Co-criado por Dave Chappelle e Neal Brennan, "Chappelle's Show" foi uma série americana de comédia de esboços que abordava habilmente temas culturais complexos como a raça, o sexo, as drogas, a violência armada, a prostituição e a indústria do entretenimento. O seu esboço de 2004 sobre Rick James, sem dúvida o primeiro esboço de comédia televisiva a tornar-se viral, presenteou o mundo com a frase de efeito "I'm RickJames!" Chappelle abandonou o programa no auge do seu sucesso, o que só veio aumentar o seu já lendário estatuto.

Aqui estão algumas coisas que talvez não saiba sobre o programa que nos mostrou o verdadeiro Wayne Brady.

Diverte-te.

Factos sobre Chappelle's Show

26. o público provavelmente era apenas estúpido

Os sketches eram normalmente pré-gravados e a reação do público era utilizada em vez de uma pista de riso. A única vez que foi utilizada uma pista de riso foi no sketch "Dude's Night Out", que não conseguiu obter a reação audível do público que pretendiam.

Flickr

25. N'Sync

A música tema original era suposto ter letra, mas a banda não conseguia sincronizar a letra com a música, pelo que Chappelle deu instruções aos dois músicos para dizerem "Chappelle's Show" vezes sem conta.

Pixel máximo

24. Não há nada que as mamas não possam fazer?

Hugh Hefner inspirou muitas coisas e, aparentemente, o "Chappelle's Show" é uma delas. Chappelle estava a ver um especial sobre Hefner em que músicos e comediantes actuavam para o Hef e as suas coelhinhas da Playboy. No "Inside the Actors Studio", Chappelle disse que se sentiu "estranhamente inspirado" por isso, telefonou ao seu cocriador Neal Brennan e a conversa que se seguiu levou à criação do "Chappelle's Show".

Wikipédia

23. H-B-Doh!

Chappelle e Brennan levaram inicialmente o programa à HBO e esta não o aceitou. Porque são burros.

Publicidade

22. Escrever um esboço com muito sucesso para leigos

Chappelle e Brennan afirmam que aprenderam a escrever o programa lendo o livro "Live From New York: The Complete, Uncensored History of Saturday Night Live as Told by Its Stars, Writers, and Guests." Ainda bem que não leram American Psycho ou o programa poderia ter tido um resultado muito diferente.

Flickr

21. ele ainda está ofendido

Wayne Brady terá ficado insatisfeito quando Negrodamus o criticou, dizendo: "Os brancos adoram o Wayne Brady, porque o Wayne Brady faz com que o Bryant Gumbel pareça o Malcolm X." Nos NAACP Image Awards, Brady pagou bebidas a alguns membros da equipa do Chappelle Show e falou dos seus sentimentos em relação a esse sketch. No dia seguinte, Chappelle telefonou-lhe e nasceu o famoso sketch que mostra o lado negro de Brady. E elenem sequer precisou de estrangular ninguém.

Getty Images

20. ele inventou tudo

Paul Mooney, que interpretou o profeta negro num dos esquetes, foi escritor de Richard Pryor e improvisou muitas das suas respostas no Chappelle's Show, incluindo a que irritou Wayne Brady.

Wikipédia

Paul Mooney

19. é difícil encontrar boa ajuda

Chappelle não estava a planear fazer de Samuel L. Jackson no anúncio falso de cerveja, mas todos os que foram contratados para o fazer não corresponderam às expectativas de Chappelle.

Distribuição televisiva da CBS

Chappelle a fazer de Samuel L. Jackson

18. Noventa e nove problemas e o RZA é um deles

O sketch Racial Draft foi filmado mesmo em frente ao concerto "final" de Jay-Z. Durante as filmagens, o RZA desapareceu durante uma hora, atrasando a produção. Regressou e explicou que tinha ido ao Madison Square Garden para assistir ao concerto.

Flickr

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

17. Porquê?! Sim! Sim!

Aparentemente, Dave Chappelle fez Lil Jon. "Este esquete de Dave Chappelle realmente me colocou em um nível diferente", disse o artista de hip-hop à MTV. "Ele basicamente me empurrou para a cultura pop, e não apenas urbana, mas também para a sociedade branca. Eu estava no aeroporto, tipo, três semanas atrás, e uma senhora branca de 60 anos veio até mim e disse: 'Você não é Lil Jon?'" Porque no hip-hop, ser reconhecido por velhosAs senhoras brancas são a forma de saber que se conseguiu, basta perguntar ao Sugarhill Gang.

Getty Images

Publicidade

16. de um génio para outro

Depois de Chappelle e Charlie Murphy mostrarem a Eddie Murphy o sketch de Rick James, Eddie assistiu em completo silêncio. Quando acabou, disse-lhes que era "genial" antes de rir aquele riso de Eddie Murphy (sabe exatamente o que queremos dizer) e insistir para que o passassem outra vez.

Getty Images

15. a política é uma chatice

O famoso sketch de Rick James causou alguns problemas a um político, também chamado Rick James, que estava a concorrer à Câmara Municipal de Hattiesburg, no Mississippi. Os seus cartazes de campanha foram roubados ou desfigurados por pessoas que acrescentaram as piadas do programa de Chappelle.

Flickr Dave Chappelle a fazer de Rick James

14. Falta!

Depois de o sketch de Prince ter sido publicado, o cantor/compositor confirmou que, de facto, venceu Charlie Murphy no basquetebol, mas afirmou que não foi por ele ser bom, mas sim por Charlie Murphy ser mau.

Flickr

13. jogo, Blusas

Em 2013, Prince lançou o seu single "Breakfast Can Wait" com uma fotografia de Chappelle vestido como ele na capa. Sobre a capa, Chappelle disse: "É uma jogada de Judo do Prince. Gozas com o Prince num sketch e ele usa-te na capa do álbum. O que vou fazer - processá-lo por usar uma fotografia minha vestido como ele? É um xeque-mate".

Getty Images

12. a sua prerrogativa

Bobby Brown era suposto aparecer no sketch "STD Sesame Street", mas foi preso antes de poder fazê-lo. Foi substituído por Snoop Dogg, que foi suficientemente responsável para não ser preso no dia das filmagens.

Base Aérea de Osan

11. ele não está errado

Quando os fãs não paravam de gritar "Sou o Rick James!" durante um dos espectáculos de stand-up de Chappelle, este abandonou o palco com raiva. Quando regressou, disse o seguinte: "Sabem porque é que o meu programa é bom? Porque os funcionários da estação dizem que vocês não são suficientemente inteligentes para perceberem o que estou a fazer, e todos os dias luto por vocês. Digo-lhes como são inteligentes. Afinal, estava enganado. Vocês são estúpidos".

Getty Images

Publicidade

10. direita Schurrrr

Antes de se associar a Dave, o cocriador de "Chappelle's Show", Neal Brennan, associou-se a Mike Schur e, juntos, escreveram uma série de guiões que nunca chegaram a ser produzidos, incluindo um filme chamado "The Oldest Man in the World", sobre um museu dedicado ao homem mais velho do mundo. Schur criou depois "Parks and Recreation", "Brooklyn Nine Nine" e "The Good Place".

Getty Images

9. pé na porta

Brennan começou a trabalhar na porta do Boston Comedy Club. Escrevia piadas para os comediantes que via em palco e, eventualmente, estes começaram a pagar-lhe pela sua escrita. "O Chappelle dizia sempre que eu lhe dava uma piada que era muito irritante", recorda Brennan, "mas mesmo assim, com a primeira, ele pensou: "Hmm, ele tem razão."

Getty Images

8. muito atrasado

Embora mais tarde se viesse a tornar famoso, na altura, o acordo que Chappelle celebrou com a Comedy Central para mais duas temporadas de Chappelle's Show foi um dos mais lucrativos da história da televisão, pagando-lhe um salário avultado, para além de uma percentagem significativa das futuras vendas de DVD.cláusula que me dá reparações pela escravatura".

Getty Images

7) Et tu Charlie Murphy? Et tu?

Quando Chappelle deixou o programa, no início da terceira temporada, já tinham filmado material suficiente para três episódios. No lugar de Chappelle, Charlie Murphy e Donnell Rawlings apresentaram os segmentos de audiência em direto no estúdio.

Flickr

6) É por isso que não podemos ter coisas agradáveis

O sketch que matou o "Chappelle's Show" era sobre um pixie negro, interpretado por Chappelle, que usava blackface e tentava convencer os negros a agir de forma estereotipada. Era o tipo de piada de que Chappelle e os seus amigos se riam. No entanto, durante a gravação, um membro branco da audiência riu-se particularmente alto e isso deixou Chappelle desconfortável. Chappelle questionou-se então se o seu programa tinhapassou de subverter estereótipos a reforçá-los e desistiu imediatamente.

shutterstock

5) Então está a dizer que há uma hipótese

Em 2006, Chappelle disse que estaria aberto a produzir o resto da terceira temporada, e talvez até uma quarta temporada, mas apenas se as suas exigências fossem satisfeitas, uma das quais era garantir que metade das receitas das futuras vendas de DVD seriam doadas a instituições de caridade.

A Galeria Diamante Azul

Publicidade

4. quem é o meu papá?

Alguns dos sketches filmados para a abortada terceira temporada, mas que nunca chegaram a ir para o ar, foram: uma paródia de vídeos de Michael Jackson referindo-se ao seu julgamento por abuso sexual de menores, uma paródia de "Super Size Me" chamada Maximize Me, e uma sequela de Daddy Day Care protagonizada por Charlie Murphy. Os dois primeiros podem estar um pouco desactualizados, mas Daddy Day Care 2 seria fantástico.

Getty Images

3. dinheiro engraçado

Barry Katz, antigo agente de Chappelle, conta uma história em que Doug Herzog, presidente da Comedy Central, exigiu que Katz levasse Chappelle ao seu gabinete para lhe entregar um cheque de 27 milhões de dólares como parte do pagamento para fazer uma terceira temporada de Chappelle's Show. Katz disse a Herzog que não o poderia fazer e Herzog, furioso, desligou o telefone aos gritos: "Vinte e sete milhões de dólares!" Mais tardeNo dia seguinte, Katz contou a história a Chappelle, sublinhando o montante que Herzog tinha citado, e Chappelle, com o seu perfeito sentido cómico, inclinou-se para a frente e disse: "Parece-me um pouco leve".

Getty Images

2. em direto de Nova Iorque

O episódio do Saturday Night Live que Chappelle apresentou em 2016, que incluía um sketch em que Chappelle trazia de volta todas as suas personagens do "Chappelle's Show" numa paródia de The Walking Dead, foi o episódio com maior audiência desde 2013.

Getty Images

1. aspectos técnicos

Falando sobre o Chappelle's Show em 2014, Dave Chappelle disse: "Tecnicamente, nunca me demiti. Estou sete anos atrasado para o trabalho".

Getty Images

Fontes: 1 2 3 4 5 6 7 8 9