Ainda hoje, mais de 2000 anos após a sua morte, Cleópatra continua a ser uma das mulheres mais intrigantes e memoráveis da história. E por uma boa razão: o seu reinado é rico em histórias e escândalos. dois As suas proezas como governante tornaram-na lendária, e as histórias dos seus romances com Júlio César e Marco António tornaram-na inesquecível. Aqui estão 46 factos deslumbrantes sobre Cleópatra, a Rainha do Nilo.

Cleópatra Factos

46. não é o primeiro

Quando se diz "Cleópatra" nos tempos modernos, a maioria das pessoas pensa apenas numa rainha do Nilo, mas Cleópatra foi, na verdade, a sétima mulher da dinastia ptolomaica a ostentar esse nome. É oficialmente conhecida como Cleópatra VII Filópater. No entanto, para este artigo, chamar-lhe-emos apenas "Cleópatra".

korazym.org

45. O que é que tem um nome?

O nome "Cleópatra" (em grego "Κλεοπάτρα") significa "aquela que vem de pai glorioso".

pinterest

44. influência estrangeira

A família de Cleópatra, os Ptolomeus, emigrou da Grécia para o Egipto. Assim, embora Cleópatra tenha nascido no Egipto, era, de facto, de origem grega macedónia.

marketwatch

43. o mito da beleza

O nome "Cleópatra" tornou-se sinónimo de beleza exótica e fascínio, mas a verdadeira beleza de Cleópatra estava mais abaixo na lista dos seus encantos. As moedas que mostram o seu rosto mostram uma mulher um pouco caseira, com um nariz adunco. É provável que ela se tenha feito parecer mais masculina na aparência e nos modos, a fim de projetar um semblante mais poderoso.

Flor de Moeda

Publicidade

42. mas não acredite apenas na nossa palavra

De facto, sobre a sua aparência, Plutarco escreveu: "a sua beleza, como nos é dito, não era em si mesma nem totalmente incomparável nem de molde a impressionar aqueles que a viam". Pelo contrário, era todo o conjunto - a sua inteligência, o seu charme e (mais uma vez, segundo Plutarco) "a doçura nos tons da sua voz" que a tornavam tão irresistível.

O púlpito da intimidação

41. campanha de difamação

A reputação que Cleópatra adquiriu como uma beleza descarada e uma sedutora irresistível está longe de ser uma construção moderna - os relatos da história romana antiga retratam Cleópatra a usar os seus encantos femininos para enfeitiçar e influenciar homens poderosos do mundo antigo.

thefablesoup.wordpress

40. ela morreu jovem

Cleópatra nasceu em 69 a.C. e morreu por suicídio em agosto de 30 a.C. Tinha apenas 39 anos quando morreu.

Origens antigas

39. em perspetiva

Quando Cleópatra nasceu, em 69 a.C., há pouco mais de 2.100 anos, estava-se no final das dinastias dos faraós egípcios e no início de uma nova fase da história do Egipto. A era dos faraós foi quase incompreensivelmente longa - a primeira dinastia do Egipto começou em 3100 a.C., há mais de 5.000 anos. As Grandes Pirâmides de Gizé foram construídas entre 2550 e 2490 a.C. Isto significa que Cleópatra viveu mais perto dena altura da aterragem na Lua do que na construção das pirâmides.

Pinterest

38. língua materna

Cleópatra foi a primeira governante ptolemaica que aprendeu a falar e a escrever em egípcio. Durante 300 anos, a sua família só falava grego, pelo que os documentos judiciais, incluindo a pedra de Roseta, eram bilingues - escritos tanto em grego como em egípcio. Durante esses 300 anos, a pessoa que governava os egípcios nem sequer falava a sua língua.

Academia.edu

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

37 - O teu Deus ou o meu?

Para além de ser a primeira governante a falar a língua dos egípcios, Cleópatra foi também a primeira em 300 anos a adotar a cultura e os costumes egípcios, incluindo a adoração dos deuses egípcios tradicionais em vez dos da religião grega.

YouTube

Publicidade

36 - Ir ainda mais longe

Cleópatra não só adoptou a religião egípcia e adorou os deuses egípcios tradicionais, como também acreditava ser um deles. Cleópatra acreditava ser a reencarnação da deusa egípcia Ísis.

Layla Isis

35. relações estreitas

O pai de Cleópatra foi o faraó Ptolomeu XII e a mãe terá sido Cleópatra V Trifena. Como o costume da realeza da época era o de se casar entre si para consolidar o poder e o dinheiro dentro das famílias, os pais de Cleópatra eram provavelmente irmãos ou primos próximos.

Lixo engraçado

34. poliglota

Cleópatra não falava apenas grego e egípcio, mas, segundo o poeta Plutarco, falava pelo menos nove línguas, o que lhe permitia falar com generais e governantes de outros países sem intérprete, o que lhe dava vantagem.

humanidades.exeter.ac.uk

33. jovem rainha

Quando Cleópatra tinha 14 anos, a mãe morreu em circunstâncias misteriosas e o pai promoveu a adolescente Cleópatra a regente e vice regente, tendo governado ao lado do pai durante quatro anos, período durante o qual adquiriu conhecimentos e experiência valiosos.

Mar Morto

32. manter a família

Quando o pai de Cleópatra, o faraó Ptolomeu XII, morreu, o seu testamento fez com que Cleópatra, de 18 anos, e o seu irmão de 10 anos, fossem governantes conjuntos.

cambojaexpatsonline

31) Rivalidade entre irmãos

Apesar das tradições de subordinação das mulheres aos homens, Cleópatra apagou o nome do seu irmão Ptolomeu XII dos documentos oficiais e apenas o seu rosto aparecia nas moedas cunhadas durante o seu reinado.

blog.veganeducationgroup

Publicidade

30. receção a seco

Os primeiros três anos do reinado de Cleópatra foram difíceis. Quando Cleópatra assumiu o trono, o Egipto já estava a ser assolado por uma terrível seca - as fracas cheias do Nilo provocavam o fracasso das colheitas, o comércio era prejudicado, as pessoas passavam fome e ganhava-se menos dinheiro.

Leitor de diapositivos

29. destronado

Em 50 a.C., apenas um ano depois de ter subido ao trono, Cleópatra envolveu-se numa disputa entre as tropas romanas e um governador sírio. Quando Cleópatra ficou do lado dos sírios, os romanos retaliaram ajudando o seu marido-irmão Ptolomeu XIII a roubar-lhe o trono.

telegrafi

28. uma segunda derrota

Cleópatra não estava disposta a abdicar do trono assim tão facilmente - depois de um golpe de estado ter instalado o seu irmão como governante, reuniu mercenários, formou um exército e lutou contra o exército do seu irmão em Pelusium. Depois de perder a batalha, Cleópatra foi forçada a fugir, juntamente com a sua irmã, Arsinoe IV.

Origens antigas

27) Conflito diplomático

O irmão mais novo de Cleópatra, Ptolomeu XIII, sentava-se agora no trono egípcio com apenas 13 anos de idade e governava com toda a maturidade e tato que se esperaria de um jovem de 13 anos. Depois de ter ordenado a execução de Pompeu, um dos inimigos políticos romanos de Júlio César, em frente da mulher e dos filhos de Pompeu, César, então governante de Roma, ficou furioso.como árbitro entre as pretensões opostas de Cleópatra e Ptolomeu XII ao trono egípcio.

freeread.com.br

26. no ecrã

Cleópatra foi muitas vezes retratada no cinema, interpretada por sereias do ecrã como Sophia Loren e Claudette Colbert, mas o êxito de bilheteira de 1963 Cleópatra tornou-se a versão definitiva. Cleópatra O filme foi protagonizado por Elizabeth Taylor e Richard Burton, que na vida real tiveram um caso de amor suficientemente tumultuoso para invejar o de António e Cleópatra. O filme durou 248 minutos (mais de 3 horas) e foi feito com um orçamento de 44 milhões de dólares - incluindo 200.000 dólares só para os fatos de Taylor. Com a inflação, Cleópatra continua a ser um dos filmes mais caros e extravagantes alguma vez realizados.

25. diferença de idade

Após a invasão de Roma, Cleópatra arranjou uma forma de conhecer César (falaremos mais tarde) e os dois tornaram-se amantes. Na altura, César tinha 52 anos e Cleópatra 21.

imperio romano

Publicidade

24) Criança com amor

Apesar da diferença de idade de 31 anos, Cleópatra e Júlio César foram amantes durante dois anos. Em 47 a.C., Cleópatra deu à luz o seu filho, Ptolomeu César, que foi apelidado de Cesário, ou "pequeno César".

República de facto

23. ilegítimo

César já era casado e tinha filhos, pelo que, apesar do desejo de Cleópatra de que o seu filho fosse nomeado herdeiro e sucessor de César, recusou-o. Em vez disso, nomeou o seu sobrinho-neto Octávio - que governou sob o nome de Augusto - como seu sucessor.

história

22. anos bissextos

Qualquer pessoa nascida a 29 de fevereiro tem de agradecer a Cleópatra o facto de ter um aniversário pouco convencional. Durante a relação de Cleópatra com César, esta apresentou-o ao seu astrónomo, Sosígenes de Alexandria. Foi Sosígenes quem propôs a ideia dos anos e dias bissextos. César adoptou a ideia e reformou o calendário romano em 45 a.C. O calendário egípcio seguiu-lhe o exemplo em 26 a.C.

Geólogo do Vale do Hudson - Blogspot

21) "Not Her Sister's Keeper

Apesar de terem sido obrigadas a fugir juntas do Egipto depois de Cleópatra ter sido destronada pelo seu irmão Ptolomeu XII, Cleópatra e a sua irmã Arsinoe IV mantinham uma relação difícil. Receando que Arsinoe estivesse a conspirar para assumir o trono, Cleópatra mandou assassinar Arsinoe nos degraus de um templo em Roma, o que causou um escândalo, uma vez que se tratava de uma violação grosseira das regras do templo, para não falar do facto de ser umaato hediondo.

Rádio Pública Internacional

20. criador de tendências

A chegada de Cleópatra a Roma com o seu amante, César, causou grande agitação. Para além do caso, Cleópatra tornou-se um ícone de moda e beleza entre as mulheres romanas. Usava o penteado dos seus antepassados gregos, com o cabelo entrançado num carrapito. Após a sua chegada, este penteado foi adotado pelas mulheres romanas, juntamente com a maquilhagem e as jóias de pérolas características de Cleópatra.

O Abeto

19. uma Deusa na Terra

Enquanto no Egipto, Cleópatra considerava-se a reencarnação da deusa grega Ísis, em Roma aliou-se a Vénus, a deusa do amor (conhecida na mitologia grega como Afrodite). César encomendou uma estátua de ouro de Cleópatra, que foi erguida no templo de Vénus em Roma, o que foi visto por muitos romanos como um sacrilégio, o que não melhorou a posição de Cleópatra.

1oDibs

18. Et Tu, Brutus?

Cleópatra, que tinha uma vida em Roma, foi esfaqueada até à morte por Júlio César em 44 a.C., fugiu de Roma e regressou ao Egipto, onde foi sucedida por uma ditadura de três homens, constituída pelo sobrinho-neto de César, Augusto, pelo seu general Marcus Aemilius Lapides e por Marco António.

Vox

17. irmã má

O irmão (e marido) de Cleópatra, Ptolomeu XIII, afogou-se no rio Nilo durante uma batalha com o exército de Cleópatra e César, numa tentativa de a reconduzir ao trono. Após a guerra, casou novamente com o seu irmão mais novo, Ptolomeu XIV, para consolidar o poder, mas mais tarde mandou assassiná-lo para que o seu filho pudesse governar como corregente. três dos seus irmãos.

criminal.media

16. uma grande entrada

O encontro de Cleópatra com Marco António foi verdadeiramente dramático. Quando foi convocada para se encontrar com o Triunvirato (também conhecido como os três homens que agora governavam Roma), desceu o Nilo numa barcaça dourada adornada com velas púrpura e remos de prata. Cleópatra, vestida como a deusa Afrodite, chegou ao encontro de Marco António. Uma jogada impressionante e que a tornou querida para Marco António, que se considerava umencarnação de Dionísio, o deus grego do vinho e da folia.

Wikipédia

15) Parceiros no amor

Apesar de dois casamentos (com os seus irmãos) e de um caso com um homem 31 anos mais velho, foi quando Cleópatra conheceu Marco António que encontrou o verdadeiro amor. Os dois tornaram-se amantes em 41 a.C. e regressaram juntos a Alexandria. Eram inseparáveis - caçavam juntos, bebiam juntos, jogavam aos dados juntos e ela observava enquanto ele fazia exercícios militares.inimigos do Egipto, e casaram-se numa cerimónia egípcia, apesar de António já ter uma esposa em Roma.

Pessoas

14. o casal que bebe junto...

Cleópatra e Marco António devem ter passado grandes momentos juntos, ao verdadeiro estilo dionisíaco. O casal chegou mesmo a fundar um clube de bebida - a sociedade dos "Fígados Inimitáveis" - que se entregava a banquetes e bebedeiras de vinho e participava em jogos e concursos elaborados.

owlcation

13) Pérolas antes de Romanos

Num dos concursos elaborados de António e Cleópatra, ela apostou com ele que era capaz de organizar o jantar mais caro da história. Depois de um primeiro prato sem qualquer destaque, António troçou da sua tentativa. No entanto, quando lhe foi servido o segundo prato, ficou chocado ao descobrir que o seu prato só continha vinagre forte. Cleópatra tirou uma pérola dos brincos e deixou-a cair no vinagre, onde começou adissolver-se, e engoliu-o de imediato.

wikiart.org

12. isso tinha que ser uma pérola enorme

O outro brinco foi cortado em dois, e cada metade foi usada para adornar a escultura de Vénus no Panteão. Esta história foi contada pelo historiador Plínio, o Velho, na sua História Natural, escrita em 79 d.C. Segundo a sua estimativa, as pérolas valiam 60 milhões de euros. sestertii - cerca de 28,5 milhões de dólares actuais.

pinterest

11. os nomes originais de celebridades para bebés

Cleópatra e Marco António tiveram três filhos juntos: gémeos chamados Cleópatra Selene e Alexandre Hélio (isso mesmo, gémeos chamados Sol e Lua), e um filho chamado Ptolomeu Filadelfo. Sim, esse é Ptolomeu, o irmão-amante.

ciência da vida

10. em guerra

As relações entre Marco António e Octávio estavam a deteriorar-se. António foi declarado traidor e ridicularizado em Roma por ter adotado costumes egípcios que Roma considerava incivilizados. Cleópatra foi difamada por Octávio como uma sedutora ardilosa que tinha usado os seus artifícios femininos para apanhar um terço do Triunvirato. Em 33 a.C., Roma declarou guerra ao Egipto.

Enciclopédia de História Antiga

9. rainha guerreira

Cleópatra, que nunca se deixou encolher, foi presenteada com a sua própria frota de navios de guerra durante a Batalha de Áccio, em 31 a.C. Liderou pessoalmente a sua frota de mais de uma dúzia de navios ao lado da de António.

Wikipédia

8. pelas suas próprias mãos

De acordo com fontes do mundo antigo, incluindo vários historiadores e poetas romanos, Cleópatra morreu pelas suas próprias mãos. A história mais comum é a de que ela induziu uma víbora (uma cobra egípcia) a mordê-la. Morreu em Alexandria em 30 a.C., aos 39 anos. No entanto, há muitas histórias sobre a morte de Cleópatra. Outros historiadores sugerem que ela pode ter engolido veneno, ou apunhalou-se com um alfinete mergulhado emveneno de cobra.

Diário de Notícias

7. como Romeu & amp; Julieta

Ao saber da morte de Cleópatra, Marco António suicidou-se com uma facada no estômago. Outras histórias, incluindo o relato do historiador romano Plutarco, sugerem que António ouviu um rumor sobre a morte de Cleópatra e suicidou-se, apenas para descobrir que ela ainda estava viva. Foi levado até ela e morreu nos seus braços, altura em que ela também se suicidou. Como escreveu Plutarco, "o que realmentenão é conhecido por ninguém".

estrela dourada

6. perdido para a história

O túmulo de Cleópatra e Marco António nunca foi encontrado, embora o Serviço Egípcio de Antiguidades acredite que se encontra no templo de Taposiris Magna, a sudoeste de Alexandria, ou perto dele. Os arqueólogos continuam a procurar até hoje.

Flickr

5. homenagem

Quando foi dada a oportunidade ao líder romano Octávio de dar o nome a um mês em sua honra, escolheu agosto, o mês em que derrotou Cleópatra, em vez do seu mês de nascimento, setembro, uma vez que o seu sucesso se baseava na derrota dela. Tomou o nome de Imperador Augusto e carregou uma estátua dela pelas ruas de Roma todos os meses de agosto, em triunfo.

Alimentar

4. uma história de amor para os tempos antigos

A história de António e Cleópatra, com a sua mistura perfeita de drama, política e romance, tem cativado a imaginação ao longo da história até aos dias de hoje. Na Roma Antiga, a história foi contada e recontada por historiadores como Plutarco e Plínio, o Velho, juntamente com inúmeros dramaturgos e poetas. Cleópatra tem sido um tema popular na arte, e muitas estátuas e pinturas retratam-na, bem comoEla foi tema de sete balés, 25 filmes, teve um cometa com o seu nome, e Kim Kardashian posou como Cleópatra numa edição de 2011 da Harper's Bazaar .

modish-blog.blogspot

3. honra do bardo

William Shakespeare recorre frequentemente à história nas suas peças, e a influência de Cleópatra aparece em duas das obras mais famosas do bardo. As mortes trágicas dos protagonistas de Romeu & Julieta Este tropo volta a aparecer em António & amp; Cleópatra Muitos consideram que a Cleópatra de Shakespeare é a mais complexa e bem desenvolvida de todas as suas personagens femininas.

Revista Time

2. é uma maneira de fazer uma entrada

Cleópatra, inteligente e encantadora, sabia certamente como fazer uma entrada. Para se encontrar cara a cara com César, na esperança de o seduzir para o seu lado, fez-se passar clandestinamente pelas linhas inimigas enrolada num tapete, que foi levado para os aposentos privados de César. Quando o desenrolou, encantou César e os dois tornaram-se aliados. Em 48 a.C., César lutou por Cleópatra numa guerra de quatro mesescontra Ptolomeu e recuperou o trono egípcio para Cleópatra.

urancientworldincinema.wordpress

1. o último faraó do Egipto

Depois da sua morte, a história das grandes dinastias do Egipto foi-se perdendo e, em 30 a.C., o país desapareceu sob as sandálias de Roma, tornando-se uma mera província do grande Império Romano. O legado de Cleópatra permanece como a última verdadeira rainha do Egipto.

Wikipédia

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23