A emocionante obra-prima de ficção científica de Steven Spielberg, E.T., foi um êxito de bilheteira quando estreou em 1982. Hoje em dia, continua a ser um filme que puxa pelo coração dos adultos e até das novas gerações de cinéfilos. O filme não só teve impacto no coração, como também teve um impacto significativo nos bolsos; E.T. Deu origem a um jogo de vídeo bastante embaraçoso, a inúmeras figuras de ação, a um clube de fãs "oficial" e causou um enorme boom nas vendas de Reese's Pieces devido a essa famosa cena.

Atualmente, o filme está entre os filmes de maior bilheteira de todos os tempos, foi incluído em muitas listas de "melhores filmes de todos os tempos" e continua a ser exibido até aos dias de hoje. E.T. foi um dos primeiros de uma longa linha de filmes de Spielberg aclamados pela crítica. Então, o que é que este filme tem de único? Veja abaixo, porque há muito para falar quando se trata de E.T.

Factos sobre o E.T.

24. um recordista regular

E.T.'s O filme rapidamente se tornou o filme de maior bilheteira da época, batendo outro gigante da ficção científica. Em 1983 , E.T. ultrapassado Guerra das Estrelas para se tornar o filme de maior bilheteira de todos os tempos, mantendo-se no topo até 1993.

Pixabay

23. quando corremos contra nós próprios

Então, qual foi o filme que arrasou E.T . em 1993? Bem, Spielberg superou ele próprio com mais um clássico cativante, Parque Jurássico , que permaneceu até Titanic É verdade, Spielberg teve filmes consecutivos que se tornaram os filmes de maior bilheteira da história e foi o Rei indiscutível do Cinema durante quase 15 anos.

Flickr

22. Retratar o E.T. foi um esforço de equipa

Muitos indivíduos trabalharam para dar vida a E.T., mas há alguns participantes únicos que merecem ser destacados. No que diz respeito à aparência física de E.T., um duplo de 2'10" de altura realizou a marioneta, enquanto as cenas da cozinha utilizaram os talentos de um rapaz que nasceu sem pernas.

Pixabay

21. como os cigarros trouxeram E.T. à Vida

Pat Welsh, um idoso residente na Califórnia, fez a voz principal do E.T. Welsh fumava dois maços de cigarros por dia para dar à voz do E.T. o tom áspero que a sua personagem exigia. 16 outras pessoas e outros animais, incluindo guaxinins, lontras marinhas e cavalos, também foram usados para vários aspectos da voz do E.T.

Flickr

Publicidade

20. o contraste entre "sonho" e "pesadelo

Spielberg estava super ocupado em 1982. Não só estava a trabalhar em E.T., mas também dirigiu Poltergeist Os filmes foram concebidos para serem espelhos um do outro. E.T. representavam "sonhos suburbanos" enquanto Poltergeist era simbólico para "pesadelos suburbanos".

Flickr

19. o sucesso não se traduziu em todos os meios

Um filme de sucesso de bilheteira nem sempre conduz à popularidade noutros meios de comunicação social. E.T. O jogo foi feito para a Atari e foi citado como um fracasso comercial e de crítica. De facto, o jogo foi tão mal recebido que muitas cópias foram alegadamente queimadas num aterro sanitário.

18. Filmes de Spielberg: uma dose saudável de trauma familiar

Nesta altura, a maior parte dos cinéfilos sabe que os filmes familiares têm, normalmente, a sua quota-parte de momentos negros e de traumas pessoais. Os filmes de Spielberg não são diferentes. O divórcio e a ausência do pai são comuns em muitos dos filmes de Spielberg , E.T. incluído.

Pixabay

17. Uma ligação a outro gigante da ficção científica?

Há muitas comparações a fazer entre E.T. e Guerra das Estrelas Foram lançados mais ou menos na mesma altura e são ambos filmes de ficção científica aclamados pela crítica. Guerra das Estrelas Durante uma cena de Halloween no filme, uma criança pode ser vista a usar um fato de Yoda. No fundo da cena, ouve-se "Yoda's Theme". Esta ocorrência não é acidental, uma vez que John Williams compôs a música para ambos os filmes.

E.T. o Extra-Terrestre, Amblin Entertainment

16. um rígido de lábios apertados

Spielberg não queria que fossem divulgados quaisquer pormenores sobre o filme antes de este chegar às salas de cinema, pelo que o famoso realizador tomou algumas liberdades para manter as coisas em segredo. Os designers gráficos não faziam ideia de como era o E.T. quando criaram o cartaz do filme, uma vez que apenas tinham as notas de produção de Spielberg para criar as imagens.

Wikipédia

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

15. uma estratégia emocionalmente carregada

Qualquer realizador experiente sabe que tem de personalizar a experiência de filmagem quando trabalha com crianças. Spielberg tinha uma estratégia inteligente para extrair a resposta emocional mais autêntica dos actores infantis no filme: filmou o filme por ordem cronológica para que as crianças sentissem uma tristeza genuína quando vissem o E.T. a deixar o planeta nas últimas cenas.

E.T. o Extra-Terrestre, Amblin Entertainment

Publicidade

14. uma caneca que só uma mãe poderia amar

O E.T. teve bastantes inspirações para as suas características faciais. Diz-se que o seu rosto era uma combinação de elementos de Carl Sandburg, Albert Einstein e um pug.

Shutterstock

13) Não são permitidos adultos

O filme foi concebido para ser centrado nas crianças desde o início. Spielberg filmou a maior parte do filme ao nível dos olhos de uma criança. Além disso, para além da mãe de Elliott, não é mostrado o rosto de nenhum adulto até à última metade do filme.

Shutterstock

12. quando a emoção se torna demasiado real

Pode ser um desafio emocionar-se de imediato. Muitos actores ainda não o conseguiram, mas esta tática pode ser ainda mais difícil para as crianças. Durante a sua audição para o papel de Elliott, Henry Thomas pensou na morte do seu cão para exprimir tristeza. A sua audição comoveu tanto Spielberg que o realizador não só chorou, como contratou Thomas de imediato.

E.T. o Extra-Terrestre, Amblin Entertainment

11. não precisamos de nenhum M&Ms malcheiroso

O mais famoso é o facto de Spielberg ter abordado a empresa Mars para que o M&Ms fosse utilizado na cena em que o E.T. é atraído. No entanto, a Mars não cedeu os direitos, pelo que foram utilizados Reese's Pieces.

Flickr

10. não demasiado orgulhoso para pedir

Hoje em dia, é fácil para os fãs assistirem aos seus filmes preferidos e não faltam meios para ver um filme ou um programa de televisão. Esta situação não se verificava no início dos anos 80. As cassetes de vídeo eram uma inovação tecnológica que Spielberg não queria aceitar. Tanto os fãs como os executivos tiveram de implorar ao realizador que lançasse o filme para ser comprado em cassetes de vídeo; ele acabou por cederestas exigências.

Pixabay

9) Quem precisa de efeitos sonoros sofisticados?

A equipa que trabalhou no E.T. Um método notável utilizado pelo artista de Foley, John Roesch, foi encher uma t-shirt molhada com gelatina para representar o som do E.T. a gingar ao longo do filme.

Publicidade

8. aquele em que Spielberg dá uma de George Lucas

No início da década de 2000, Spielberg decidiu melhorar E.T. digitalmente e substituir as armas dos agentes do FBI no filme por walkie-talkies. Também substituiu algumas cenas do E.T. como fantoche por um modelo CGI. Durante a promoção do filme Jogador Pronto Um Spielberg lamentou o facto de o ter feito, pois viu George Lucas a editar digitalmente Uma nova esperança prometeu que nunca mais iria melhorar digitalmente um filme do passado.

7. toda a gente precisa de uma chefe de claque na sua vida

Os pais de Thomas pensaram inicialmente que o seu sucesso no papel de Elliott era um acaso. Não tinham a certeza de que Thomas pudesse ter uma carreira de ator de pleno direito. Os seus pais estavam tão inseguros quanto ao sucesso de Thomas que não tinham vontade de se mudar para apoiar a sua carreira de ator. Como resultado, Thomas mudou-se para Nova Iorque para continuar a sua carreira quando ainda era adolescente.

6. um aceno recente para o papel de destaque de Thomas

Atualmente, Thomas interpreta o papel de Hugh Crain, o pai de uma família assombrada por fantasmas na série da Netflix A Assombração da Casa da Colina Os argumentistas da série decidiram introduzir um ovo da Páscoa especial para reconhecer o famoso papel de Thomas. Numa cena em que o jovem filho de Hugh Crain, Luke Crain, é retratado em criança, um relógio vintage E.T. A lancheira está no canto, uma homenagem subtil a um papel icónico.

The Haunting of Hill House, Amblin Television

5. O Dia Horrível, Nada Bom, Muito Mau de Drew Barrymore

Todos se lembram da adorável Drew Barrymore e do seu desempenho precoce no papel de Gertie. Infelizmente, nem tudo foi feliz para a estrela infantil nas filmagens. A certa altura, durante as filmagens, Barrymore estava sempre a esquecer-se das suas falas. Irritado e frustrado, Spielberg gritou com ela. Mais tarde, o realizador descobriu que ela estava com febre alta e que essa era provavelmente a razão pela qual não conseguiaEle rapidamente pediu desculpa, abraçou-a e mandou-a para casa para descansar.

Getty Images

4. nada como a coisa real

Spielberg quis tornar a experiência da amizade de Elliott e E.T. tão autêntica quanto possível. Tomou muitas medidas para fazer com que o público sentisse que este cenário poderia realmente acontecer com ele. Uma cena em que esta atenção ao pormenor é plenamente visível é quando E.T. é levado para o hospital. O pessoal médico é pessoal real das urgências e trata E.T. da mesma forma que trataria um típicoNão há nada mais real do que isso.

E.T. o Extra-Terrestre, Amblin Entertainment

3. uma pequena mentira branca levou a um casting importante

Drew Barrymore fez uma audição para Poltergeist antes de assumir o papel de Gertie em E.T. Spielberg não achou que a menina fosse adequada para o papel, por isso não a escolheu para o filme de terror. Nesta primeira audição, Barrymore confessa que mentiu abertamente ao famoso realizador: "Disse-lhe que estava numa banda de rock and roll - que era baterista, claro. Porque os bateristas são os mais fixes." Mais tarde, disse: "Senti que o tinha na minha rede de borboletas." Apesar destas mentiras, Barrymoredestacou-se na memória de Spielberg, que a teve em conta para fazer de Gertie. O resto, como se costuma dizer, é história.

Publicidade

2. o extraterrestre mais antigo do mundo

No filme, não há muitas referências ao passado do E.T. O seu género e idade são deixados à interpretação. Durante uma entrevista, Spielberg foi um pouco mais explícito sobre a identidade do E.T. Disse que o E.T. era semelhante a uma planta e, portanto, nem macho nem fêmea. Além disso, a novelização do filme revelou que o extraterrestre tinha mais de 10 milhões de anos. Portanto... ele era basicamente uma árvore.

Pixabay

1. E.T. Cite as suas fontes

Satyajit Ray, um famoso realizador indiano, acusou Spielberg e o estúdio com que trabalhava de plagiarem E.T. e de retirarem a história do seu guião intitulado O extraterrestre O estúdio nunca adaptou o guião ao filme, mas sempre houve acusações sobre as semelhanças entre o guião de Ray e E.T. Spielberg sempre negou ter acesso à história de Ray.

Wikimedia Commons

Fontes : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10