68. fez as pazes com os filhos

Anos antes, como forma de se vingar das suas várias e odiadas esposas, Henrique tinha excluído as suas duas filhas, Maria e Isabel, da linha de sucessão. Passaram os anos seguintes num tenso limbo, sem saber se o pai se voltaria contra elas. Parr fez com que Henrique enterrasse o machado de guerra com as suas duas filhas e, finalmente, trouxe-as de volta à linha de sucessão.

Basicamente, sem Catarina Parr, a Inglaterra teria perdido a Rainha Isabel, uma das suas maiores monarcas de sempre.

Wikipédia

69) Tornou-se grotesco na sua velhice

Enquanto o jovem Henrique VIII tinha sido um belo pedaço de carne, o velho Henrique VIII era uma história completamente diferente. Nesta altura, a sua cintura tinha aumentado para 54 polegadas e mal conseguia andar. Precisava de assistentes que o levassem para onde quer que fosse. No entanto, o peso era apenas o início dos seus problemas: o pior era a gota, que o deixava coberto de furúnculos excruciantes e cheios de pus.

Finalmente, Henrique VIII parecia tão mau por fora como por dentro.

Shutterstock

70. o seu fim não foi bonito

Quem conheceu Henrique VIII perto do fim podia prever que o ceifeiro não demoraria a chegar. Morreu de uma doença relacionada com a sua obesidade aos 55 anos. Com isso, Catarina Parr e Ana de Cleves puderam pelo menos afirmar que foram as únicas esposas a sobreviver ao rei assassino. Num pedido surpreendente, Henrique pediu aos seus assistentes que o enterrassem mesmo ao lado de Jane Seymour, a única esposa que não abandonou.

É um exemplo de que, depois de todas as suas mulheres, só havia uma coisa com que Henrique realmente se preocupava: queria deitar-se ao lado da única mulher que lhe dera um filho.

Wikipédia

71. as suas últimas palavras foram misteriosas

Os historiadores não têm qualquer registo das últimas palavras de Henrique, mas persistem os rumores de que ele gritou enigmaticamente "Monges! Monges! Monges!" antes de o seu último suspiro o deixar.

Wikimedia Commons

Publicidade

72 - O seu primeiro filho quase se tornou um príncipe

Já se interrogou sobre o que terá acontecido a Henrique FitzRoy, o filho ilegítimo que causou tanto alvoroço na juventude de Henrique? Acontece que ele viveu mais escândalos do que apenas o seu nascimento. Antes de Henrique ter um herdeiro legítimo, considerou fortemente reconhecer FitzRoy. Queria um herdeiro do sexo masculino - e ele estava disposto a ir a extremos perturbadores para garantir que isso acontecesse.

The Tudors (2007-2010), Showtime Networks

73. quase casou com o seu filho e a sua filha

Apesar de FitzRoy ter nascido fora do casamento, Henrique mimou-o imenso, o que enfureceu a sua mulher de então, Catarina de Aragão. Foi então que um cardeal sugeriu uma solução retorcida para todos os problemas do casal: casar FitzRoy com a sua meia-irmã, a filha de Henrique e Catarina, Maria. Isto reforçaria a pretensão de FitzRoy ao trono, deixando Henrique feliz, e asseguraria também que Maria acabaria por ficar como trono, fazendo Catarina feliz.

Henrique VIII fez muitas coisas muito más, mas, felizmente, obrigar o filho e a filha a casarem não foi uma delas.

Wikimedia Commons

74. ele rejeitou a sua amante mais famosa

Falando de Henry FitzRoy, há também o triste destino da sua mãe, Bessie Blount. Em tempos, Blount foi a amante mais infame de Henry - e isso fez dela uma mulher incrivelmente poderosa. Ela tinha o ouvido do rei numa altura em que ele não ouvia mais ninguém. Mas, por muito que Henry gostasse de mulheres, cansava-se delas incrivelmente depressa. Embora tenha gostado dela uma vez, a queda de Blount foi total.

Henry atirou Blount para o lado sem cerimónias quando acabou com ela, e ela passou na mais completa obscuridade. A sua história foi quase apagada da história, e até o seu local de enterro é desconhecido.

The Tudors (2007-2010), Showtime Networks

75 - A história de Ana de Cléves pode ter mais significado

Ana de Cleves é agora famosa como a rainha rejeitada por Henrique, mas será que foi assim tão simples: "Henrique achou-a feia e pô-la de parte?" Os historiadores modernos sugerem uma razão mais perturbadora para o seu desgosto. O primeiro encontro de Ana com Henrique foi um erro diplomático: a caminho de Londres, o grupo de Ana fez uma paragem no dia de Ano Novo de 1540 em Rochester, onde se demorou a ver a tourada pela janela. De repente, um velho e corpulento desconhecido entrou na sala - e tudo correu horrivelmente mal.

The Tudors (2007-2010), Showtime Networks

76) Disfarçou-se

Este desconhecido era Henrique VIII disfarçado. Ele queria entrar sorrateiramente e dar uma espreitadela à sua futura noiva. Ele também esperava que ela conseguisse ver através do seu disfarce através do poder do "amor verdadeiro"... ou algo do género. Spoiler: Isto não foi uma boa ideia. Quando ele se aproximou de Ana, a reação dela fez-lhe gelar o sangue.

The Tudors (2007-2010), Showtime Networks

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

77. ela calou-o

Dependendo do relato, ou Henrique tentou chamar a atenção de Ana, que o ignorou educadamente, ou tentou beijá-la e apalpá-la, o que, compreensivelmente, deixou a jovem mulher horrorizada. De qualquer forma, foi um desastre, e Henrique saiu do encontro zangado, embaraçado e, possivelmente, pronto para se vingar...

The Tudors (2007-2010), Showtime Networks

Publicidade

78 - Ele nunca a perdoou

Alguns historiadores modernos acreditam que este malfadado encontro inicial entre Ana de Cleves e Henrique VIII selou o seu destino. Segundo eles, a falta de entusiasmo de Ana por Henrique (mesmo disfarçada) fez com que o rei levantasse as suas defesas. Se ele não a impressionou, pode ter decidido que ela também não o impressionava, fosse como fosse. E o resto, como se costuma dizer, é história.

The Tudors (2007-2010), Showtime Networks

79. Até os homens que lhe limparam o rabo eram poderosos

Um dos cargos de maior prestígio na corte de Henrique VIII era o de um dos seus "noivos do tamborete". Estes homens atendiam a todos os caprichos do rei, incluindo limpar o rabo real depois de usar a casa de banho. Parece horrível, mas estar tão perto do rei tornava os noivos do tamborete extraordinariamente poderosos. No entanto, essa intimidade com o rei era uma faca de dois gumes.

Quando procurava bodes expiatórios para acusar de adultério com Ana Bolena, um dos noivos do rei, Sir Henry Norris, teve azar. Do nada, Henrique acusou Norris e executou-o por traição.

PxAqui

80. A sua primeira mulher teve um fim horrível

Catarina de Aragão saiu viva do seu casamento com Henrique VIII, mas não durou muito tempo. Morreu poucos anos depois, e a sua morte foi absolutamente misteriosa na sua época. Enquanto preparava o seu corpo para o enterro, o embalsamador reparou que o corpo parecia estar de perfeita saúde - exceto o coração, que tinha ficado negro.premonições do seu próprio fim, levou as pessoas a alguns rumores obscuros sobre o seu fim...

Wikimedia Commons

81. As pessoas pensaram que não tinha sido um acidente

Depois de testemunharem o seu estranho estado, os leais a Catarina e os desleais a Henrique e Ana Bolena começaram a sussurrar que o Casal Real 2.0 tinha envenenado Catarina num arrepiante ato de autosserviço, levando a "Viúva" a morrer poeticamente de coração partido. Os historiadores modernos, no entanto, acreditam numa história muito diferente.

Shutterstock

82. ele destruiu o coração dela

Atualmente, a maioria dos especialistas acredita que, mais do que de crime, Catarina morreu de cancro do coração, que por vezes pode tornar o coração negro.

Wikimedia Commons

83. As últimas palavras de Catherine Howard são profundas

Uma das lendas mais persistentes sobre as esposas de Henrique VIII é a das últimas palavras de Catarina Howard. Segundo o folclore popular, as suas últimas palavras foram: "Morro como rainha, mas preferia ter morrido como esposa de Culpeper".

Em vez desse grito desafiador, Howard passou os seus últimos momentos a pedir perdão pelos seus pecados e a reconhecer que merecia morrer "mil mortes" por ter traído o rei, que sempre a tinha tratado tão amavelmente.

The Tudors, Showtime Networks

Publicidade

84. Ana Bolena fez um último apelo no final

No final do dia, a mais infame das esposas rejeitadas por Henrique é Ana Bolena, mas o seu fim foi ainda pior do que as pessoas imaginam. Depois de quatro dias na Torre de Londres, Bolena empacotou um pacote e entregou-o ao seu guarda para que o entregasse ao rei. Era uma carta, e a sua última para Henrique. Nela, pedia misericórdia, escrevendo que "nunca um príncipe teve uma esposa mais leal em todos os deveres e em todos osafeto verdadeiro, do que alguma vez encontrastes em Ana Bolena." Ela também fez um último pedido de partir o coração .

The Tudors, Showtime Networks

85. ela implorou por misericórdia

Na sua última carta ao rei Henrique, Bolena implorou-lhe que pensasse na sua filha Isabel, e depois pediu humildemente que Henrique, se fosse até ao fim, poupasse as vidas do seu irmão e dos outros homens acusados de serem seus amantes. É uma revelação de cortar as entranhas: no seu âmago, até ao fim, Bolena foi verdadeiramente altruísta. Mas as coisas não correram como ela queria.ela.

Infelizmente, casou com Henrique VIII, o rei assassino de Inglaterra, e nunca teve qualquer hipótese.

Wikimedia Commons

Fontes : 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 , 9 , 10 , 11