Russell Crowe é um ator vencedor de um Óscar que protagonizou uma série de filmes aclamados pela crítica, tais como Gladiador e Uma Mente Brilhante Ele é também muito mais do que isso: um roqueiro, um lutador e um filho australiano adotado.

Aqui estão 46 coisas que talvez não saibas sobre Russell Crowe.

Russell Crowe Factos

1. aquele sorriso!

Quando tinha dez anos, perdeu o dente da frente a jogar râguebi e nunca o substituiu. Em 1990, George Ogilvie, o realizador de The Crossing, insistiu para que ele o arranjasse e até o pagou do seu próprio bolso!

Shutterstock

2) O que é que aconteceu ao sábado à noite?

O realizador britânico Daniel Abineri foi o primeiro a descobrir Crowe e a escolhê-lo para o seu primeiro papel profissional na versão neozelandesa de The Rocky Horror Picture Show, onde Crowe interpretou o papel de Dr. Scott (Eddie).

Getty Images

3. Russ quem?

Durante algum tempo, Crowe seguiu uma carreira musical. Começou por ser um cantor de rockabilly e usava um enorme cabelo estilo pompadour, cantando sob o nome de Russ Le Roq. O seu primeiro single intitulava-se "I want to be like Marlon Brando".

Getty Images

4. homem do rock

Crowe continuou a atuar num grupo de rock a que deu o nome de 30 Odd Foot of Grunts. Fizeram o seu primeiro concerto nos Estados Unidos em Austin, Texas, pouco depois do lançamento de Gladiator, e os bilhetes foram vendidos no eBay por 500 dólares cada um! Apresentaram-se no Tonight Show com Jay Leno em 1992.

Getty Images

Publicidade

5. abandono do ensino secundário

Crowe abandonou o liceu para se concentrar na representação. Quando lhe ofereceram um lugar no prestigiado Instituto Nacional de Arte Dramática da Austrália, aceitou todos os trabalhos de representação que pôde para poupar dinheiro para as propinas. Quando conseguiu poupar o suficiente, tinha 21 anos e já estava a caminho do estrelato, pelo que decidiu não frequentar o curso.

Wikipédia

6. a sua medalha?

Ao receber o seu Óscar em 2001 por Gladiador, Crowe usou a Medalha de Honra Britânica do seu avô.

Getty Images

7) Um homem de muitas nacionalidades

Crowe pode parecer um neozelandês, mas as suas raízes incluem ascendência inglesa, alemã, irlandesa, galesa, escocesa, sueca e maori. De facto, está registado nos cadernos eleitorais maori da Nova Zelândia.

Shutterstock

8. tentativa de chantagem

Ao longo dos anos, Crowe desenvolveu uma certa reputação de brigão. Uma briga com dois homens foi apanhada numa cassete de segurança no exterior do Plantation Hotel em Coff's Harbour, Austrália. Os dois homens tentaram alegadamente chantageá-lo com as imagens, mas foram absolvidos em tribunal.

Getty Images

9. E quando lhe cortaram o discurso?

Num outro incidente, Crowe atirou o produtor Malcolm Gerrie contra uma parede depois de o discurso de aceitação do ator ter sido editado durante a gravação dos British Film Awards, tendo Crowe acabado por apresentar um pedido de desculpas.

Getty Images

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. rixas em Londres

O ator britânico Ross Kemp separou os dois homens e Crowe anunciou que estava stressado e que iria regressar à Austrália para passar algum tempo com o seu pai e a sua namorada, Danielle Spencer.

Getty Images

Publicidade

11. assalto... com um telefone?

Depois de ter atirado um telefone a um empregado do Mercer Hotel, em 2005, Crowe foi detido pela polícia de Nova Iorque e acusado de agressão. Declarou-se culpado e foi dispensado condicionalmente, tendo feito um acordo extrajudicial com o infeliz empregado do hotel. Crowe parece ter parado com as suas brigas públicas depois deste acontecimento.

Shutterstock

12) Agir também entregou a sua noiva

Crowe conheceu a sua futura mulher, Danielle Spencer, quando os dois filmaram o filme The Crossing (1990). O seu colega de cena, Robert Mammone, foi um dos padrinhos do seu casamento. Genro do ator Don Spencer.

Wikimedia Commons

13. BFF #1

É muito amigo da atriz Jodie Foster e escreveu uma canção sobre ela, intitulada "Other Ways of Speaking", que interpretou com a sua banda, 30 Odd Foot of Grunts.

Getty Images

14. marginalizado

Enquanto treinava para uma cena de boxe em Cinderella Man (2005), Crowe deslocou o ombro e as filmagens tiveram de ser adiadas por dois meses.

Getty Images

15. o treinador pode não ser a sua vocação

Crowe é dono da sua própria equipa de futebol profissional - os South Sydney Rabbitohs da NRL australiana - juntamente com o empresário Peer Holmes. É um proprietário ativo e assiste regularmente aos jogos. O seu envolvimento é, no entanto, controverso. Ficou famoso por ter explodido com o jogador estrela Luke Keary numa sessão de união da equipa na quinta de Crowe em 2016, com a estrela de cinema a acusar o jogador de não merecer o seu sustento. Keary saiuO jogador saiu e acabou por assinar com outra equipa, liderando a época em assistências para ensaios, enquanto os Rabbitohs se debatiam.

Wikimedia Commons

16. Pagam demasiado? Talvez.

De acordo com um artigo da revista Forbes de 2007, os seus filmes geraram uma média de 5 dólares de rendimento bruto por cada dólar que o ator recebeu. Segundo a Forbes, isto faz dele a celebridade mais bem paga da indústria.

The Next Three Days (2010), Lionsgate

Publicidade

17. o seu melhor amigo nº 2

Crowe é também um bom amigo da australiana Nicole Kidman, que lhe fez um elogio durante o seu discurso de aceitação do Óscar pelo seu papel em The Hours (2002).

Getty Images

18. o grande homem

Enquanto pesquisava o seu papel de agente da polícia de Los Angeles, Bud White, em LA Confidential (1997), Crowe descobriu que White era considerado o maior polícia da força. Com pouco menos de 1,80 m, Crowe estava preocupado em como fazer valer a presença extra-grande de White. Para se ambientar à sua personagem, Crowe viveu num apartamento minúsculo onde mal cabia nas portas. Diz que oa experiência fê-lo sentir-se como um gigante no cenário.

L.A. Confidential (1997), New Regency Productions

19. sem álcool, obrigado

Quando a sua mulher, Danielle Spencer, ficou grávida do seu primeiro filho, ele deixou de beber álcool em solidariedade com ela.

Wikipédia

20. o vício que ele não conseguia largar

Crowe não teve a mesma dedicação com os cigarros. Começou a fumar quando tinha dez anos, mas em junho de 2010 anunciou que ia deixar de fumar 60 cigarros por dia. Numa entrevista a David Letterman, apenas cinco meses depois, admitiu que continuava a fumar muito.

Late Show with David Letterman (1993-2015), CBS

21. e os papéis que não assumiu

Um ator incrivelmente bem sucedido, Crowe também recusou alguns papéis muito interessantes, incluindo o papel de Aragorn em O Senhor dos Anéis (2001), o papel principal em About a Boy (2002), o Sargento Norm "Hoot" Hooten em Black Hawk Down (2001) e o papel principal em Collateral (2004).

O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (2003), New Line Cinema

22. personagem favorita

O seu papel preferido de sempre é o de James J. Braddock em Cinderella Man (2005).

Getty Images

Publicidade

23 - Talvez não seja tão difícil como se pensa

Inicialmente, recusou o papel principal em L.A. Confidential (1997), pois achava que não conseguiria interpretar uma personagem tão dura.

Getty Images

24. o adepto do desporto

É um adepto dedicado do desporto. Para além de ter a sua própria equipa de râguebi, é um grande fã dos Toronto Maple Leafs da NHL e da equipa inglesa de futebol Leeds United AFC.

Wikimedia Commons

25. todos na família

A representação pode estar no sangue de Crowe. O seu avô materno, Stan Wemyss, ganhou um MBE pelas filmagens que fez da Segunda Guerra Mundial. Segundo Crowe, também produziu o primeiro filme do conhecido ator neozelandês Geoff Murphy.

Shutterstock

26) Óscar da sorte

No início da década de 2000, os filmes da Dreamworks tiveram uma série de vitórias nos Óscares de Melhor Filme, que durou três anos. Crowe protagonizou dois dos filmes.

Gladiador (2000), Dreamworks Pictures

27. e mais sorte com os Óscares

É um dos três únicos actores a ter protagonizado filmes consecutivos vencedores do Óscar de Melhor Filme. Os outros dois actores foram Clark Gable, nos anos 1930, e Walter Pidgeon, nos anos 1940.

Wikimedia Commons

28. Talvez não seja sorte, afinal?

Num período de sete anos, protagonizou cinco filmes que foram todos nomeados para o Óscar de Melhor Filme. Gladiador (2000) e Uma Mente Brilhante (2001) ganharam ambos. L.A. Confidential (1997), The Insider (1999) e Master and Commander: The Far Side of the World (2003) também foram nomeados.

Shutterstock

29. E a estrela vai para...

Crowe ganhou a sua estrela no Passeio da Fama de Hollywood a 12 de abril de 2010.

Getty Images

30. E antes de ser um principiante...

Crowe conseguiu acumular muitas experiências da vida real antes de se tornar ator. Trabalhou como gestor de entretenimento numa estância turística e como empregado de mesa, empregado de bar, DJ, tratador de cavalos, vendedor de bingo e vendedor de seguros.

Getty Images

31. o cérebro é importante

Talvez inspirado pelo que aprendeu sobre o cérebro humano em A Beautiful Mind, Crowe anunciou planos para doar o seu cérebro à ciência médica quando morrer.

Uma Mente Brilhante (2001), Dreamworks Pictures

32. o que há num nome

Crowe brinca frequentemente com o facto de a única razão do seu sucesso na Austrália ser a sua alcunha, Rusty, que ele detesta.

Shutterstock

33. sempre o homem de ação

Mesmo em criança... O brinquedo preferido de Crowe quando estava a crescer era o seu boneco Action Man.

Shutterstock

34. Família famosa Redux

Crowe é primo dos jogadores profissionais de críquete neozelandeses Jeff e Martin Crowe.

Getty Images

35) Ultimate roady

Depois de terminar as filmagens do seu papel em Gladiador, Crowe e alguns amigos fizeram uma viagem de quatro mil quilómetros pela Austrália de mota.

Gladiador (2000), Dreamworks Pictures

36. cavalos sobre pessoas

Crowe tem uma verdadeira afinidade com os cavalos, diz que são muito parecidos com as pessoas e que muitas vezes tem dificuldade em deixá-los para trás quando acaba um filme.

Gladiador (2000), Dreamworks Pictures

37. início precoce

A indústria cinematográfica foi-lhe apresentada em tenra idade. Os pais de Crowe eram ambos fornecedores de refeições em cenários de cinema. Quando a família se mudou para a Austrália, Crowe começou a trabalhar como ator infantil num programa de televisão local.

Getty Images

38. alguns dados estatísticos

Algumas estatísticas: Russell Crowe nasceu a 7 de abril de 1964 em Wellington, Nova Zelândia. E, para o caso de estar a pensar, o seu nome do meio é Ira.

Getty Images

39. Demasiado velho? Nunca!

Crowe foi o ator mais velho a interpretar Robin dos Bosques. Tinha 45 anos quando as filmagens decorreram e foi muito criticado pela sua idade, tendo chegado a fazer uma dieta de choque antes de começar a interpretar o papel, em resposta às críticas.

Getty Images

40. dieta Ranch

Para o seu papel em The Insider (1999), teve de engordar 40 quilos, mas perdeu-os todos antes de iniciar o seu papel alguns meses mais tarde em Gladiador (2000). Crowe diz que não fez nada de especial para além do trabalho normal na quinta de 560 acres de que é proprietário, 7,5 horas a noroeste de Sydney, na Austrália.

The Insider (1999), Touchstone Pictures

41. Preparar, preparar, partir!

Todas as cenas filmadas para o seu papel principal no filme de 2009, Tenderness, foram filmadas num período de apenas nove dias!

Ternura (2009), Lionsgate

42. espírito de equipa

Para criar um pouco de espírito de equipa e de ligação entre os seus colegas de elenco em Master and Commander: The Far Side of the World (2003), jogou râguebi com eles durante o tempo de inatividade. Até os fez vestir camisolas e crachás que reflectiam o posto e a estatura das suas personagens para encorajar um pouco de disciplina.

Master and Commander: The Far Side of the World (2003), Twentieth Century Fox

43. alguém quer um violino clássico?

Sempre um músico, Crowe teve aulas de violino para se preparar para Master and Commander: The Far Side of the World (2003). A personagem que interpretou, o Capitão Jack Aubrey, toca violino várias vezes durante o filme.

Master and Commander: The Far Side of the World (2003), Twentieth Century Fox

44. O filho preferido da Austrália? Talvez.

Apesar de ter passado a maior parte da sua vida na Austrália, Crowe nunca se tornou cidadão australiano. No entanto, em 2001, a Austrália atribuiu-lhe a medalha do Centenário Australiano pelos seus serviços à sociedade australiana e à produção cinematográfica australiana. Crowe é também o único não-australiano a figurar num selo australiano, para além da Rainha Isabel II de Inglaterra. Foi apresentado duas vezes, uma como ele próprio e outra comoEstranho porque Crowe diz ter sido rejeitado duas vezes na sua tentativa de se tornar cidadão australiano.

Getty Images

45. proteção dos serviços secretos

Em 2001, Crowe recebeu proteção dos agentes dos Serviços Secretos e da Scotland Yard, depois de se ter descoberto que era alvo de uma conspiração da Al-Qaeda. Alguns anos mais tarde, Crowe revelou que o FBI o tinha informado quando chegou a Los Angeles para a entrega dos Óscares de 2001.

Getty Images

46. apanhou uma partida!

Nos hotéis, recebia telefonemas de alguém que se fazia passar pelo gerente do hotel e que lhe cobrava uma taxa extra ou o obrigava a mudar de quarto. Quando se sentia incomodado, o pregador de partidas soltava uma gargalhada e depois admitia: "Não se preocupe, Russell, sou eu, o Michael." O Michael também telefonava e perguntava pelo Sr. Wall ou pela Sra. Wall ou por quaisquer paredes.Russell respondia que não havia paredes, Michael perguntava: "então o que é que está a segurar o telhado?" As chamadas persistiram durante três anos e Crowe acabou por descobrir que quem telefonava era de facto Michael Jackson. Os dois nunca se encontraram pessoalmente.

Getty Images

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7