"Penso que temos uma responsabilidade moral, quando nos é dado muito mais do que precisamos, de fazer coisas sábias com isso e dar de forma inteligente."-JK Rowling

Os milionários podem parecer uma dúzia de centavos quando se está obcecado com os novos projectos de um ator ou com a sua vida social. Chegar a um nível acima desse é algo mais raro, mas também menos publicitado. Os génios da tecnologia e os magnatas da indústria podem não receber tanta atenção como as socialites, mas exercem mais influência e detêm mais riqueza do mundo. Aqui estão 42 factos de dez dígitos sobre os bilionários.

Factos sobre os bilionários

42. menos taxas de envio

Como seria de esperar, o homem mais rico do mundo é um bilionário. Especificamente, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, em março de 2018. O patrimônio líquido de Bezos é estimado em US $ 183 bilhões em setembro de 2020, o que também o torna a "pessoa mais rica da história moderna". No entanto, esta última honra está sob mais escrutínio, uma vez que alguns de seus concorrentes não tiveram seu patrimônio líquido máximo ajustado para a inflação de 2018.

Flickr, Dan Farber

41. sem colher de prata

Embora existam muitos herdeiros no ranking dos bilionários, 67% dos actuais bilionários do mundo são, na verdade, self-made. Neste caso, significa que não tiveram riqueza ou capital significativo de mais ninguém. Alguns dos mais proeminentes incluem o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e Bill Gates. No entanto, apenas 21% dos 400 bilionários americanos mais ricos são self-made.

Getty Images

40. rainha

O título de mulher mais rica do mundo pertence à herdeira da Walmart, Alice Walton, cujo património líquido ascende a 46 mil milhões de dólares, em março.

Wikimedia Commons

39. menos de 1%

Em 2018, existem 2 208 bilionários no mundo, o que representa um aumento em relação aos 2 043 registados em 2017 e, na verdade, um número recorde. Mais de 560 destes bilionários provêm dos Estados Unidos, enquanto a China, a Alemanha e a Índia contam também com mais de 100 cada.

Getty Images

Publicidade

38. aula de matemática

Os bilionários do mundo têm um património líquido de 9,1 biliões de dólares. Os mega-ricos conseguiram aumentar a sua riqueza colectiva em mais de um bilião num ano, saltando de 7,7 biliões de dólares em 2017.

Estima-se mesmo que a Terra poderá ter o seu primeiro trilionário dentro de vinte e cinco anos, se a tendência ascendente se mantiver.

Shutterstock

37 - Obrigado, velhotes

À medida que aumenta a proporção de pessoas idosas, aumenta também a procura de produtos como os aparelhos auditivos. A Amplifon SpA, uma empresa sediada em Milão, é o maior retalhista de aparelhos auditivos do mundo. Charles Holland fundou a empresa durante a Segunda Guerra Mundial e a sua filha, Carol, entrou para a empresa em 1983. Carol tornou-se presidente em 2011 e vale atualmente 2,3 mil milhões de dólares devido à sua participação de 44,9% nas acções.

Wikimedia Commons

36. a nata da cultura

Quatro mil milhões das pessoas mais pobres do mundo não têm valor suficiente para competir com as oito pessoas mais ricas do mundo.

Picryl

35. incógnito

Há um pequeno subgrupo de bilionários que evita comprar jantes extravagantes. O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, mantém-se fiel à Ford desde que o seu pai foi gerente da empresa. Zuckerberg gosta do seu Acura TSX porque é "seguro, confortável e não ostentoso". Entretanto, o cofundador da Google, Larry Page, gosta do seu Toyota Prius.

Getty Images

34. vida dura

Algumas pessoas já devem ter ouvido dizer que Jay-Z é bilionário. Não é bem assim, mas está perto disso, com um património líquido de 900 milhões de dólares, e há quem suspeite que possa vir a ser o primeiro rapper bilionário.

No entanto, P Diddy não está muito atrás (relativamente), com 825 milhões de dólares, e há quem pense que a recente compra de uma mansão em Bel Air por Jay-Z vai levar a um golpe financeiro. Não vamos derramar lágrimas por ele tão cedo.

Shutterstock

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

33. atirar para as estrelas

LeBron James declarou que tornar-se bilionário é o seu "maior marco". Atualmente, James vale cerca de 440 milhões de dólares. Assinou um novo contrato de quatro anos com os Lakers, no valor de 154 milhões de dólares, e planeia dedicar-se a mais negócios quando se mudar para L.A.

Wikimedia Commons

Publicidade

32. começar pequeno

Os primeiros empregos mais comuns dos bilionários foram os de vendedor, programador de software, operador de bolsa e analista.

Wikimedia Commons

31. AEP

Bertil Hult fundou a EF Education em 1965. O programa inaugural permitia que estudantes suecos viajassem para Inglaterra para terem aulas de inglês. Hult pagava aos locais cerca de 22 dólares (moeda moderna) para alojar e alimentar os seus estudantes e utilizava professores locais para as aulas. A empresa cresceu agora em 116 países, com 115 milhões de estudantes. Hult, que abandonou a faculdade e era um "péssimo aluno", vale atualmente cerca de 4,5 dólaresmil milhões.

Wikimedia Commons

30. mestres de marionetas

Os doadores privados ou as empresas doam anualmente 4 mil milhões de dólares para o financiamento das escolas públicas, sendo os três grandes responsáveis pela maior fatia deste montante: a Fundação Bill e Melinda Gates, a Fundação Eli e Edythe Broad e a Fundação da Família Walton.

As Três Grandes investem fortemente em escolas charter e em testes padronizados, mas também exercem influência sobre os professores, sendo conhecidas por influenciar o pagamento por mérito aos professores cujos alunos melhoram os seus resultados, ou por encerrar escolas quando os resultados não aumentam adequadamente.

Getty Images

29. lar doce lar

A cidade de Nova Iorque é a casa do maior número de bilionários, com 103. Isto não significa necessariamente que sejam todos de Nova Iorque, significa apenas que a sua residência (principal) é em Nova Iorque. Hong Kong vem logo a seguir com 93.

Wikipédia

28. teto de vidro

Apesar de os homens dominarem o gráfico, em 2018 registou-se um aumento de 18% no número de mulheres bilionárias, um aumento que, na verdade, ultrapassa o crescimento da população bilionária como um todo.

Shutterstock

27. não exatamente

O Twitter tem estado em polvorosa com a notícia de que Kylie Jenner se tornou uma bilionária "autodidata". No entanto, este título pode ser debatido. Em primeiro lugar, o seu património líquido é de cerca de 900 milhões de dólares, valor que também se baseia em parte nas estimativas da Forbes sobre o valor da Kylie Cosmetics. Mesmo que as estimativas sejam verdadeiras, Jenner ainda tem de agradecer ao império mediático da sua família por alguma da sua riqueza.

Flickr, Walt Disney Television

Publicidade

26. rockin'

John D. Rockefeller continua a ser o americano mais rico de sempre. No auge do seu património líquido, valeria 24 mil milhões de dólares na moeda americana atual. Não é tanto como Bezos, mas quando se olha para a sua riqueza em relação ao PIB dos EUA, a história é diferente. O património de Rockefeller equivalia a quase 2% do PIB, o que significa que Bezos teria de valer 350 mil milhões de dólares para manterpara cima.

Wikipédia

25) Pax Romana

Durante o reinado de César Augusto como imperador de Roma, o império foi responsável por mais de um quarto da produção económica mundial. Alguns historiadores estimam que os rendimentos de Augusto correspondiam a cerca de 20% do que o império ganhava. Em moeda moderna, esse património líquido é de cerca de 5 biliões de dólares.

Wikipédia

24. Mali Forever

O rei africano Mansa Musa tinha um património líquido pessoal de 400 mil milhões de dólares aquando da sua morte em 1331. Musa foi declarado a "pessoa mais rica da história" em 2012. O império maliano de Musa abrangia o atual Gana, Timbuktu e Mali. O império também produzia mais de metade do sal e do ouro do mundo, daí o dinheiro.

Wikimedia Commons

23. é de família

A família Rothschild é a família mais rica da história moderna, com um património líquido combinado de 350 mil milhões de dólares. A riqueza da família começou com a atividade bancária em 1744, quando Mayer Rothschild criou um centro financeiro e deu aos seus cinco filhos o controlo de diferentes sucursais.

A riqueza é repartida por centenas de descendentes, que se dedicam a actividades que vão da agricultura à exploração mineira.

Wikipédia

22) Caridade

Andrew Carnegie, magnata do aço, tinha um património líquido de 310 mil milhões de dólares em moeda moderna, antes de vender a sua empresa ao JP Morgan. Carnegie doou a maior parte do seu dinheiro durante a sua vida, tendo uns escassos 30 milhões de dólares após a sua morte (que também foram doados).

Picryl

21. és um feiticeiro Harry

JK Rowling é a primeira autora a tornar-se bilionária, exclusivamente através dos seus livros (e meios de comunicação social relacionados). Entrou para a lista em 2004 e saiu dela em 2012 devido a doações filantrópicas e às elevadas taxas de imposto britânicas. Rowling doou cerca de 16% da sua riqueza, ou seja, 160 milhões de dólares, a organizações como a Multiple Sclerosis Society.

Getty Images

Publicidade

20. factos alternativos

Em 2011, Donald Trump tentou processar Timothy O'Brien, porque o autor lhe chamou milionário (em vez de bilionário). O processo foi rejeitado pelo tribunal de primeira instância e Trump também perdeu o caso no tribunal de recurso. Três "fontes não identificadas" no livro, Trumpnation: A arte de ser Donald No entanto, o advogado de Trump afirma que o seu património líquido é superior a 7 mil milhões de dólares. Trump acrescenta ainda que o seu património líquido depende do seu humor diário.

Getty Images

19. no Sul

O mundo em desenvolvimento ganhou o seu primeiro bilionário com o mexicano Carlos Slim Helu, que vale mais de 70 mil milhões de dólares.

Wikimedia Commons

18. sabedoria não convencional

Tim Fertitta, proprietário do Landry's, aconselha a procurar empréstimos quando os tempos são bons. Ao fazê-lo, diz que é mais provável que tenha dinheiro quando os tempos são difíceis. Um empréstimo de 6.000 dólares ajudou-o a construir o seu negócio e foi um empréstimo que pediu quando não era necessário.

Getty Images

17. promessa

Enquanto alguns bilionários fazem a escolha independente de doar a maior parte de seus ganhos, há também um compromisso oficial dedicado à caridade. O Giving Pledge é um movimento das pessoas mais ricas do mundo para doar a maior parte de sua riqueza. Há um total de 184 promissores, a partir de 2018. A lista inclui casais poderosos como Bill e Melinda Gates, e Mark Zuckerberg e Priscilla Chan.

Getty Images

16. concurso de medição

Ibrahim Ibrahimov, o presidente da Avesta, tem o maior edifício do mundo já planeado. O projeto das "Ilhas Khazar" de Ibrahimov está parado há anos, mas os planos incluem a Torre do Azerbaijão, que teria 3.445 pés de altura. A ilha proposta também inclui cinquenta e seis ilhas artificiais com apartamentos, hotéis, um iate clube, um aeroporto e uma pista de corridas de Fórmula 1, porque não?

Ibrahimov teve a ideia do desenvolvimento durante um voo do Dubai e desenhou a ideia numa camisa, uma vez que não havia guardanapos disponíveis.

Wikimedia Commons

15. investimento na reforma

David Cheriton, professor de Stanford, investiu 100.000 dólares na Google nos seus primórdios e atualmente vale mais de 6 mil milhões de dólares.

Wikimedia Commons

14. não há sopa para si

Seinfeld Uma pesquisa rápida na Internet pode dizer que o pai de Julia Louis-Dreyfus é bilionário e que ela herdará a sua fortuna quando ele morrer. No entanto, Dreyfus esclarece que a empresa do pai, a Louis Dreyfus Corporation, está avaliada em milhares de milhões. A sua fortuna pessoal não faz dele um bilionário e ela não herdará milhares de milhões.

Wikimedia Commons

13. manter na família

Estima-se que a herança que as 500 pessoas mais ricas do mundo irão transmitir (nos próximos vinte anos) seja de cerca de 2,4 triliões de dólares.

Shutterstock

12. os ricos ficam mais ricos...

De 2006 a 2015, os salários da maioria das pessoas cresceram cerca de 2% ao ano, incluindo todos os que não são bilionários.

No caso dos multimilionários, a sua riqueza aumentou cerca de 13% ao ano.

Shutterstock

11. Sr. Mundial

O bilionário chinês Liu Yiqian é o autor da compra mais cara com o cartão Amex Black Card. Yiqian investiu 170,4 milhões de dólares para comprar o quadro Nu reclinado Os pontos desta venda e de outras, também recompensam Yiqian com 170 milhões de pontos de recompensa de membro. A família planeia utilizar esses pontos em viagens para a sua família.

Getty Images

10. verdadeiro

Em 2015, o diretor executivo do Snapchat, Evan Spiegel, tornou-se o bilionário mais jovem do mundo, aos 24 anos. Como disse Spiegel: "Sou um homem jovem, branco e instruído... Tive muita, muita sorte. E a vida não é justa".

Wikimedia Commons

9) Não é o ator

John Goodman, o fundador do International Polo Club, foi condenado a prisão domiciliária por ter sido acusado de homicídio por condução sob o efeito do álcool em 2012. Em 2013, um juiz da Flórida permitiu-lhe apanhar um jato privado (acompanhado por guardas) para visitar a sua mãe doente no Hospital Episcopal de St. Goodman teve de cobrir todas as despesas de viagem, alojamento e alimentação, mas parece ser um preço pequeno a pagar.

Getty Images

8. dar o nó

Talvez queiram apenas garantir que o dinheiro continua na cadeia, mas 88% dos bilionários são casados e tendem a ter mais filhos do que a média das pessoas. A média mundial é de dois, mas a média entre os bilionários é de quatro.

Getty Images

7) Reclusa

Na altura da sua morte, Howard Hughes era conhecido pelo seu comportamento errático. Um exemplo é a sua decisão de comprar o casino Silver Slipper, em Las Vegas, e enchê-lo de betão. Uma história diz que Hughes suspeitava que o edifício era um centro de vigilância do governo, uma vez que as luzes do edifício paravam regularmente no seu apartamento de cobertura. Outra história diz que Hughes simplesmente não gostava da luz que brilhava na sua janela.

Getty Images

6) Qual é o seu signo?

A maior parte dos bilionários do Top 100 da Forbes são aquarianos, de acordo com os números apresentados entre 1996 e 2015. Os aspirantes a astrólogos podem notar a ligação entre Aquário e "independência e originalidade", mas Aquário tem apenas uma pequena vantagem. Está em 12,5%, com Touro logo atrás, com 10,3%.

Shutterstock

5. esmagando sonhos

Adoramos ouvir falar de pessoas que abandonaram a faculdade e que se tornaram grandes realizações. No entanto, 52% dos bilionários têm um diploma de bacharelato, em 2016.

27% têm um mestrado, 7% têm um doutoramento e apenas 14% não têm um diploma universitário.

Shutterstock

4. como os poderosos caíram

Malvinder e Shivinder Singh eram conhecidos como magnatas dos cuidados de saúde. Os dois irmãos deixaram recentemente de ser proprietários da Fortis Healthcare. Os Singh venderam também a sua participação na empresa Ranbaxy à japonesa Daiichi Sankyo, tendo sido entretanto condenados a pagar 550 milhões de dólares à Daiichi Sankyo por alegadamente terem retido informações antes do negócio.A empresa holding emprestou 360 milhões de dólares ao líder religioso Gurinder Singh Dhillon. Quando combinado com outros investimentos, este empréstimo criou uma dívida que os Singhs não conseguiram combater. Aparentemente, nem um bilião de dólares é assim tanto que não se possa perder tudo.

Getty Images

3) Jantar de família estranho

Gigi Chao, uma das empresárias mais bem-sucedidas da Ásia, ganhou ainda mais atenção em 2012, quando o seu pai ofereceu uma recompensa pelo casamento. Gigi casou-se com a sua companheira em França, mas o seu pai, o bilionário Cecil Chao Sze-tsung, recusou-se a reconhecer a união lésbica. Cecil ofereceu 65 milhões de dólares a qualquer homem que casasse com a sua filha. A procura continuou durante dois anos, até que Gigi escreveu uma carta aberta intitulada"Querido papá, tens de aceitar que sou lésbica."

Getty Images

2. pão-duro

John Paul Getty ganhou bom dinheiro com o negócio do petróleo e foi o homem mais rico do mundo em 1957, de acordo com a Forbes. No entanto, tinha a reputação de ser avarento. Instalou uma cabina telefónica em sua casa, para que os convidados tivessem de a utilizar em vez da sua própria linha. Também se mostrou relutante em dar dinheiro quando um dos seus netos, John Paul Getty III, de dezasseis anos, foi raptado. GettyO Sr. pensou que se pagasse o resgate de 17 milhões de dólares, teria "14 netos raptados". Eventualmente, Getty III perdeu uma orelha para os raptores, que foi enviada por correio para um jornal em Roma. Getty Sr. cedeu então e deu ao seu filho 3 milhões de dólares, e emprestou o resto. Porquê 3 milhões de dólares? Era o montante máximo dedutível nos impostos. Aos seus olhos, o empréstimo era mais uma transação comercial - ele atécobrou ao seu filho 4% de juros.

Getty Images

1. Feeney, Chuck Feeney

O irlandês Chuck Feeney foi descrito como o "James Bond da filantropia". Ganhou os seus biliões através da Duty Free Shoppers, que foi pioneira no conceito de compras isentas de impostos, e vive agora num apartamento alugado na Irlanda, depois de ter doado quase toda a sua fortuna - mais de 8 mil milhões de dólares - a maior parte dos quais foram doados anonimamente.

Através da sua fundação, a Atlantic Philanthropies, Feeney doou a maior parte da sua riqueza a várias causas, desde os direitos civis aos cuidados de saúde e à educação.

Getty Images

Fontes : 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 , 9 , 10 , 11 , 12 , 13 , 14 , 15 , 16 , 17 , 18 , 19 , 20 , 21 , 22 , 23 , 24 , 25 , 26 , 27 , 28 , 29 , 30 , 31 , 32 , 33 , 34 , 35 , 36 , 37