Margarida de Valois viveu durante um dos períodos mais tumultuosos da história francesa e nunca se coibiu de se meter no meio da confusão.que se tornou a sua imagem de marca, a vida de Margaret foi mais de cair o queixo do que um episódio de Game of Thrones -Aqui estão alguns factos sobre a rainha exilada, Margarida de Valois.

1. a sua família era uma confusão

Margarida não nasceu numa família feliz. O seu pai, Henrique II, gostava mais da sua amante do que da sua ninhada, enquanto a sua mãe, Catarina de Médicis, era simplesmente implacável e conivente. Apesar de os dois se desentenderem frequentemente, tiveram 10 filhos, mas - surpresa, surpresa - à medida que estas crianças cresciam, as suas relações eram também cheio de hostilidade e traição.

Wikipédia

2. ela testemunhou uma tragédia horrível

Quando Margaret tinha apenas seis anos de idade, um trágico acidente lançou todo o seu mundo no caos Um adversário feriu gravemente o seu pai durante uma justa, enviando um estilhaço de lança diretamente para o seu olho e causando-lhe danos cerebrais. Henrique faleceu pouco depois, deixando a França sem um governante e Margarida sem um pai. E mais tragédia estava para vir.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

3. a sua mãe era astuta

Os anos seguintes da vida de Margarida foram um turbilhão de horrores. Embora o seu irmão adolescente Francisco tenha inicialmente reinado no lugar do pai, este também acabou por morrer, levando a matriarca Catarina de Médicis a instalar-se como regente sobre o irmão de Margarida, Carlos, de 10 anos. Pode apostar que Margarida estava a tomar notas sobre as jogadas de poder político da mãe durante todo este tempo - afinal, a sua infame astúcia veiode algum lugar.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

4. ela era uma femme fatale

Margarida era incrivelmente bela - tão bela, de facto, que os homens a consideravam uma femme fatale. Como disse um admirador: "A beleza daquela princesa é mais divina do que humana, ela foi feita para [...] arruinar os homens em vez de os salvar." A personalidade sedutora de Margarida tornava-a ainda mais irresistível, e os homens iam à corte especificamente para a vislumbrar.

Queen Margot (1994), Miramax

Publicidade

5. a sua mãe tentou penhorá-la

Naqueles tempos, uma mulher só valia tanto quanto o casamento vantajoso que podia fazer, e a mãe de Margaret tentou desesperadamente enviá-la para pretendentes poderosos. O tiro saiu pela culatra de forma horrível Encantadora ou não, Margarida, aos 12 anos, foi rejeitada por Carlos, Príncipe das Astúrias, Sebastião de Portugal e uma série de outros solteiros europeus.

Wikipédia

6. ela teve uma briga de família

Quando ainda era adolescente, Margarida era muito próxima do seu irmão Henrique. No entanto, fiel à sua educação perturbadora, os irmãos uniram-se por causa de algumas coisas extremamente confusas, nomeadamente o quanto odiavam a sua mãe calculista, Catarina de Médicis. De facto, juraram tomar sempre o partido um do outro contra ela. Como veremos... esta aliança não durou muito tempo.

Wikimedia Commons

7. ela era uma solteira elegível

Por volta de 1570, as coisas "pareciam" estar a melhorar para Margarida. O seu irmão preferido, Henrique, tinha regressado de uma campanha e a sua mãe, Catarina, tinha finalmente encontrado um par aceitável e disposto a casar com Margarida: Henrique de Navarra. Mas algo estava errado. Nos dias que antecederam o noivado, o seu irmão sentiu subitamente que Margarida estava a esconder um segredo obscuro. e quando a verdade veio ao de cima, foi explosivo.

Henri 4 (2010), Ziegler Film & Company

8. ela rebelou-se em grande estilo

Nas costas da família, Margarida tinha-se apaixonado por um homem chamado Henrique de Guise, que era essencialmente o equivalente no século XVI a um "bad boy" que anda de mota. De facto, o amante secreto de Margarida nem sequer era bem-vindo na corte francesa, o que não impediu o par de fazer algumas demonstrações públicas de afeto.

Wikipédia

9. a sua família batia-lhe

Quando a família da Margaret descobriu o caso, a sua reação foi absolutamente perturbadora Furiosos e humilhados pelo facto de um dos seus ser tão flagrantemente imoral, os irmãos de Margarida e a sua mãe viraram-se contra a princesa, espancando-a violentamente pelas suas indiscrições. Mas, em comparação com o destino do seu amante, Margarida quase se safou facilmente.

Henri 4 (2010), Ziegler Film & Company

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10) O seu clã baniu o seu amante

O clã de Margarida queria castigar o insubordinado Guise matando-o, mas acabaram por decidir que tudo se resolveria muito mais rapidamente se banissem Guise da corte, mais uma vez, desta vez a sério. No entanto, mesmo sem Guise, não houve uma solução rápida. Após este ato de rebelião, a relação de Margarida com a sua família mudou para pior.

Wikipédia

Publicidade

11. ela tinha uma rivalidade entre irmãos

Depois de Guise, Margarida e o seu irmão Henrique desenvolveram um "ódio fraternal duradouro" e toda a sua proximidade anterior se evaporou. Quanto à relação de Margarida com a sua mãe Catarina de Médicis? Embora sempre tivessem sido frias uma com a outra, agora estavam em pleno Círculo Polar Ártico, e Margarida nunca mais sentiria remorsos por ter sido uma menina má. E que menina má ela foi...

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

12. ela pode não ter sido uma "criada"

Provavelmente, Margaret queria limpar o pó e tentar de novo depois de Guise ter saído, mas um rumor negro ainda a seguia Muitos cortesãos sussurraram que Margarida tinha ido até ao fim e consumado o seu amor de cachorrinho com Guise, um enorme não-não para uma época que valorizava a virgindade feminina acima de tudo. Embora isto provavelmente não fosse verdade, Margarida ainda tinha escândalos muito maiores para vir.

Queen Margot (1994), Miramax

13. Ela tinha uma história de amor de Romeu e Julieta

De alguma forma, Margarida conseguiu manter Henrique de Navarra como pretendente interessado durante toda esta agitação - só que a potencial união também trouxe a sua própria controvérsia. Margarida era católica, Henrique era um protestante huguenote e, juntos, eram como o Romeu e Julieta da sua era religiosamente fracturada. Será que todos estes problemas foram um mau presságio? Sem dúvida que sim.

Henri 4 (2010), Ziegler Film & Company

14. ela fez um bom par - no início

Apesar de Henry ser alguns meses mais novo do que Margaret, de 19 anos, os dois adolescentes chegaram ao jogo com boas impressões, e a própria mãe de Henry escreveu-lhe a confirmar que a sua futura noiva tinha "confessado francamente a impressão favorável que formou de si". Em pouco tempo, porém, estava a sair dos carris.

Queen Margot (1994), Miramax

15) O marido deixou-a no altar

Honestamente, Margaret e Henry nem sequer chegaram ao altar antes de começarem a surgir problemas práticos. Devido às diferentes crenças dos noivos, o seu casamento na Catedral de Notre Dame foi uma cerimónia bizarra. Henry, como huguenote, não podia sequer pôr os pés dentro da igreja católica, pelo que um dos irmãos de Margaret teve de tomar o seu lugar no altar.

Wikimedia Commons

16. Havia boatos negros sobre ela

As pessoas estavam tão contra o casamento que nem sequer se contentaram com estes problemas reais e tiveram de inventar rumores mais sinistros. Uma fonte chegou mesmo a afirmar que a família de Margarida empurrou a cabeça de Margarida para baixo durante a cerimónia para imitar o consentimento quando a noiva se arrepiava. fez pensar duas vezes sobre as suas núpcias.

Queen Margot (1994), Miramax

Publicidade

17. ela teve um casamento vermelho

Após o casamento, Margarida e Henrique estavam a entrar no período de lua de mel, até a sua felicidade de recém-casados transformou-se num pesadelo sangrento. Um grande número de huguenotes tinha ido a Paris para celebrar o matrimónio de Henrique, mas dias depois do casamento, uma fação católica atacou subitamente o grupo. Muitos perderam a vida no "Massacre do Dia de S. Bartolomeu" - e quando os pormenores arrepiantes desse dia surgiram, levaram-nos diretamente a Margarida.

Wikipédia

18. a sua mãe tornou-se a sua némesis

Havia uma força sinistra por detrás desta tragédia: a própria mãe de Margarida, Catarina de Médicis. Não, a sério. Apesar de a católica ter organizado o casamento da filha com o huguenote Henrique de Navarra, não conseguiu resistir a mostrar ao novo genro quem mandava. E se achava que esta rixa familiar não podia piorar, podia mesmo.

Wikimedia Commons

19. a sua família tentou controlá-la

Catarina de Médicis ainda não tinha terminado de causar estragos na vida da sua pobre filha. Com o seu plano diabólico para o dia de S. Bartolomeu concretizado, Catherine aproximou-se de Margaret com uma proposta absolutamente indecente. Queria que ela anulasse o seu casamento com Henrique de Navarra. Afinal de contas, Catarina já não precisava da família dele do seu lado. A reação de Margarida foi absolutamente impiedosa.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

20. ela fez uma confissão escandalosa

Por essa altura, Margarida já tinha percebido o jogo da mãe e suspeitava que a viúva tinha segundas intenções, pelo que disse a Catarina, em termos inequívocos, que nunca anularia o casamento - aliás, nem poderia fazê-lo, mesmo que quisesse. Porquê? Como a nova noiva respondeu sorrindo, ela era "em todos os sentidos" a esposa de Henrique, ou seja: "Nós comemos, mãe".

Queen Margot (1994), Miramax

21. tinha uma vida ativa no quarto

No fim de contas, Henry e Margaret estavam a ter "visitas conjugais" muito De facto, é um facto histórico que os recém-casados cumpriam o seu dever dia após dia, um com o outro. Só que havia um grande problema Apesar de todo este tempo passado no leito conjugal, Margarida continuava a não engravidar de um herdeiro. E a solução não era assim tão simples.

Queen Margot (1994), Miramax

22. ela era estéril

A criação de bebés no século XVI estava longe de ser uma ciência exacta, tendo em conta que as mulheres morriam regularmente de parto. Ainda assim, não foi preciso um médico moderno para perceber que muitas quecas e nenhuma gravidez significavam provavelmente uma notícia devastadora: Margarida era estéril. Durante algum tempo, porém, o casal continuou a tentar - mas havia algo mais a separá-los.

Queen Margot (1994), Miramax

Publicidade

23. o marido dela era um grande idiota

Henrique de Navarra era um autêntico devasso, e o facto de ter um anel no dedo só o tornava ainda mais irresistível para as mulheres. Tinha muitas amantes e esfregava os seus namoros na cara de Margarida. mas essa não é a pior parte. A que ele mais ostentava era uma das lacaias da sua mãe, a bela Charlotte de Sauve.

Wikipédia

24. ela barrou tudo

Obviamente, as pessoas adoravam espalhar boatos sobre Margarida de Valois, até mesmo os seus próprios amigos. Assim, quando o seu correspondente habitual, Pierre de Bourdeille, publicou um texto sobre ela que continha vários erros e falsos rumores, Margarida ripostou. Em 1594, escreveu a sua próprio e depois enviou-o diretamente a Bourdeille, com uma dedicatória feita a ele.

Wikimedia Commons

25) O seu rei teve uma triste queda

Como se não bastasse manter o marido satisfeito e a mãe afastada, Margarida ficou rapidamente com um novo problema nas mãos. Embora o seu irmão Carlos já fosse rei há bastante tempo, estava a perder rapidamente a cabeça e a saúde, pondo o trono em perigo. Como tudo na vida de Margarida, a transição foi cheia de dramas familiares e traições.

Queen Margot (1994), Miramax

26) Ela traiu os seus irmãos

A lealdade de Margarida estava agora dividida entre o seu marido protestante, Henrique, e a sua família católica. Por isso, quando o seu irmão mais novo, mais tolerante em termos religiosos e francamente mais sexy, Francisco, quis o trono, Margarida apoiou-o para fazer o seu marido feliz. Isto? Não foi uma boa jogada. Os seus irmãos mais velhos descobriram o plano e ficaram não misericordioso.

Wikimedia Commons

27 - Ela quase perdeu tudo

O primeiro plano de traição de Margarida e Henrique como marido e mulher falhou redondamente, e a família dela vingou-se brutalmente. Atiraram Navarre para trás das grades, juntamente com o irmão mais novo de Margarida, Francis, e Margarida, sem saber o que fazer, passou os dias a enviar cartas e a pedir a sua libertação.

Henri 4 (2010), Ziegler Film & Company

28) O seu marido era um fugitivo

Em 1576, tanto Henrique de Navarra como Francisco conseguiram escapar ao cativeiro sem a ajuda de Margarida. De facto, Henrique nem sequer se deu ao trabalho de avisar a mulher de que estava a planear fugir, e Margarida só descobriu quando os ajudantes reais a acusaram de cumplicidade com o marido fugitivo, confinando-a aos seus aposentos como castigo. Mas uma reviravolta do destino mudou tudo.

Queen Margot (1994), Miramax

29. a família não a perdoou

Em 1574, o rei Carlos IX faleceu finalmente, e o antigo irmão mais velho de Margarida, Henrique, tornou-se o rei Henrique III. Ao assumir o trono, o novo rei encontrou no seu coração a possibilidade de perdoar os pecados de Margarida e de Henrique... mais ou menos. Manteve-a a ela e à sua família sob vigilância durante anos, e até os meteu dentro e fora da prisão intermitentemente. Não se esqueça de quem manda!

Wikipédia

30) Ela tinha uma corte devassa

A verdade é que o cativeiro não domesticou Margarida nem Henrique de Navarra; apenas os tornou mais selvagens. É certo que, como rainha de Navarra, Margarida trabalhou para montar uma corte refinada, mas depois de horas, ela soltava-se mesmo. As suas façanhas eram tão notórias que inspiraram a comédia de Shakespeare Trabalho de Amor Perdido Por isso, não foi surpresa nenhuma quando as coisas ficaram realmente complicadas.

Shutterstock

31. ela tinha um rival adolescente

Com Margarida ainda estéril, Henrique de Navarra começou a afastar verdadeiramente a sua rainha. até que a sua relação chegou a um ponto de rutura terrível Um dia, Margarida descobriu que a amante adolescente de Henrique (e sua dama de companhia), Françoise de Montmorency-Fosseux, estava grávida do filho do rei. não lidar bem com a situação.

Wikipédia

32. ela se envolveu em uma notória partida de gritos

Com toda a razão, Margarida tentou banir Françoise da sua vista e da sua corte, apenas para testemunhar um colapso de adolescente grávida para acabar com todos os colapsos. Françoise gritou à sua rainha que nunca, mas nunca iria embora, e jurou que ela Não foi isso que aconteceu, mas nem por isso foi menos trágico.

Wikipédia

33. ela deu à luz um bebé nado-morto

Margarida, na esperança de salvar a sua face e a da jovem, escondeu Françoise quando a patroa entrou finalmente em trabalho de parto. Em poucos minutos, ficou claro que ia ser difícil e que o bebé não ia sobreviver, foi aqui que Margaret mostrou um lado diferente Ela ajudou a Françoise num parto traumático... e depois ela atacou.

Queen Margot (1994), Miramax

34. ela arruinou o seu casamento

Margarida decidiu rapidamente arruinar a vida de Françoise à distância - mas também arruinou a sua própria vida no processo. Depois desse trágico negócio, a rainha fugiu para Paris e para os braços amorosos da sua outros A conselho da sua mãe Catarina (o que nunca é uma boa ideia), Margarida acabou por despedir a rapariga, ainda em fase de recuperação, do seu serviço. Henrique ficou furioso e, a partir desse momento, o seu casamento estava efetivamente acabado.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

35. ela teve um caso público

Na história de Margarida de Valois, este é o principal ponto de viragem para a "boa rapariga que se tornou má". Margarida recuperou em grande, chegando mesmo a convidar um dos seus amantes, Jacques de Harlay, para se encontrar com ela em Paris. Foi tão óbvio que, quando adoeceu, as pessoas começaram a sussurrar que estava grávida do filho de Harlay. O a reação foi rápida e cruel .

Queen Margot (1994), Miramax

36. sofreu uma humilhação brutal

O irmão de Margarida, o rei Henrique III, já estava irritado com as muitas traições da irmã contra ele e estava pronto a acreditar que ela tinha feito asneira mais uma vez. Em resposta, expulsou Margarida sem cerimónias da sua corte, legitimando assim todos os boatos maliciosos sobre ela e causando-lhe uma enorme humilhação - mas não ficou por aí.

Queen Margot (1994), Miramax

37 - Ela viveu no exílio

Não se esqueça: o marido de Margarida, Henrique de Navarra, também não estava satisfeito com ela e ele Assim, durante oito longos meses, a rainha mortificada ficou presa num limbo entre Paris e Navarra, enquanto toda a Europa olhava para ela em choque e desaprovação. Depois, a caixa de fogo ganhou mais combustível.

Henri 4 (2010), Ziegler Film & Company

38. perdeu o seu irmão mais querido

Em 1584, o irmão mais novo de Margarida, Francisco - o seu maior aliado ao longo de todos estes anos - faleceu. Esta era uma situação má em mais do que um sentido. Com a morte de Francisco, Henrique de Navarra era o próximo na linha de sucessão ao trono francês, e Margarida estava sob mais pressão do que nunca para produzir um herdeiro legítimo com ele. Era o suficiente para fazer uma mulher enlouquecer.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

39. ela virou-se contra a sua família

Depois de anos de manipulação, Margaret era T-H-R-O-U-G-H. O seu ato seguinte foi tão escandaloso que se tornou inesquecível. Primeiro, abandonou o marido - o que não era exatamente uma opção para uma mulher no século XVI, quanto mais para uma rainha. Depois, reuniu um pelotão de homens e começou a lutar contra, bem, toda a gente minimamente relacionada com ela. Spoiler: Não correu bem.

Queen Margot (1994), Miramax

40 - Ela viu o seu amigo morrer

Margarida durou cerca de um ano antes de as muralhas se fecharem sobre ela. A 13 de outubro de 1586, as forças do seu irmão, o rei Henrique III, capturaram-na, aprisionaram-na e executaram um dos seus ajudantes mais próximos, Jean de Lard de Galard, mesmo à frente dos seus olhos. Derrotada, tanto literal como espiritualmente, Margarida assumiu que seria a próxima a ser cortada e a sua reação foi desesperada.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

41. ela escreveu uma carta desesperada

Certa de que o seu tempo tinha chegado ao fim, Margarida enviou uma carta de "despedida" desoladora à sua mãe Catarina de Médicis. Nele, ela fez um último pedido bizarro Como de costume, as pessoas presumiam que o falecido de Galard era o seu amante, pelo que Margaret pediu a alguém que efectuasse uma autópsia post-mortem ao seu corpo, só para provar que não estava grávida de um filho dele.

WIkipedia

42. ela fez uma grande fuga

Em 1587, após meio ano de cativeiro, o seu guarda, o Marquês de Canillac, mudou subitamente de ideias e libertou-a. Há quem diga que Margarida o terá seduzido, enquanto outros acreditam que ela apenas lhe pagou. Seja qual for a verdade, a nossa rapariga era muito inteligente.

WIkipedia

43. ela tentou acalmar-se

Aos 35 anos, Margarida de Valois casou com um rei, teve vários casos, encenou um ou dois golpes de estado e foi exilada do seu país. Para surpresa de muitos que seguiram as suas façanhas escandalosas, ela depois... acalmou-se. Margarida decidiu ficar no castelo onde tinha sido aprisionada e viveu lá no exílio durante os 18 anos seguintes.

Wikipédia

44. Ela podia ter sido rainha outra vez

Em 1589, surgiu uma nova reviravolta na vida de Margarida. O seu irmão, o rei Henrique III, faleceu, transformando o seu marido Henrique de Navarra no próximo rei de França. Poderia ter sido uma oportunidade para se reconciliarem mais uma vez e governarem a França juntos, mas... não, não havia maneira de Margarida voltar para que . Assim ela ajudou a encontrar uma solução engenhosa.

Henri 4 (2010), Ziegler Film & Company

45. cancelou o seu casamento

Sabendo que, como novo rei de França, Henrique de Navarra realmente Os dois rapidamente apelaram ao papado, invocando como provas a esterilidade de Margarida, o facto de as suas famílias serem aparentadas e o seu afastamento. No entanto, Margarida tinha alguns truques na manga...

Wikipédia

46. ela fez um grande pedido

A Margarida não estava a concordar com a anulação por bondade do seu coração, oh não. Em vez disso, fez duas exigências escandalosas Em primeiro lugar, como qualquer ex-mulher que se preze, ela queria um monte de dinheiro do Henry. Em segundo lugar, ela exigia uma aprovação com carta branca de quem quer que fosse o próximo casamento do seu marido mau. E sim, isto causou drama.

Wikipédia

47. Ela matou o marido a tiro

Margarida tinha muita influência e também tinha rancor. No topo da lista de noivas de Henrique estava Gabrielle d'Estrees, a sua amante de longa data. Escolha errada. Margarida rejeitou imediatamente a ideia, dizendo que nunca aprovaria que ele se casasse com alguém "de tão baixa extração e de vida tão impura". que queima de palavras muito bonita!

Wikipédia

48. ela fez um amigo improvável

Para além do facto de Margarida ter conseguido manter a sua própria família, Marie e a antiga rainha tornaram-se amigas depois do casamento, tendo Margarida até conseguido manter o seu título. E ainda dizem que os ex não podem ser amigos.

Wikimedia Commons

49. ela teve um regresso estranho

De volta às boas graças do rei, Margarida regressou triunfante a Paris, exceto quando chegou, o público ficou chocado. Depois de quase 20 anos de ausência, Margarida de Valois parecia uma relíquia antiga e bizarra; o seu rosto estava vermelho e envelhecido, e as suas roupas absurdamente desactualizadas. No entanto, acabou por encantá-los a todos - o que torna o que lhe aconteceu tão triste.

Wikipédia

50. ela aprendeu uma dura lição

Depois de muitos anos de rebeldia, lutando contra os desejos da sua família e do seu esposo, Margarida tornou-se, no final da sua vida, uma pessoa que agradava às pessoas. Tornou-se praticamente a tia fixe da família do Rei Henrique e da Rainha Maria, que crescia rapidamente, e até foi nomeada madrinha de um dos seus filhos.

Wikipédia

51. ela era uma heroína secreta

Por exemplo, quando a sua mãe Catarina de Médicis orquestrou o Massacre do Dia de S. Bartolomeu, Margarida entrou em ação para salvar muitos dos protestantes, ajudando os huguenotes e escondendo os seus líderes nos seus próprios aposentos reais para os proteger.

Queen Margot (1994), Miramax

52. ela estava num triângulo amoroso bizarro

Quando o marido de Margarida começou a traí-la pouco depois de se casarem, ela fez não Ela tomou um amante seu, o arrojado Louis de Bussy d'Amboise, que também Sim, leu bem, Margarida dividiu um amante com o seu irmão. Quer dizer, sabe o que se diz: a família que partilha...

Wikipédia

53. ela inspirou sentimentos contraditórios

Margarida de Valois adoeceu em 1615 e faleceu em Paris aos 61 anos. Por incrível que pareça, sobreviveu aos reinados de seis (!!!) reis de França diferentes. Um dos estadistas da corte elogiou-a dizendo que era "uma princesa cheia de bondade e de boas intenções". No entanto, o seu legado é claramente complicado; também a descreveu como "a sua única inimiga".

A Rainha Branca (2013), BBC

54. As pessoas chamavam-na de ninfomaníaca

Ao longo de toda a sua vida, Margarida foi alvo de boatos intensos, maliciosos e, em grande parte, infundados. Entre as acusações, contava-se o rumor de que a rainha de França era ninfomaníaca. mas, de alguma forma, fica mais escuro. Uma série de panfletos políticos chegou mesmo a acusar Margarida de ter uma relação íntima e imprópria com o seu irmão mais velho, Henry.

Wikipédia

55) O seu nome é um mito

Quando a maioria das pessoas pensa em Margarida, tende a pensar na forma como ela foi retratada pelo escritor do século XIX Alexandre Dumas no seu romance A Rainha Margot Dumas baseou a sua história em toda aquela propaganda espúria sobre Margarida, retratando-a apenas como um peão e uma prostituta.

Infelizmente, a popularidade do seu romance fez com que esta se tornasse a narrativa dominante da vida desta rainha incompreendida, mas agora sabemos a verdadeira história.

Wikipédia

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13