Catarina não era chamada de "A Grande" à toa. Embora fosse uma das mulheres mais esclarecidas do mundo, atrás das portas fechadas a história era muito diferente. No final, Catarina ganhou o seu título através do sangue, da luxúria e da traição final - e a sua ascensão escandalosa e queda lendária é uma história para a eternidade.

Catarina, a Grande Factos

1. o seu nome era completamente diferente

A futura Catarina, a Grande da Rússia, teve um início surpreendente. Para começar, o seu nome não era Catarina e não era russa. Nasceu a 2 de maio de 1729, princesa alemã Sophie de Anhalt-Zerbst, filha do príncipe Christian e da princesa Johanna. Mas as grandes mulheres não nascem, fazem-se... e Catarina mostrou rapidamente até onde iria pelo poder.

Wikimedia Commons

2. a mãe dela era uma aberração total

A mãe de Catarina, Johanna, era conhecida na Europa por ser uma coscuvilheira e uma caçadora de glória, e a matrona estava empenhada em transformar a filha numa armadilha para a sede real. Ao longo dos anos, Johanna ensinou a Catarina o francês da moda e uma etiqueta rigorosa, na esperança de lhe conseguir um casamento vantajoso.

Wikipédia

3. o homem mais poderoso da Rússia fez-lhe uma proposta

Johanna tinha grandes sonhos para a sua menina, mas até ela deve ter ficado surpreendida quando Catarina chamou a atenção de Pedro III, também conhecido como o herdeiro do Império Russo. Quando Catarina tinha apenas 10 anos, a mamã mais querida levou-a a conhecer o rapaz de 11 anos. Com idades próximas, poderiam ter sido um ótimo par... mas transformou-se num autêntico pesadelo.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

4. havia algo de muito errado com o noivo dela

Dizem que as raparigas amadurecem mais depressa do que os rapazes, mas no caso do Peter... isso era dez vezes mais verdade. Pálido e doentio, o Peter quase adolescente ainda brincava obsessivamente com soldadinhos de chumbo - tudo isto enquanto, de alguma forma, alimentava um problema crescente com a bebida. Grande combinação, amigo. E isso foi apenas o começo...

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

Publicidade

5) Ela era invulgarmente bonita

Apesar de Catarina nunca ter tido um rosto classicamente belo, não deixava de ser mega atraente, e os homens afluíam a ela por mais do que apenas os favores que lhes podia conceder. Tinha uma testa alta e larga - considerada o auge da sensualidade na altura -, um nariz grego e olhos grandes e inteligentes. Tinha também cabelo escuro e espesso, que usava frequentemente num penteado perfeito.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

6. a sua mãe sabotou-a

O namoro de Catarina com Pedro III não podia ter começado de forma mais horrível, e não só porque ela não estava nada impressionada com o seu futuro namorado. Para começar, a sua mãe Johanna, que se intrometia, foi expulsa da corte numa questão de meses por ofender os cortesãos. Catarina só conseguiu aguentar-se fazendo horas extraordinárias com o seu charme.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

7. ela tinha uma alcunha reveladora

Quando era jovem, a esperta Catarina era muito irrequieta e aborrecia-se com facilidade. Deixada à sua sorte, metia-se em todos os sarilhos possíveis na sua propriedade e depressa ganhou a reputação de ser uma maria-rapaz incorrigível.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

8. ela era obsessiva

Como iremos descobrir, Catarina faria qualquer coisa - e quero dizer mesmo qualquer coisa - por aquela doce, doce coroa russa, incluindo aguentar-se com o idiota do seu pretendente, Pedro. Catarina tinha um grande empenho e depressa se aplicou a aprender russo com uma concentração obsessiva, praticando a todas as horas da noite. Esta estirpe teve rapidamente consequências devastadoras.

Ekaterina (2014- ), Amedia

9. ela e o marido partilhavam um vínculo não natural

Tal como a maioria da nobreza europeia da época, Catarina e Pedro III eram parentes; eram primos em segundo grau. Só porque era comum não o torna menos nojento, malta.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. ela quase se matou

Apesar de nunca ter perdido o seu sotaque, Catarina, nascida na Alemanha, trabalhou incansavelmente para melhorar o seu russo, chegando mesmo a andar descalça pelo seu quarto a meio da noite para praticar a sua pronúncia. Em breve, em 1744, desenvolveu um caso de pneumonia que quase a matou. A resposta de Catarina? Trabalhar mais.

Ekaterina (2014- ), Amedia

Publicidade

11. Ela submeteu-se a um ritual repugnante

Apesar da sua vida longa e escandalosa, Catarina era uma rapariga doente, que não só contraiu uma pneumonia em 1744, como também adoeceu com um caso quase fatal de pleurite. Mas a cura foi ainda pior do que a doença. Para recuperar, participou na horrível prática de sangria do século XVIII, chegando a sofrer quatro procedimentos num só dia.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

12. uma das suas características surpreendia sempre as pessoas

Catarina, a Grande, não era assim tão "grande" no que diz respeito à sua altura. Era muito mais baixa do que muitos dos seus súbditos imaginavam, especialmente porque tinha uma reputação tão exagerada. Um dos seus correspondentes lembra-se de a ter conhecido pela primeira vez e de ter ficado tão surpreendido com a sua baixa estatura que "só conseguia olhar para ela".

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

13 - No seu casamento faltou um pormenor importante

Se Catarina podia parecer obstinada na sua busca pelo poder, bem, aperte o cinto - vai mais longe. A 21 de agosto de 1745, casou de facto com o seu pálido noivo Pedro, tornando-se oficialmente Catarina Alekseyevna. Embora tivesse apenas 16 anos, o seu pai nem sequer assistiu às núpcias dinásticas. O pior, porém, ainda estava para vir.

Ekaterina (2014- ), Amedia

14. tentou fugir do marido

De raciocínio rápido, bonita e curiosa, Catherine depressa descobriu que odiava o seu novo e aborrecido marido Peter ainda mais do que pensava, o que já diz alguma coisa. No início, recorreu aos livros para afastar o tédio, devorando Voltaire e aprendendo as jogadas de poder maquiavélicas de Tácito. Durante algum tempo, Catherine ficou satisfeita... até que começou a sentir um desejo mais obscuro.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

15. ela teve um caso ilícito

Catarina e Pedro instalaram a sua "jovem corte" no luxuoso palácio real russo Oranienbaum, enchendo-o de nobres vibrantes e bem-parecidos de todo o império. Este foi um erro fatal Em breve, os olhos entediados de Catarina desviaram-se para o belo Sergei Saltykov, e os dois começaram um caso escabroso.

Ekaterina (2014- ), Amedia

16. a sua "primeira vez" foi escandalosa

De acordo com a própria Catarina, Sergei tinha uma pretensão marota à fama: foi o homem que lhe "tirou" a virgindade, não É verdade, Catherine pode ter tido ovários de aço para continuar com o seu casamento miserável com Peter, mas a rapariga ainda tinha padrões e recusou-se a aquecer o seu leito conjugal. O que rapidamente levou a uma lote de constrangimento.

Ekaterina (2014- ), Amedia

Publicidade

17) O seu casamento tinha um núcleo podre

Pedro III deu o melhor de si no seu terrível casamento. Enquanto Catarina se juntava a uma série de amantes, Pedro andava à solta nas suas próprias aventuras extraconjugais, sendo a mais famosa a cortejar a bela Elizaveta Vorontsova. Havia até rumores de que Pedro queria divorciar-se de Catarina e viver feliz para sempre com Elizaveta.

Wikimedia Commons

18. era uma batedora de recordes

Até hoje, Catarina é a governante mais antiga da Rússia, com um reinado de quase 35 anos.

Ekaterina (2014- ), Amedia

19. o seu filho mais velho era um impostor

No início de 1754, Catarina engravidou e deu à luz um menino saltitante chamado Paulo, a 1 de outubro desse ano. Mas a criança escondia um segredo obscuro Mais tarde, Catarina afirmou que o pequeno Paulo não era exatamente filho do seu pai real. Segundo ela, o bebé era filho de Sergei Saltykov... ou seja, o herdeiro de toda a Rússia era ilegítimo.

Ekaterina (2014- ), Amedia

20. Ela contou uma mentira sumarenta

Embora seja perfeitamente possível que o futuro imperador da Rússia tenha sido um filho de um amor ilícito, os historiadores discordam de Catarina - por uma razão hilariante. Paulo cresceu robusto e feio, tal como Pedro III, enquanto Catarina e o seu amante Sergei eram alegadamente uns fumaças do século XVIII. É verdade, os especialistas desmascaram esta teoria atrevida com um jogo digno de "quente ou não".

Ekaterina (2014- ), Amedia

21) O imperador foi cruel com ela

Antes de se sentir muito mal por Pedro III, deve saber que ele fez da vida de Catarina um pesadelo. Embora a maior parte da informação de que dispomos seja através da tendenciosa Catarina, Pedro teria, alegadamente, exercitado todos os criados masculinos de manhã cedo com rotinas exaustivas, acordando toda a gente senão A Grande precisa do seu sono de beleza, Pete.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

22. o casal real escondeu um segredo obscuro

Curiosamente, a maioria dos historiadores não atribui a "culpa" a Catarina pelos seus problemas no quarto (ou falta deles) com o imperador Pedro III. Muitos especialistas acreditam que foi Pedro que, de alguma forma, não conseguiu consumar o casamento, ou então pensam que ele pode ter sido infértil. Portanto, tome isto: não é todos A culpa é da Catherine.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

Publicidade

23) O marido descobriu as suas mentiras

No final da década de 1750, Catarina estava novamente grávida, desta vez dando à luz uma menina, Anna. A reação de Pedro ao nascimento foi perturbadora. Aparentemente, ele tinha finalmente descoberto a história da traição e recusava-se a acreditar que era o pai da menina, dizendo: "Só Deus sabe onde é que a minha mulher engravida". Quando Catherine protestou, ele apenas cuspiu: "Vai para o Diabo!"

Ekaterina (2014- ), Amedia

24) A sua filha teve um fim trágico

Infelizmente, a vida de Anna começou com escândalo e terminou com tristeza. A segunda filha de Catarina, e provavelmente única, viveu apenas 14 meses antes de a frágil menina falecer a 8 de março de 1759. Todos nós temos diferentes mecanismos para lidar com a situação, mas o luto de Catarina foi bastante arrepiante. Quer por cruel irreflexão, quer por profunda tristeza, quase nunca mais mencionou a menina.

Ekaterina (2014- ), Amedia

25) Ela forçava os seus amantes a um "teste" íntimo

De acordo com vários registos históricos, para se tornar amante de Catarina, a Grande, havia um teste íntimo. Antes de serem recebidos na cama de Catarina, os potenciais pretendentes tinham primeiro de satisfazer a dama de companhia de Catarina, a bela condessa Praskovya Bruce. Mas, como Bruce depressa descobriu, esta não era uma posição nada confortável...

Wikimedia Commons

26. ela fez uma descoberta perturbadora

A relação de Catarina e da Condessa Bruce não acabou propriamente bem, pelo menos segundo os relatos. Em 1779, um conselheiro levou Catarina para uma sala. e teve uma visão absolutamente perturbadora Um dos seus amantes era re A resposta da Imperatriz foi rápida e brutal.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

27) A sua ira não tinha limites

Sem pestanejar, Catarina mandou o seu agora ex-amante para o exílio, empurrando com ele a Condessa Bruce. Escusado será dizer que, pouco depois, a imperatriz também dispensou Bruce das suas funções de dama de companhia. Pelo que vale, quando se trata de Catarina, a Grande, esta foi realmente a opção misericordiosa. Como veremos, ela faria muito pior a pessoas melhores.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

28. ela tinha um defeito grave

Poucas pessoas sabiam na altura e ainda menos o sabem agora, mas Catarina era completamente surda. Apesar de todos os seus gostos refinados, era tão deficiente neste aspeto que tinha de receber um sinal dos seus criados para lhe dizerem para aplaudir durante óperas, ballets e outros espectáculos. Chamava à música "ruído infernal".

Ekaterina (2014- ), Amedia

29. ela não começou como imperatriz

A 5 de janeiro de 1762, a maior ambição de Catarina (até então) tornou-se realidade. Pedro ascendeu ao trono russo como Pedro III, levando consigo Catarina como sua "mera" consorte. A atualização do título veio também acompanhada de uma atualização das instalações, e Pedro e Catarina mudaram-se para o agora famoso Palácio de inverno em São Petersburgo. Foi precisamente nessa altura que Pedro começou a estragar tudo...

Pixabay

30 - Ela detestava a forma como o marido governava

Enquanto alguns chamavam generosamente Pedro de "excêntrico", Catarina não tinha escrúpulos em chamá-lo de "idiota" e "bêbado". Quando Pedro se tornou imperador, ele realmente O Presidente do Conselho de Ministros da Rússia, o Presidente do Parlamento Europeu, esteve à altura dessas ocasiões e, por alguma razão bizarra, apoiou os velhos inimigos da Rússia, afastando-se ainda mais da sua mulher.

Catarina, a Grande (2015- ), Mars Media Entertainment

31. começou a conspirar contra o imperador

Em julho de 1762, menos de meio ano depois de se terem tornado imperador e imperatriz, Catarina e Pedro viviam em palácios separados. Mau para o seu casamento em ruínas - mas ótimo para a vingança de Catarina. É que, durante anos, ela tinha estado a cultivar aliados entre a sua corte para uma golpe de estado E agora estava a usar todo o seu "tempo a sós" para preparar um karma brutal para o idiota do marido.

Ekaterina (2014- ), Amedia

32. gostava de passatempos "violentos

Catarina gostava imenso de cavalos e de andar a cavalo, e passou grande parte do início do seu irrequieto casamento a cavalgar. Mas como estamos a falar de Catarina, ela tinha de o fazer com uma reviravolta. Recusava-se a montar de lado e escreveu: "Quanto mais violento era o exercício, mais me agradava." Esta paixão voltaria a surgir de uma forma horripilante...

Wikimedia Commons

33. ela usou um truque cruel para ganhar poder

A 9 de julho de 1762, Catarina pôs finalmente em marcha o seu plano arrepiante. Depois de saber que Pedro tinha detido um dos seus aliados, ela sabia que o ataque tinha de ser feito agora - e que ataque! Marchou até ao regimento russo e, fazendo-se passar por uma pobre e indefesa mulher, implorou aos homens que a salvassem do seu "marido desequilibrado".

Ekaterina (2014- ), Amedia

34. forçou o imperador a abdicar

Logo depois de se dirigir aos homens, esta mulher "pobre e indefesa" dirigiu-se a outra caserna, onde uma multidão de clérigos já a esperava para a tornar a única governante do Império Russo. Mas Catherine ainda não tinha terminado Mandou deter Pedro e obrigou-o a abdicar oficialmente, por precaução, e depois deu ao marido o golpe mais cruel de todos.

Ekaterina (2014- ), Amedia

35. ela deu início a um escândalo internacional

Escusado será dizer que a tomada efectiva e brutal do poder por Catarina o seu próprio marido Afinal de contas, Pedro só estava no poder há uns míseros seis meses e, repito, Catarina tinha acabado de DEPOSITAR O SEU PRÓPRIO MARIDO numa jogada lendária. Mas oito dias depois, há quem diga que ela deu um passo em frente...

Ekaterina (2014- ), Amedia

36) O seu imperador teve um destino negro

Catarina mantinha Pedro em cativeiro no palácio de Ropsha quando este adoeceu subitamente e faleceu a 17 de julho de 1762, com a suspeita tenra idade de 34 anos. Embora a autópsia tenha declarado que um grave ataque de cólicas e um acidente vascular cerebral foram os culpados da sua morte, rumores muito mais negros circularam em torno da sua morte - e agarraram-se diretamente a Catarina.

Ekaterina (2014- ), Amedia

37. Ela pode ter matado o marido

Alguns historiadores acreditam que, dada a conveniência do momento do ignominioso fim de Pedro, Catarina teve uma mãozinha na eliminação definitiva do imperador e na garantia de que ele nunca mais voltaria para reclamar ela Segundo eles, foi um cortesão chamado Alexey Orlov, irmão de um dos amantes de Catarina, que cometeu o ato sujo em seu nome. Mas isto é apenas uma parte da história.

Wikimedia Commons

38 - Ela cometeu um erro fatal

Embora Catarina, a Grande, fosse definitivamente uma femme fatale gelada, é possível que não lhe seja inteiramente atribuído o mérito pelo trágico fim de Pedro III. Não há provas reais de que ela soubesse da trama obscura contra o marido afastado, e Orlov pode ter agido fora de tempo. Mas quando Catarina descobriu, já era demasiado tarde... Por outro lado, o seu reinado de terror estava apenas a começar...

Ekaterina (2014- ), Amedia

39. ela era uma mãe horrível

A verdade é que Catarina era uma péssima mãe. É certo que as coisas se complicam quando se tenta transformar a Rússia numa superpotência moderna, mas o filho mais velho de Catarina, Paul, não foi apenas negligenciado, foi pura e simplesmente maltratado. Um dia, quando ainda era bebé, caiu do berço e, sem que ninguém o fosse ver, "dormiu a noite toda no chão, sem ser notado".

Ekaterina (2014- ), Amedia

40. A gravidez não a impediu de ser traiçoeira

Há que respeitar: poucos meses antes de conspirar a queda do marido, Catarina estava grávida do seu terceiro filho. A 11 de abril de 1762, Catarina deu à luz outro rapaz a quem deu o nome de Alexei Grigoievich Brobrinsky. E se nesta altura está a pensar: "Como é que ela podia conspirar contra o pai do seu recém-nascido?", tenho notícias para si...

Wikipédia

41. teve mais do que um filho ilegítimo

Pode ter havido alguma confusão em torno dos dois primeiros filhos de Catarina, mas o seu terceiro filho, Alexei, foi definitivamente Na verdade, Catarina foi corajosa e deu-lhe o nome do seu verdadeiro pai, o seu amante machista Grigori Orlov. A intriga é interminável.

Wikimedia Commons

42 - Ela assassinou um jovem inocente

Livrar-se de Pedro III nem sequer foi a pior coisa que Catarina fez no seu golpe de Estado. Outro pretendente ao trono era Ivan VI, um louco de 23 anos que estava preso desde bebé porque o seu sangue real ameaçava a coroa. Então, o que fez Catarina? Mandou matar o pobre coitado também, claro. Oh, esses russos.

Ekaterina (2014- ), Amedia

43. Ela tinha um método arriscado para conhecer homens

Catarina teve uma quantidade tão espantosa de amantes que até desenvolveu o seu próprio sistema escandaloso para os percorrer: seduzia-os, promovia-os a altos cargos e, quando se fartava deles, "graciosamente" os reformava com um belo terreno e alguns criados. Mas o seu amante Girgoi Potemkin realmente foi muito além.

Wikimedia Commons

44) Ela seleccionava os seus amantes de uma forma bizarra

Potemkin era um dos conselheiros preferidos de Catarina, tanto em questões de Estado como em questões de colchão. Quando o seu romance acabou, Potemkin examinou alegremente os seus substitutos, escolhendo a dedo os amantes pela sua boa aparência e inteligência. isso é No entanto, como veremos, Potemkin pode ter tido uma razão muito boa para a sua graça...

Ekaterina (2014- ), Amedia

45. ela deu ao filho um "presente" perturbador

Catarina adorava mimar os seus muitos amantes e favoritos da corte, mas o mesmo não se podia dizer dos seus próprios filhos. Um ano, deu ao seu "amigo" um presente de 500 000 rublos. mas a prenda que deu ao filho foi absolutamente perturbadora No seu próprio aniversário, nesse ano, o Paul recebeu... um relógio barato.

Ekaterina (2014- ), Amedia

46. Ela tinha uma maneira engenhosa de manter o poder

Embora a prestação de serviços a Catarina, a Grande, no quarto fosse uma indústria artesanal em expansão, a imperatriz (provavelmente) nunca mais se casou depois de ter retirado Pedro do trono. Isto, como quase tudo o que Catarina fez, foi uma jogada de poder calculada. Quer dizer, porquê dar a coroa a um tipo qualquer quando ela já era imperatriz de toda a Rússia?

Ekaterina (2014- ), Amedia

47. Ela tratava o seu filho de forma cruel

Quer por ser muito parecido com o seu pai real, quer por se sentir ameaçada pelo seu poder, Catarina nunca se preocupou em oferecer-lhe uma oportunidade de co-governar, o que não era invulgar na Rússia da época.

Ekaterina (2014- ), Amedia

48. ela fez-se de favorita da pior maneira

Em 1777, Catarina tornou-se avó quando Paulo teve o seu próprio herdeiro, Alexandre. A reação da imperatriz foi arrepiante Sem querer mostrar qualquer gentileza a Paulo, Catarina acabou por planear fazer da criança o seu herdeiro oficial, em vez de escolher o seu filho já crescido... Caramba, obrigada mãe... No entanto, o destino tinha outros planos reservados...

Ekaterina (2014- ), Amedia

49. ela transformou a Rússia

Talvez Catarina estivesse um pouco insegura em relação à forma como subiu ao trono, porque se empenhou a fundo em provar que podia transformar a "pequena" Rússia atrasada numa das potências mais esclarecidas do seu tempo. Travou conflitos à esquerda, à direita e ao centro para expandir o império e também modernizou as suas cidades, mudando a arquitetura para um estilo clássico.

Ekaterina (2014- ), Amedia

50. ela gostava de mauzões

Ao longo do seu reinado, Catarina ganhou a reputação de expandir impiedosamente o império, mas as suas ambições territoriais foram diretamente para o quarto de dormir. É que Catarina tinha um tipo: militares astutos e astutos. Muitas vezes, recebia conselhos de comandante-chefe dos seus amantes mais experientes, entre os quais o mais famoso era o príncipe Platon Zubov. O imperialismo começa em casa, pessoal.

Wikimedia Commons

51. Ela pode ter tido um casamento secreto

De acordo com alguns rumores persistentes da época, Catarina e o seu amante Girgori Potemkin casaram-se numa cerimónia secreta. Mas, caso esteja preocupado com o facto de Catarina se manter no poder, fique descansado: a mulher sabia o que estava a fazer. Uma vez que Potemkin era muito mais baixo do que ela, teria sido um casamento "morganático" e, portanto, ilegítimo. Vê? pode ter tudo.

Ekaterina (2014- ), Amedia

52. tentou forçar um rei a casar

Um dos seus maiores embaraços aconteceu quando fez pressão para que a sua neta Alexandra casasse com o rei Gustavo IV da Suécia, tendo mesmo organizado um luxuoso baile de noivado em sua honra. Mas depois o rei fez uma humilhação cruel a Catarina.

Wikipédia

53. sofreu um embaraço brutal

Catarina investiu o seu coração, a sua alma e os seus rublos no baile de noivado, mas o convidado de honra nunca apareceu. Preocupado com o facto de Alexandra não converter as religiões, Gustav ficou com um grande problema de pés frios e fugiu para a Suécia, deixando Catarina com um ovo na cara.

Wikimedia Commons

54. ela se submeteu a padrões punitivos

Sempre muito trabalhadora, Catherine tinha os seus dias planeados em incrementos de cinco minutos, que manteve até ao seu falecimento. A única parte do horário que estava sujeita a alterações eram as suas horas de vigília, que passaram das 5:00 para as 6:00 da manhã à medida que envelhecia.

Ekaterina (2014- ), Amedia

55. O marido morto voltou

Em 1773, um dos fantasmas mais sombrios de Catarina voltou para a assombrar. Um grupo de camponeses começou a revoltar-se e quando Catarina descobriu o seu líder, Emelyan Pugachev, o seu sangue deve ter ficado gelado. Pugachev afirmou ser o falecido marido de Catarina, Pedro III, ressuscitado e à procura de vingança. É de admirar que a retaliação de Catarina tenha sido tão brutal?

Wikimedia Commons

56. ela castigou os rebeldes de forma brutal

Após um ano de "Rebelião de Pugatchev", Catarina reuniu uma enorme força de homens e esmagou os rebeldes sob o seu domínio. Depois, veio atrás do próprio Pugatchev. Prendeu-o numa gaiola de metal para que todos o vissem e ridicularizassem, e depois decapitou-o numa praça de Moscovo, depois Mandou-o desenhar e esquartejar. Ok Catherine, podes parar agora.

Ekaterina (2014- ), Amedia

57. fundou um monumento icónico

Independentemente dos seus defeitos, Catarina, a Grande, tinha um gosto impecável. O mundialmente famoso Museu Hermitage, no Palácio de inverno, começou por ser a coleção pessoal de Catarina.

Wikimedia Commons

58. ela deu uma grande promoção ao seu amante

Quando Poniatowski estava a seu favor, Catarina presenteou-o com nada menos do que o reino da Polónia, instalando-o como governante. Mas o que Catarina dava, também podia tirar - e a Rússia não tem fúria como a de uma imperatriz desprezada...

Ekaterina (2014- ), Amedia

59. ela arruinou um rei

Pouco tempo depois de se tornar rei Estanislau, Poniatowski fez uma coisa extremamente estúpida e decidiu começar a defender a independência da Polónia longe Esta atitude não agradou às suas antigas amantes e Catarina obrigou-o a abdicar como castigo pela sua deslealdade. Stanislaw teve sorte em escapar com vida.

Ekaterina (2014- ), Amedia

60. ela fez um ninho de amor secreto

Catarina tinha alguns Em vez disso, fez algo mais escandaloso e criou um esconderijo ilícito. No seu "Petit Hermitage", perto do Palácio de inverno, Catarina organizava festas íntimas para os que lhe eram mais próximos e queridos... é preciso dizer que o local de fuga tinha um quarto incluído?

Wikipédia

61. ela foi uma pioneira

Com os seus ideais iluministas, Catarina foi uma força modernizadora na Rússia. No entanto, em 1762, até os seus cortesãos mais leais lhe disseram: "Abranda, rapariga". Com a varíola a assolar o seu país, Catarina decidiu promover o método então radical de inoculação contra a doença... e fê-lo de uma forma inesquecível.

Ekaterina (2014- ), Amedia

62. ela pôs-se em perigo

Não contente com o mero apadrinhamento da inoculação como método científico, Catherine apostou no que tinha a dizer e conseguiu efetivamente ela própria vacinou contra a varíola com a ajuda do médico inglês Thomas Dimsdale. Ah, e também colocou o seu filho Paul no ringue, inoculando-o também. Para choque e surpresa de todos, funcionou.

Wikimedia Commons

63 - Ela exigia muito dos seus amantes

Todos os namorados de Catarina sabiam exatamente qual era a sua posição em relação à imperatriz, por mais apaixonada que ela parecesse estar por eles e por mais regularmente que os convidasse para a sua cama. Catarina pode ter sido generosa, mas também esperava uma lealdade total. Um dos seus amantes chegou mesmo a descrever-se a si próprio e à sua companheira como "raparigas guardadas".

Ekaterina (2014- ), Amedia

64. ela tinha talentos escondidos

No seu tempo livre, Catarina conseguia cultivar passatempos que não se limitavam a deitar-se com homens e a cometer actos de barbárie. Era uma grande fã da jardinagem inglesa e chinesa e interessava-se muito pela construção de folhagens nesses estilos. Também escreveu uma série de obras, desde comédias às suas próprias memórias.

Ekaterina (2014- ), Amedia

65 - O seu último romance foi o mais escandaloso

Catarina era famosa em toda a Rússia pelo seu apetite por quartos de dormir, mas o seu último amante ainda conseguiu levantar mais do que algumas sobrancelhas. O príncipe Platon Zubrov era 40 anos mais novo do que a imperatriz e os dois foram para a cama juntos quando Catarina tinha 60 anos e Zubov apenas 22.

Catarina, a Grande (2019- ), HBO

66. teve uma relação íntima com um homem famoso

Catarina era uma fervorosa admiradora dos filósofos do Iluminismo francês, e eles também a amavam. Correspondia-se intimamente com o filósofo Voltaire, e até estendeu a sua proteção a Jacques Diderot quando este se meteu numa alhada em França. Vê? Ela podia ser simpática, desde que o seu nome não fosse "Pedro".

Wikimedia Commons

67. Nós sabemos o que ela fez nas suas últimas horas

O dia 16 de novembro de 1796 era suposto ser um dia como outro qualquer na vida de Catarina, a Grande. Levantou-se cedo, como era seu hábito, bebeu o seu café matinal, disse à sua criada que tinha dormido o melhor sono dos últimos tempos e pôs-se a trabalhar na assinatura de documentos.

Catarina, a Grande (2019- ), HBO

68. ela inventou uma peça de joalharia icónica

Catarina sabia que uma monarquia forte começa com ostentação e a sua luxuosa coroação, a 22 de setembro de 1762, colocou as "jóias da coroa" no mapa. Para celebrar o seu dia especial, Catarina criou a agora icónica Coroa Imperial da Rússia, uma maravilha de inspiração bizantina, incrustada de diamantes, que até os últimos Romanov usaram.

Wikimedia Commons

69. ela tem a sua própria era

No final do seu reinado, a Rússia tinha atingido tais alturas que a "Era Catheriniana" continua a ser conhecida como a Idade de Ouro da Rússia.

Catarina, a Grande, HBO

70. É a responsável pelo quarto mais famoso da Rússia

Foi sob a supervisão de Catarina, a Grande, que a lendária e magnífica "Sala de Âmbar" foi instalada no Palácio de Catarina, perto de São Petersburgo. Embora perdida para a história após os estragos da Segunda Guerra Mundial, a sala foi recriada em toda a sua glória ofuscante e opulenta em 2003 e está atualmente em exposição no Palácio de Catarina.

Wikimedia Commons

71 - Ela prendeu-se na Rússia

Quando Catarina chegou à Rússia para casar com Pedro, nunca mais saiu do país. Alguns historiadores acreditam que ela tinha medo que as pessoas tentassem usurpar o seu trono se ela saísse, e passou o resto da sua vida a olhar por cima do ombro.

Ekaterina (2014- ), Amedia

72 - Os seus hábitos no quarto são lendários

A vida privada de Catarina está cheia de mística obscura e existem várias afirmações ténues, não prováveis e muito sumarentas sobre ela: há quem diga que ela mantinha o cabeleireiro numa gaiola para manter a sua peruca em segredo, enquanto outros insistem que ela defendia ter relações íntimas pelo menos seis vezes por dia; aparentemente, a sua vida de quarto fervilhante ajudava a curar as suas insónias.

Catarina, a Grande, HBO

73. a sua reputação é falsa

Catarina pode ter sido uma defensora do progresso e do Iluminismo, mas não se deixe enganar - quaisquer revoluções na Rússia teriam de esperar até 1917. Os servos do país ainda eram muito servos no final do seu reinado, e uma vez ela até escreveu: "Sou uma aristocrata, é a minha profissão". Por outras palavras: "Deixem o meu poder absoluto, plebeus.

Ekaterina (2014- ), Amedia

74. a sua vida é mal compreendida

Embora Catherine possa ter hoje uma reputação brutal como uma devoradora de homens, a sua história real é muito diferente. Ela manteve-se em relações dedicadas durante anos a fio, e até escreveu uma vez: "O problema é que o meu coração não gosta de ficar nem uma hora sem amor". Acontece que ela acabou por procurar esse amor num lote de lugares.

Ekaterina (2014- ), Amedia

75 - O seu fim foi repentino e misterioso

Pouco depois das 9 horas da manhã desse mês de novembro, os criados de Catarina encontraram a sua majestade imperial deitada no chão, com o rosto num tom púrpura. Segundo todos os relatos, foi horrível: o pulso batia-lhe, a respiração era irregular e estava às portas do céu. Entrou rapidamente em coma e faleceu pouco depois. Mas o que aconteceu realmente?

Ekaterina (2014- ), Amedia

76) A sua última vontade fez um pedido extravagante

Poucos anos antes da sua morte, um dos assistentes de Catarina encontrou um testamento sem data nos seus pertences. O seu conteúdo dá uma visão íntima da imperatriz. No documento, pede que o seu corpo seja "vestido de branco, com uma coroa de ouro na cabeça, e que nela se inscreva o meu nome cristão. O vestido de luto deve ser usado durante seis meses, e não mais: quanto mais curto, melhor." É assim a nossa Catherine: vistosa, gloriosa e direta. Quanto à forma como decorreu o seu funeral? Bem...

Ekaterina (2014- ), Amedia

77 - O seu funeral foi digno de uma rainha

No final, o funeral de Catarina foi ainda mais luxuoso do que o que ela tinha pedido. Apesar de ter recebido a sua coroa de ouro, os funcionários vestiram-na com um vestido de brocado prateado em vez de um simples vestido branco e decoraram o seu caixão com tecido dourado. Lamento dizer, no entanto, que isto acaba com a parte "régia" do funeral, porque as coisas estavam prestes a ficar muito mais nojentas.

Shutterstock

78. o seu corpo sofreu um destino repugnante

Quando Catarina faleceu, em vez de a enterrarem, como se faz, os russos expuseram o seu corpo durante seis semanas inteiras numa das salas mais impressionantes do seu palácio. Enquanto o seu corpo ali jazia, presumivelmente a amadurecer a cada segundo na luxuosa câmara, as pessoas passavam e beijavam a carne apodrecida da sua mão. Isto é não o caminho que eu gostaria de seguir.

Shutterstock

79. o fim do seu filho foi assustador

Infelizmente, apesar de o filho de Catarina, Paulo, ter sobrevivido à sua terrível infância e se ter tornado imperador depois da mãe, teve o mesmo fim trágico que o pai. Apenas alguns anos depois de um reinado muito impopular, Paulo foi assassinado, abrindo caminho para o herdeiro que Catarina sempre pretendeu: o seu neto Alexandre. Tudo o que Catarina quer, Catarina consegue... mesmo do além-túmulo.

Wikimedia Commons

80. Ela tinha um vício estranho

É seguro dizer que Catarina era viciada em colecionar arte. Começou por comprar a coleção de rejeições do rei Frederico II da Prússia, que ele estava a tentar tirar das suas mãos, descobrindo que havia lá 13 Rembrandts de valor inestimável.

Wikipédia

81. coleccionava arte sensual

A imagem pública e a imagem privada de Catarina eram duas coisas muito diferentes. Assim, ao mesmo tempo que representava o seu papel de casta "Imperatriz Iluminada" perante o seu povo, coleccionava em privado obras de arte arrepiantes, colocando obras como a pintura sensual de Giulio Romano Dois amantes Mas as partes mais escandalosas da sua coleção de arte não eram de todo quadros...

Ekaterina (2014- ), Amedia

82. ela tinha um quarto secreto para "brincar"

Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças alemãs invadiram o Palácio de inverno. e depararam-se com uma descoberta que os chocou profundamente. Segundo os homens, encontraram um antigo boudoir de Catarina cheio de móveis "sensuais". Estas cadeiras e outras peças estavam decoradas com objectos que a mãe não Aprovado. Tiraram fotografias, mas a mobília perdeu-se.

Ekaterina (2014- ), Amedia

83. Uma das suas manias era completamente bizarra

Os muitos amantes de Catarina não eram a única coisa marota nos palácios moscovitas. Catarina também empregava a tempo inteiro cócegas nos pés. A este respeito, Catarina era de facto uma tradicionalista. A realeza russa há muito que empregava sensuais cócegas nos pés, que cantavam baladas obscenas enquanto faziam plumas nos pés dos seus amos para os relaxar e excitar.

Ekaterina (2014- ), Amedia

84. circulou um rumor perturbador sobre ela

A forma como Catarina faleceu tem sido objeto de mitos e lendas desde há centenas de anos. Quase imediatamente após a sua morte, as pessoas começaram a falar. Incrivelmente, afirmaram de forma infame que Catarina faleceu depois de ter tido relações "íntimas" com um cavalo amado. Exceto n Nada poderia estar mais longe da verdade.

Wikimedia Commons

85. A sua autópsia revelou tudo

A autópsia de Catarina, a Grande, revelou a verdade no meio de todas as mentiras. A poderosa imperatriz sucumbiu, de facto, a um brutal acidente vascular cerebral, que foi, ironicamente, a mesma doença que supostamente teria vitimado o seu falecido marido Pedro III. Um fim triste, mas não bestial. Mesmo assim, os rumores desagradáveis sobre a insaciável imperatriz continuam vivos.

Shutterstock

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29