon Tate, ter sido assassinada por membros da família Manson.

Getty Images

50. método de atuação

O O tesouro da Sierra Madre foi escrito e realizado por John Huston, que já tinha dirigido Bogart em O Falcão Maltês , Key Largo e Do outro lado do Pacífico Huston e Bogart tornaram-se bons amigos e gostavam de pregar partidas um ao outro. Numa cena, era suposto Bogart meter a mão debaixo de uma pedra e depois recuar como se algo o tivesse mordido; Huston conseguiu uma reação realista de Bogart escondendo uma ratoeira carregada debaixo da pedra.

Getty Images

51. licores falsificados

A bebida era uma parte importante da personalidade de Dean Martin, que aparecia frequentemente em palco com uma bebida na mão. Na realidade, os hábitos de Martin eram bastante moderados - a "bebida" era normalmente sumo de maçã.

Pixabay

52. apagar as luzes

Depois de anos a fumar muito, Martin foi diagnosticado com cancro do pulmão em 1993. Optou por renunciar ao tratamento e morreu de insuficiência respiratória no dia de Natal de 1995. Para honrar o seu falecimento, as discotecas ao longo da Strip de Las Vegas apagaram as luzes nessa noite, um tributo adequado a um dos maiores artistas de sempre.

Shutterstock

53. o céu não podia esperar

Após a morte de Valentino, foi publicada uma fotografia falsa do ator num tabloide chamado Gráfico de Nova Iorque O que é que era tão falso, perguntam vocês? Bem, mostrava nada mais nada menos do que a ascensão de Valentino ao céu. A circulação do jornal teve um grande impulso com a fotografia.

Pixel máximo

54. pedir direcções

O temperamento de Humphrey Bogart e os ciúmes da sua mulher Mayo Methot criaram uma relação tempestuosa. Os especialistas de Hollywood referiam-se a eles como "os Bogarts lutadores". Methot contratou uma vez um detetive privado para seguir Bogart. O detetive privado não encontrou nada de errado, mas quando Bogart descobriu que estava a ser seguido, ligou para a agência de investigação. "Olá, fala Humphrey Bogart", terá alegadamente anunciado,"tem um homem atrás de mim. Pode falar com ele e dizer-me onde estou?"

Shutterstock

55. casal de poder

Talvez Methot tivesse razão em desconfiar. Bogart começou a ter um caso com a atriz Lauren Bacall e casaram-se imediatamente após o divórcio de Bogart e Methot. Bogart era 20 anos mais velho que ela, mas ele e Bacall provaram ser um dos casais mais célebres de Hollywood dentro e fora do ecrã.

Pixabay

56. ter e não ter

No entanto, nem toda a gente apreciava a relação. Bogart e Bacall conheceram-se durante as filmagens de Ter e não ter O realizador do filme, Howard Hawks, também se tinha apaixonado pela estrela em ascensão e fez tudo o que pôde para a afastar de Bogart. Hawks chegou mesmo a ameaçar arruinar a carreira de Bacall se ela não terminasse a relação. Foi necessária a intervenção do próprio Jack Warner para pôr fim à luta e conseguir que o filme fosse realizado. Mais tarde, Hawks comentaria sobre Bacall: "Bogie apaixonou-se pelapersonagem que ela jogava, por isso tinha de continuar a jogá-lo para o resto da vida".

Wikipédia

57. sinal dos tempos

Valentino estava no ativo numa altura em que os modos tradicionais de masculinidade eram agarrados com força e em que o "gay-bashing" era frequente. Apesar das persistentes especulações e rumores sobre a sua sexualidade - juntamente com a noção de que as suas relações com Acker e Rambova eram meramente "casamentos de lavanda" -, segundo todos os relatos credíveis, Valentino era heterossexual. O escrutínio implacável deixou-o constantemente insegurosobre a sua masculinidade.

Getty Images

58. o menino da mamã

James Dean não teve a melhor infância, especialmente depois de a sua mãe, Mildred, ter falecido em consequência de um cancro do colo do útero quando ele tinha apenas nove anos. O seu pai, Winton, tinha mudado toda a família para a Califórnia para se tornar dentista, mas quando a sua mulher morreu, mandou o filho de volta para a sua terra natal, Indiana. A morte da sua mãe afectou-o profundamente e um dia, na escola, quando estava no quarto ano, eledesatou a chorar, dizendo que tinha saudades dela.

59. uma reviravolta do destino

Quem diria que ir a um jogo de sumo poderia salvar a vida de uma pessoa? Para Charlie Chaplin, salvou. O primeiro-ministro japonês Inukai Tsuyoshi tinha enviado os seus assassinos para matar Chaplin. Numa interessante reviravolta do destino, Chaplin foi a um jogo de sumo com o filho do primeiro-ministro e escapou por pouco ao terrível destino.

Japonês

60 - Tragédia na infância

A tragédia viria a definir os últimos anos de Rudolph Valentino, mas, na verdade, fez parte da sua vida desde muito cedo. A sua irmã mais velha, Beatrice, morreu quando era bebé e o seu pai morreu quando ele tinha apenas 10 anos.

Pixabay

61. uma grande família infeliz

Apenas 10 meses após o seu nascimento, Clark Gable perdeu a sua mãe devido a um tumor cerebral ou a um ataque epilético. O jovem Gable iria misturar-se entre a sua família materna protestante, o seu pai católico e uma madrasta que daria ao futuro ator a sua educação inicial em graças cavalheirescas e música.

Flickr

62. Dois discos quebrados!

No final da década de 1950, Sidney Poitier tornou-se o primeiro negro a ser nomeado para um Óscar de representação, ao ser nomeado para o filme Os desafiantes Alguns anos mais tarde, tornou-se também o primeiro negro a ganhar um Óscar de representação, pelo seu desempenho como Homer Smith em Lírios do campo .

Getty Images

63. Foi por pouco!

Em 1958, o produtor Mike Todd, também conhecido como um dos maridos de Elizabeth Taylor, possuía um avião particular que tragicamente se despenhou durante um voo, matando todos a bordo. Por incrível que pareça, o ator Kirk Douglas também deveria estar nesse avião, até que a sua mulher o convenceu a não o fazer. Não admira que ele tenha sempre creditado à sua mulher a sua incrível longevidade!

Getty Images

64. não sejas tão inseguro!

A altura de Sir Christopher Lee, 1,80 m, fez com que entrasse para o Livro Guinness dos Recordes Mundiais como o ator principal mais alto. Apesar desta honra, a sua altura revelou-se uma desvantagem no início da carreira de Lee. Não conseguiu muitos papéis secundários porque os actores principais eram todos muito mais baixos do que ele, e esta era uma época em que os homens usavam alegremente sapatos de plataforma para parecerem tão altos como ele.possível na câmara.

kuaikanw

65. noz de xadrez

Como entusiasta do xadrez desde sempre, John Wayne tinha uma lista de parceiros de xadrez repleta de estrelas: Marlene Dietrich, Rock Hudson e Robert Mitchum foram apenas algumas das pessoas que jogaram xadrez com o Duque.

Pinterest

66. quando Welles não estava bem

Quando Orson Welles era criança, sofria de várias doenças: malária, sarampo, tosse convulsa, difteria, asma, dores de cabeça nos seios nasais, dores de costas que se descobriu serem causadas por anomalias congénitas na coluna vertebral e, como se isso não bastasse, tinha pés chatos, o que lhe causava problemas nos pés e nos tornozelos. Passou grande parte da sua infânciaacamado.

Dez Sete Dez

67 - Por uma vez na vida, acredita em mim

Apesar de ter interpretado um marinheiro em vários filmes, um dos primeiros escândalos que assolou a carreira de Frank Sinatra foi o rumor de que ele se tinha esquivado ao serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo depois de se ter afirmado que ele tinha subornado um médico com 40.000 dólares para o declarar clinicamente incapaz de servir, o FBI aceitou o seu argumento de que o tímpano perfurado e os problemas psicológicos o tinham declarado genuinamente incapaz para o serviço militar, e isso é porque é que ele nunca se alistou no exército.

a lista vermelha

68 - Sempre a querer provar o fruto proibido

Talvez ironicamente, Warren Beatty cresceu no seio de uma família muito conservadora e religiosa, que desaprovava muito o sexo. Segundo o próprio, Beatty só perdeu a virgindade quando tinha quase 20 anos, devido a esse facto. Beatty também já afirmou publicamente que, no que diz respeito ao sexo, não pensava em mais nada desde os 11 anos. Também criticou o "puritanismo sexual americano", que, segundo elefaz da América um "motivo de chacota" no que diz respeito a questões sexuais.

Autostraddle

69. a escola é fixe

Em 1944, Dick Van Dyke abandonou o liceu no último ano para entrar para o exército e tornar-se piloto na Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, estava demasiado abaixo do peso para o combate, mas nunca voltou para se formar. No entanto, não perdeu o diploma; em 2004, o ator obteve finalmente o seu diploma do liceu com 78 anos de idade, cerca de seis décadas depois de o ter abandonado.

70. Cartões Doo-Doo

Sabias que Marlon Brando nunca se deu ao trabalho de aprender as suas falas como Jor-El em Super-Homem Quando Jor-El envia o bebé Clark Kent para a Terra, Brando está literalmente a ler o diálogo da fralda do ator infantil.

Tempo de espera

71. Não te metas com o Dean

James Dean foi uma vez suspenso da escola durante três dias por ter tentado estrangular um colega que o estava a incomodar enquanto lia para um concurso de representação.

Mega estrela intemporal

72. tomar as coisas nas suas mãos

Juntamente com Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D.W. Griffith, Charlie Chaplin criou a United Artists em 1919, com o objetivo de financiar os seus próprios filmes e manter o controlo criativo. Chaplin vendeu as suas acções da empresa em 1955, apenas oito anos antes de a empresa lançar o primeiro James Bond filme.

Vogue

73. A limpeza é próxima da beleza

Clark Gable era uma espécie de germofóbico. Nunca tomava banho porque só a ideia de ficar sentado na sua água suja o abalava profundamente. O ator optava por tomar vários duches por dia.

Pixnio

74 - Não te atrevas a bater-me!

Um dos momentos mais famosos do filme No Calor da Noite envolve Virgil Tibbs (interpretado pelo lendário Sidney Poitier) a ser esbofeteado por um velho branco e rico, para que este lhe dê uma bofetada em resposta. Esta cena não tinha precedentes na altura e chocou o público em todo o país. Não se sabe ao certo se Poitier improvisou essa bofetada no dia da rodagem ou se a bofetada estava originalmente no guião, mas, independentemente disso, a cena foi justamentereconhecido como um momento decisivo em Hollywood no que diz respeito ao tema do racismo.

No Calor da Noite, United Artists

75. Demasiado velho?!

Acontece que Jack Nicholson deve um dos seus maiores papéis no cinema a Kirk Douglas, quer este goste ou não. Depois de ler o livro Um voo sobre o ninho de cucos Em 1963, Douglas comprou os direitos da peça e transformou-a numa peça de teatro, protagonizada por Douglas, que ficou em cena durante seis meses, mas que não teve sucesso suficiente para que ele conseguisse fazer uma adaptação cinematográfica.

Para grande satisfação de Douglas, o filme entrou em produção um ano depois de Michael ter feito a sua magia, embora Douglas estivesse alegadamente ainda à espera de interpretar o papel principal até descobrir que Nicholson tinha sido escolhido!

Getty Images

76 Quem é que tem o riso mais maléfico?

Sir Christopher Lee partilhou um aniversário - embora com 11 anos de diferença - com Vincent Price, outro elemento básico do género de terror. Talvez se lembre de Price como o homem que se ri no final de "Thriller" de Michael Jackson.

pinterest

77. C de Cover Up

John Wayne foi a primeira pessoa a referir-se publicamente ao cancro como "The Big C". Inventou a expressão para tornar a sua luta contra a doença menos "assustadora" para os executivos dos estúdios no início dos anos 60.

78. manter as aparências

Na sua primeira batalha contra o cancro, John Wayne perdeu uma costela e metade de um pulmão e, mesmo assim, conseguiu dar uma conferência de imprensa na sua própria sala de estar pouco tempo depois, a fim de manter a sua forte imagem pública.

Getty Images

79. Quem quer ver um truque?

Orson Welles também era um mágico talentoso. Talvez esteja a pensar com quem é que ele aprendeu magia? Com o primeiro e único Harry Houdini, claro - quem mais? A lenda encontra a lenda. Houdini ensinou-lhe os seus primeiros truques quando Welles ainda era muito novo. Ele acabaria por passar dos truques básicos de prestidigitação para serrar uma pessoa ao meio.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi para a Europa para ajudar a entreter as tropas, levando consigo a estrela Marlene Dietrich para serrar em dois.

Notícias

80 - Estranhos na noite

Um rumor que nunca abandonou Frank Sinatra durante toda a sua vida foi a afirmação de que ele estava intimamente ligado à máfia. Talvez haja uma boa razão para isso - ele não só posou com membros proeminentes da máfia de Chicago em fotografias, como até cantou no casamento da família de Willie Moretti, um conhecido membro da família criminosa Genovese, em 1948. Talvez seja por isso que ele chamava a Chicago "My Kind of Town"!

escudeiro

81. não aceito pedidos

Antes de se tornar ator, Warren Beatty trabalhou como pianista num bar de cocktails. Tendo em conta o seu aspeto na altura, é seguro dizer que esse foi provavelmente um dos empregos mais apropriados que poderia ter arranjado.

Rádio Pública do Norte do País

82. turnos duplos para a Disney

Dick Van Dyke fez um trabalho duplo para o filme de Walt Disney Mary Poppins (1964). Não só interpretou Bert, o limpa-chaminés, como também se maquilhou para encarnar o idoso e antagónico presidente do banco, o Sr. Dawes Sénior.

Getty Images

83. moldar a sua mente

Mesmo no período que antecedeu a sua morte, James Dean queria aprender mais. Tinha começado a aprender a esculpir com o artista Pegot Waring e estava constantemente a fazer perguntas, ao ponto de Waring ficar frustrado. "Ele queria saber praticamente todos os factos, ideias e teorias que tinham sido descobertos pelo homem desde a idade da pedra", disse Waring.

84. se não está connosco, está contra nós

Durante a Primeira Guerra Mundial, os ingleses acusaram Charlie Chaplin de ser cobarde e de nunca se ter candidatado a cidadão americano, insistindo que era um "visitante pagante" do país. Até o chefe do FBI, J. Edgar Hoover, achava Chaplin suspeito e acreditava que Chaplin estava a espalhar propaganda comunista através dos seus filmes.

The Daily Beast

85. manter a química apenas no ecrã

Clark Gable não conseguia encantar todas as senhoras de Hollywood. Por um lado, Greta Garbo odiava-o como sua co-estrela no filme de 1931 Susan Lenox (A sua queda e ascensão) Garbo achava que ele era um mau ator e Gable respondeu que Garbo era um snobe.

Getty Images

86. juntar-se à multidão

Sidney Poitier foi uma das muitas pessoas que participaram na Marcha sobre Washington em 1963. Para quem estiver confuso, este evento ocorreu durante o Movimento dos Direitos Civis da década de 1960, quando mais de um quarto de milhão de pessoas se juntaram em Washington DC e Martin Luther King Jr. proferiu o seu famoso discurso "I Have a Dream". Poitier também foi acompanhado por outras estrelas como Harry Belafonte,Charlton Heston, Marlon Brando e Rita Moreno.

Getty Images

87. Isso não era real, filho!

Um dos filmes de Kirk Douglas mais aclamados pela crítica foi Desejo de viver Naturalmente, o filme aborda o infame momento da vida de Van Gogh em que ele cortou a sua própria orelha. Segundo consta, um Michael Douglas muito jovem fugiu do cinema aterrorizado quando viu essa cena, porque estava convencido de que o seu pai se tinha realmente mutilado!

Pixabay

88 - Ainda bem que não fiquei por cá...

Enquanto Sir Christopher Lee estava em Itália durante a Segunda Guerra Mundial, conseguiu arranjar tempo para escalar o Monte Vesúvio, que alguns poderão reconhecer como o criminoso responsável pela destruição de Pompeia. Lee escolheu bem o seu tempo, pois o Vesúvio entrou em erupção três dias depois!

tieku

89. os comunistas não precisam de se candidatar

John Wayne abandonou o papel principal em Meio-dia em ponto Mais tarde, Wayne não se arrependeu de ter contribuído para que o argumentista do filme, Carl Foreman, fosse colocado na lista negra e expulso do país.

TCM

90. Nem toda a má imprensa é boa imprensa

Embora não tenha sido o maior dos êxitos na altura do seu lançamento, Cidadão Kane passou a ser reconhecido como um dos melhores filmes de sempre - se não a Orson Welles retratou uma versão ficcionada de um magnata da edição, William Randolph Hearst. O próprio Hearst ficou furioso com o filme e nem sequer permitiu qualquer menção ao mesmo nos seus jornais. A sua raiva e a recusa em publicitar o filme nos seus jornais afastaram as pessoas do filme, o que resultou numa fraca afluência às bilheteiras.

Getty Images

91. acerto e erro

Apesar de Cidadão Kane sendo um fracasso de bilheteira, recebeu nove nomeações para os Óscares da Academia, tendo ganho o prémio de melhor argumento. Orson Welles não só protagonizou o filme, como também o co-escreveu, realizou e produziu, tendo sido reconhecido pelas novas técnicas que utilizou durante a realização do filme. Concebido por Welles para Kane, técnicas como a tecnologia de focagem profunda, os planos baixos com a câmara e a história contada a partir de mais do que um ponto de vista são agora comuns no cinema.

Pins Daddy

92. alguém para olhar por ele

Começando com a sua detenção em 1938 por "adultério e sedução" (algumas acusações muito ao estilo de Sinatra), os seus hábitos duradouros de luta, bebida e mulherengos, bem como os seus laços avançados com a máfia, mantiveram-no no radar do FBI durante décadas - acumulando um impressionante ficheiro de nada menos do que 2.403 páginas.

sinatragallery

93. perdido na tradução

O sotaque "cockney" de Dick Van Dyke em Mary Poppins é muito citado como um dos piores sotaques cinematográficos de todos os tempos. Os actores estudam-no para aprender como não Numa sondagem de 2003 da revista Empire, foi declarado apenas o segundo pior sotaque alguma vez filmado - atrás de Sean Connery em Os Intocáveis .

imagens getty

94. língua presa

Van Dyke atribuiu a culpa do seu notório mau sotaque de Mary Poppins ao seu treinador de sotaque irlandês que, nas palavras do ator, "não fazia um sotaque melhor do que eu". Sim, é bastante estranho que tenham contratado um irlandês para ensinar um sotaque cockney, mas o passado é o passado? Além disso, ninguém se preocupou em avisar Van Dyke sobre a qualidade (ou falta dela) do seu sotaque cockney enquanto estavam a produzir ofilme.

95. alimentar a sua imagem

James Dean não se preocupava muito com a sua aparência, chegando mesmo a aparecer num almoço formal sem meias ou sapatos e com calças de ganga sujas. Isto não foi apenas uma vez. Também era conhecido por aparecer nos ensaios com calças que estavam presas com alfinetes de segurança!

Tribo Redeagle

96. falta de ação

A culpa de John Wayne por não ter servido na Segunda Guerra Mundial assombrou-o para o resto da vida. Embora muitos dos seus colegas de Hollywood se tenham voluntariado para combater, o próprio Wayne não fez grandes esforços para alterar a sua própria isenção de recrutamento. Embora tenha escrito a um amigo sobre o seu desejo de se alistar, continuou a adiar até "acabar apenas um ou dois filmes".Os Republic Studios resistiram muito a perder o seu único ator de primeira linha sob contrato.

Countryrebel

97. fora com o velho, dentro com o novo

Depois de se divorciar do seu primeiro marido, a atriz Mary Pickford nem esperou um mês para se casar com o ator Douglas Fairbanks Sr. Tal como os Brangelina do seu tempo, Fairbanks e Pickford eram conhecidos como a realeza de Hollywood, atraindo multidões sempre que saíam em público.

Wikipédia

98. todas as coisas boas têm de acabar

Fairbanks e Pickford organizavam frequentemente festas luxuosas em "Pickfair", a sua casa, mas poucos viram o lado negro da sua vida glamorosa em conjunto. A enorme quantidade de atenção que recebiam desgastou o casamento. No final da era do cinema mudo, as carreiras de ambos fracassaram, criando ainda mais tensão - e depois, no início dos anos 30, rebentou um escândalo que acabaria por os separar. Fairbanks começou umaQuando a sua traição se tornou pública, o casal de ouro de Hollywood separou-se.

Shutterstock

99. navegação não tão suave

O segundo casamento de Rudolph Valentino foi ainda mais difícil do que o primeiro. Rambova e Valentino viveram em apartamentos separados na cidade de Nova Iorque enquanto esperavam o ano que lhes foi exigido pelo tribunal e voltaram a casar legalmente a 14 de março de 1923. Rambova não era popular entre vários amigos de Valentino - entre eles, June Mathis, com quem se desentendeu. O casamento desintegrou-se ao ponto deRambova foi contratualmente proibida de entrar nos seus sets de filmagens no final do filme, e divorciaram-se em 1925. Foi também um fim amargo - Valentino deixou a Rambova um único dólar no seu testamento.

Pixabay

100. tão fresco e tão limpo

Nas suas memórias, Kirk Douglas recordou um encontro romântico particularmente perturbador e bizarro, quando voltou a casa de Joan Crawford para um encontro romântico. A meio do ato, relata Douglas, Crawford inclinou-se e murmurou-lhe ao ouvido - mas estava longe de ser algo doce. "Estás tão limpo", sussurrou ela.

Ela continuou: "É maravilhoso que tenhas depilado as axilas quando fizeste Campeão No entanto, Douglas admite que, "sozinha, ela era equivalente às minhas seis irmãs e à minha mãe".

Getty Images

101. Surpresa de aniversário?

Os pais do comediante e ator Dick Van Dyke mentiram-lhe sobre a data de nascimento durante toda a sua infância. A verdade veio ao de cima quando ele pensava que tinha 17 anos e estava preocupado com a possibilidade de ser recrutado para o exército. O jovem pensou em alistar-se no exército aos 17 anos porque, pelo menos, assim poderia controlar o seu futuro. A sua mãe lançou então a bomba: Dick já tinha 18 anos. A sua mãe disse-lhe que ele tinha nascidoMas a avó de Van Dyke contou-lhe a verdadeira história: Dick foi realmente concebido fora do casamento e os seus pais anteciparam o seu aniversário para esconder a "vergonhosa" verdade.

pixabay

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63 , 64 , 65 , 66 , 67 , 68 , 69 , 70 , 71 , 72 , 73 , 74 , 75 , 76 , 77 , 78 , 79 , 80 , 81 , 82 , 83 , 84 , 85 , 86 , 87 , 88, 89,90, 91, 92