Todos já ouviram falar de rainhas corajosas como Isabel I e Cleópatra, mas e Ke'elikolani? Esta havaiana real defendeu corajosamente o seu país, recusou-se a submeter-se ao domínio colonial e parou literalmente um vulcão - tudo isto enquanto lidava com uma tragédia pessoal de partir o coração. Prepare-se para se rebelar: aqui estão 42 factos desafiantes sobre Ke'elikolani, a feroz defensora do Havai.

Princesa Ke'elikolani Factos

1. humildade no início

No dia 9 de fevereiro de 1826, a bebé Ruth Ke'elikolani entrou numa vida de luxo. A mãe da havaiana real era uma famosa Alta Chefe chamada Kalani Pauahai - mas, tragicamente, Ke'elikolani não poderia aprender com a sua mãe bem estabelecida. Kalani Pauahai morreu ao dar à luz Ke'elikolani, que tinha apenas 22 anos.

Shutterstock

2. entrega rápida

Embora a pequena Ke'elikolani não o soubesse, nasceu no meio de um grande drama familiar. Poucos meses antes do nascimento de Ke'elikolani, a sua mãe casou-se no que parecia ser um casamento de espingarda. A mãe de Ke'elikolani deu à luz a menina de forma suspeita pouco depois da cerimónia de casamento.

Shutterstock

3) Veneno Colonial

Embora Ke'elikolani tivesse orgulho em ser havaiana, cedeu a algumas tendências europeias, usando vestidos vitorianos e penteando o cabelo como a heroína de um drama de época do século XIX. A razão para a sua mudança de aparência foi de partir o coração A partir do momento em que os missionários chegaram ao Havai, as mulheres da ilha, mesmo as chefes de família, tornaram-se inseguras quanto à sua aparência. O padrão de beleza passou a ser mais europeu e a beleza tradicional havaiana perdeu valor.

Wikimedia Commons

4. respiração profunda

O nome completo de Ke'elikolani é Ruth Luka Keanolani Kuanajoahoa Ke'elikolani, mas normalmente chama-se apenas Ruth Ke'elikolani por razões óbvias.

Shutterstock

Publicidade

5. bom no papel

Quando Ke'elikolani tinha 15 anos, subiu ao altar. A jovem realeza conseguiu um par atraente: o governador do Havai, William Pitt Leleiohoku. Atraente, bem estabelecido e adequado à idade, parecia que o casamento seria um grande sucesso. mas o casal estava condenado a um fim desolador.

Pixabay

6. um pouco de tristeza

Muito rapidamente após o seu casamento com Ke'elikolani, a catástrofe aconteceu. William Pitt Leleiohoku foi vítima da terrível epidemia de sarampo, tendo morrido com apenas 27 anos de idade.

Shutterstock

7) Amor Dinástico

Oito anos após a morte trágica do primeiro marido de Ke'elikolani, a princesa havaiana sentiu que estava finalmente pronta para amar de novo e casou-se com Isaac Young Davis. Neto de Isaac Davis, o britânico que colonizou o Havai, e de Kalukuna, uma proeminente mulher havaiana, Isaac Young Davis era um bom partido.

Wikimedia Commons

8. brasa notável

O novo marido de Ke'elikolani, Isaac Young Davis, era conhecido por ser bastante atraente. Tinha 1,80 m de altura e, em cartas de viajantes que visitaram o Havai, várias mulheres comentavam a sua beleza. Infelizmente, Ke'elikolani não parecia concordar. O casal não se dava bem. mas as coisas iriam ficar muito, muito piores.

Shutterstock

9. a palavra D

Antigamente, o divórcio era muito Após oito anos de infelicidade, as coisas entre Ke'elikolani e Isaac Young Davis evoluíram de forma tão horrível que acabaram por cortar todos os laços - pessoais e legal. Em 1868, divorciaram-se finalmente.

Shutterstock

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. Bow Chicka Wow Wow

Quando Ke'elikolani engravidou de Davis, o casal já estava separado e só se encontrou para falar de negócios durante os 11 anos de separação, embora, aparentemente, por vezes misturassem negócios com prazer.

Shutterstock

Publicidade

11. grande e responsável

Ke'elikolani era uma mulher grande. Com mais de um metro e oitenta de altura, foi ganhando peso à medida que envelhecia e acabou por ultrapassar os 400 quilos.

Wikimedia Commons

12. das bocas dos bebés

Devido ao seu tamanho e ferocidade, as crianças por vezes assustavam-se quando Ke'elikolani se aproximava delas. O medo das crianças partia o coração do governante havaiano, pois Ke'elikolani adorava crianças.

Imagens de domínio público

13) Um rebento de folha por qualquer outro nome

O nome de Ke'elikolani significa "broto de folha do céu".

Pixabay

14. a dor de uma mãe

Ke'elikolani teve uma vida brutal no que diz respeito à maternidade. O seu primeiro filho com o primeiro marido, Leleiohoku, chamou-se John William Pitt Kina'u. Morreu a poucos meses de completar 17 anos. O seu segundo filho com o segundo marido, Isaac Young Davis, chamou-se Keolaokalani Davis. Nem sequer chegou a completar dois anos.

Shutterstock

15. alguém dê um tempo a esta mulher

Decidida a ser mãe, Ke'elikolani decidiu adotar um menino e, num gesto comovente, deu-lhe o nome do seu amado primeiro marido, Leleiohoku. A princesa havaiana fez com que o seu filho adotivo fosse reconhecido com um título pomposo, o de Príncipe Herdeiro do Havai. Infelizmente, também ele morreria demasiado jovem para assumir o trono, tendo morrido de febre reumática com apenas 22 anos.

Wikimedia Commons

16. passo para fora

A maioria da realeza havaiana cedeu às exigências dos missionários, mas Ke'elikolani não. Ela defendeu firmemente a cultura tradicional havaiana, insistindo que os costumes do seu povo não fossem apenas tolerados, mas celebrados. Embora os missionários a considerassem bárbara, ela entrou para a história como uma campeã e uma ativista inspiradora.

Pixabay

Publicidade

17. passar os lenços

Ke'elikolani era a madrinha da mais famosa realeza havaiana, a belíssima princesa Ka'iulani. A dupla era muito próxima, com Ka'iulani a dar a Ke'elikolani uma alcunha de partir o coração: Mama Nui, ou "grande mãe". Isto só se torna mais comovente quando se recorda as terríveis experiências de Ke'elikolani com a maternidade.

Wikipédia

18. cuidado com as costas

Ke'elikolani pode ter sido rica e real, mas a sua vida mostra que o dinheiro não pode comprar a felicidade. Com todas as tragédias da sua vida pessoal, não é de admirar que se tenha tornado amarga com o passar dos anos. A princesa era conhecida por inspirar um medo profundo. Se não gostasse de ti, deixava bem claro que queria que saísses da sua ilha.

Shutterstock

19. amigos em lugares altos

Enquanto algumas pessoas temiam Ke'elikolani, outras admiravam-na. Por muito que inspirasse terror, também provocava uma profunda reverência. Era conhecida por ser incrivelmente leal. Se ela aprovasse uma pessoa, tinha-se um aliado para toda a vida.

Shutterstock

20) Interpretar isto

Ke'elikolani recusava-se a falar inglês sempre que possível, mas insistia em usar a língua do seu povo. Falava e escrevia em havaiano, exigindo que o seu público recorresse a um intérprete se não compreendesse a sua língua. Também fazia questão de falar havaiano com os seus filhos, na esperança de que estes continuassem a falar a língua tradicional.

Pixabay

21. imperdoável

Ke'elikolani e o seu segundo marido tiveram um casamento extremamente infeliz. Na perspetiva de Davis, as coisas nunca poderiam ter resultado, por causa de uma traição de partir o coração Depois de Ke'elikolani ter dado à luz o seu filho, seguiu a tradição havaiana do "hanai" e deu a criança à sua querida prima, a Princesa Bernice Pauahi. Davis nunca conseguiu perdoar a sua decisão.

Wikimedia Commons

22. forma e conteúdo

Em 2004, os documentaristas homenagearam Ke'elikolani com um filme sobre a sua vida. Fizeram o trabalho de casa: em vez de produzirem o filme apenas em inglês, certificaram-se de criar também uma versão do filme na língua havaiana, tão próxima e querida do coração de Ke'elikolani.

Shutterstock

Publicidade

23. rico, mas que seja ético

Quando era viva, Ke'elikolani era uma das mulheres mais ricas das ilhas havaianas. Após a sua morte, a maior parte das suas terras não foi utilizada para financiar os poderosos, mas sim para criar escolas que educassem as crianças havaianas e lhes ensinassem a sua cultura. Em 1997, um colégio em Hilo recebeu o nome de Ke'elikolani.

Wikimedia Commons

24. crédito de rua

Ke'elikolani recusou-se a ser uma dessas realezas que se sentam e participou ativamente no governo, tornando-se membro de vários conselhos e chegando mesmo a trabalhar como governadora do Havai durante duas décadas.

Wikimedia Commons

25. condutas de águas pluviais

Não existem gravações da voz distintiva da Princesa Ruth Ke'elikolani, mas foi descrita como um "rumor distante de trovão".

Pixabay

26) Mulher independente

Ruth Ke'elikolani não tinha tempo para influências europeias. Embora pudesse ter vivido numa das muitas propriedades que herdou do seu pai e do seu primeiro marido, Ke'elikolani preferia passar o seu tempo numa cabana de pedra tradicional, a conviver com dançarinas de hula e a ouvir cânticos havaianos.

Wikipédia

27. super-herói atual

Para Ke'elikolani, o cristianismo não tinha nada a ver com o tradicional panteão de deuses havaianos. Num dia fatídico, a sua devoção foi amplamente recompensada. Em 1880, o Havai foi atingido por uma catástrofe. Um enorme vulcão chamado Mauna Loa entrou em erupção e estava prestes a destruir a cidade de Hilo. Ke'elikolani entrou imediatamente em ação Milagrosamente, as oferendas e os "oli" (cânticos) de Ke'elikolani funcionaram. A lava parou nos limites da cidade e Hilo foi salva.

Pixabay

28) Utilize a sua imaginação

Até hoje, as fotografias de Ke'elikolani são extremamente raras. Ao contrário de muitos membros da realeza vitoriana, ela recusava-se geralmente a ser fotografada. Existem apenas cerca de uma dúzia de fotografias da princesa havaiana.

Shutterstock

29. perto de casa

É possível que Ke'elikolani tenha decidido dar o filho à prima por uma razão ainda mais próxima de si. Afinal, ela tinha passado pelo ritual (chamado hanai) em criança. Depois de a mãe de Ke'elikolani ter morrido durante o parto, Ke'elikolani foi adoptada por uma importante nobre havaiana, Ka'ahumanu.

Shutterstock

30. golos de equipa

Ke'elikolani esteve rodeada de mulheres poderosas durante toda a sua vida. Era extremamente próxima da sua prima, a Princesa Bernice Pauahi, e da sua afilhada, a Princesa Ka'iulani. Como parte do hanai, Ke'elikolani foi também criada por uma dupla de poderosas: a lendária Rainha Ka'ahumanu e a Princesa Kina'u.

Wikimedia Commons

31. o melhor amigo da mulher

Os amantes de cães regozijam-se: podem reclamar Ke'elikolani como um dos vossos. Ela adorava os seus animais de estimação, dois pequenos caniches brancos.

Pixabay

32. fim de uma era

Ke'elikolani era feroz, mas nem ela conseguia vencer a morte. Na manhã de 24 de maio de 1883, a havaiana real faleceu pacificamente. Sofria de uma febre intensa há mais de uma semana, mas não se apercebeu do perigo que corria. Quando enviou os médicos, era demasiado tarde Na altura da sua morte, Ke'elikolani tinha 58 anos e possuía mais terras do que qualquer outra pessoa no Havai.

Pixabay

33. línguas de abanar

Durante toda a sua vida, Ke'elikolani esforçou-se por silenciar os rumores de um escândalo pessoal perturbador. Para uma princesa, nada pode ser mais perigoso do que as pessoas duvidarem da sua pretensão ao trono - e, no entanto, foi exatamente este o rumor que assolou o reinado de Ke'elikolani. No entanto, Ke'elikolani tinha aliados poderosos, que a defenderam. O seu meio-irmão, o rei Kamehameha V, e o rei seguinte, Kekaulouohi, declararam que ela fazia parte da família real. Mas o escândalo estava longe de estar resolvido...

Wikimedia Commons

34. a minha cabeça está a girar

De acordo com a tradição havaiana, Ke'elikolani tinha dois pais, o que dificultou a determinação da sua realeza, de acordo com as ideias ocidentais de herança. Um dos seus pais, Kekuanao'a, era casado com a mãe de Ke'elikolani, Pauahi, quando esta deu à luz. Parece um caso aberto e fechado, certo? Algumas pessoas acreditam que a verdade era muito, muito mais negra.

Eles pensam que Kekuanao'a era o marido de Pauahi e o pai de Ke'elikolani seria o pai dela e E a partir daí tudo fica mais estranho.

Shutterstock

35 - E o Pai é...

O meio-irmão de Ke'elikolani disse que Kekuanao'a era não O pai de Ke'elikolani. Numa reviravolta escandalosa Para os havaianos tradicionais, tudo isto era normal - até que o rei Kamehameha I declarou que todos os membros da realeza tinham de ter um nascimento "cristão", ou seja: um pai.para lutar para manter o seu trono.

Shutterstock

36. alguém chame a Olivia Pope

Quando David Kalakaua assumiu o trono, recusou-se a reconhecer o lugar de honra de Ke'elikolani na família real. Os jornais tiveram um dia em cheio com o desprezo, pois chamaram a atenção para a rejeição cruel de Kalakaua. Mas essa não é sequer a pior parte: esta traição foi muito mais profunda do que a imprensa se apercebeu. Ke'elikolani era extremamente próxima do irmão de Kalakaua, Leleiohoku. Ela era até a sua mãe adotivamãe. Isto é que é um drama familiar.

Wikipédia

37 - Utilizar os instrumentos do opressor

Apesar de Ke'elikolani não ter muito tempo para as tolices europeias, fez questão de ser inteligente: não se limitou a adotar Leleiohoku através da prática tradicional havaiana do Hanai, mas também preencheu os papéis e certificou-se de que Leleiohoku também era reivindicado pela lei ocidental.

Shutterstock

38. com o coração partido outra vez

Infelizmente, como já referimos, tal como todos os filhos de Ke'elikolani, Leleiohoku não viveu muito tempo, tendo morrido de febre reumática com apenas 22 anos. Mas poucas pessoas se apercebem da razão secreta por detrás da devastação de Ke'elikolani aquando da sua morte. Ao perder Leleiohoku, ela não perdeu apenas um filho, perdeu também o seu legado e o sonho mais próximo do seu coração. Os estudiosos acreditam que Ke'elikolani tinha posto em marcha um plano brilhante anos antes. Com a morte de Leleiohoku, tudo se desmoronou.

Shutterstock

39 Sonhos frustrados

Leleiohoku era suposto suceder a Ke'elikolani. Se não tivesse morrido, teria herdado toda a sua riqueza e tornar-se-ia a pessoa mais rica da ilha. Isto não foi um acidente: Ke'elikolani pensou que se Leleiohoku tivesse todos estes recursos, não teria de discutir com a Legislatura para conseguir fazer as coisas. Seria livre de construir o orgulhoso Havai que Ke'elikolani tanto apreciava.morte, esse sonho também morreu.

Pixabay

40. beleza desvanecida

Embora Ke'elikolani fosse conhecida como uma beldade na sua juventude, os historiadores notaram que o seu nariz foi ficando cada vez mais desfigurado ao longo do tempo. O registo oficial afirma que o nariz de Ke'elikolani foi mutilado numa cirurgia à passagem nasal, mas os rumores obscuros insistem no contrário .

Wikimedia Commons

41. o nariz sabe

Aparentemente, Ke'elikolani e Young Davis discutiam frequentemente de forma violenta, tendo Young Davis agredido a sua esposa mais do que uma vez. Muitas pessoas acreditam que ele lhe partiu o nariz, contribuindo para a perda da sua beleza outrora reconhecida.

Shutterstock

42. saúde a um verdadeiro

Ke'elikolani entrou para a história como uma das mulheres havaianas mais influentes de todos os tempos. A sua grandeza residia no seu orgulho inabalável na sua cultura, mas também na sua forma inteligente de contornar as expectativas europeias. Utilizou a lei ocidental para reforçar o seu poder, adoptando o Leleiohoku através dos costumes havaianos e Se ela não tivesse tido a visão de fazer isto, provavelmente as suas terras teriam sido tomadas e as escolas Kamehama nunca teriam existido. Mas porque Ke'elikolani sempre teve os olhos postos no panorama geral, o Havai continua a sentir o seu poderoso legado até aos dias de hoje.

Wikimedia Commons

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10