"A vossa missão, se a quiserem aceitar..."

Desde o primeiro filme em 1996, o Missão: Impossível Embora a ideia tenha começado como um programa de televisão na década de 1960, a série de filmes consolidou ainda mais a Missão: Impossível No entanto, ao contrário da série, os filmes têm-se centrado frequentemente em cenas cheias de ação com acrobacias incríveis. Tom Cruise tem muitas vezes ajudado a promover a ação dos filmes, realizando ele próprio acrobacias perigosas e alucinantes, sem a utilização de um duplo. A série vai agora para o seu sexto filme de espionagem cheia de ação que o público tem vindo aamor.

A Missão: Impossível Filmes Factos

45. a força motriz

Tom Cruise era um fã do Missão: Impossível série televisiva que passou nos anos 60 e 70, e pressionou a Paramount Pictures para a adaptar a um filme, uma vez que já detinham os direitos.

Flickr, MidCentArc

44. controlo de cruzeiro

De acordo com o coordenador de duplos Wade Eastwood, quando Cruise decide que quer fazer uma acrobacia, diz ao estúdio que não vai fazer o filme a não ser que ele próprio possa fazer a acrobacia.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

43. a prática leva à perfeição

Em Protocolo Fantasma Cruise escalou o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, no Dubai. Ensaiou numa réplica de parte do edifício enquanto esteve em Praga, mas será que alguma vez se consegue estar suficientemente preparado para escalar um edifício real de 2.723 pés?

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011), Paramount Pictures

42. uma razão sensata

Cruise afirmou que as engenhocas foram uma das razões pelas quais quis fazer o primeiro filme, comentando: "Senti-me como se tivesse 10 anos outra vez e pensei: 'Qual seria a coisa mais fixe para ver?

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011), Paramount Pictures

Publicidade

41. A segunda vez é o charme

O guião original do primeiro Missão: Impossível O filme foi considerado um fracasso. Três argumentistas famosos começaram a trabalhar na correção do guião, mas o produto final continuou a ser criticado por alguns críticos. No entanto, o público continuou a adorá-lo e o filme bateu recordes de bilheteira.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

40. espião que virou ladrão

Nyah Nordoff-Hall em Missão: Impossível II era originalmente suposto ser uma espia, mas o realizador John Woo decidiu que ela seria uma ladra para acrescentar um elemento mais interessante ao seu romance com Hunt. Também alterou a introdução do seu romance de um namoro dentro de casa para uma dramática perseguição de carros.

Missão: Impossível II (2000), Paramount Pictures

39. o monólogo apressado do vilão

A revelação de John Musgrave como vilão em Missão: Impossível III foi escrita na manhã das filmagens e Billy Crudup teve tempo para memorizar a cena, tendo Tom Cruise mostrado cartões para que ele a decorasse.

Missão: Impossível III (2006), Paramount Pictures

38. ninguém suspeitará

Os produtores decidiram escolher Jon Voight para o papel de Jim Phelps em Missão: Impossível porque pensavam que o público não suspeitaria dele e ficaria surpreendido com a sua eventual traição.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

37. uma breve participação

As personagens do Missão: Impossível Martin Landau, que fazia parte do elenco original da televisão, não gostou da ideia de uma participação especial fatal.

Wikimedia Commons

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

36. uma boa maneira de perder um olho

No combate final de Missão: Impossível II O realizador John Woo esperava que a faca se aproximasse do olho de Cruise sem se aproximar o suficiente para o colocar em perigo. Cruise exigiu que a faca se aproximasse o mais possível do seu olho. Para o fazer sem correr o risco de Cruise perder um olho, os realizadores construíram um dispositivo que pararia a faca a menos de um centímetro do seu olho.

Missão: Impossível II (2000), Paramount Pictures

Publicidade

35. um verdadeiro suspense

Cruise exigiu as cenas do penhasco em Missão: Impossível II O realizador John Woo estava tão assustado com o facto de ele fazer a acrobacia que nem sequer conseguiu ver o monitor enquanto filmavam Cruise no penhasco. Foram necessários sete takes tensos para que tudo corresse bem.

Missão: Impossível II (2000), Paramount Pictures

34. tudo sobre a ação

O realizador Brian De Palma concebeu as sequências de ação para o primeiro filme antes de o argumento final, utilizável, estar concluído. Os argumentistas tiveram então de construir uma história em torno da ação. O argumentista Robert Towne chegou mesmo a reescrever cenas entre takes.

Getty Images

33. apenas um arranhão

Durante as filmagens da fuga de Hunt do tanque de peixes que explodiu no primeiro filme, Cruise e um duplo ficaram feridos. Um duplo foi atirado à água e ficou com um pedaço de vidro na perna, e Cruise magoou o tornozelo e coxeou ligeiramente. Cruise não quis mencionar o seu ferimento depois de ver o que o tanque fez ao duplo.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

32. seria um pedido estranho

Quando Ethan Hunt morde a mão de John Musgrave em Missão: Impossível III J.J. Abrams não quis pedir a Cruise que mordesse a mão do seu colega. Que educado.

Missão: Impossível III (2006), Paramount Pictures

31. um romance impossível

Cruise conheceu Katie Holmes, com quem casou mais tarde, quando ela estava a fazer uma audição para o papel do seu noivo no filme Missão: Impossível III O papel acabou por ser atribuído a Michelle Monaghan.

Shutterstock

30. o outro Missão: Impossível III

O realizador Joe Carnahan demitiu-se Missão: Impossível III após 15 meses, alegando diferenças criativas. Ele disse que a sua versão do filme teria sido sobre o encerramento da equipa, semelhante ao que aconteceria em Protocolo Fantasma .

Getty Images

Publicidade

29. problemas de camaleão

Martin Landau, membro do elenco da TV, recusou outra participação especial que J.J. Abrams lhe ofereceu Missão: Impossível III Recusou-se a regressar para qualquer coisa que não fosse um grande papel num filme, pois considera que os filmes não são fiéis à série original.

Missão: Impossível III (2006), Paramount Pictures

28. um ato de equilíbrio

Ao filmar a famosa cena em que cai do teto e fica pendurado no chão, Cruise deu por si a bater com a cabeça no chão. A cena só funcionou quando teve a ideia de colocar moedas nos sapatos para equilibrar o peso. Felizmente, Ethan Hunt não teve de se debater com moedas nos sapatos durante o resto da missão.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

27. confusão na perseguição de carros

Thandie Newton, que interpretou Nordoff-Hall em M:I2 A realizadora estava preocupada com a possibilidade de conduzir do lado esquerdo do carro para a perseguição automóvel, uma vez que era britânica e não estava habituada a fazê-lo. Os realizadores esconderam um duplo no lugar do passageiro do seu carro, que poderia conduzir se a cena ficasse fora de controlo.

Missão: Impossível II (2000), Paramount Pictures

26. um atraso azarado

Dougray Scott, que interpretou o vilão de M:I2 foi também escolhido para o papel de Wolverine em X-Men No entanto, os atrasos na Missão: Impossível obrigou-o a retirar-se do X-Men O então relativamente desconhecido Hugh Jackman foi escolhido para o seu lugar.

The Wolverine (2013), 20th Century Fox

25. não é o legado que ele estava à procura

Peter Graves, o Jim Phelps original da série televisiva, não gostou do facto de o filme ter transformado a sua personagem num traidor e teria preferido que Phelps tivesse uma saída graciosa da série.

Wikimedia Commons

24. manipulado

Como Cruise estava a escalar o Burj Khalifa, teve de ser amarrado com cabos para evitar que o filme perdesse a sua estrela num terrível acidente relacionado com acrobacias. O amarramento foi depois removido visualmente na pós-produção, mas o edifício colocou um problema. O Burj Khalifa tem uma superfície espelhada que reflectia tudo, desde o helicóptero a partir do qual estavam a filmar até à equipa que estava a trabalhar à voltaPor vezes, também produzia múltiplos reflexos da mesma coisa, deixando a equipa de efeitos a remover o equipamento de múltiplos reflexos de Tom Cruise. Poderia ter sido mais fácil fazer CGI de Cruise no edifício, mas isso não é Missão: Impossível estilo.

Piqsels

Publicidade

23. Cinco dias stressantes

Cruise trabalhou na parte lateral do Burj Khalifa durante cinco dias em condições muito duras. Era inevitável que ficasse com algumas costelas magoadas por trabalhar tanto tempo na parte lateral de um edifício. Também teve de se balançar para fora do edifício e voltar a entrar como um pêndulo num único cabo, e embateu com o edifício com força de cada vez que se balançou para dentro.

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011), Paramount Pictures

22. a grande oportunidade

Uma vez, Cruise viu a série de televisão Alias e adorou-a tanto que ofereceu ao criador da série, J.J. Abrams, o seu primeiro trabalho de realização de um filme para M:I3 .

Wikipédia

21. um passeio acidentado

Para uma acrobacia em Nação em fuga Para conseguir a cena, Cruise teve de se agarrar à parte lateral de um avião enquanto este descolava, fazia círculos e aterrava nada menos do que oito vezes. A equipa tentou convencê-lo a não o fazer, mas ainda não se sabe se Tom Cruise consegue ser convencido a fazer alguma coisa.

Missão: Impossível - Nação Secreta (2015)

20. o fim de uma era

O primeiro Missão: Impossível foi o último filme de um grande estúdio a ser lançado em Betamax, um formato de cassete de vídeo que se tornou obsoleto com a chegada do VHS. Infelizmente para a Betamax, mas um golpe de sorte para quem tem um leitor Betamax e gosta de Missão: Impossível .

Pixabay

19. Nós fazemos o bigode sobre as refilmagens

Se achavas que o Super-Homem tinha um aspeto estranho em Liga da Justiça , foi Missão: Impossível Henry Cavill tinha deixado crescer o bigode para o seu papel em Fallout O bigode do Super-Homem teve de ser removido digitalmente na pós-produção.

O Homem de Aço (2013), Warner Bros.

18. aprender a fazer queda livre

Cruise treinou durante um ano para realizar a acrobacia de para-quedas de alta altitude e baixa abertura (HALO) em Fallout Ele próprio. Foi o primeiro ator a fazer um salto HALO para a câmara. Foram necessários mais de 100 saltos para filmar a cena da acrobacia.

Missão: Impossível - Fallout (2018) , Paramount Pictures

17. uma consulta incómoda

O diretor da Paramount pediu a um realizador de longa data da série televisiva original, Reza Badiyi, que fosse ao local de filmagens do primeiro filme para o consultar. O realizador Brian de Palma disse respeitosamente a Badiyi que os filmes não seriam nada parecidos com a série e que a sua presença seria desconfortável para ambos. Badiyi saiu do local de filmagens e não voltou.

Getty Images

16. um erro impossível

Quando Ethan Hunt apanha uma gota de suor do seu rosto antes de esta atingir o chão na cena do cofre do primeiro filme, não há maneira de Hunt ter apanhado o suor da forma mostrada quando estava a pairar a apenas um centímetro acima do chão do cofre. Não havia espaço para isso. No entanto, a cena é tão tensa e bem executada que a maioria do público nunca se importou com o pequeno erro.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

15. pequenos objectos, grandes problemas

Enquanto Cruise se pendurava na lateral de um avião para Nação em fuga O impacto de uma pequena pedra ou de uma ave na hélice poderia ter sido fatal para ele, que chegou a ser atingido por uma pequena pedra no ar e pensou que lhe tinha partido uma costela.

Pixabay

14. ir contra o tipo

Os produtores decidiram escolher Ving Rhames para o papel de Missão: Impossível como o hacker Luther porque ele ia contra o estereótipo de um hacker.

Missão: Impossível - Fallout (2018) , Paramount Pictures

13. o triângulo amoroso

O primeiro filme era suposto incluir uma cena de amor entre Ethan Hunt e a mulher de Phelps para estabelecer um triângulo amoroso. De Palma cortou a cena porque não se enquadrava no resto do filme.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

12. sobre o topo

Quando estavam a trabalhar na sequência de comboio do primeiro filme, Cruise e De Palma discordaram sobre a adição de um helicóptero à sequência. Cruise achava que tornava a sequência demasiado irrealista, enquanto De Palma queria um final exagerado. De Palma ganhou e o helicóptero foi adicionado.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

11. cair com estilo

Cruise teve de cair 2 andares e meio do 154º andar do Burj Khalifa como parte do projeto Protocolo Fantasma Ele exigiu que o fizesse várias vezes para acertar o momento certo, assustando os produtores e a equipa enquanto repetia a proeza extremamente perigosa.

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011), Paramount Pictures

10) You Ain't Seen Nothing Yet (Ainda não viste nada)

Para um dos Missão: Impossível II Na cena mais perigosa da série, Cruise caiu 18 pés em direção a uma câmara, com um equipamento para o parar centímetros acima da câmara. Woo estava preocupado com a cena, pensando que Cruise iria esmagar a cara contra a câmara. Mal sabia ele que esta seria em breve uma das acrobacias mais suaves que Cruise faria para a série.

Shutterstock

9. um Max diferente

O papel de Max no primeiro filme, interpretado por Vanessa Redgrave, foi originalmente destinado a um homem, mas poucos o poderiam ter interpretado melhor do que Redgrave.

Missão: Impossível (1996), Paramount Pictures

8) Vantagens de ser produtor

O cruzeiro produz o Missão: Impossível Para que os filmes sejam feitos como ele quer, renuncia aos seus habituais honorários exorbitantes de ator para libertar mais dinheiro para a produção e para o seguro maciço necessário para fazer as suas próprias acrobacias.

Flickr, Gage Skidmore

7. a montagem da cena mais longa

Cruise queria realmente pilotar o helicóptero durante as acrobacias de helicóptero em Fallout Teve de aprender a pilotar um helicóptero e completar as 2.000 horas de voo necessárias para pilotar o helicóptero durante estas cenas.

Missão: Impossível - Fallout (2018) , Paramount Pictures

6. a vida imita a arte

Depois de ver o combate final de Missão: Impossível Em 2006, um piloto de helicópteros brasileiro decidiu encenar a cena em que um helicóptero voa através de um túnel na vida real.

Shutterstock

5. que podem prejudicar o casamento

A então mulher de Cruise, Nicole Kidman, tentou dissuadi-lo de fazer as perigosas acrobacias no primeiro Missão: Impossível Nem mesmo o seu esposa foi capaz de o convencer a desistir das proezas ridículas que fez.

Shutterstock

4. uma chamada próxima, ou assim pensavam eles

Quando Cruise fez uma acrobacia para Fallout Como disse o realizador Christopher McQuarrie: "Ouvimos no rádio: 'Acho que acabámos de perder o Tom'." É uma atuação muito convincente.

Missão: Impossível - Fallout (2018) , Paramount Pictures

3. é um não de Gandalf e Magento

Foi oferecido a Ian McKellen um papel em Missão: Impossível II mas não gostou do facto de não o deixarem ver o guião completo. Recusou-o e foi-lhe oferecido o papel de Magneto em X-Men no dia seguinte, que deveria ser filmado à mesma hora. Embora ele tivesse sido ótimo em Missão: Impossível McKellen também diz que teve sorte em não ter aceite o papel por outra razão: ia fazer de Gandalf logo após as filmagens de X-Men e tinha de se certificar de que estava tudo pronto a tempo. Missão: Impossível II No entanto, a sua decisão continuou a ser adiada e, como ele disse, "se tivesse decidido fazer isso, não teria estado em X-Men e eu não teria estado em O Senhor dos Anéis ."

Flickr, Gage Skidmore

2. afogamento no talento de ator

Cruise teve de aprender a suster a respiração debaixo de água durante mais de seis minutos para uma acrobacia em Nação em fuga O coordenador de duplos retirou-o da água durante vários takes porque receava que Cruise estivesse realmente a afogar-se.

Missão: Impossível - Nação Secreta (2015)

1. é uma forma de o fazer parecer real

Durante as filmagens de uma acrobacia em Fallout onde ele salta e se pendura na lateral de um edifício, Cruise partiu o tornozelo. The Graham Norton Show Enquanto que em alguns ângulos não é claro como é que ele poderia ter partido o tornozelo, outro ângulo mostra-o em todos os seus pormenores sangrentos. Mas, como as imagens também revelam, ele nem sequer desistiu nessa altura, e acabou por se debater no telhado do edifício e fugir a correr para terminar a tomada.

Missão: Impossível - Fallout (2018) , Paramount Pictures

Esperamos que tenha gostado destes factos divertidos!

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23