"Todos nós somos líderes, quer queiramos quer não. Há sempre alguém que estamos a influenciar, conduzindo-o para o bem ou para longe do bem." - Leif Erikson

Ah, o bom e velho Leif Erikson. Ou será Ericson? Bem, tal como muito do que ele fez na sua vida, isso é discutível. No entanto, o que não é discutível é o facto de o homem ter encontrado o caminho para o continente norte-americano cinco séculos antes de Cristóvão Colombo, o que faz dele o primeiro explorador europeu conhecido a acampar em solo norte-americano.Aqui estão alguns dos factos mais interessantes e aventureiros sobre Leif Erikson.

Factos sobre Leif Erikson

1) Colocar o Erik em Erikson

O pai de Leif Erikson era Erik, o Vermelho. O nome diz-lhe alguma coisa? Bem, isso é porque Erik era famoso por direito próprio, pois foi o homem que deixou a Noruega e estabeleceu a primeira colónia europeia na Gronelândia.

Wikimedia Commons

2. filho de um exilado

Porque é que Erik, o Vermelho, viajou da sua nação nórdica de origem para a Gronelândia? Porque tinha sido banido! Não uma, mas duas vezes! Primeiro, foi expulso da Noruega durante dez anos pelo crime de homicídio involuntário. Depois, após se ter estabelecido na Islândia durante algum tempo, foi novamente exilado, desta vez pelo assassínio de uma série de homens na sequência de um deslizamento de terras que os seus escravos tinham iniciado.

Shutterstock

3. sagas de Leif

A maior parte do que se sabe sobre a vida de Leif e da sua família provém das sagas islandesas dos séculos XIII e XIV, que relatam as aventuras dos primeiros vikings, e as duas sagas em que se fala de Leif e do seu pai são A Saga de Erik, o Vermelho e A Saga dos Gronelandeses .

Wikipédia

4. criado um Erikson

Não se sabe exatamente onde nasceu Leif Erikson, mas muitos acreditam que foi na Islândia, durante o exílio inicial do seu pai, embora ele tenha viajado com o pai e sido criado na Gronelândia Oriental.

Shutterstock

Publicidade

5) Divididos quanto às intenções

Embora Leif Erikson seja considerado o primeiro europeu a chegar ao continente norte-americano, as suas intenções foram objeto de debate. Alguns historiadores acreditam que Leif chegou à América do Norte por mero acidente, enquanto outros acreditam que ele partiu para o continente depois de ouvir histórias sobre ele de exploradores mais antigos.

Shutterstock

6. encontrar a nova terra

Leif instalou-se por volta do ano 1000 d.C. no local que hoje é considerado a Terra Nova, no Canadá, atualmente designado por Vinland. Embora existam provas de que passou algum tempo nas Américas, acabaria por regressar à Gronelândia para viver o resto da sua vida.

Wikipédia

7. numa missão

Depois de regressar à sua terra natal, a Gronelândia, Leif recebeu uma missão do rei Olaf I Tryggvason, da Noruega, que se tornou o trabalho da sua vida, uma vez que era agora um homem com a responsabilidade de difundir a sua religião, o cristianismo. Foi escolhido por Olaf, um cristão pregador, depois de se ter tornado guarda-costas pessoal do rei, e Olaf acreditou que ele era um discípulo ávido deconverter.

Pixel máximo

8. deixar os caminhos pagãos

Embora fosse cristão, os pais de Leif eram seguidores do paganismo nórdico e, ao ser batizado e receber a missão cristã, tornou-se um evangelista na Gronelândia.

Wikipédia

9. fazer com que a mãe participe na missão

A mãe de Leif, Thjodhild, acabou por se converter à nova religião e foi responsável pela fundação da primeira igreja cristã na Gronelândia.

Pixabay

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. Não há sexo para ti

Embora a mãe gostasse do cristianismo, o pai, Erik, não gostava. Frio em relação à nova religião, tornou-se hostil à missão de Leif. Devido à sua hostilidade em relação à missão do filho e à religião da mulher, Thjodhild escondeu o seu corpo de Erik e não quis ter relações sexuais com ele.

Shutterstock

Publicidade

11. mau presságio

Apesar de o ter convidado, Leif viajou para o misterioso novo continente sem o seu pai, porque enquanto Erik se dirigia para o navio para zarpar, caiu do cavalo e entendeu isso como um presságio para não viajar com o filho. Morreu durante o inverno seguinte, enquanto Leif estava fora, um facto de que Leif não teria conhecimento durante as suas viagens na América do Norte.

Wikipédia

12) Batalha na Vinlândia

Leif não pôde viajar com o seu pai, mas o seu irmão mais velho, Thorvald Erikson, foi o primeiro a entrar em contacto com a população nativa, a quem chamaram os skrælings Após o contacto com os nativos, Thorvald envolveu-se na Batalha de Vinland, em 1003, na qual os vikings mataram 41 nativos e sofreram 22 baixas, mas Thorvald não conseguiu escapar com vida, pois foi mortalmente ferido durante a batalha.

Wikipédia

13. a irmã corajosa

Leif tinha também uma irmã chamada Freydís Eiríksdóttir. Freydís também participou na viagem e esteve no local da Batalha de Vinland. Durante a batalha, os nativos atacaram de surpresa os navios vikings, o que Freydís presenciou enquanto estava grávida de oito meses. Como os exploradores nórdicos nunca tinham visto armas tão estrangeiras como as utilizadas pelos nativos, muitos dos homens fugiram do local, o que levou Freydís arepreender os homens e combater ela própria, como dizem as sagas de Vinland:

"Porque fugis de criaturas tão inúteis, homens robustos como sois, quando, como me parece provável, poderíeis abatê-las como se fossem gado? Dai-me uma arma! Sei que posso lutar melhor do que qualquer um de vós." Ignorada, Freydis pega então na espada do caído Snorri Thorbrandsson e enfrenta os nativos atacantes. Desfaz a sua roupa, expondo um dos seios e batendo com o punho da espada noKarlsefni e os outros sobreviventes não elogiaram o comportamento de Karlsefni, mas sim o seu comportamento.

Wikimedia Commons,Jak.eeee711

14. o irmão mais novo

O último irmão de Leif, Thorstein, não navegou com ele. Em vez disso, depois de saber da morte do seu irmão Thorvald, Thorstein reuniu uma companhia para navegar até Vinland e recuperar o corpo para ser enterrado na Gronelândia. No entanto, o tempo era tão rigoroso que rapidamente voltaram o navio para a Gronelândia, onde viriam a morrer nesse mesmo inverno.

Wikipédia

15. sem colonização

Apesar de ter criado a colónia de Vinland, Leif Erikson nunca viria a colonizar a região, nem nenhum dos outros exploradores nórdicos que vieram com ele ou depois.

Wikipédia

16. Vinland O sítio UNESCO

Ninguém sabe exatamente onde se situava a Vinlândia, mas em L'Anse-Aux-Meadows, no norte da Terra Nova, foram encontradas relíquias de uma povoação em 1963. O local continha mais de 2000 artefactos vikings e é considerado a mais antiga povoação europeia encontrada até à data.

Wikimedia Commons

Publicidade

17. terra das uvas

A razão pela qual Leif deu o nome de Vinland à sua povoação foi o facto de, ao chegar à região, ter reparado que a terra tinha videiras selvagens a crescer por todo o lado.

Wikimedia Commons

18. observar Leif no Novo Mundo

Nos Estados Unidos, o dia 9 de outubro é celebrado como o Dia de Leif Erikson. Esta data não tem qualquer significado para a vida de Leif, mas foi escolhida por ter sido o dia em que, em 1825, o primeiro navio oficial de imigração da Noruega atracou no porto de Nova Iorque. O dia foi adotado pelo Congresso em 1964. Ah, e o feriado é também o segundo feriado favorito do Bob Esponja, logo a seguir ao Dia da Mentira.

Shutterstock

19. pai adotivo

Durante a sua infância, Leif foi parcialmente criado por um homem a quem ele chamava o seu "pai adotivo". Este homem, chamado Tyrker, era um escravo de Erik e foi-lhe confiada a responsabilidade de cuidar dos seus filhos.

Pixabay

20. homem de família

Leif casou-se com uma nobre chamada Thorgunna e teve dois filhos, Thorgilsand e Thorkell. Leif e Thorgunna conheceram-se quando Leif passava o verão nas Hébridas, arquipélago da Escócia, depois de se ter desviado da rota durante a viagem da Gronelândia para a Noruega.

Shutterstock

21. a tradição familiar

Leif era também parente do homem a quem se atribui a descoberta da Islândia. Naddodd era um explorador das Ilhas Faroé que navegava da Noruega para as Ilhas Faroé quando foi desviado da rota por uma tempestade e desembarcou na Islândia.

Wikimedia Commons

22) Audição de Uma Nova Terra

O homem que inspirou Leif a explorar a América do Norte foi Bjarni Herjólfsson, um comerciante islandês que avistou a costa da América do Norte depois de se ter desviado da rota durante uma viagem. Depois de regressar finalmente à Gronelândia, pregou aos habitantes locais sobre o que tinha visto mas não tinha explorado.

Wikipédia

Publicidade

23. belo navio que tens aí

Para fazer uma viagem em busca desta terra recém-descoberta, Leif comprou o navio de Bjarni, o que não foi uma má ideia, tendo em conta que o navio resistiu à tempestade que Bjarni enfrentou.

Wikimedia Commons

24. antes de Vinland

Antes de chegar à Vinlândia, a viagem de Leif fez duas paragens. Estas paragens a caminho da Terra Nova foram provavelmente a ilha de Baffin e o Labrador, a que ele chamou "Helluland" e "Markland", respetivamente. Porque nunca chegamos onde queremos chegar na vida sem inicialmente.

Shutterstock

25. homem de sorte

Esta alcunha surgiu durante a sua viagem de regresso à Gronelândia, depois de ter aceite a tripulação de um navio naufragado e de ter recebido toda a carga do navio em troca dos seus esforços.

Shutterstock

26. elenco de honra

Existem algumas estátuas muito imponentes de Leif em todo o mundo. As mais ferozes encontram-se na Islândia, famosamente em frente à maior estrutura da Islândia, a igreja Hallgrímskirkja. Mas também é homenageado fora da sua terra natal, com estátuas em Boston, Seattle e até na capital do Minnesota, Saint Paul, onde a sua imponente estátua fará com que não se queira meter com o Minnesota.

27. ortografia e pronúncia confusas.

Em grande parte da América do Norte, Leif é pronunciado como "Leef". No entanto, tanto na Islândia como na Escandinávia, o seu nome é pronunciado como "Layf", que soa mais como a palavra inglesa "safe". A forma como o seu nome é escrito também varia consoante a região e o período de tempo. As primeiras versões do seu nome são escritas como "Leifr Eiríksson" e "Leiv Eiriksson".

Shutterstock

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27