Tim Burton é um artista visionário, animador, produtor, escritor e realizador especializado em histórias sombrias e góticas com um toque cómico. Alguns dos seus filmes mais icónicos são Beetlejuice , O pesadelo antes do Natal , Edward Mãos-de-Tesoura , Batman , Mars Attacks! e Sweeney Todd ... Eis 40 factos sobre o mestre do ambiente.

Tim Burton Factos

40. Era uma vez...

Timothy Walter Burton nasceu a 25 de agosto de 1958 e cresceu em Burbank, na Califórnia.

Getty Images

39. tripla funcionalidade

Burton disse que, quando era miúdo, costumava ir ao Cornell Theater, onde se juntavam dois ou três filmes por 50 cêntimos. Aí, Burton via filmes de terror B como Grito Blacula Grito , Dr. Jekyll e Irmã Hyde e Godzilla .

Shutterstock

38. criado no horror

Burton cresceu com filmes de terror numa idade mais precoce do que a maioria das crianças, e não se lembra de alguma vez ter tido medo deles, apenas fascínio.

Getty Images

37. herói de infância

Em criança, Burton via frequentemente os filmes de terror de Roger Corman, que inspiraram o seu amor pelo macabro.

Getty Images

Publicidade

36. peixe vermelho, peixe azul

Algumas das histórias favoritas de Burton em criança foram escritas por Dr. Seuss. Ele diz que adora a voz simples e lírica de Seuss.

Getty Images

35. as páginas engraçadas

Apesar do seu talento para o visual e do seu trabalho em Batman Burton disse que "quem me conhece sabe que eu nunca leria uma banda desenhada".

Pixabay

34. a prática leva à perfeição

Quando era criança, Burton começou a praticar animação em stop motion utilizando uma câmara Super 8. Inspirou-se em Ray Harryhausen, que fazia animação em stop motion para filmes de monstros. Burton afirma que, se não fosse o trabalho de Harryhausen, provavelmente nunca teria entrado nesta forma de arte numa idade tão jovem.

Getty Images

33 - Aprender a lidar com as coisas

Durante todo o tempo em que esteve na escola, os professores de arte de Burton encorajaram-no a dedicar-se à ilustração; quando terminou o liceu, estudou animação no California Institute of the Arts.

Wikimedia Commons

32. visionário

Burton conseguiu um emprego como animador da Disney, mas só trabalhou durante cerca de um ano. Como ele diz, "Vale a pena lutar pelas visões. Porquê passar a vida a realizar os sonhos de outra pessoa?"

Getty Images

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

31. feriado macabro

Na década de 1980, quando ainda trabalhava para a Disney, Burton escreveu o poema "The Nightmare Before Christmas" (O Pesadelo Antes do Natal) depois de observar os empregados das lojas a desmontar as decorações de Halloween e a prepararem-se para o Natal, que se tornou a base para o seu filme com o mesmo nome.

Flickr

Publicidade

30. RIP Sparky

Em 1984, a Disney lançou o filme a preto e branco de Burton Frankenweenie O filme foi refeito em 2012 como um filme em stop-motion.

Wikimedia Commons

29. apenas o começo

Burton realizou a sua primeira longa-metragem, A Grande Aventura do Pilinha , em 1985.

Wikimedia Commons

28. ovo de Páscoa

Em 1988, Burton realizou Beetlejuice O filme contém uma cena com uma versão inicial do que viria a ser O pesadelo antes do Natal Jack Skellington, de Jack Skellington.

Wikimedia Commons

27. o maior detetive do mundo

Depois de dirigir A Grande Aventura do Pilinha e Beetlejuice Burton continuou a realizar Batman que era mais sombrio do que os seus filmes anteriores. Batman arrecadou mais de 100 milhões de dólares nos seus primeiros 10 dias.

Getty Images

26) Apetite de destruição

Em 1992, Burton fez Batman regressa o filme rendeu 47,7 milhões de dólares em apenas três dias.

Getty Images

25. não é canónico

Os fãs de banda desenhada não ficaram satisfeitos com o filme de Burton Batman que tomou grandes liberdades em relação ao material de origem: fez com que o Joker matasse os pais de Bruce Wayne e deixou Vicky Vale entrar na Batcaverna.

Getty Images

Publicidade

24. musa

Burton esteve noivo da atriz Lisa Marie de 1992 a 2001, que foi a inspiração para Sally em O pesadelo antes de Cristo s. Enquanto estiveram juntos, Burton escolheu Lisa Marie para filmes como Sleepy Hollow , Planeta dos Macacos e Ed Wood .

Getty Images

23. mais estranho do que a ficção

Apesar da sua imaginação ativa, Burton afirma que nunca sonha - ou pelo menos nunca se lembra deles.

Getty Images

22. ilustrações

Tim Burton leva consigo material de arte para todo o lado porque está sempre a desenhar as suas ideias fantásticas. Tem muitos cadernos de esboços, mas se não tiver acesso a um, usa lenços de papel, guardanapos e até paredes para desenhar.

Getty Images

21. desabafar

Burton afirma que fazer filmes é como "uma forma cara de terapia" para ele.

Getty Images

20. os melhores amigos dos maus

Depois de trabalhar com ele em Batman, Burton disse que Jack Nicholson era um ator brilhante e uma óptima escolha para o Joker. Burton também disse que os actores que interpretam vilões são muitas vezes mais simpáticos do que os que interpretam heróis.

Getty Images

19. mergulhar na fantasia

Ao fazer O pesadelo antes do Natal Por exemplo, o estúdio discutiu com Burton sobre a possibilidade de Jack Skellington ver sem globos oculares.

Getty Images

Publicidade

18. na sua sombra

Embora Burton tenha escrito e produzido O pesadelo antes do Natal No entanto, estava demasiado ocupado para realizar o filme; o crédito de realização coube a Henry Selick.

Getty Images

17. verdadeiro artista

Burton não gosta muito de tecnologia e muitas vezes prefere estar a desenhar do que a passar o tempo na Internet.

Getty Images

16. provavelmente para o melhor

Na década de 1990, Burton quase lançou um Super-Homem filme com Nicolas Cage, que nunca aconteceu.

Getty Images

15. Planeta dos Macacos

Apesar de Burton não se assustar muito facilmente, tem pelo menos uma fobia: chimpanzés.

Wikipédia

14. fora deste mundo

No início dos anos 90, Burton comprou os direitos de uma série de cromos da Topps, mas estava indeciso entre chamar-lhe Dinossauros Ataque ! ou Mars Attacks! até Parque Jurássico Não querendo fazer outro filme de dinossauros, decidiu realizar o filme de 1996 Mars Attacks!

Getty Images

13. na Vogue

Burton gosta de se vestir todo de preto. Embora isto esteja de acordo com o seu sentido de humor negro, Burton afirma que é porque é mais fácil combinar a roupa quando se veste de manhã.

Getty Images

12. portas de correr

Burton era suposto realizar Uma série de acontecimentos infelizes No entanto, Burton abandonou o projeto, levando consigo Depp. Helena Bonham Carter, a namorada de Burton na altura, ainda interpretou a mãe das crianças, Beatrice Baudelaire, mas nunca recebeu crédito pela pequena participação especial. O filme foi realizado por Brad Silberling.

Getty Images

11) Parceiros silenciosos

Burton e Depp trabalharam em vários filmes desde 1990 Edward Mãos-de-Tesoura De acordo com Burton, tanto ele como Depp não gostam de falar e utilizam muito a comunicação não-verbal. Nesta altura, entendem-se tão bem que os outros membros da equipa têm de perguntar e esclarecer o que se está a passar.

Getty Images

10. não obrigado

Em 2001, a Disney abordou Burton para fazer uma sequela em CGI de O Pesadelo Antes do Natal. Burton recusou.

Getty Images

9. dente doce

Burton realizou o filme de 2001 Charlie e a Fábrica de Chocolate, que, ao estilo clássico de Burton, se baseia sobretudo em efeitos especiais físicos em vez de CGI, mesmo na fantástica fábrica de chocolate.

Getty Images

8) Crossover oculto

Em Charlie e a Fábrica de Chocolate O pai de Charlie trabalha para uma empresa de pasta de dentes chamada Smilex. Em Burton's 1989 Batman "Smylex" era o nome do gás que o Joker espalhou.

Charlie e a Fábrica de Chocolate, Warner Bros.

7. obras de arte vintage

Burton possui quadros originais de Margaret Keane e dirigiu Grande Olhos , um filme sobre Keane, em 2014.

Wikipédia

6) The Odd Couple

Quando Burton namorava com Helena Bonham Carter, viviam em casas conjugadas, mas separadas, em Londres, para que cada um tivesse o seu próprio espaço.

Getty Images

5) Filhos e filhas

Burton e Bonham Carter tiveram dois filhos juntos, Billy e Nell Burton. Johnny Depp é o padrinho de Billy.

Getty Images

4. no palco

Burton's Batman quase se tornou um musical e estava previsto estrear algures depois de 2005; nunca chegou a sair do papel.

Wikimedia Commons, William Tung

3. segundas oportunidades

Em 2017, foi anunciado que Beetlejuice vai tornar-se num musical da Broadway.

Shutterstock

2. demasiado sexy para macacos

O guião do remake de Tim Burton de O Planeta dos Macacos (2001) foi censurado porque incluía uma cena demasiado sexy para o grande ecrã: uma controversa cena íntima em que Mark Wahlberg e a símia Helena Bonham Carter fazem amor. Burton insistiu na união entre humanos e símios, mas tudo o que ficou no filme foi um beijo. De acordo com um informador da Fox, "a Fox pensou que o público americano iria recuar e queo filme teria uma classificação NC-17, o que o mataria para os miúdos".

Getty Images

1. grandes prémios

A realização de filmes pode ser uma carreira muito lucrativa: Burton tem um património líquido estimado em 113,3 milhões de dólares.

Getty Images

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14