Quando se pensa em actores indianos em Hollywood, tenho a certeza de que vários nomes nos vêm à cabeça, mas "Sabu" não é um deles. Porque é que o nome da primeira estrela internacional da Índia desapareceu da memória colectiva do mundo? Vamos dar um passeio pelas estradas empedradas do passado e descobrir a vida intrigante e escandalosa de Sabu, a superestrela esquecida de Hollywood.

Sabu Factos

1. ele tinha outro nome

Sabu pode ser o nome que ganhou fama, mas não foi o nome que os pais de Sabu lhe deram quando ele nasceu. O seu verdadeiro nome era Selar Sabu, enquanto Dastgir era o nome do seu irmão mais velho. Infelizmente, a razão para a mudança de nome de Sabu tem origem numa terrível tragédia familiar. Apertem os cintos e vamos embora...

Getty Images

2. cresceu entre elefantes

A mãe de Sabu faleceu quando ele era apenas um jovem, deixando o pai a sustentar a família. Conseguiu um emprego confortável como tratador pessoal de elefantes do Maharaja, permitindo que os seus filhos vivessem com ele nos estábulos reais. Nascido em 1924, Sabu desenvolveu uma afinidade natural com os elefantes e passava os dias a ajudar o pai a tratá-los. Mal sabia ele o que a vida lhe reservava.

Wikimedia Commons

3. ele enfrentou a tragédia desde cedo

As coisas tomaram um rumo trágico para Sabu quando ele tinha apenas nove anos de idade O pai faleceu, deixando-o a ele e ao irmão mais velho sozinhos. A mãe já tinha falecido. O Maharaja permitiu que os rapazes continuassem a viver nos estábulos, desde que tomassem conta dos seus elefantes. Passaram os três anos seguintes a fazer isso mesmo, quando o destino interveio da forma mais inesperada.

Shutterstock

4. teve uma oportunidade inesperada

Talvez, nessa altura, se alguém dissesse a Sabu que um dia seria uma estrela de cinema internacional, ele não teria acreditado. Provavelmente, imaginava continuar a ser um mahout para o resto da sua vida, mas o universo tinha outros planos. Uma equipa de filmagem britânica estava a procurar um local quando descobriu Sabu a tratar dos elefantes do Maharaja. Era o destino.

Shutterstock

Publicidade

5. era para ser

Adivinha o nome do filme para o qual a equipa estava à procura de um local? Rapaz Elefante Há alguma confusão sobre se foi o operador de câmara que viu o Sabu ou o argumentista, mas isso não importa. Ele encantou a equipa com o seu charme natural e o seu sorriso malicioso. Claro que o facto de estar tão à vontade com os elefantes garantiu o seu lugar no filme e, como veremos, também na história do cinema.

Elephant Boy (1937), London Films

6) A sua vida mudou completamente

De uma vida de pobreza nos estábulos do Maharaja, Sabu passou a fazer parte de um grande filme de Hollywood. O realizador, Alexander Korda, era um mestre do cinema. Sabu, por outro lado, nunca tinha visto um filme, quanto mais actuado num. Agora, em vez de lidar com elefantes, estava a aprender falas, a atuar em frente à câmara e a voar para Inglaterra para completar as filmagens. Foi então que Saburecebeu um choque.

Wikimedia Commons

7. originalmente, ele tinha um papel muito mais curto

O guião inicial não tinha muito da personagem de Sabu, embora fosse de esperar que o filme girasse em torno dele em virtude do seu título. No entanto, quando os realizadores viram Sabu a atuar no ecrã, souberam que ele era especial. Reescreveram a sua parte, acrescentaram muito mais material para o jovem rapaz e, sem mais nem menos, a estrela de Sabu estava em ascensão.

Shutterstock

8. deixou a Índia

Rapaz Elefante O resultado foi um filme soberbo, que foi um sucesso de crítica e comercial, tendo sido premiado no Festival de Veneza, com todos a elogiarem um aspeto em particular: o ator que interpretava o jovem herói, Sabu. O nosso rapaz tinha percorrido um longo caminho desde as selvas de Mysore, mas os bons tempos não durariam para sempre.

Elephant Boy (1937), London Films

9. ele tinha saudades de casa

O brilho e o glamour da sua vida em Londres podem tê-lo deslumbrado no início, mas Sabu tinha saudades da Índia e da sua vida lá. Chegou mesmo a escrever ao tratador do estábulo em Mysore, perguntando-lhe como estava o seu elefante preferido. É fácil esquecer o quão jovem Sabu era quando a sua vida virou de pernas para o ar. Quando chegou a Inglaterra, tinha apenas cerca de 12 anos.

Pexels

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10) Ele interpretou um príncipe

Korda viu o potencial de Sabu e escolheu-o para o seu próximo filme, O Tambor. Este papel foi um passo em frente para Sabu, que passou de um pobre condutor de elefantes para um jovem príncipe. A história passava-se na Índia governada pelos britânicos, onde um jovem príncipe se une aos britânicos para combater o seu tio malvado. Rei Leão A partir do momento em que os britânicos são os apoiantes de Simba, pensem em Simba e Scar.

O Tambor (1938), London Films

Publicidade

11. o seu filme recebeu críticas mistas

O Tambor também foi filmado na Índia e em Inglaterra, e foi uma obra-prima técnica (apesar de ter muito mais actores de cara castanha do que Rapaz Elefante O filme foi muito bem sucedido na Grã-Bretanha, sem surpresas, e provou que Sabu podia realmente atuar. A sua confiança natural e o seu carisma levaram-no até ao fim. Começou a receber montanhas de correio de fãs, mas as pessoas na Índia não estavam tão contentes...

O Tambor (1938), London Films

12. o seu público indiano estava descontente

O Tambor O seu enredo - e especificamente o papel de Sabu - provocou uma intensa controvérsia na terra natal do ator. O retrato de Sabu de um príncipe indiano tão apaixonado pelos britânicos ia diretamente contra os esforços e a filosofia dos combatentes da liberdade. O filme inspirou motins em muitos cinemas das grandes cidades.

Wikimedia Commons

13. ele se tornou um símbolo

Os filmes de Sabu tiveram um êxito suficiente para o transformar num produto de luxo, tornando-se o rosto de muitos anúncios publicitários e as pessoas gostavam de o ver montado num elefante em jardins zoológicos ou como parte de eventos culturais. Mas havia uma razão mais obscura para o público gostar tanto dele: Supostamente, estavam felizes por ver como o seu país tinha ajudado a "civilizar" Sabu.

Wikimedia Commons

14. ele foi utilizado

Estrelas infantis e empresários: não se dão bem, e as experiências de Sabu não foram diferentes. Embora Sabu se tenha tornado muito próximo do seu realizador Korda e de um operador de câmara que o acolheu, os seus empresários eram... uma história diferente. Jogavam ativamente com o seu exotismo e encorajavam-no a vestir roupas indianas formais em ocasiões, com um turbante e até um chicote.

Getty Images

15) Ele fez de ladrão

Quando se tratou do próximo filme de Sabu, Korda queria criar algo único. O resultado foi o espetacular O Ladrão de Bagdad. Sabu interpretou o papel de Abu, o ladrão titular. O filme era invulgar devido aos seus efeitos especiais, os primeiros do género. Havia tapetes voadores, génios e bestas mágicas. E se está a pensar que isto lhe soa familiar, não está enganado. O filme é a base para Aladino.

O Ladrão de Bagdad (1940), London Films

16. valeu a pena

O Ladrão de Bagdad A crítica considerou-o "arrojado, deslumbrante e totalmente mágico". Roger Ebert colocou-o na sua lista de "Grandes Filmes" e elogiou especialmente a atuação de Sabu como "perfeitamente ajustada às necessidades do argumento".

Infelizmente, embora ele não se apercebesse disso na altura, este viria a ser o seu último grande êxito.

Shutterstock

Publicidade

17. ele se apaixonou por uma estrela

Hollywood estendeu mesmo a passadeira vermelha ao jovem Sabu. O It Boy conheceu a Primeira Dama Eleanor Roosevelt pouco depois de chegar. Melhor ainda - pelo menos para Sabu - conheceu a sua atriz favorita, Carole Lombard. Era evidente que Sabu tinha uma mega paixão pela loira glamorosa, e os dois tornaram-se evidentemente amigos. Andavam juntos na scooter de Lombard - mas será que havia mais do que apenas amizade?trabalho?

Wikimedia Commons

18. Havia uma grande diferença de idades

De acordo com os rumores de Hollywood, Sabu não tinha apenas uma paixoneta de estudante por Lombard. O adolescente estava verdadeiramente, loucamente, profundamente apaixonado pela sereia do ecrã. Quando questionado sobre a sua paixão, Sabu insistiu que eram apenas amigos antes de dizer que ela era a sua atriz favorita. Se algo era Lombard tinha 30 anos na altura e Sabu tinha apenas 13.

Getty Images

19. ele foi o primeiro Mowgli

O projeto seguinte de Korda girava em torno de Sabu e era tão importante que o transformaria numa estrela da noite para o dia. O filme foi a primeira adaptação de sempre de O O Livro da Selva -e as filmagens não seriam feitas na Índia, mas em Hollywood. No entanto, esta decisão teve um lado negro.

Wikimedia Commons

20. o estúdio fez algumas ... escolhas

Naturalmente, O Livro da Selva No entanto, em vez de irem para a Índia, para filmarem nas selvas de lá, a equipa decidiu contentar-se com as florestas disponíveis na Califórnia. Todos os "nativos" que contracenavam com Sabu eram também actores brancos que nunca tinham estado na Índia. E embora houvesse muitos animais reais no filme, como tigres, elefantes e um urso, também havia dois enormes animais de borrachacobras.

O Livro da Selva (1942), Alexander Korda Films

21. ficou satisfeito com o resultado

O Livro da Selva teve um bom desempenho comercial, arrecadou um bom dinheiro com alugueres e relançamentos, mas não ganhou nenhum prémio, apesar de ter sido nomeado para quatro Óscares da Academia. Sabu ficou satisfeito com o resultado e decidiu assinar um contrato com a Universal e começou a sua vida em Hollywood. Infelizmente, como veremos, as experiências de Sabu iriam desde o brilho e o glamour até ao desespero total.

Wikimedia Commons

22. ele conseguiu seu primeiro sucesso americano

O primeiro filme de Sabu em Hollywood foi Noites da Arábia Foi um êxito comercial e até recebeu quatro nomeações para os Óscares da Academia, mas para os críticos foi um fracasso. Alguns críticos ficaram descontentes com o pequeno papel secundário de Sabu. David Lardner de A revista The New Yorker queixou-se de que a indústria estava a desperdiçar o seu potencial dando-lhe papéis fracos desde Rapaz Elefante .

Arabian Nights (1942), Universal Pictures

Publicidade

23. ele se tornou um estereótipo

Os seus dois filmes seguintes não foram nada de especial. Branco Selvagem e Mulher Cobra tinham o mesmo tema "exótico" e Sabu desempenhou papéis semelhantes de ajudante do herói e de alívio cómico em ambos. Talvez ele próprio tenha sentido a monotonia, pelo que decidiu fazer uma pequena pausa nos filmes. Mas não tinha planos para relaxar; de facto, o seu ato seguinte era a definição de perigo.

Getty Images

24. mudou completamente de rumo

Sabu sabia que não havia uma forma fácil de se tornar um cidadão americano, por isso escolheu a forma mais rápida e direta que encontrou: alistou-se. A Segunda Guerra Mundial ainda não tinha terminado e os Estados Unidos precisavam de todos os homens no convés, por isso Sabu (que sempre se interessou por voar) começou a treinar como artilheiro de bombardeiros pesados. Voou quarenta e duas missões de combate e foi tão bom oficial como ator. No entanto, esta história também tem um lado desolador.

Wikimedia Commons

25. ele era um pacifista

Pouco antes de se alistar, um jornalista perguntou a Sabu quem é que ele achava que ia ganhar a Segunda Guerra Mundial. Aparentemente, o rosto do rapaz escureceu imediatamente e ele assumiu o aspeto de um homem muito mais velho. E assim, embora Sabu se tenha alistado para ganhar cidadania e, segundo todos os relatos, tenha sido um soldado altamente qualificado e condecorado, é seguro dizer que ele tinha reservas sobre o seu papel no combate.

Shutterstock

26) A sua carreira estagnou

Sabu tentou regressar ao cinema, mas acabou por descobrir uma realidade desoladora. O público não gostava do mesmo tipo de filmes em que ele tinha participado e os cineastas não lhe davam a opção de se livrar do seu estereótipo. Hollywood não parecia ter espaço para ele. Os seus filmes seguintes foram medíocres. E então, um projeto destacou-se por uma razão surpreendente...

Shutterstock

27. ele se apaixonou

Às vezes, as melhores coisas acontecem quando menos se espera. Sabu estava a filmar Canção da Índia em 1948, ao lado de Gail Russel, quando esta adoeceu. A jovem atriz Marilyn Cooper veio substituir Russell durante alguns dias. Foi amor à primeira vista para Sabu, que se apaixonou por Cooper. Depois de um romance turbulento, Sabu, de 24 anos, e a sua amada Marilyn Cooper deram o nó. De facto, estavam tão apaixonados um pelo outro que se casaram no mesmo ano deo seu primeiro encontro.

Shutterstock

28. teve um romance no local de trabalho

Com uma história de amor tão convincente nos bastidores, seria de esperar que Canção da Índia, O filme, em que Sabu e Cooper participaram, teria sido um êxito estrondoso. Infelizmente, estarias enganado. O filme foi um fracasso total. E, infelizmente, tal como a vida pessoal de Sabu triunfou, a sua vida profissional foi um fracasso.

Wikimedia Commons

29. foi para a Europa

Embora os seus filmes de Hollywood no final da década de 40 não fossem nada de especial, Sabu conseguiu salvar algo desse período viajando para a Europa e trabalhando em alguns filmes relativamente melhores. Os críticos apreciaram tanto O fim do rio e Narciso Negro e elogiou Sabu por ter tido um desempenho sólido.

Black Narcissus (1947), General Film Distributors

30. ele enfrentou um problema

Sabu estava feliz com Cooper. No entanto, pouco depois do casamento, a controvérsia apareceu para criar problemas na sua vida doméstica pacífica. Parece que o Sabu tinha um segredo no seu passado...

Getty Images

31. foi a tribunal

Uma bailarina, Brenda Marian Julier, que trabalhou com Sabu em Narciso Negro, moveu um processo de paternidade contra ele. Alegou que ele era o pai da sua filha Michaela. E o seu caso era válido. A menina nasceu em 1948, apenas um ano após o filme ter terminado. Estranhamente, este foi também o mesmo ano em que Sabu se casou com Cooper. Pressinto um drama de tribunal a formar-se?

Getty Images

32. o julgamento prosseguiu

Embora o júri tenha decidido inicialmente a favor de Sabu, um tribunal de recurso ordenou um novo julgamento. Evidentemente, Julier estava a manter a sua posição e a insistir. O novo julgamento durou um ano inteiro até Sabu decidir mudar de tática. No final, o ator concordou com um acordo extrajudicial. E os pormenores desse acordo? Bem, digamos apenas que são muito reveladores.

Unsplash

33. o rasto do papel é picante

Embora Sabu não tenha admitido explicitamente que era o pai do bebé de Cooper, o ator concordou com alguns termos bastante sugestivos. Comprometeu-se a pagar os custos de Julier e a dar apoio à criança até Michaela fazer 21 anos. Uma vez que Julier se tinha casado recentemente e o seu marido queria adotar a criança, ela ficou feliz com este resultado. Então, Sabu era o pai? O seu palpite é tão bom como o meu...

Shutterstock

34 - Tornou-se pai

Sabu pode não ter admitido ser o pai de Michaela, mas em breve teve dois filhos com a sua mulher. Jasmine Sabu cresceu para trabalhar também no cinema, mas como argumentista e treinadora de animais. Tragicamente, faleceu aos 44 anos, em 2001. Paul Sabu nasceu três anos depois de Jasmine e é um cantor e compositor vencedor de um Emmy.

Pixabay

35. ele fez bem

Sabu tinha certamente alcançado o sonho americano. Era uma das estrelas mais ricas de Hollywood no final dos anos 40 e 50. Foi o primeiro indiano a ter uma estrela no "Passeio da Fama" de Hollywood e era amigo do Presidente Reagan. É certo que a sua carreira cinematográfica estava a diminuir, mas ele estava a tentar reanimá-la, e quem sabe... poderia ter recuperado se o destino não lhe tivesse desferido outro golpe cruel.

Shutterstock

36) Ele viu outra tragédia

Os dois rapazes sempre foram muito próximos, e Sabu dependia do irmão mais velho para gerir a sua carreira. Os dois geriam também uma loja de mobiliário juntos, e o desastre aconteceu quando um rapaz entrou na loja com o objetivo de roubar algum dinheiro que tinha visto o irmão de Sabu trazer. Mal sabia o rapaz que esta decisão iria mudar tudo.

Getty Images

37 - A sua família teve um destino negro

O irmão de Sabu resistiu ao ataque, levando o jovem rapaz a entrar em pânico e a disparar sobre ele. Tragicamente, o irmão de Sabu faleceu no local. A perda horrível e violenta deixou Sabu completamente devastado. E, infelizmente, o destino ainda não tinha acabado com a estrela...

Papel de parede Flare

38. enfrentou tempos mais difíceis

Em pouco tempo, Sabu deparou-se com um drama ainda maior na sua vida pessoal. A sua casa incendiou-se, mas isso foi apenas o início de outro pesadelo. As autoridades rapidamente apanharam o incendiário, e o homem depressa admitiu que tinha de facto incendiado a casa. No entanto, quando se tratou de porquê acendeu a chama, a resposta do homem deixou toda a gente de queixo caído.

Papel de parede Flare

39. o culpado estava perto de casa

O incendiário alegou que tinha incendiado a casa de Sabu como parte de uma conspiração e que o amigo de Sabu lhe tinha pedido para acender o fogo. E não foi só isso O amigo viu que Sabu precisava do dinheiro do seguro e decidiu "ajudar" o amigo. E o escândalo ainda não tinha acabado...

Shutterstock

40. protagonizou um drama de tribunal na vida real

No início, parecia que o plano tinha corrido bem. A companhia de seguros pagou a indemnização de Sabu, dando-lhe um ganho inesperado. No entanto, após as revelações sobre o real A companhia de seguros apercebeu-se de que tinha sido vítima de um esquema fraudulento e processou o lendário ator indiano com todas as suas forças.

Getty Images

41) Recebeu uma oferta surpreendente

Talvez nunca tivesse passado pela cabeça de Sabu tentar a sua sorte na Índia? Talvez não, até ao dia em que acordou com uma oferta surpresa de um realizador indiano. Mehboob Khan estava a fazer Mãe Índia Infelizmente, Sabu teve de recusar o papel de Birju, um jovem rapaz do filme, por uma razão muito triste.

Wikipédia

42. na altura não podia trabalhar na Índia

A Índia negou a Sabu uma autorização de trabalho. Como não podia ir para lá, teve de recusar o papel de Birju, que foi para outro ator. Toda esta experiência deve ter deixado Sabu amargurado. O seu substituto teve um enorme sucesso por causa do filme. E para piorar ainda mais as coisas, Mãe Índia tornou-se também o primeiro filme indiano nomeado para um Óscar.

Mother India (1957), Mehboob Productions

43. ele trabalhou lá mais tarde

Embora não tenha obtido uma autorização de trabalho para Mãe Índia Infelizmente, esse filme nunca chegou a ver a luz do dia, pelo que ninguém sabe se Sabu alguma vez teria tido sucesso no seu país natal, falando uma língua que já tinha abandonado há muito tempo.

Wikimedia Commons

44. ele chegou ao fundo do poço

Nos últimos anos da sua vida, a carreira de Sabu não teve sucesso. Numa altura particularmente difícil, mudou-se para a Europa e trabalhou com um circo.

Unsplash

45. a Índia não gostava muito dele

Talvez por ter interpretado sempre um nativo ingénuo e de olhos arregalados, que admirava os homens brancos, os indianos ficaram descontentes com a forma como ele retratava o seu país, embora não fosse culpa sua que esses fossem os únicos papéis que lhe eram oferecidos. A imprensa escreveu coisas pouco lisonjeiras sobre ele e os tablóides publicaram notícias sobre o seu romance com os seus colegas de ecrã fora do ecrã.

Em suma, Sabu apercebeu-se de que voltar à Índia não ia ser uma experiência muito agradável para ele, pelo menos nesta altura.

Wikimedia Commons

46. ele teve um final inesperado

Sabu faleceu subitamente em 1963, com apenas 39 anos de idade. A causa da sua morte foi absolutamente trágica. O ator faleceu de ataque cardíaco. Ironicamente, tinha ido fazer um check-up apenas dois dias antes de falecer e o médico tinha-lhe dito que se todos os seus pacientes fossem tão saudáveis como Sabu, ele estaria desempregado. O seu local de descanso final é Forest Lawn, no cemitério de Hollywood Hills.

Wikimedia Commons

47. ele foi um pioneiro

Quer se culpe Sabu por fazer uso do estereótipo, quer se celebre a sua ascensão de manipulador de elefantes a ator de renome, não se pode ignorar o seu contributo para a indústria cinematográfica anglo-americana, numa altura em que quase não havia pessoas de cor a fazer parte dela. Trabalhou com o que tinha e fez o melhor trabalho que pôde. O realizador Michael Powell recorda-o como "amável, direto, forte einteligente".

Picryl

48. trabalhou com a Disney

Os dois últimos filmes de Sabu foram Rampage , com a participação do ícone do noir Robert Mitchum, e um filme da Disney intitulado Um tigre caminha Não posso deixar de me perguntar se Sabu teria regressado como ator de voz nos filmes da Disney se tivesse vivido mais tempo.

A Tiger Walks (1964), Walt Disney Pictures

49. ele sempre gostou de animais

Sabu era uma das celebridades que adorava visitar o rancho de animais exóticos Africa USA, de Ralph Helfer, em Soledad Canyon. Ia lá regularmente aos fins-de-semana para brincar com os animais e para os ajudar nas tarefas domésticas. Pode ter-se tornado uma grande estrela, mas os animais eram definitivamente o seu primeiro amor.

Shutterstock

50 - O seu rosto estava num selo

Os Estados Unidos celebraram os feitos de Sabu com um gesto comovente: exibiram orgulhosamente a sua famosa cara num selo postal. Por sua vez, Sabu respondeu ajudando a causa da guerra: viajou pelo país a vender títulos, muitas vezes com um elefante bebé a reboque. Acho que ser o Rapaz Elefante o trumps ser um oficial condecorado?

Getty Images

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16