Nunca um rei foi tão depravado, tão cruel ou tão obsceno - e estamos a falar da monarquia inglesa. Desde os seus segredos de família obscuros até ao seu fim mega embaraçoso, vai querer servir-se de um copo jumbo para este caso.

Rei Jorge IV Factos

1. ele era mimado e podre

Nascido a 12 de agosto de 1762, George era o filho mais velho do Rei George III e da sua rainha, Charlotte de Mecklenburg-Strelitz. Obviamente, a infância do pequeno George foi encantadora, cheia de compromissos reais e jantares de luxo. No entanto, por detrás do verniz dourado de toda esta opulência, a família real tinha um núcleo negro e podre.

Wikimedia Commons

2. a sua família era literalmente louca

Durante grande parte da sua vida, o velho rei sofreu de ataques de insanidade. A situação tornou-se tão grave que Jorge teve mesmo de assumir o cargo de Príncipe Regente, produzindo aquilo a que hoje chamamos "O Período da Regência". Era uma responsabilidade pesada... o que talvez explique porque é que ele estragou tudo de forma tão espetacular.

Wikimedia Commons

3. os seus empregados odiavam-no

No final da montanha-russa que foi o seu reinado, o próprio assessor sénior de Jorge IV escreveu sobre o rei no seu diário privado: "Não existe cão mais desprezível, cobarde, egoísta e insensível... Houve reis bons e sábios, mas não muitos... e este creio ser um dos piores." O que estou a dizer é: apertem os cintos, rapazes.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

4. ele mostrou tendências perturbadoras desde muito jovem

Desde tenra idade, era evidente que O Príncipe Jorge era um autêntico canalha. O seu bando de amantes poderia provavelmente ter enchido vários quartos reais, e ele não gostava de nada mais do que beber e festejar durante toda a noite ao lado dessas beldades. Como disse um comentador, Jorge sempre preferiu "uma rapariga e uma garrafa a política e um sermão".

Um Escândalo Real (1997), BBC

Publicidade

5. ele tinha um vício obsessivo

Outro dos grandes amores de Jorge era o jogo, mas não o amava de volta - na verdade, quase o levou à ruína. Mesmo com os seus dotes reais alucinantes, Jorge conseguiu contrair enormes dívidas devido às suas apostas extravagantes em cartas, póneis e, basicamente, em tudo o que se pudesse colocar um preço.

Pixel máximo

6) Ganhou uma alcunha cruel

Como qualquer caloiro da faculdade lhe pode dizer, beber muito brandy pode ser bom para a sua vida social, mas é muito mau para a sua fivela do cinto. George sempre foi um rapaz um pouco rechonchudo, e os seus gostos exorbitantes rapidamente o fizeram crescer em proporções épicas. Em breve, a sua mulherada gourmet valeu-lhe um título impressionante (e hilariante): "O Adónis Gordo". nome de guerra .

Flickr, puffin11k

7. foi forçado a casar

O pai de George estava a dar tudo por tudo para manter o filho na linha, e encontrou uma solução perturbadora. Antes de perdoar as dívidas do Príncipe Jorge, o rei insistiu que ele casasse com a sua prima, a Princesa Carolina de Brunswick. Se isto parece um plano arriscado e horrível - era mesmo, mesmo.

Wikimedia Commons

8) A sua futura noiva era extremamente estranha

Caroline tinha vinte e poucos anos, uma idade invulgarmente "avançada" para as mulheres se casarem na altura. Alguns culpavam os seus pais rigorosos, que não a deixavam ir a bailes ou, Deus nos livre, dança em qualquer uma dessas galas, e até bizarramente a proibiu de ficar perto de janelas. Mas de acordo com outros, havia uma razão ainda mais sombria para o atraso no desenvolvimento de Caroline.

Wikipédia

9. um rumor desagradável seguiu a sua mulher

Um rumor persistente e infame afirmava que a Princesa Carolina do Brunswick era uma solteirona porque, na verdade, era uma super aberração. Bem, para a época. As pessoas sussurravam que, quando Carolina estava na adolescência, engravidou de um camponês. Para manter o bebé em segredo, os pais de Caroline recusaram uma série de propostas antes de finalmente a abandonarem. Bem, talvez George tenha ouvido issorumor também...

Um Escândalo Real (1997), BBC

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. ele era incrivelmente cruel

O Príncipe Jorge e Carolina de Brunswick nunca se tinham visto antes de aceitarem casar. Isto acabou de forma horrível. Segundo consta, quando o Príncipe Jorge ficou finalmente frente a frente com a sua futura noiva, teve uma reação incrivelmente sarcástica. O futuro monarca limitou-se a pedir um copo maior de bebida para acalmar a sua desilusão. Ui - mas isso nem sequer foi a pior parte.

Wikimedia Commons

Publicidade

11. Ele forçou a sua mulher a fazer uma "ménage à trois" distorcida

Quando Caroline chegou a Inglaterra, George fez o que era "honroso" e nomeou-lhe uma dama de companhia, Frances Villiers. A brincar, isto foi na realidade uma jogada cruel de poder: Villiers era uma das amantes preferidas de George e, ao nomeá-la "Dama de Cama" de Caroline, enviou à sua nova esposa uma mensagem clara e inequívoca sobre as suas prioridades.

Wikimedia Commons

12. ele iniciou novas modas - para seu próprio benefício

George era horrível a governar um país, mas era realmente Em vez das populares "calças até ao joelho", começou a usar calças mais largas, popularizou cores escuras para parecer mais magro e golas altas para esconder o queixo duplo.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

13. Ele estava bêbado no seu próprio casamento

As núpcias reais realizaram-se a 9 de abril de 1795, mas o casamento de conto de fadas rapidamente se transformou num pesadelo total. O Príncipe Jorge começou a beber tão cedo que, quando chegou a altura da cerimónia, já estava bêbedo. Também proclamou em voz alta aos amigos que a Caroline era nojenta e pouco higiénica. E ainda lhes faltava a noite de núpcias...

Wikimedia Commons

14) A sua noite de núpcias foi um desastre

Quando o Príncipe George levou a Caroline para o quarto nessa noite, fez uma descoberta "horrível". Depois de examinar a mercadoria, ele suspeitou fortemente que a noiva corada não era virgem. Embora isto dê crédito aos rumores desagradáveis de gravidez em torno de Caroline, também não é que George tenha passado a sua juventude a distribuir anéis de pureza.

Horrible Histories, BBC

15. cumpriu o seu "dever" da pior maneira possível

A química no quarto de George e Caroline era tão desanimadora como o resto das suas relações. Mais tarde, o príncipe afirmou que só consumaram a sua união umas míseras três vezes: duas na noite de núpcias, uma na noite seguinte e, depois disso, nunca mais. Apesar dos seus hábitos de mulherengo, George escreveu mais tarde que "não foi necessário um pequeno [esforço] para vencer a minha aversão e ultrapassar o desgosto pela pessoa dela".Por vezes, porém, bastam três vezes...

Wikimedia Commons

16. ele só teve um filho legítimo

Quase exatamente nove meses após a sua malfadada noite de núpcias, Caroline deu à luz uma menina, a Princesa Charlotte. É quase como se toda a biologia de Caroline estivesse a gritar "Um e pronto" sobre o seu casamento desastroso. No final, Charlotte foi a única filha legítima que George alguma vez teve. Infelizmente, este facto torna a sua tragédia ainda mais pungente (mais sobre isso mais tarde).

Wikipédia

Publicidade

17. ele tinha um talento pouco conhecido

Apesar de não o sabermos pelos seus interesses mais básicos, Jorge IV era, na verdade, um homem incrivelmente espirituoso e brilhante, e sempre o foi desde criança. Mesmo as pessoas que o desprezavam tinham de admitir que ele podia ser um conversador brilhante quando não estava demasiado em copas. Mas esta sagacidade mordaz podia cortar o caminho errado...

Wikimedia Commons

18. escondeu um enorme segredo

Muito bem, preparem-se: a história de Jorge IV está prestes a ficar ainda mais louca. É que, para começar, Jorge e Carolina de Brunswick tiveram um casamento miserável. mas ela nem sequer sabia o seu segredo mais obscuro. No dia em que disseram o seu doce "sim", o Príncipe estava casados. E foi ainda mais escandaloso do que parece.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

19. ele era bígamo

Antes de a Princesa Carolina se tornar o seu Plano Real de Perdão da Dívida, Jorge IV já estava loucamente apaixonado por Maria Fitzherbert, uma plebeia católica, viúva, seis anos mais velha que ele. Jorge estava tão apaixonado que jurou que só casaria com ela.

Wikimedia Commons

20) Ele tinha um amor cruzado com uma estrela

George casou-se secretamente com Maria a 15 de dezembro de 1785, numa cerimónia discreta no humilde barracão da noiva. Se isto soa um pouco estranho, é porque assim foi. Décadas antes, o parlamento tinha aprovado uma série de leis que tornavam impossível o casamento de um herdeiro real com uma católica e Por outras palavras: Jorge e Maria estavam tramados. Mas isso não os impediu...

Um Escândalo Real (1997), BBC

21. ele foi fiel à sua primeira "esposa"

Jorge IV manteve o seu casamento falso em segredo durante anos, sabendo que, se a verdade viesse ao de cima, o arruinaria junto do parlamento e do seu pai e talvez até lhe fizesse perder o trono. No entanto, tanto ele como Maria consideravam a união legítima e ela continuou a ser uma figura central na sua vida até ao fim dos seus dias. também central.

Um Escândalo Real (1997), BBC

22. ele gostava de mulheres mais velhas

Quando se tratava das suas muitas amantes, Jorge IV tinha definitivamente um tipo: mulheres adultas. Maria Fitzherbert era uma mulher madura, mas mesmo ela não tinha nada a ver com a outra peça lateral de Jorge. Frances Villiers tinha 40 anos e já era avó (!) quando Jorge começou um caso com ela no início dos seus 30 anos.

De facto, mais As amantes de George eram mulheres espirituosas e atrevidas, muitos anos mais velhas do que ele. O tipo tinha os seus defeitos, mas não era nenhum Leo DiCaprio.

Um Escândalo Real (1997), BBC

Publicidade

23. o Parlamento não o queria no trono

Com a doença mental do rei Jorge III a tornar-se cada vez mais evidente, os membros do parlamento fizeram pressão para que o príncipe Jorge se tornasse regente logo em 1788, quando ainda tinha 20 anos. Mas "por alguma razão", a maioria não confiava no rake real - e ele só chegaria ao poder com grandestragédia.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

24) A sua irmã teve um destino negro

Em 1810, um um golpe cruel atingiu a família real. Nesse ano, a irmã mais nova do príncipe Jorge, Amélia, faleceu aos 27 anos de idade. Tinha sido a filha preferida do rei Jorge III e a perda deixou-o numa "melancolia indescritível".

Wikimedia Commons

25. o povo voltou-se contra ele

Surpreendendo exatamente zero pessoas, Caroline e o Príncipe George acabaram por se separar após o nascimento da sua herdeira obrigatória, a Princesa Charlotte. Mas o pesadelo de George estava apenas a começar. Para seu espanto, Caroline era incrivelmente popular entre o povo e, quando os jornais souberam dos seus problemas conjugais, descreveram-na como uma "esposa injustiçada", o que... bem, ela era. Depois disso, as luvas caíram.

Um Escândalo Real (1997), BBC

26) Colocou um espião no quarto da sua mulher

O curto período em que Caroline e George estiveram realmente juntos pareceu anos de tormento interminável. Frances Villiers, amante de George do dia Ela vasculhava a correspondência privada de Caroline e ajudava George a controlar a sua nova mulher; o príncipe nem sequer deixava Caroline viajar sem a sua autorização. E a situação estava prestes a piorar muito.

Wikimedia Commonsk

27. lançou uma investigação escandalosa

Em 1797, Caroline estava a viver separadamente na sua própria residência, longe de George. até que o escândalo aconteceu. Começaram a circular rumores de que a esposa do rei andava a "entreter" cavalheiros com a sua nova liberdade, o que levou o parlamento a conduzir a chamada "Investigação Delicada" sobre os seus hábitos de quarto, cujos resultados foram tudo menos delicados.

Um Escândalo Real (1997), BBC

28) Praticamente inventou as termas à beira-mar

George rodeou-se do melhor que a sociedade inglesa tinha para oferecer e levou o seu lazer tão a sério como se fosse o seu verdadeiro emprego (o que não era). a em parte porque o próprio Jorge IV construiu o seu próprio spa e palácio à beira-mar no Brighton Pavilion.

Wikimedia Commons

29) Usou a sua filha como um peão

Apesar de a "Investigação Delicada" não ter conseguido provar nada contra Caroline, encontraram uma tonelada de podres sobre ela, incluindo insinuações de que teria tido outro filho amoroso secreto durante o tempo em que esteve longe de George. Foi o suficiente para George se vingar de forma brutal Para sempre, restringiu o contacto de Caroline com a filha Charlotte a visitas uma vez por semana.

Um Escândalo Real (1997), BBC

30) A sua tentativa de divórcio fracassou de forma espetacular

Então, porque é que o Príncipe Jorge não deu uma de Rei Henrique VIII e se divorciou de Carolina? Bem, ele bem que tentou. Mas ele era, pelo menos, tão culpado quanto ela de infidelidade, e qualquer processo de divórcio iria expor a sua roupa suja também. Sempre cavalheiro, Jorge ainda tentou fazer aprovar um projeto de lei que lhe permitiria separar-se de Carolina sem qualquer investigação... mas caiu por terra porque todos osO parlamento odiava-o.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

31. andava com uma multidão decadente

O príncipe Jorge era amigo dos grupos mais elegantes da época da Regência, incluindo o famoso dândi Beau Brummell. Com uma inteligência afiada e um alfaiate ainda mais afiado, o divertido Brummell ajudou a manter o príncipe regente no auge da moda e da bebedeira. Mas a sua amizade depressa chegou a um fim amargo.

Wikipédia

32. teve uma separação amarga com um amigo

Um dia, num baile, o Príncipe Regente estava a sentir-se irritado e, num insulto cruel, limitou-se a olhar para Brummell sem falar. Em resposta, Brummell levou-o para o nível seguinte. Mesmo à frente de George, o dândi virou-se para um dos seus companheiros e escarneceu: "Quem é o teu amigo gordo?" Foi o fim dos simpáticos e calorosos companheiros de brincadeira.

Horrible Histories, BBC

33. a sua coroação foi imoralmente cara

Em 1820, o Rei George, o Louco, bateu as botas, o que significa que, com a idade madura de 57 anos, o Príncipe George assumiu finalmente o trono. Era finalmente o seu momento de brilhar, pelo que não se poupou a despesas na sua luxuosa coroação. Na verdade, "luxuosa" não é suficiente: a grande festa do Príncipe George custou 20 VEZES mais dinheiro do que a coroação do seu pai, que já custou umas impressionantes 10.000 libras esterlinas. E perguntamo-nos porquêA América ficou irritada com os impostos.

Wikimedia Commons

34. Os Royals ainda hoje usam a sua roupa

Que não se diga que Jorge IV não tinha bom gosto, mesmo que era Para a coroação, exigiu que todos os seus convidados se vestissem com trajes da época Tudor e Stuart, e George chegou mesmo a fazer o seu próprio vestido de veludo vermelho decadente. Foi um grande sucesso: tem sido usado em todas as coroações desde George V. Mas o seu dia especial também foi muito dramático.

Wikimedia Commons

35) Proibiu a sua própria mulher de participar na sua coroação

A mesquinhez de Jorge IV não tinha limites e recusou-se terminantemente a envolver Carolina na coroação. Quando esta regressou a Londres para fazer valer o seu direito de consorte, George deu-lhe um golpe brutal. Caroline chegou mesmo às portas da Abadia de Westminster - apenas para que os guardas colocassem baionetas debaixo do queixo da rainha e batessem as portas. E isso não foi tudo.

Getty Images

36. tentou apagar a sua rainha da história

Para piorar a ferida real de Carolina, o rei Jorge IV emitiu um decreto oficial para que o seu nome fosse retirado do Livro Comum de Oração na cerimónia de coroação. Para Jorge, deve ter parecido que a sua vingança mesquinha contra Carolina estava finalmente concluída. Só que ele não podia saber o que estava para vir...

Wikimedia Commons

37. a sua mulher deu o melhor de si

Apesar das alegações de infidelidade que seguiam Carolina de Brunswick para onde quer que fosse, ela afirmava que só tinha cometido adultério uma vez na vida: "Com o marido da Sra. Fitzherbert, o rei." Arrasta-o, Carolina.

Wikimedia Commons

38) A sua rainha teve um fim terrível

No dia da coroação, a "Rainha" Caroline, mortificada, foi para casa e adoeceu imediatamente. O seu estado de saúde piorou lentamente e, três semanas mais tarde, morreu aos 53 anos. Os médicos pensaram que sofria de uma obstrução intestinal, embora os especialistas modernos pensem que poderá ter sido cancro. Caroline, porém, tinha uma teoria muito mais sombria.

Um Escândalo Real (1997), BBC

39. As pessoas acreditavam que ele tinha envenenado a sua mulher

De acordo com fontes que estiveram perto dela durante os seus últimos dias, Caroline delirava frequentemente com o facto de ter sido envenenada. Este rumor chegou também à população em geral, com muitos a lerem nas entrelinhas e a assumirem que George tinha uma mão na morte da sua mulher. espírito é verdade.

Pixabay

40 - Os seus vícios tornaram-se ainda mais obscuros

Quando se tornou rei, em 1820, Jorge escondia o seu comportamento mais perturbador. Segundo muitos historiadores, o monarca era provavelmente viciado no sedativo láudano quando subiu ao trono. Mas uma coisa era certa: o extravagante rei era agora obeso mórbido, uma condição que iria contribuir para a sua queda super estranha.

Wikimedia Commons

41. ele só piorou com a idade

Perto do fim da sua vida, George sofria de uma galeria de doenças, incluindo hidropisia, gota, arteriosclerose e cataratas tão graves que ficou praticamente cego. Quase incapacitado, George tinha de assinar projectos de lei com um carimbo da sua assinatura perante uma sala cheia de testemunhas. Não era propriamente um poder absoluto.

Shutterstock

42. o seu apetite era perturbador

Nos últimos anos da sua vida, o povo começou finalmente a admirar o rei Jorge IV - mas pelas razões erradas. Tinha uma vontade de viver espantosa e nunca abrandou o apetite, nem mesmo nas piores doenças. Numa última ceia, comeu um pombo, uma tarte de carne de vaca, mais de uma garrafa de vinho, um copo de champanhe e um copo de brandy.

Pixabay

43. ele era um "cavalheiro"

Uma das únicas alcunhas totalmente elogiosas de George era "O Primeiro Cavalheiro de Inglaterra", que as pessoas usavam para resumir o seu charme, a sua inteligência e a sua cultura - e para esconder todas as partes menos saborosas da sua personalidade, naturalmente.

Flickr, Elliott Brown

44. o seu fim não foi bonito

Em 26 de junho de 1830, o fim chegou para Jorge IV, e ele não entrou suavemente nessa boa noite. Às três da manhã, Jorge acordou de repente, sabendo que tinha de fazer um enorme movimento intestinal, resultando numa "grande evacuação misturada com sangue".

Wikimedia Commons

45 - Morreu de uma forma embaraçosa

George chamou o médico, gritando: "Tragam-no; isto é a morte!", mas o médico mal teve tempo de entrar no quarto antes de o rei morrer. Como o médico recordou mais tarde, "subi as escadas em cinco minutos e ele morreu oito minutos depois." Tudo aconteceu tão depressa que ninguém percebeu bem o que se estava a passar. Mas a autópsia revelou uma verdade arrepiante.

Shutterstock

46. a sua autópsia estava cheia de descobertas obscuras

O exame revelou que o rei tinha morrido devido a uma rutura de um vaso sanguíneo no estômago que, de forma super embaraçosa, tinha rebentado quando ele estava a fazer cocó. Mas não foi só isso que a autópsia revelou. O rei tinha também um coração dilatado, um tumor "do tamanho de uma laranja" na bexiga e válvulas cardíacas perigosamente congestionadas.

Shutterstock

47. A reação à sua morte foi de partir o coração

Gostaria de lhe dizer que a nação chorou o rei Jorge IV, mas na verdade foi exatamente o contrário. Como disse um comentador: "Nunca houve um indivíduo menos lamentado pelos seus semelhantes do que este rei falecido. Que olho chorou por ele? Que coração sentiu um só golpe de tristeza imerecida?" Bem, obrigado, agora sinto-me mesmo mal pelo tipo. Ou será que...

Shutterstock

48. o seu ato mais baixo foi absolutamente horrível

Em 1817, a única filha do casal, a Princesa Charlotte, morreu durante o parto - e George esqueceu-se propositadamente de contar à sua mulher afastada.

Wikimedia Commons

49. tentou insultar a sua mulher do além-túmulo

Quando a filha de George, a Princesa Charlotte, nasceu, ele alterou imediatamente a sua última vontade e testamento. e deixou à sua esposa real uma "prenda" perturbadora. Três dias depois de Charlotte ter vindo ao mundo, George actualizou o seu testamento para dar todos os seus bens a "Maria Fitzherbert, minha mulher", deixando a Caroline... um único xelim. isso é um presente de empurrar.

Um Escândalo Real (1997), BBC

50. o trono não foi tudo o que ele herdou

Por causa dos gastos, sedução e mordomias de George, a sua regência e reinado foram um desastre absoluto. No entanto, os historiadores sugerem uma razão mais perturbadora para os seus fracassos Segundo alguns, Jorge terá sofrido da mesma doença que levou o seu pai à loucura, a porfiria. Seja qual for a causa, os últimos anos do seu reinado foram não bonito.

Um Escândalo Real (1997), BBC

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10