Catalina de Erauso é um anti-herói para todas as idades. Crescendo na queda sangrenta do Império Espanhol, a vida arrepiante de Erauso reproduziu a violência da sua juventude. Viajaram pelo mundo e lideraram exércitos coloniais com mão de ferro - e, no entanto, Erauso não pode ser definido como um simples vilão. Catalina também entrou na história porEntão, Erauso é amigo ou inimigo? Continue a ler e decida por si próprio.

Mas antes de começarmos, uma nota: até hoje, as pessoas não sabem se devem chamar a Catalina de Erauso lésbica, transgénero ou outro termo. Como não podemos saber que pronomes Erauso preferiria, usamos o pronome "eles" para refletir a não conformidade de género de Erauso.

Catalina de Erauso Factos

1. nasceram na nobreza

Erauso entrou numa vida de conflito, graças ao trabalho do pai como comandante das forças do rei de Espanha. Infelizmente, este rei em particular, Filipe III, não era o melhor chefe. Filipe envolveu o Império Espanhol em tantos conflitos sangrentos que os historiadores atribuem-lhe agora a destruição do império. Talvez ver esta queda cruel tenha influenciado as acções sanguinárias de Catalina mais tarde na vida?

Wikimedia Commons

2. aprenderam a lutar

Graças ao seu pai-comandante, Miguel, Erauso aprendeu a lutar o mais cedo possível. Miguel atirou Catalina e os seus irmãos para as trincheiras do treino, independentemente do seu sexo. Apesar de Catalina ter começado a vida como uma rapariga, eles aprenderam a arte do combate ao lado dos seus irmãos. A sua vida já estava a preparar-se para ser duas coisas: completamente única... e completamente violenta.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

3. foram obrigadas a entrar num convento

Apesar de a família Erauso ter decidido treinar os seus filhos em combate, a mãe e o pai não queriam esse tipo de vida para os seus filhos. Quando Catalina tinha apenas quatro anos, a mãe e o pai enviaram a sua pequena criança para um convento, juntamente com as suas duas irmãs. Dizer que Erauso não gostava da vida no convento rigoroso seria uma enorme subavaliação.

Needpix

4) Nasceu um Rebelde

Erauso revoltou-se contra a vida conventual desde o primeiro dia em que puseram os pés no edifício de pedra. Mas o facto de ter sido injustamente confinada acabou por ter um enorme impacto em Catalina. Enquanto estavam fechados no convento, Erauso apercebeu-se de que os papéis de género não os podiam definir. Com esta epifania, a jovem Catalina começou a rebelar-se contra as regras da sociedade.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

Publicidade

5) Tornou-se um cabeça quente

Enquanto Catalina estava presa no convento, Erauso desenvolveu uma personalidade impetuosa e um pavio curto. Erauso ganhou a reputação de ser temperamental e de começar brigas - e, infelizmente para os adversários de Catalina, Erauso era um biscoito duro. Com a estrutura forte e atarracada de Catalina, Erauso derrubava qualquer um que se atravessasse no seu caminho. Era uma habilidade que serviria bem a Catalina mais tarde na vida.

Shutterstock

6. habituaram-se à vida numa cela

Consegue imaginar ser colocada num convento quando era criança, mas não se importar com a religião? E que tal ser empurrada para um lugar por causa do seu género, mesmo que não se identificasse com o facto de ser uma rapariga? Infelizmente para Erauso, tiveram de lidar com toda esta turbulência. Catalina estava profundamente infeliz no convento e acabou por recusar fazer os votos para se tornar freira Para se vingarem da desobediência da sua protegida, as freiras inventaram um castigo brutal.

Shutterstock

7. enfrentaram freiras cruéis

As freiras prenderam a pequena Catalina numa cela, mas não prenderam Erauso apenas por causa da situação de não ter feito os votos. Também o fizeram porque Catalina se envolveu numa séria disputa com uma mulher que vivia no convento. A rival de Erauso era uma viúva muito bem-educada que adorava a vida no convento e que tinha feito os seus votos com alegria. Não é de surpreender que Catalina e essa senhora não se dessem bem de todo Como castigo, as freiras prendiam Erauso e, pior ainda, batiam-lhe constantemente.

Pxfuel

8) Fizeram uma grande fuga

Depois de ter sido espancado demasiadas vezes pelas freiras, Erauso decidiu que já era altura de sair de Dodge. Nessa altura, Catalina tinha 15 anos, o que significa que tinham sofrido uns brutais 11 anos de prisão e passado a maior parte da sua vida dentro do sombrio convento. Claro que a fuga não seria fácil... mas a nossa amiga Catalina estava à altura da tarefa...

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

9. tiveram sorte... durante algum tempo

Depois de uma vida inteira de infelicidade, Erauso teve finalmente um golpe de sorte quando decidiram sair do convento. O astuto adolescente esperou pelo feriado de São José para pôr em marcha o seu plano. Enquanto a oração distraía as freiras, Erauso foi à procura das chaves do convento. Fácil, uma freira deixou-as acidentalmente penduradas num canto. Catalina agarrou nelas e saiu logo dali.até agora, tudo bem... mas esta boa sorte acabaria por se esgotar rápido.

Shutterstock

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. finalmente sentiram-se livres

Depois de ter fugido do convento, Erauso tornou-se um fora da lei. Enquanto as autoridades procuravam o adolescente foragido, Catalina disfarçou-se habilmente: já com o cabelo curto, passaram uma semana a coser roupas de rapaz antes de se instalarem na cidade de Vitória. Enquanto lá estava, a nossa freira em fuga apercebeu-se de que passar por rapaz não era apenas fácil, mas também libertador. Ao vestir-se como um jovem, Erauso sentiu-se livre.

Papel de parede Flare

Publicidade

11. era um sobrevivente

A vida no convento era dura para Catalina, mas, de certa forma, esta educação dura foi uma coisa boa. Ajudou a preparar Erauso para a vida em fuga. Enquanto estavam em Vitória, fizeram amizade com um médico que, por acaso, era seu parente distante. Sentindo que o "jovem" não lhe queria causar problemas, o médico ofereceu a Erauso refúgio em sua casa. As coisas começaram bem, mas as coisas rapidamente mudaram para pior.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

12) O Salvador deles azedou

Infelizmente, não demorou muito para que o médico começasse a assediar o seu jovem companheiro de casa. Três meses foi tudo o que Erauso aguentou até fugirem da casa do médico. Mas antes de partirem, Erauso vingou-se. Roubaram dinheiro ao médico, alugaram um condutor de mulas e foram para Valladolid na moeda do seu inimigo.

Shutterstock

13. foi promovido

Em Valladolid, onde se situava a corte do rei e, como tal, era sempre bem-vinda uma mão amiga, Erauso, chamado Francisco de Loyola, rapidamente arranjou emprego na corte como pajem do secretário pessoal do rei. As coisas corriam bem, até que um dia o pai de Erauso, Miguel, foi à corte do rei para se encontrar com o secretário do rei.

Pixabay

14. o pai não sabia como encontrá-los

Quando o pai de Erauso chegou, encontrou Francisco de Loyola sem se aperceber que "Francisco" era na realidade o seu próprio filho! Miguel disse ao pajem que estava à procura da sua filha Catalina, que tinha escapado recentemente de um convento e andava fugida da lei. Desesperado, Miguel olhou "Francisco" nos olhos e descreveu a sua filha para que o rei pudesse publicar um aviso.

Wikimedia Commons

15. viviam na rua

Mesmo que Miguel não os reconhecesse com um disfarce masculino, isso não significava que alguém não se apercebesse. "Francisco" saiu de Valladolid o mais depressa possível e dirigiu-se para Bilbau, onde só a miséria o esperava. Enquanto lá esteve, Erauso viveu nas ruas, sem teto nem comida. Mas a vida na rua tem outros perigos.

Pixabay

16. eles pestanejaram

Erauso era um rapaz duro, mas essa qualidade às vezes prejudicava mais do que ajudava. Enquanto vivia nas ruas de Bilbau, um grupo de rapazes começou a implicar com eles. Depois de os infernais os terem atacado demasiadas vezes, Erauso atirou uma pedra a um dos rapazes e magoou-o tanto que as autoridades chegaram e prenderam Erauso numa cela.

Shutterstock

Publicidade

17. a sua família era alheia

Depois da libertação de Erauso pelas autoridades, os dois andaram de um lado para o outro antes de regressarem a San Sebastián, onde já tinham decidido apresentar-se publicamente como um homem. Em casa, voltaram para a família, cuidaram dos parentes e até foram à missa com eles no seu antigo convento. Durante todo esse tempo, ninguém fazia ideia de que o homem que estava ao seu lado era na realidade a sua querida parente perdida, Catalina.

Pixabay

18. fizeram uma viagem épica

Pouco tempo depois de regressar a Sevilha, Erauso decidiu embarcar numa viagem que iria mudar tudo. Na Segunda-feira Santa de 1603, juntaram-se à tripulação do navio do seu tio, que partiria para o "Novo Mundo" e exploraria as Américas.

Pixnio

19) Vestiram-se de homem

Erauso fez o seu melhor para se passar por homem, usando cabelo curto, vestindo roupas masculinas e vivendo sob pseudónimos masculinos, como Alonso Diaz. Mas Erauso também usou outros métodos. "Diaz" adoptou maneirismos masculinos, tentou parecer feio e até chegou ao ponto de deixar de tomar banho... completamente. Mas ainda assim, havia um, ou melhor, dois problemas: o seu peito. Eventualmente, Erauso tomou medidas extremas, usando umpomada misteriosa para alisar o peito.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

20. eram quentes

O que quer que Erauso tenha feito à sua aparência, parece ter resultado. As mulheres não conseguiam resistir aos encantos de Catalina e, quando se olha para um retrato, é fácil perceber porquê. Catalina tinha cabelo escuro espesso, um queixo masculino e uma constituição robusta. Além disso, sabiam que tinham bom aspeto. Erauso usou a sua beleza para deixar um rasto de corações partidos por toda a América do Sul.

Wikimedia Commons

21. lutaram contra os piratas

Quando o navio de Erauso parou perto da atual Venezuela, os nossos heróis tiveram a sua primeira experiência de combate ao vivo contra uma frota de piratas. Mas esta volta de vitória foi curta. À medida que o navio navegava pela América do Sul, muitos dos outros marinheiros adoeceram e perderam a vida. Com a chegada dos tempos difíceis, Erauso assumiu o controlo da viagem com consequências arrepiantes.

Pixel máximo

22. houve um Family Feud

Exausta e doente, a tripulação decidiu fazer as malas e regressar a Espanha. Catalina, por outro lado, não tinha a certeza de regressar. Enquanto Erauso discutia com o seu tio, o capitão do navio, a luta intensificou-se até Erauso ferir mortalmente o seu próprio parente. Como se isso não fosse suficientemente mau, Catalina roubou-lhe todo o dinheiro, escondeu o corpo e escapou do navio antes que a tripulação se apercebessemais sábio.

Shutterstock

Publicidade

23. estavam desarrumados

Quando a tripulação descobriu que o seu capitão já não existia, entendeu isso como mais um sinal de que a sua viagem estava condenada. Depois de Erauso se ter escapado do navio, a tripulação partiu para Espanha. Erauso, por outro lado, continuou a explorar. Dirigiu-se para o Equador com o famoso comerciante de Trujillo, Juan de Urquiza. Mas, como sempre, assim que Erauso se livrou de uma confusão, caiu noutra.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

24. eram corajosos

Com a chuva torrencial, todos a bordo do navio pereceram... todos, exceto Catalina, que milagrosamente sobreviveu. Enquanto nadava para a costa, Erauso avistou o capitão, Juan de Urquiza, e nadou para o salvar. Os esforços heróicos de Erauso não ficaram por apreciar.

Pikrepo

25. não podiam escapar aos problemas

Urquiza recompensou Erauso levando-os para a sua terra natal, onde lhes deu uma casa, roupas, grandes somas de dinheiro e três criados africanos. Para qualquer outra pessoa, a história terminaria aqui, mas para Catalina, uma vida de privilégios nunca seria suficiente. Não demorou muito para que o nosso herói voltasse a criar problemas...

Shutterstock

26. eram implacáveis

Uma noite, Catalina estava a passar o tempo num teatro e a desfrutar de uma comédia - até que um jovem os abordou. Foi uma jogada ousada, tendo em conta a reputação de Erauso. Depois de uma luta vigorosa, Catalina emergiu como campeã... e eles tinham uma lembrança sangrenta: o golpe vencedor viu Erauso cortar o rosto do seu adversário.

Wikimedia Commons

27. eles saíram... numa condição arrepiante

Depois deste acontecimento, Catalina foi novamente parar a uma cela. Felizmente, o seu amigo Juan de Urquiza falou com as autoridades até que estas concordaram em libertar Erauso, mas com uma condição: lembram-se do inimigo sem rosto de Catalina? Erauso tinha agora de casar com a tia desse tipo.

Shutterstock

28 - Eles não se conseguiam manter longe de sarilhos

Catalina concordou, mas, uma vez fora da cadeia, recusou-se a dar o nó com medo que a noiva descobrisse que Erauso não tinha partes íntimas masculinas. Desesperados, fugiram para Trujillo, com o seu inimigo sem rosto no seu encalço. O jovem, agora com cicatrizes horríveis, acabou por alcançar Catalina e desafiou o seu agressor para outra luta. Desta vez, Erauso feriu mortalmente um dosamigos e, surpresa, foi para a cadeia mais uma vez.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

29. não era o melhor empregado

Nesta altura, Juan de Urquiza já estava habituado a pagar a fiança do seu amigo Erauso. Depois de o ter ajudado mais uma vez, Catalina foi para Lima para tentar a sua sorte como empregada de loja. Pois, não correu bem. Em apenas nove meses, Erauso estava à procura de um novo emprego, graças a um comportamento laboral duvidoso. O patrão de Catalina descobriu que o seu empregado estava a ter um caso com a irmã da sua mulher.caso, quero dizer, o patrão viu Erauso a acariciar intimamente a cunhada nas traseiras da sua loja.

Getty Images

30. eram irresistíveis

Se acreditarmos na versão de Catalina, a senhora estava tão sedenta de Erauso que, após semanas de namoricos, empurrou-os contra uma parede, lançou-lhes o seu melhor olhar de "vem cá" e ordenou a Erauso que a levasse para a cama.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

31. a sua brutalidade veio ao de cima

Nesta altura, Erauso apercebeu-se de que não podiam continuar com o seu estilo de vida selvagem, pois acabariam por ir parar à prisão ou por estragar o seu disfarce. Neste conflito cruel, Catalina mostrou as suas verdadeiras cores arrepiantes. Começou a fazer nome como conquistador, conquistando impiedosamente os mapuches e massacrando os povos nativos, exatamente as qualidades que a coroa espanhola procurava.

Wikimedia Commons

32) Encontraram o seu irmão

A bravura de Erauso e o seu estilo de combate veloz deram-lhes uma reputação feroz, até que um drama familiar se interpôs entre eles e a grandeza militar. No Chile, Catalina lutou sob a liderança de, entre todas as pessoas, o seu próprio irmão, Don Miguel. Ele era o secretário do governador e durante três anos eles entenderam-se, sem que Don Miguel fizesse ideia de que o seu novo amigo era o seu irmão há muito perdido.

Shutterstock

33. havia um triângulo amoroso familiar

Depois de Erauso ter passado três anos em segredo ao lado de D. Miguel, tudo se desmoronou. Numa reviravolta selvagem, D. Miguel expulsou pessoalmente o seu próprio irmão e obrigou Catalina a viver na terra dos nativos. O que aconteceu para separar os irmãos? Uma rapariga, claro! Quando D. Miguel descobriu que Erauso andava a namorar com a sua amante de longa data, mandou-os embora.

Shutterstock

34. era um mulherengo

Embora não saibamos qual dos irmãos Erauso a mulher misteriosa preferia mais, sabemos que Catalina tinha jeito para as mulheres. Nas suas memórias, Erauso fornece muitas vezes pormenores picantes sobre a sua vida amorosa, com uma passagem onde se lê: "Eu tinha a minha cabeça nas dobras da sua saia e ela penteava-me o cabelo enquanto eu passava a minha mão para cima e para baixo entre as suas pernas".

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

35. não recebiam ordens de ninguém

Erauso ganhou a reputação de ser um conquistador formidável, mas um traço de crueldade manchou o seu bom nome. A crueldade de Catalina para com os nativos era extrema, mesmo para os padrões dos conquistadores espanhóis, e isso é dizer alguma coisa. Depois de combater a tribo Mapuche, Erauso desafiou as ordens capturando o líder Mapuche e, em vez de o entregar para interrogatório, enforcou-o sem piedade.

Flickr

36. a sua corajosa reivindicação da fama

O ato arrepiante de Catalina levou as forças espanholas a não promoverem Erauso. Irritada com o desprezo, Catalina recordou aos espanhóis que, durante uma batalha, um grupo de mapuches tinha deitado a mão à bandeira do batalhão espanhol. Para a recuperar, Catalina foi para trás das linhas inimigas, massacrou todos os que se atravessaram no seu caminho e resgatou a bandeira:Com esta recusa, Catalina enlouqueceu de raiva.

Wikimedia Commons

37 A sua fúria não tinha limites

Durante este período da vida de Erauso, o ex-conquistador atacou todos os que se atravessavam no seu caminho. Catalina fez-se à estrada e começou a vandalizar todas as propriedades por onde passavam. Num dia especialmente mau, queimaram campos de cultivo inteiros. Mas isso não era nada comparado com a carnificina que esperava Catalina na cidade de Concepción.

Pixnio

38. cometeram um crime hediondo

Em Concepción, Erauso encontrou uma pessoa chocante: o seu irmão afastado, Don Miguel. Nenhum dos irmãos tinha esquecido a sua rixa de triângulo amoroso, e não demorou muito para as coisas ficarem confusas. Erauso e Don Miguel começaram a duelar e a violência só parou quando o corpo de Don Miguel caiu no chão. Ninguém sabe se, em algum momento, Don Miguel se apercebeu que a pessoa que acabou com a sua vida era o seu irmão há muito perdido.

Shutterstock

39. enfrentaram o abismo

Depois de matar o seu próprio irmão, Catalina fugiu do Chile e tomou o caminho traiçoeiro através dos Andes para a Argentina. Enquanto atravessava os Andes, Erauso finalmente encontrou o seu par. A perigosa viagem através das montanhas agrestes levou Erauso ao desespero. Tendo já comido o seu próprio cavalo, Catalina pensou que o fim estava próximo... até que um aldeão apareceu e os salvou. No entanto, antes que o aldeãoPara os salvar, Erauso teve de prometer casar com duas jovens diferentes.

Papel de parede Flare

40. Erauso não gostava de cumprir promessas

Tal como da última vez, Erauso disse tudo o que tinha a dizer para se safar de uma enrascada - sem ter qualquer intenção real de cumprir as suas promessas, Desta vez, Catalina levou o seu engano um passo mais além. Concordaram em casar com as duas mulheres e foram tão longe nos preparativos para o casamento que meteram ao bolso os dotes das suas noivas... antes de fugirem da cidade. Frio como o gelo, Erauso.

Shutterstock

41. algumas pessoas não mudam

Erauso voltou à vida de conquistador, lutando contra os nativos e participando no genocídio dos Chuncos. No entanto, mais uma vez os seus compatriotas não deram valor aos seus esforços, e Catalina foi falsamente acusada de má conduta, levada em cativeiro, torturada e libertada. Desta vez Erauso podia estar inocente, mas isso não os afastou deos seus hábitos sanguinários.

Shutterstock

42. foram condenados à morte

Depois de contrabandear trigo e gado, as autoridades descobriram as actividades ilícitas de Catalina e perseguiram o ex-conquistador. Erauso escondeu-se numa igreja para escapar aos seus captores, mas como sempre, não conseguiam manter-se longe de um problema. Depois de se envolverem numa luta, Catalina acaba por matar o seu adversário. Com as mãos ensanguentadas, as autoridades intervêm e condenam-nos à morte.

Shutterstock

43. fora do gancho

Desta vez, o salvador de Erauso foi o seu companheiro de cela, um homem que também estava prestes a perder a cabeça pelos seus crimes. Sabendo que teria de enfrentar a espada de qualquer forma, este outro prisioneiro confessou os crimes de Erauso e assumiu a culpa. Graças ao seu sacrifício, Catalina ficou em liberdade.

Shutterstock

44. não conseguiam deixar os seus vícios

Erauso tinha uma sorte espantosa - e isso parece tê-los tornado um pouco egoístas. Sempre que escapavam por pouco à desgraça, metiam-se em sarilhos quase de imediato! Catalina não conseguia resistir a dois vícios clássicos: a violência e as mulheres. E assim, logo depois de escapar à lâmina, o que é que Erauso fez? Envolveu-se com uma mulher casada e desafiou o marido dela para um duelo.

Shutterstock

45. imploraram por misericórdia

Por esta altura, as autoridades estavam desesperadas para apanhar Erauso e pôr fim aos seus actos sangrentos. Eventualmente, as forças armadas apanharam-nos, mas antes que os guardas pudessem levar o seu protegido sob custódia, Catalina atravessou a espada no estômago do seu captor. Para sorte de Erauso, o Bispo Agustín de Carvajal estava por acaso na cidade. Catalina implorou-lhe misericórdia, mas para a conseguir, Erausoteria de revelar o seu grande segredo...

Shutterstock

46. revelaram o seu segredo

Foi nessa altura que Erauso revelou finalmente a sua verdadeira identidade. O bispo, atónito, não podia acreditar no que estava a ouvir: O bispo mandou um grupo de enfermeiras examinar Erauso para, digamos, verificar a sua história. As enfermeiras confirmaram que Catalina tinha anatomia feminina. Com o queixo no chão, o bispo perdoou Erauso e colocou-os numa carruagem de regresso a Espanha.

A Freira Tenente (1944), Clasa Films Mundiales

47. tiveram uma audiência com o Papa

Quando Catalina regressou a Espanha, a história da sua vida fantástica já se tinha espalhado, fazendo de Erauso uma espécie de celebridade. É seguro dizer que gostaram do tempo que passaram sob as luzes da ribalta. Erauso usou a sua nova fama para exigir à Coroa espanhola que lhes pagasse pelos seus serviços no campo de batalha e que pagasse as despesas de viagem. Mas a exigência mais descarada de Catalina ainda estava emloja...

Wikimedia Commons, TheRichic

48. o Papa assinou

Erauso aproveitou a oportunidade de encontrar o Papa pelos cornos. Durante o encontro, pediram pessoalmente ao Papa Urbano VIII autorização para viverem como homens. Era uma jogada arriscada para Catalina, mas, por outro lado, eles eram bastante arriscados. O Papa aceitou o pedido e deu a Erauso autorização para se vestirem e assinarem o seu nome como homens.

Wikimedia Commons

49. uma nova alma mundial

Depois de alguns anos em Espanha, Erauso fartou-se do velho mundo e regressou ao novo mundo, estabelecendo-se no atual México. Começaram a trabalhar no transporte de mercadorias com uma parelha de mulas e acabaram por falecer no México em circunstâncias misteriosas. Ninguém sabe como ou quando morreram e os últimos anos da sua vida continuam a ser um mistério até hoje.

Pexels

50. se queres ser recordado, tens de o fazer tu mesmo

A razão pela qual sabemos tanto sobre Catalina de Erauso, e que não se perderam completamente para a história, mesmo que as pessoas tenham tentado enterrar a verdade, é que escreveram uma autobiografia durante os seus últimos anos em Espanha, antes de se mudarem para o México. A autobiografia tem sido uma fonte de inspiração para muitos escritores e académicos desde o século XIX. No entanto, porque a escreveram em Espanha,os seus últimos anos no México ficarão provavelmente para sempre na obscuridade.

Wikipédia

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5