Morreu antes de completar 40 anos, mas Caravaggio conseguiu produzir uma obra inesquecível, famosa pelo seu realismo assombroso e pelo uso da luz. No entanto, por detrás da tela estava um génio volátil, propenso a acessos de raiva e a uma arrogância incrível. Feche as cortinas enquanto nos concentramos em Caravaggio, "o pintor mais famoso de Roma".

Caravaggio Factos

1. reivindicação da fama

Batizado Michelangelo Merisi de Caravaggio à nascença, o pintor foi o primeiro filho de Fermo Merisi e da sua segunda mulher, Lucia Aratori. O seu nome sugere que nasceu a 29 de setembro, dia da festa do Arcanjo Miguel, em 1571. Mesmo assim, Caravaggio alcançou a fama de um nome, e temos tendência a conhecê-lo pelo nome da sua cidade natal.

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2. palavras para viver

Fiel à sua persona de artista atormentado, Caravaggio estava sempre a meter-se em sarilhos. Tinha como companhia alguns homens bastante selvagens, incluindo Onorio Longhi, que era tão temperamental que o seu biógrafo disse uma vez que tinha uma "cabeça que fumegava". "nec spe, nec metu , " que significa "sem esperança, sem medo".

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3) Ligações reais

Alguns especulam que o pai de Caravaggio era o maior domo e arquiteto de Francesco Sforza I, o marquês de Caravaggio. No entanto, os registos históricos apontam para um passado mais humilde. Merisi era um pedreiro e, na verdade, era a mãe de Caravaggio cuja família tinha ligações com o poderoso Sforza e a sua esposa.

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4. uma série de acontecimentos infelizes

Em 1576, a família de Caravaggio vivia em Milão quando a peste bubónica eclodiu e tentaram escapar à doença regressando à sua cidade natal, mas não conseguiram escapar ao seu destino sombrio. Um ano depois, a peste matou o pai, o avô, a avó e o tio de Caravaggio, de seis anos de idade, e a sua mãe faleceu alguns anos mais tarde, em 1584.

De repente, Caravaggio tinha perdido quase toda a sua família.

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5) Burn Bright

Caravaggio viveu apenas até aos 38 anos, mas nesse curto espaço de tempo criou muitas obras-primas.

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6. a verdade feia

Embora outros artistas também empregassem o realismo nas suas pinturas, o realismo de Caravaggio causou incómodo a muitas pessoas. Não deixava escapar nenhum pormenor e não tinha medo de mostrar a sujidade, a sujidade, as nódoas negras e as marcas. Por várias vezes, os seus clientes insatisfeitos devolveram as pinturas que tinham encomendado e pediram-lhe que as refizesse.

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7) Espetar com a ponta pontiaguda

Caravaggio não passou todo o seu tempo a enfraquecer atrás da tela; era também um mestre espadachim e um exímio duelista.

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8) O Aprendiz

No mesmo ano em que a sua mãe morreu, Caravaggio tornou-se aprendiz de Simone Peterzano, mas estava longe de ser um casamento feito no céu. Peterzano era famoso pelos seus frescos, uma técnica pela qual o jovem Caravaggio não tinha qualquer interesse, tendo passado os seus quatro anos de aprendiz a travar duelos e a criar problemas.

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9. a ansiedade da influência

Uma das maiores influências de Caravaggio foi o Cardeal Carlos Borromeu, um milanês que acreditava que os católicos se tinham perdido e se tinham tornado perversos e pecadores. Para ultrapassar tudo isto, queria que a arte religiosa regressasse às suas raízes e representasse as figuras religiosas de uma forma muito crua e primitiva.

Por conseguinte, as pinturas de Caravaggio têm uma simplicidade arrojada e, muitas vezes, o seu modelo era o de pessoas da classe baixa.

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10. alma sensível

Se alguém criticasse, mesmo que ligeiramente, uma das pinturas de Caravaggio, ele era conhecido por rasgá-las com angústia.

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11) O Assistente

Quando começou a trabalhar com Giuseppe Cesari, um dos artistas preferidos do Papa, Cesari exigiu-lhe que pintasse apenas uma linha de montagem de bordaduras decorativas de fruta e flores. Para o irrequieto Caravaggio, isto não passava de um trabalho de rotina, que detestava.

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12. Ciao Milão

Em 1592, Caravaggio fugiu de Milão em circunstâncias sombrias e violentas. Embora as provas sejam escassas, os historiadores acreditam que se envolveu numa luta com um agente da polícia, ferindo-o ou mesmo matando-o. Compreensivelmente, o volátil artista teve de fugir o mais rapidamente possível e procurou refúgio em Roma.

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13) Copy Cat

Alguns historiadores crêem que Caravaggio visitou Veneza enquanto era aprendiz de Peterzano ou logo a seguir. As suas primeiras obras revelam alguma influência das pinturas de Giorgione e Ticiano, que deve ter visto aí. Um colega artista chegou mesmo a acusar Caravaggio de copiar Giorgione.

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14. Oh, estas coisas velhas?

A fim de provar ao seu mestre Giuseppe Cesari que tinha muito mais para fazer, Caravaggio lançou duas obras-primas debaixo do nariz de Cesari: a famosa Rapaz com um cesto de fruta e Autorretrato como Baco. Estas obras nostálgicas e doces mostraram a Cesari que ele era capaz de pintar mais do que apenas frutos e flores.

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15) Rapaz modelo

Um dos modelos mais frequentes de Caravaggio era o seu amigo e companheiro Mario Minniti, um jovem siciliano. Minniti é o rapaz titular em Rapaz com um cesto de fruta De facto, um professor de horticultura da Universidade de Purdue afirma mesmo que o fruto parece quase completamente real.

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16. salada romana

Uma vez Caravaggio fugiu de Milão para Roma, o seu pesadelo estava apenas a começar. Chegou "nu e extremamente necessitado", sem um lugar para viver e com pouco dinheiro. Durante um curto período, trabalhou para um padre da Igreja de S. Pedro, Pandolfo Pucci, a quem chamava "Monsenhor Insalata", ou Sr. Salada, porque era tudo o que o avarento lhe dava para comer.

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17. a luta era real

Caravaggio acabou por ter dificuldades em manter-se a trabalhar para mestres mais consagrados e decidiu lançar-se por conta própria e pintar diretamente para o público em geral.

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18. santo padroeiro

Depois de um breve período de pousio, Caravaggio finalmente atingiu a fama. O poderoso Cardeal Francesco Maria del Monte viu algumas das suas pinturas e decidiu que o promissor artista era suficientemente bom para ser seu patrono. Também deu a Caravaggio um lugar para ficar, encorajou-o a pintar o mais que pudesse e apresentou o pintor ao seu círculo íntimo rico.

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19. não se metam com os Médicis

Del Monte foi também embaixador dos infames Médicis, para quem Caravaggio pintou os seus quadros mais originais da época: Baco e Medusa .

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20. explosões erráticas

Especialmente durante os seus últimos anos selvagens, Caravaggio desenvolveu alguns hábitos extremamente perturbadores. Estava sempre paranoico com o facto de os seus inimigos o perseguirem e dormia armado e de armadura completa. Até o seu bom amigo Mario Minniti o descreveu uma vez como "extremamente louco".

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21. tesouros raros

Infelizmente, apenas 50 das pinturas de Caravaggio sobrevivem no seu estado original.

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22. famosos e fabulosos

Caravaggio ganhou fama pela sua capacidade de pintar obras-primas diretamente na tela, sem fazer quaisquer desenhos preparatórios, o que levou muitos a chamar-lhe um visionário artístico. Durante o auge da sua carreira, ganhou o título de "o pintor mais famoso de Roma".

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23. talento técnico

Caravaggio tinha muitos admiradores, mas também tinha muitos odiadores. As pessoas chamavam ao seu trabalho "grotesco" pela sua iluminação dramática, atenção ao pormenor e realismo extremo. Hoje em dia, temos outra palavra para isso: barroco. Os historiadores da arte moderna vêem agora o grande Caravaggio como um pioneiro do estilo barroco excessivo e arrojado.

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24) So Long Cesari

Segundo a tradição, A separação de Caravaggio do seu mestre Cesari foi explosiva e dramática. Alegadamente, tiveram uma discussão feia que acabou com Caravaggio a levar um coice de um cavalo e a ir parar ao hospital por pouco tempo. Parece ser um homem agradável, este Cesari. Mas também não é que Caravaggio fosse um anjo...

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25. legado

Caravaggio é considerado o mais moderno dos "Grandes Mestres". Entre os outros mestres contam-se génios como Leonardo da Vinci e Rembrandt.

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26. Clube de fãs adolescentes

Durante o tempo de Caravaggio, os seus fãs e seguidores eram tão loucos por ele que até tinham um nome para si próprios: " Carravagisti ."

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27. comportamento modelo

É surpreendente saber que Caravaggio misturava negócios com prazer? Pintava frequentemente o seu amigo Cecco di Caravaggio, um belo jovem e pintor, e os dois podem ter sido amantes. No entanto, o famoso artista não fazia discriminações. Também gostava da companhia de muitas cortesãs, incluindo outro dos seus súbditos, a bela de olhos escuros Feillide Melandroni.

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28. erro fatal

Em maio de 1606, o cabeça quente Caravaggio cometeu um ato absolutamente imperdoável. Enquanto vivia em Roma, teve uma discussão com um jovem chamado Ranuccio Tomassoni e acabou por entrar num duelo. Caravaggio era terrivelmente bom no manejo da espada - demasiado bom, de facto. Derrotou Tomassoni e atingiu-o na coxa, matando-o.

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29. quanto é demasiado?

Caravaggio era tão talentoso que até inventou uma técnica de arte. Utilizava frequentemente o "claro-escuro" nas suas pinturas, que é um jogo de luz e escuridão. Mas as suas sombras eram tão intensas que muitos afirmam que inventou ainda o "tenebrismo", uma forma ainda mais dramática de claro-escuro.

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30. Vou dar-te um golpe de arti-choque

Numa das suas birras mais bizarras, Caravaggio atirou com raiva uma alcachofra à cara de um empregado de mesa.

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31. "Dial M for Murder

Após a morte de Tomassoni, Caravaggio tornou-se subitamente um assassino procurado. Fugiu da cidade e Roma proibiu-o de entrar nas suas fronteiras, condenando-o à pena capital à revelia. Isto significava que qualquer pessoa nos Estados Pontifícios podia matar Caravaggio em troca de uma recompensa. Não era exatamente a melhor situação para o pintor paranoico.

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32. golpe baixo

Matar o Tomassoni já foi mau o suficiente, mas Caravaggio pode ter tido motivos ainda mais obscuros do que o assassínio. Uma vez que o artista atingiu a sua vítima na coxa, alguns historiadores acreditam que o seu objetivo era ferir as partes íntimas do homem. É verdade, Caravaggio fez uma tentativa de castração falhada e acabou por matar um homem. História: Não se pode inventar estas coisas.

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33. cartão de visita macabro

Apesar do seu ego saudável, Caravaggio quase nunca assinou as suas obras, pelo menos as que conhecemos. A única obra que assinou foi uma das suas mais famosas: Decapitação de São João Batista De forma horrível, estilizou a assinatura como o sangue que sai da garganta de São João, que gostaria muito de ser excluído desta narrativa.

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34. pronto para o meu close-up

O realizador Martin Scorsese cita o artista como uma influência para os seus filmes sombrios, e o historiador de arte David Hockney até atribui ao pintor o mérito de ter "inventado a iluminação de Hollywood" com nada mais do que um espelho, iluminação e uma sala escura.

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35. história de vida

A arte de Caravaggio mudou à medida que a sua vida mudou. Inicialmente, pintou naturezas mortas, auto-retratos e pequenas cenas para ganhar a vida. Os fundos eram neutros e as proporções eram por vezes desadequadas. Quando ganhou fama, as suas pinturas tornaram-se mais ambiciosas e, à medida que os seus problemas se aprofundavam, as pinturas assumiram temas e cores sombrias e perturbadoras.

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36. o cavalheirismo está morto

Em 1608, Caravaggio estava a trabalhar para os poderosos Cavaleiros de Malta. Pode pensar-se que este emprego confortável significava que Caravaggio tinha deixado para trás o seu passado conturbado, mas estarias tão, tão enganado. Nesse verão, Caravaggio teve mais uma luta, desta vez com um dos cavaleiros, o que não foi muito inteligente, e os seus patrões rapidamente atiraram o louco auto-destrutivo para a sua prisão de segurança máxima.

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37. a grande fuga

Mas há que reconhecer que Caravaggio era um homem cheio de recursos. Acredite ou não, ele conseguiu escapar da sua prisão, um feito que muitos pensavam ser impossível. De alguma forma, ele passou pelo guarda, escalou as muralhas e atirou-se para um barco que o esperava lá em baixo. Pode ser um cliché, mas é verdade: onde há vontade, há um caminho!

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38. quando me for embora

Apesar de ter sido muito famoso em vida, Caravaggio foi praticamente esquecido pouco depois da sua morte, em parte porque nunca expôs formalmente as suas filosofias sobre a arte ou criou um atelier para divulgar as suas técnicas. No entanto, os seus primeiros biógrafos, muitos deles rivais, também desvalorizaram Caravaggio e descreveram-no como uma pessoa instável e com pouco talento.

Só que agora Caravaggio é famoso e eles não. No final, ele riu-se por último.

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39. morto para mim

Quando Caravaggio escapou da sua nobre prisão, os Cavaleiros de Malta queimaram a sua efígie e declararam que ele tinha sido "expulso e lançado como um membro podre e doente da nossa Ordem e Sociedade".

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40. confronto final

Em 1609, O passado sombrio de Caravaggio voltou para o assombrar. Em outubro desse ano, um dos seus muitos inimigos - muito provavelmente dos Cavaleiros de Malta - tentou matar o artista em Nápoles, acabando por desfigurá-lo selvaticamente. As suas feridas faciais eram tão intensas que muitas pessoas em Roma ouviram dizer que ele estava realmente morto.

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41. atenção, peço desculpa

Enquanto Caravaggio recuperava das suas feridas, pintou possivelmente a sua obra mais famosa, Salomé com a cabeça de João Batista (Madrid) Na obra, Caravaggio oferece literalmente uma representação da sua cabeça cortada numa bandeja, reflectindo a sua própria contrição na vida real. Mais tarde, enviou-a aos Cavaleiros de Malta como um pedido de desculpas macabro.

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42 - Este é o fim

No verão de 1610, o artista itinerante partiu para Roma, na esperança de encontrar um novo golpe de sorte. Infelizmente, estava condenado a um fim desolador. Nunca chegou a ir à capital e faleceu súbita e misteriosamente em Porto Ercole, na Toscana.

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43. rumores

Durante anos, as pessoas debateram sobre o que matou o grande Caravaggio. Ele tinha febre quando morreu, mas o artista de vida dura poderia ter tido uma série de doenças, desde a malária à sífilis - para não mencionar os seus muitos inimigos violentos. Mas em 2010, finalmente obtivemos respostas. Testes dos seus restos mortais revelaram que ele provavelmente morreu de ferimentos sofridos em (o que mais?) uma briga.

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44) Color Me Mad

Alguns historiadores defendem que O comportamento volátil de Caravaggio tem uma explicação arrepiante. De acordo com os especialistas, a sua agressividade e instabilidade mental podem ter sido o resultado de envenenamento por chumbo, que muitas vezes causa estes sintomas erráticos. Afinal, o chumbo era um ingrediente comum nas tintas da época.

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Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15