- 1. importância global
- 2. dia de urgência
- 3. mesmo nome, dia diferente
- 4. eu não precisava de saber isto...
- 5. este era um lugar feliz...
- 6. noite inteira
- 7. o caos reina
- 8. a Stacy milenar de Malibu
- 9) Atingir o grande momento
- 10. saco-cama não incluído
- 11. a minha porta está sempre aberta
- 12. desligar
- 13. não é o que tu pensas
- 14) Arrombadores de portas
- 15. chamada próxima
- 16. quer o seu recibo?
- 17. comer, rezar, comprar
- 18. acordo de dados
- 19. a intromissão vermelha
- 20. dinheiro por nada
- 21. precisa de recibos?
- 22. grande desilusão
- 23. comprado na tradução
- 24. boa tentativa, mas não
- 25. contos de fadas
- 26. vamos precisar de uma loja maior
- 27. X Esta mulher fora
- 28. Pai Natal: Sempre a pensar nele
- 29. vamos às compras, eh?
- 30. Não te vás embora!
- 31) Fraude-me uma vez
- 32. estar alerta
- 33. não percamos a cabeça!
- 34. "Opposite Day" já estava ocupado
- 35. cabeças mais frias prevalecem
- 36. não ponha um anel
- 37. a verdade vem ao de cima
- 38. perda trágica
- 39. bom como o ouro
- 40. obrigado, irmão
- 41. preto e azul
A Black Friday, também conhecida como o dia a seguir ao Dia de Ação de Graças, é motivo de piada com a mesma facilidade com que inspira artigos de reflexão em pânico e relatos de comportamentos horríveis. Mas como é que ela surgiu? Quais são os momentos mais intensos da Black Friday e até que ponto pode ser realmente má?
1. importância global
Embora a Black Friday esteja sempre associada aos Estados Unidos, este está longe de ser o único país que a celebra no seu calendário. Outras nações que a celebram incluem o Canadá, o México e a Alemanha.
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2. dia de urgência
Nos Estados Unidos, a sexta-feira negra é o dia de compras mais movimentado de todo o ano, e é oficialmente assim desde 2005.
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3. mesmo nome, dia diferente
O Reino Unido tem uma Black Friday, mas não vá até lá para fazer compras em novembro. No Reino Unido, a "Black Friday" não se refere ao dia a seguir ao Dia de Ação de Graças, mas sim à sexta-feira antes do Natal. Devido ao facto de tantas pessoas andarem à solta nessa sexta-feira à noite, os serviços de emergência têm de se preparar para a carga de trabalho extra.
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4. eu não precisava de saber isto...
Uma vez que a Black Friday ocorre naturalmente após as festas do Dia de Ação de Graças, é, na verdade, um dos dias mais movimentados do ano para... canalizadores. Basta pensar nisso.
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Publicidade5. este era um lugar feliz...
Em 2008, uma loja de brinquedos Toys R Us foi palco de uma tragédia. Depois de duas famílias terem discutido furiosamente por causa da mercadoria limitada, dois homens sacaram de armas e atacaram-se mutuamente na loja apinhada de gente. Os dois homens perderam a vida durante a troca de tiros e os outros clientes provocaram uma debandada enquanto fugiam do caos. Para piorar a situação, muitas crianças ficaram também traumatizadas.
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6. noite inteira
Até ao final da década de 2000, a Black Friday começava tradicionalmente às 6:00 da manhã, quando as lojas abriam mais cedo. No entanto, isto mudou quando as lojas passaram a abrir às 5:00 ou mesmo às 4:00. Por incrível que pareça, isto ainda não era suficiente para os retalhistas e para os compradores, pelo que, em 2011, as lojas abriram à meia-noite do Dia de Ação de Graças!
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7. o caos reina
Em 2008, ocorreu uma das primeiras tragédias da Black Friday. O trabalhador foi apanhado na correria e, mesmo quando os agentes da polícia tentaram intervir, foi inútil. Não só o trabalhador foi morto, como também várias outras pessoas ficaram feridas no caos, incluindo uma mulher grávida.
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8. a Stacy milenar de Malibu
Em 2015, uma porta-voz do Walmart admitiu que "alguns locais vendem pijamas e outros itens domésticos". Como resultado, o Walmart começou a estocar milhões de pijamas em antecipação à sua alta demanda.
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9) Atingir o grande momento
Como dissemos, Filadélfia foi a primeira cidade americana a utilizar o termo "Black Friday", nos anos 50. No entanto, a nível nacional, o termo só ganhou muita força nos anos 90.
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10. saco-cama não incluído
O feriado tornou-se tão grande que os compradores da Black Friday começaram a dormir durante a noite à porta das lojas, tudo para terem acesso mais rápido à mercadoria que querem comprar. Claro que, devido aos perigos de uma fila de pessoas acampadas à porta das lojas, algumas cidades proibiram as pessoas de acamparem antes do horário de abertura.
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Publicidade11. a minha porta está sempre aberta
Se achava que abrir à meia-noite era uma forma radical de prolongar a Black Friday, ainda fica pior. Em 2012, a Walmart tentou estabelecer um novo recorde, fixando o horário de abertura para as 20 horas no Dia de Ação de Graças. Embora os trabalhadores tenham tentado protestar contra este prolongamento do horário num feriado, a Walmart foi acompanhada por várias outras lojas em 2014.
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12. desligar
A questão de saber se uma loja de retalho pode começar a Black Friday no dia de Ação de Graças foi respondida com um "NÃO" definitivo por três estados americanos: Maine, Massachusetts e Rhode Island, que proíbem as lojas de abrirem as portas durante o feriado.
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13. não é o que tu pensas
A primeira utilização de "Black Friday" para designar o dia a seguir ao Dia de Ação de Graças remonta ao ano de 1951, mas, acredite ou não, tinha um significado agradável. "Black Friday" era utilizado como termo para designar os trabalhadores que tiravam o dia a seguir ao Dia de Ação de Graças para terem um fim de semana de quatro dias.
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14) Arrombadores de portas
O maior número registado de compradores que fizeram compras durante a Black Friday nos EUA ocorreu em 2013. Cerca de 250 milhões de pessoas entraram em grandes armazéns para comprar os artigos que queriam. Além disso, a mesma sondagem registou que a pessoa média nessa multidão gastou cerca de 407 dólares, o que levou a mais de 57 mil milhões de dólares em vendas.
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15. chamada próxima
Em 2010, um homem da Geórgia roubou um computador portátil da Best Buy na Black Friday. Quando fugia da loja, membros do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA confrontaram o ladrão. Quando os viu, a sua reação foi horrível. O homem esfaqueou um dos fuzileiros na luta que se seguiu, mas não adiantou nada: foi apanhado e o fuzileiro recuperou totalmente.
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16. quer o seu recibo?
Apesar de 2013 ter registado o maior número de compradores, não foi o maior valor registado gasto durante a Black Friday: esse pertence ao ano de 2012, com quase 60 mil milhões de dólares gastos.
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Publicidade17. comer, rezar, comprar
Devido ao tamanho e à diversidade do país, as épocas de compras são diferentes consoante a região em que se vive. Além disso, os saldos que atraem multidões às lojas de retalho duram normalmente uma semana e não um único dia, pelo que não é necessário ir à Walmart local.
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18. acordo de dados
Nos últimos anos, surgiu um concorrente da Black Friday: como muitas pessoas estão demasiado ocupadas (ou demasiado sãs) para irem às compras na Black Friday, passaram a fazer compras online para encontrarem pechinchas no conforto das suas casas.
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19. a intromissão vermelha
Embora as pessoas comuns possam desdenhar a Black Friday, os comerciantes obviamente adoram-na. Assim, na década de 1980, as lojas reaproveitaram a palavra e tentaram transformá-la de negativa em positiva. Segundo eles, o "Black" da Black Friday referia-se aos retalhistas que saíam do "vermelho" e finalmente obtinham lucros no final do ano para a época festiva. Como queiram, malta.
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20. dinheiro por nada
Se alguma vez ouviu falar do jogo clássico Cartas contra a Humanidade Um ano, na Black Friday, a empresa por detrás do jogo ofereceu aos seus clientes a possibilidade de darem 5 dólares "para não nos comprarem nada". Incrivelmente, um grupo de idiotas fê-lo mesmo. A empresa ganhou mais de 71.000 dólares com os seus clientes!
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21. precisa de recibos?
Assim Cartas contra a Humanidade ficou com este dinheiro, mas o que fizeram com ela foi ainda melhor. Os empregados gastaram o dinheiro com eles próprios e depois revelaram o que compraram. Os seus despojos incluíam uma Playstation, um Senhor dos Anéis- um arco longo de estilo, uma viagem à Disney World, uma cama de casal e um massajador vibratório em ouro de 24 quilates.
Flickr, 401(K)
22. grande desilusão
Na altura em que as lojas ainda lutavam contra o nome "Black Friday", fizeram algumas sugestões alternativas para o dia. Infelizmente, "Big Friday" e "Big Saturday" não pegaram.
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Publicidade23. comprado na tradução
Em 2011, o conceito de Black Friday chegou à Roménia através das lojas eMAG e Flanco. Adivinhe: os romenos também gostam de capitalismo desenfreado! Em 2014, a Flanco realizou 22 milhões de euros em vendas.
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24. boa tentativa, mas não
Na maior parte dos casos, este esforço para manter as lojas abertas no Dia de Ação de Graças e dar um avanço aos compradores tem sido um grande fracasso. Atualmente, os meios de comunicação social chamam ironicamente às promoções do Dia de Ação de Graças "Quinta-feira cinzenta" ou mesmo "Quinta-feira castanha".
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25. contos de fadas
Talvez já tenha ouvido o rumor de que a Black Friday foi originalmente utilizada pelos estados do sul dos EUA durante os tempos da escravatura, marcando o dia a seguir ao Dia de Ação de Graças como o dia em que os escravos eram vendidos.
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26. vamos precisar de uma loja maior
Todos gostamos de promoções, mas As sextas-feiras negras têm uma história negra. Desde 2006, 98 pessoas ficaram feridas durante as debandadas da Black Friday, tendo morrido outras sete. Para pôr isto em perspetiva, mais americanos foram mortos durante a Black Friday do que em ataques de tubarões. Em suma, temos um problema sério entre mãos.
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27. X Esta mulher fora
De acordo com a polícia, uma mulher frustrada num Walmart da Califórnia estava à espera para levantar uma Xbox 360. Irritada com a fila, puxou de uma caixa de gás pimenta e agrediu as pessoas à sua volta "para obter uma vantagem".
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28. Pai Natal: Sempre a pensar nele
Durante os séculos XIX e XX, os grandes armazéns patrocinavam desfiles de Ação de Graças e do Pai Natal e certificavam-se de que incluíam o icónico Pai Natal no final de cada desfile para iniciar simbolicamente a época natalícia.
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29. vamos às compras, eh?
Durante os períodos económicos em que o dólar canadiano era mais forte do que o americano, só fazia sentido que os canadianos viajassem para sul na sexta-feira negra para obterem um maior retorno do seu dinheiro canadiano.
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30. Não te vás embora!
Para manter os compradores canadianos no Canadá, as lojas do Norte introduziram os seus próprios preços na Black Friday, apesar de os canadianos celebrarem o Dia de Ação de Graças muito mais cedo do que os americanos.
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31) Fraude-me uma vez
O Brasil aderiu de corpo e alma à Black Friday. No entanto, foi acompanhada de muita controvérsia. Em vez de oferecerem promoções, as lojas e os retalhistas, muitas vezes, apenas inflacionavam os preços para dar a ilusão de uma venda quando na realidade não existia. Em resposta, os brasileiros começaram a chamar depreciativamente à onda de compras "Black Fraude".
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32. estar alerta
Com o aumento das compras pela Internet, a sexta-feira negra nem sempre tem os melhores saldos do ano. Graças a compras mais inteligentes, as pessoas têm encontrado melhores ofertas no início de novembro ou mesmo na semana anterior ao Natal.
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33. não percamos a cabeça!
Por vezes, a loucura da Black Friday nem sequer pode esperar que os clientes entrem nas lojas. Em 2012, uma disputa por um lugar de estacionamento resultou em duas pessoas baleadas.
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34. "Opposite Day" já estava ocupado
Enquanto grande parte do mundo se entrega ao consumismo na Black Friday, outras partes do mundo organizam um protesto contra o espetáculo de decadência e ganância. O dia é conhecido como Buy Nothing Day (Dia de não comprar nada), em desafio aos traços negativos da Black Friday. O Buy Nothing Day tem as suas origens em Vancouver, embora só tenha sido sincronizado com a Black Friday em 1997.
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35. cabeças mais frias prevalecem
Apesar de muitas lojas de retalho terem adiado cada vez mais os horários de abertura para obterem mais lucros na Black Friday, algumas lojas corajosas mantiveram-se firmes. Retalhistas como a Barnes & Noble e a Costco continuam a fechar as suas lojas no Dia de Ação de Graças para que os seus funcionários e potenciais clientes possam passar o dia com as suas famílias.
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36. não ponha um anel
Se tem curiosidade em saber quais são as lojas que fazem os piores "saldos" para a Black Friday, não procure mais, as joalharias. De acordo com o WalletHub, a maioria dos artigos de joalharia só tem um desconto de 4%, na melhor das hipóteses. Tudo isto apesar das impiedosas campanhas publicitárias que as empresas de joalharia criam todos os anos antes do grande dia.
Wikimedia Commons, Mark Ahsmann
37. a verdade vem ao de cima
Em 2019, os estudos do WalletHub revelaram que até 14% de todos os produtos tinham o mesmo preço na Black Friday do que em qualquer outro dia.
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38. perda trágica
Em 2016, três tiroteios diferentes ocorreram em todos os EUA durante a Black Friday, no exterior de grandes cadeias de lojas, e resultaram em duas mortes; uma das vítimas foi Demond Cottman, de 21 anos, residente em Nova Jérsia e pai recente.
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39. bom como o ouro
A "Black Friday" nem sempre teve a ver com o Dia de Ação de Graças. e as origens são muito mais sombrias. Uma das mais famosas Sextas-feiras Negras ocorreu no Pânico de 1869, quando dois financeiros, sob a presidência de Ulysses S. Grant, tentaram dominar o mercado do ouro. Grant descobriu, libertou um fluxo de ouro para os impedir e, em seguida, fez cair completamente o mercado.
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40. obrigado, irmão
Nesta sexta-feira negra de 1869, o Presidente Grant fez e destruiu fortunas... mas destruiu-as sobretudo. O seu próprio cunhado foi vítima da queda do preço do ouro.
Wikipédia
41. preto e azul
O título moderno de "Black Friday" vem de um lugar surpreendente. As primeiras pessoas a descrever as multidões de compradores do Dia de Ação de Graças como "Black Friday" foram a polícia de Filadélfia, nos anos 50. Depois de hordas de pessoas terem perturbado a lei e a ordem nos centros comerciais da cidade, os homens de azul cunharam o termo para descrever o pandemónio.
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Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13