"Três anéis para os reis elfos sob o céu, sete para os senhores anões nos salões de pedra, nove para os homens mortais, condenados a morrer. Um para o Senhor das Trevas no seu trono escuro na Terra de Mordor, onde jazem as Sombras. Um Anel para os governar a todos, um Anel para os encontrar, um Anel para os trazer a todos e, na escuridão, os prender." - J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis.

Todos nós adoramos O Senhor dos Anéis... Aqui estão os nossos factos favoritos sobre os filmes!

O Senhor dos Anéis Factos

1. sem asas para Sean

Grande parte do filme O Senhor dos Anéis foi filmado nas montanhas da Nova Zelândia. Montanhas que, devido à sua imensa altura e terreno escarpado, só podiam ser acedidas por via aérea. Mas o ator Sean Bean (que interpretou Boromir) recusou-se a voar, deixando-lhe apenas uma opção para viajar...

Mesmo para as cenas passadas nas montanhas, Bean caminhou até ao local com a armadura completa de Boromir.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

2 - Um ator e um autor entram num bar...

Diz-se que Christopher Lee leu a trilogia O Senhor dos Anéis todos os anos da sua vida, até falecer em 2015.

Lee foi também a única pessoa envolvida nos filmes de O Senhor dos Anéis que conheceu Tolkien. Encontrou-o por acaso num bar em Oxford. Imagine como essa conversa deve ter sido fixe.

Getty Images

3. feliz por terem decidido "deixar estar"

Na década de 1960, os Beatles queriam fazer uma adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis, dirigida por Stanley Kubrick, mas Tolkien rejeitou a ideia. Já tinham feito o elenco do filme (Paul como Frodo, Ringo como Sam, George como Gandalf e John como Gollum) quando o último prego no caixão veio do próprio Tolkien, que disse não ser fã da colaboração.

Aparentemente, John Lennon queria fazer de Gollum. Que tal?

Getty Images

4. tempo de maratona

Ver os três filmes de Peter Jackson seguidos demora cerca de 9 a 10 horas (como se não o tivesses feito no ano passado). É uma tarefa séria - não é para os fracos de coração. Mas se a tua coragem te está a falhar e precisas de outra razão para voltar a ver cuidadosamente, aqui está ela: Cada filme apresenta a respectiva legenda como uma linha falada. Em A Irmandade, é durante a cena do conselho que Elrond se refere aos nove aventureiros como a "Irmandade do Anel"; no segundo filme, Saruman diz "As Duas Torres" numa voz off; e, finalmente, no último filme, Gandalf diz a Denethor que não pode negar o "Regresso do Rei".

Agora vai buscar pipocas para meio dia e vê se eu tenho razão. Eu espero até voltares.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

Publicidade

5. amigos com pelo

Viggo Mortensen criou uma ligação tão forte com o cavalo que montou nas filmagens (chamado Brego) que o comprou aos donos assim que as filmagens terminaram. Também comprou outro cavalo das filmagens para que o seu primeiro cavalo tivesse um amigo.

É uma forma de agradecer a Brego por o ter salvo do rio depois da luta com o cavaleiro warg.

LOTR: As Duas Torres (2002), New Line Cinema

6. reconhecimento merecido

O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei é o primeiro e único filme de fantasia a ganhar o Óscar de Melhor Filme.

Eis outro dado interessante: o último dia de filmagens da trilogia aconteceu mais de um mês depois de o filme final ter sido lançado nos cinemas... e três semanas depois dos Óscares de 2004. Peter Jackson queria filmar uma última imagem de caveiras no chão em Paths of the Dead (que é usada na edição alargada).

Jackson achou piada ao facto de estar a filmar um filme que já tinha ganho o prémio de Melhor Filme, mas os que perderam provavelmente não acharam tanta piada...

Getty Images

7. Tolkien no espaço!

De acordo com um regulamento da União Astronómica Internacional (sim, isso existe), todas as montanhas da maior lua de Saturno, Titã, terão o nome das montanhas de O Senhor dos Anéis.

Assim, quando os humanos finalmente colonizarem as estrelas, poderemos filmar o remake de ficção científica da trilogia LOTR no próprio Monte Doom.

LOTR: O Regresso do Rei (2003), New Line Cinema

8. Estamos a levar os Hobbits para Isengard

Elijah Wood criou a sua cassete de audição para o Frodo de O Senhor dos Anéis na floresta com um fato de Hobbit feito em casa.

O tipo basicamente levou o cosplay a um nível nunca visto... e fez um trabalho tão bom que se tornou uma celebridade mundial.

LOTR: As Duas Torres (2002), New Line Cinema

9. tinta élfica

Os membros da irmandade fizeram uma tatuagem a condizer. Liderados por Viggo Mortensen, todos eles se comprometeram a fazer uma pequena tatuagem com o número nove em élfico, com o objetivo de unir para sempre os nove membros da irmandade.

Infelizmente, John Rhys-Davies (Gimli) recusou-se a receber o seu, mas não se preocupem: a irmandade foi tecnicamente concluída na mesma: o seu duplo (Brett Beattie) ficou apenas com a obra de arte!

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. Maior orçamento, história mais curta

O orçamento dos dois primeiros filmes de "O Hobbit" é quase o dobro do orçamento de toda a Trilogia do Senhor dos Anéis.

Pelos vistos, nem todo o dinheiro do mundo pode comprar um bom filme.

Flickr, BagoGames

Publicidade

11. loucura por dinheiro

O espólio de JRR Tolkien só recebeu 62.500 dólares pela trilogia cinematográfica "O Senhor dos Anéis", até que entrou com uma ação judicial, reclamando os 150 milhões de dólares em dívida.

Getty Images

12. cair com compaixão

O Regresso do Rei Por isso, ao coreografar a destruição da torre de Sauron, os criadores tiveram o cuidado de garantir que não se assemelhava ao ataque ao World Trade Center.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

13. pedaços e peças

Numa época em que a tecnologia CGI ainda não tinha dominado, uma produção como O Senhor dos Anéis exigia um enorme número de efeitos práticos.

Cerca de 10.000 próteses faciais, mais de 3.500 pares de pés de hobbit, 2.500 fatos de espuma, 1.200 armaduras, 2.000 armas e 10.000 flechas foram feitos para filmar o O Senhor dos Anéis trilogia.

Todo esse cuidado e atenção são genuinamente perceptíveis. Mesmo ao ver os filmes hoje (basicamente 2 décadas É esse o poder de um trabalho de bastidores verdadeiramente fantástico.

Getty Images

14. alerta de spoiler!

J.R.R. Tolkien não queria que o terceiro livro de O Senhor dos Anéis se chamasse "O Regresso do Rei" porque achava que revelava demasiado sobre a história. O título foi escolhido pelo editor.

Há rumores de que o título original era O Senhor dos Anéis: Aquele em que acontece algo que não vais acreditar, mas tens de ler porque eu não vou contar , de J.R.R. Tolkien.

Flickr, Gwydion M. Williams

15) Até que a morte nos separe

A lápide que marca o local de descanso de Tolkien e da sua esposa tem uma inscrição poderosa. Está marcada com os nomes "Lúthien" e "Beren", duas personagens trágicas e menos conhecidas da Terra Média de Tolkien. O par, um homem mortal e um elfo imortal, estavam loucamente apaixonados.

Wikipédia

16. Estamos a levar os alunos para Isengard?

Os caloiros da Universidade da Califórnia em Irvine podem optar por viver num dormitório chamado Terra Média. Todos os corredores do dormitório têm nomes de cidades ou regiões da O Senhor dos Anéis .

Wikipédia

Publicidade

17. pequenos Hobbits desajeitados

Frodo cai exatamente 39 vezes na trilogia O Senhor dos Anéis.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

18. eu sonho com o Senhor dos Anéis

Foi o sonho de toda a vida de Christopher Lee interpretar Gandalf em O Senhor dos Anéis Fez uma audição para o papel, mas Jackson considerou-o demasiado velho para as cenas de luta, tendo-lhe sido atribuído o papel de Saruman.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

19. salto no tempo

No livro, passam-se 17 anos entre o momento em que Frodo recebe o anel e o momento em que parte para a sua aventura. No filme, reduziram esse tempo a duas semanas para manter as coisas a rolar!

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

20. Nicolas Cage, Rei de Gondor

Nicolas Cage recusou o papel de Aragorn devido a "obrigações familiares" e Daniel Day-Lewis também recusou o papel.

Sean Connery recusou o papel de Gandalf porque nunca tinha lido os livros e "não compreendia o guião". Ofereceram-lhe 15% dos lucros brutos, o que lhe teria rendido cerca de 400 milhões de dólares (mais do que qualquer outro ator alguma vez recebeu por um único papel).

Getty Images

21. mal actuando

Bob Anderson, esgrimista olímpico, coreografou as cenas de luta em O Senhor dos Anéis. Anderson, que treinou esgrimistas profissionais e também coreografou a Guerra das Estrelas, disse que Viggo Mortensen (Aragorn) foi o melhor espadachim que alguma vez treinou.

Getty Images

22. Viggo A Lenda

Mortensen fez as suas próprias acrobacias e usou uma espada de aço verdadeira durante as filmagens, em vez de uma feita de alumínio e borracha como o resto do elenco.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

Publicidade

23. parece aborrecido...

Tolkien escreveu todas as 1.200 páginas de O Senhor dos Anéis com dois dedos. Da próxima vez que alguém disser que não estás a escrever bem, já sabes como responder.

Getty Images

24. ai

Orlando Bloom (Legolas) foi atirado de um cavalo nas filmagens de As Duas Torres e partiu as costelas. Voltou ao trabalho no dia seguinte, mas há muitos vídeos do resto do elenco a gozar com ele por se queixar das dores!

LOTR: As Duas Torres (2002), New Line Cinema

25. anões gigantes

Com mais de um metro e oitenta de altura, John Rhys-Davies (que interpreta Gimli, o anão) é o ator mais alto da irmandade.

É um pequeno lembrete de como a magia do cinema pode ser impressionante. No meio de todo aquele CGI e maquilhagem, aposto que nem sequer paraste para pensar se o Gimli era mesmo assim tão pequeno.

Getty Images

26. entra lá, querida

A filha de Peter Jackson tem várias participações especiais ao longo dos filmes. Ela interpreta uma hobbit particularmente engraçada, uma refugiada de Helm's Deep e uma criança em Minas Tirith. Além disso, a filha de Samwise Gamgee em O Regresso do Rei é interpretada pela sua filha na vida real, Alexandra.

LOTR: O Regresso do Rei (2003), New Line Cinema

27. criaturas marinhas anãs

Quando Denethor tenta queimar Faramir na pira, não conseguem acender o fogo porque o cavalo de Gandalf não se quer aproximar.

Para resolver o problema, a equipa utilizou um painel de vidro colocado em frente à lente da câmara para refletir um fogo real e projectá-lo na câmara, de modo a parecer que a pira arde.

LOTR: O Regresso do Rei (2003), New Line Cinema

28. Não passarás!

Em A Irmandade do Anel Quando Gandalf tem o seu confronto com o balrog que empunha o chicote de fogo, Ian McKellen estava na realidade a olhar para uma bola de pingue-pongue verde que foi usada para substituir as personagens CGI.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

29) Royal LOTR

A Rainha da Dinamarca ilustrou a edição dinamarquesa de O Senhor dos Anéis, com o pseudónimo Ingahild Grathmer.

É evidente que os deveres reais se tornam um pouco aborrecidos.

Flickr, Ivan Naurholm

30.

Sean Connery recusou o papel de Gandalf na trilogia O Senhor dos Anéis porque nunca tinha lido os livros e "não compreendia o guião".

Na altura, foi-lhe oferecido 15% dos lucros brutos, o que lhe teria rendido cerca de 400 milhões de dólares (mais do que qualquer outro ator alguma vez recebeu por um único papel).

Getty Images

31. Eles não eram reais?

Os horríveis gritos dos Nazgul, que atormentam as personagens ao longo da série, foram feitos com uma técnica surpreendentemente simples: os técnicos de som limitaram-se a gravar os ruídos de copos de plástico baratos a serem raspados.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

32. companheiros... mas à distância

Ian McKellen e Elijah Wood nunca filmaram uma cena juntos em pessoa. "Nunca trabalhei com Elijah Wood", confessou McKellen. "Ele era o papel principal em O Senhor dos Anéis mas ele é mais pequeno do que eu, por isso nunca poderíamos ficar juntos".

Mostra como a sua atuação foi realmente boa.

Getty Images

33. agulhas e anéis

O escritor Venkatesh Rao publicou um artigo intitulado "The Gollum Effect" (O Efeito Gollum) que analisa a forma como o comportamento de Gollum reflecte o de um viciado arquetípico que se tornou uma casca do seu antigo eu devido à sua dependência. Rao aplica esta dependência a outras figuras e também examina a forma como Gollum é um viciado com um funcionamento elevado, uma vez que o anel não o mata prematuramente e o mantém suficientemente funcional para ser"empregável de forma útil".

Andy Serkis afirma mesmo que baseou o desespero de Gollum na abstinência dos viciados em heroína.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), New line cinema

34. Jackson, o Guerreiro

Peter Jackson não passou todo o seu tempo atrás da câmara. A Irmandade do Anel , ele passa pela câmara a mastigar uma cenoura na cidade de Bree. As Duas Torres E, finalmente, quando Sam regressa para salvar Frodo de Shelob, é o braço do realizador que aparece primeiro a segurar Sting.

Getty Images

35. meses de escuridão

A Batalha de Helm's Deep foi tomada quatro meses para filmar , sendo que quase tudo se passa à noite.

É quase meio ano!

LOTR: As Duas Torres (2002), New Line Cinema

36. reescrita

Tolkien escreveu originalmente Gollum como uma figura bondosa, que oferece a Bilbo o anel como prémio por resolver os seus enigmas (quando se encontram pela primeira vez no covil de Gollum nas Montanhas Nebulosas). Mais tarde, quando Tolkien começou a escrever obras sucessivas, percebeu que o anel teria de ser uma influência mais corrosiva. Assim sendo, já não faria sentido que Gollum entregasse o seu precioso tão facilmente.Tolkein reescreveu o capítulo.

LOTR: As Duas Torres (2002), New Line Cinema

37. realismo ou fantasia?

A filha de JRR Tolkien disse que acredita que a descrição que o seu pai faz dos Pântanos Mortos, um pântano traiçoeiro repleto de milhares de cadáveres, é na realidade uma descrição da sua experiência na Primeira Guerra Mundial.

Wikipédia

38. Mais lesões

Sean Astin (Samwise Gamgee) ficou inconsciente ao ser atingido por um pesado tear de madeira no cenário de Rivendell. Mais tarde, enquanto filmava a cena em que corre para a água atrás de Frodo, pisou um pedaço de vidro partido. Com vinte pontos no pé, regressou ao cenário em 24 horas.

LOTR: A Irmandade do Anel (2001), New Line Cinema

39. sem dor, sem ganho

Durante as filmagens de uma cena em que dá um pontapé num capacete de um orc, Viggo Mortensen partiu dois dedos do pé, mas só se pronunciou sobre o assunto depois de a filmagem estar concluída. Noutra cena, partiu um dente, mas pediu para o colar de novo para poder terminar a cena.

Getty Images

40. Viggo, a Lenda

Histórias sobre Viggo Mortensen no cenário de O Senhor dos Anéis O ator dinamarquês (e pintor, e poeta, e músico) não é apenas um espadachim talentoso, mas também aprendeu a falar élfico para os filmes, o que o tornou na sua sexta língua - fala também inglês, dinamarquês, francês, italiano e espanhol.

LOTR: O Regresso do Rei (2003), New Line Cinema

41. quilómetros de correio

A maioria dos fãs não se apercebe do quão trágica é a história de Aragorn no final.

Aragorn morreu com 210 anos. Decidiu pôr termo à sua própria vida porque não queria sofrer as dores da velhice e perder o juízo, nem queria que Arwen assistisse à sua deterioração. Com este desejo, escolheu morrer antes de chegar a sua hora.

LOTR: O Regresso do Rei (2003), New Line Cinema

42. senhor dos prémios

Cada O Senhor dos Anéis O filme ganhou vários prémios da Academia.

O Regresso do Rei ganhou uns impressionantes onze Óscares, vencendo todos os prémios para que foi nomeado.

Getty Images

43) Magos de dedos pegajosos

Sir Ian McKellen foi elogiado pela sua interpretação de Gandalf em O Senhor dos Anéis Ian confessou que roubou o cajado de Gandalf e que o exibe orgulhosamente no seu bar, "The Grapes".

LOTR: As Duas Torres (2002), New Line Cinema

44. tudo faz sentido

Os fãs perguntam-se muitas vezes porque é que as personagens não voaram para Mordor nas costas das águias gigantes e deixaram cair o anel na Montanha da Perdição, mas a maioria não se apercebe que isso é explicado no livro.

Os cineastas não entraram na explicação porque acharam que era óbvia. O olho de Sauron foi o maior obstáculo, pois teria visto eles chegando o tempo todo. J.R.R. Tolkien vetou o uso das águias porque elas são criaturas orgulhosas que não tomaram partido na Guerra do Anel até o final. Elas são basicamente a Suíça da Terra Média.

LOTR: O Regresso do Rei (2003), New Line Cinema

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

"Há algo de bom neste mundo, Sr. Frodo... e vale a pena lutar por ele." - Samwise, o Bravo.

Partilhe isto com os seus amigos clicando em baixo!