Nascido no seio da sanguinária família real macedónia, Filipe sobreviveu ao jogo dos tronos para transformar o seu reino atrasado na maior potência da Grécia. Mas as fortunas podiam mudar rapidamente na Grécia Antiga e, quando Filipe estava no topo do mundo, tudo veio abaixo.

1. ele viveu num covil de víboras

Nascido em 382 a.C., filho do rei Amyntas III da Macedónia e da sua rainha Eurydice, Filipe era o terceiro filho do casal, o que o deixava muito longe na linha de sucessão, mas não se esqueça que a antiga Macedónia era um lugar incrivelmente brutal. Se fosse suficientemente duro para o conseguir, havia muito espaço para... chamemos-lhe "mobilidade ascendente".

E Philip em breve se revelaria o homem mais duro da zona - embora o seu pai não estivesse lá para o ver.

Getty Images

2. perdeu o seu pai

Filipe da Macedónia mal chegou a conhecer o seu pai. Amyntas passou todo o seu reinado a tentar fortalecer a precária posição da Macedónia no mundo grego - com pouco sucesso, devo acrescentar. Quando Filipe tinha 12 anos, a Macedónia ainda era, na melhor das hipóteses, um ator periférico na Grécia Clássica, e Amyntas estava sem tempo. Sucumbiu a uma doença quando Filipe tinha apenas 12 anos.

Isso significava que o irmão mais velho de Filipe, Alexandre, se tornaria o rei seguinte, o que não demoraria muito a mostrar como a Macedónia era brutal.

Wikimedia Commons

3. ele tinha um padrasto mau

A corte macedónia tinha sexo e intrigas suficientes para uma série da HBO. Quando Amyntas morreu, um dos seus amigos, Ptolomy, foi para a cama com a mãe de Filipe. Mas ele não estava apenas interessado em sexo - tinha os olhos bem postos no trono. Então o que é que ele fez? Começou a tramar nos bastidores para virar as pessoas contra Alexandre?

Não, isso é demasiado complicado. Ele apenas mandou eliminar o Alexander, de forma simples.

Wikipédia

4. o padrasto mandou-o embora

Não sei bem como é que Ptolomeu explicou à rainha Euridike a história do "matei o teu filho", mas ele ainda não tinha acabado com os filhos dela. Felizmente para Filipe, a sua sede de sangue estava saciada por agora, mas ele tinha outra coisa planeada para Filipe. Ptolomeu instalou um rei fantoche para poder atuar como regente e depois mandou Filipe para longe, para viver como refém numa terra estrangeira.

Se o Ptolomy conseguisse o que queria, nunca mais teria de ver o filho da sua esposa. Bem, ele nunca viu - lembram-se de como a Macedónia podia ser brutal? O Ptolomy é o próximo...

Wikipédia

Publicidade

5. ele se tornou um garoto da cidade

Filipe pode ter sido um cativo numa terra estranha, mas, para ser honesto, foi um trabalho bastante confortável. Na próspera cidade metropolitana de Tebas, recebeu uma educação de alto nível. Aprendeu tudo sobre diplomacia e assuntos militares com algumas das mentes mais brilhantes da Grécia. Quando regressou à Macedónia, era um jovem com muito para provar.

Talvez tivesse tentado vingar-se do namorado da mãe - mas era demasiado tarde.

Getty Images

6. o padrasto recebeu o que merecia

Depois de Alexandre, o irmão seguinte de Filipe, Pérdicas, tornou-se rei. Ptolomeu esperava poder controlar Pérdicas e governar através dele como um rei fantoche. O que é que ele pensava que ia acontecer? Em poucos anos, Pérdicas cresceu... e matou Ptolomeu. Bem feito! Agora Filipe estava de volta à cidade, pronto para mostrar tudo o que tinha aprendido em Tebas.

Agora só tinha de esperar que o Perdiccas fosse à falência, o que, para quem tem estado atento, não demoraria muito tempo.

Wikipédia

7) Ele não era um tio-avô

A Macedónia não estava agora em melhor estado do que no tempo do pai de Filipe, pelo que Pérdicas continuava a ter muito trabalho pela frente. Alguns anos após o regresso de Filipe, Pérdicas marchou para a batalha. Antes de partir, disse a Filipe que tomasse conta do seu filho, Amintos IV. Caso o pior acontecesse, caberia a Filipe proteger o jovem rei até este atingir a maioridade.

Ele ainda não sabia que o pior era que ia acontecer - ou que Filipe o ia trair.

Wikipédia

8. ele tomou o trono para si

Chocante: Pérdicas nunca regressou a casa; caiu em combate. Isso fez de Amyntas IV o novo rei... só que Filipe tinha outras ideias em mente. Amyntas era apenas um miúdo e Filipe não estava interessado na regência. Em vez disso, Filipe proclamou-se simplesmente o novo rei e não havia muito que alguém pudesse fazer para o impedir.

Se alguém se opunha à ideia, ficava calado. Em breve, Filipe provou ser mais rei do que o seu pai ou qualquer um dos seus irmãos tinham sido.

Getty Images

9. ele não tinha um trabalho fácil

Quando Filipe se tornou rei da Macedónia, tinha muito trabalho pela frente. Nenhum dos seus antecessores tinha sido particularmente eficaz e tinha inimigos a atacá-lo por todos os lados. Além disso, o seu irmão tinha apenas perdeu uma batalha contra os Ilírios, levando consigo muitos bons homens macedónios.

Filipe tinha grandes sonhos, mas não ia ser fácil. Quando chegou ao fim, Filipe da Macedónia tinha realizado mais do que qualquer outro grego da história.

Wikipédia

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. ele tinha inimigos por todos os lados

A Grécia Antiga era uma confusão de diferentes cidades-estado que viviam num estado de conflito quase constante. O que isso significava para o novo rei Filipe era que os Paeonianos e os Trácios estavam a saquear cidades nas suas fronteiras orientais. Entretanto, os Atenienses estavam a aproximar-se pela costa, na esperança de expulsar Filipe e instalar um fantoche seu. Filipe ia precisar de usar todos os truques possíveis - por issofoi isso que ele fez.

Wikimedia Commons

Publicidade

11. ele lidou com isso

Primeiro, Filipe lidou com os Paeónios e os Trácios através da diplomacia, prometendo-lhes grandes tributos se recuassem, o que eles fizeram. Quem não gosta de dinheiro? Depois, liderou os seus homens contra os Atenienses e derrotou a sua força de 3.000 hoplitas. Os Atenienses viraram-se e fugiram, apercebendo-se de que este novo governante macedónio não seria uma presa fácil.

O Filipe tinha agora algum espaço para respirar - mas não estava para começar a ter calma.

Wikipédia

12. ele sabia como lutar

As vitórias de Filipe reforçaram o seu lugar como rei - então, porque não ir de vento em popa? Ele recrutou em massa para o exército macedónio, quase duplicando-o nos primeiros anos do seu reinado. Pressionou-os duramente, mas recompensou os que se destacaram. Os homens que o impressionaram puderam rapidamente subir na hierarquia - com os bolsos cheios.

Em breve, Filipe da Macedónia tinha criado talvez a melhor força de combate de toda a Grécia Clássica. Depois, deu-lhes uma arma secreta.

Getty Images

13. ele revolucionou o combate

Filipe introduziu no seu novo exército uma forma totalmente nova de combater, criando a infame falange macedónia. Equipou a sua infantaria com lanças extremamente longas, chamadas sarissa Imaginem um ouriço com lanças de metal afiadas, com seis metros de comprimento... composto por alguns dos guerreiros mais ferozes que o mundo alguma vez viu.

Se isso não o impressiona, então: os resultados falam por si.

Alexander (2004), Warner Bros.

14. ele encontrou a sua primeira rainha

O que é um rei sem uma rainha? Filipe estava a revolucionar o exército, mas precisava de encontrar uma senhora simpática e começar a fazer muitos pequenos príncipes e princesas (Ok, sejamos realistas: ele queria príncipes). Rapidamente, casou com Audata, a filha do seu rival, o rei Baryllis da Ilíria. Claro, os Ilírios tinham acabado de massacrar um grupo de macedónios, mas também se tinham livrado do irmão de Filipe por ele.

Um casamento e ficamos quites, acho eu? Não exatamente. O Philip ainda queria vingança.

Wikimedia Commons

15. ele se virou contra seus sogros

Filipe casou com Audata em grande parte para negociar uma trégua com a Ilíria - e depois, quase de imediato, deu meia volta e invadiu a terra natal da sua nova mulher. Com a nova falange macedónia, fez um trabalho rápido com os seus novos sogros. Que tal isto como boas-vindas à família? Uma vez que as mulheres na antiga Macedónia tinham poucos direitos, não havia muito que Audata pudesse fazer.

E depois o Filipe teve de ir pôr sal na ferida.

Alexander (2004), Warner Bros.

16) Ele casou-se de novo

Uma esposa não era suficiente para um tipo como Filipe, por isso, quase logo que o seu primeiro casamento foi consumado, deu a volta e fê-lo novamente! Desta vez, a "sortuda" era uma princesa da Molossia. Talvez já tenha ouvido falar dela; o seu nome era Olímpias. Se não ouviu, então ouviu certamente falar do filho que ela deu a Filipe um ano mais tarde: o seu nome era Alexandre.

Alexander (2004), Warner Bros.

Publicidade

17. ...E outra vez...E outra vez...

Sei o que estão a pensar: como é que Filipe da Macedónia conseguiu lidar com duas esposas? Bem, ele não conseguiu... sete Para além de Audata e Olímpias, havia Phila, Nicesipolis, Philinna, Meda e Cleópatra. Estaria ele a compensar alguma coisa?

Alexander (2004), Warner Bros.

18. a sua mulher teve uma visão

De todas as esposas de Filipe, Olímpia era, sem dúvida, a mais ambiciosa. Alegadamente, afirmou que, na noite anterior à consumação do casamento com Filipe, sonhou que um raio lhe atingia o ventre, criando uma chama que se espalhava por todo o lado. Para um grego antigo, isso parecia mesmo que Zeus tinha talvez apenas abençoou o seu ventre para criar um grande conquistador?

Olímpia queria claramente que o seu filho fosse o número um aos olhos de Filipe. Felizmente para ela, ele era.

Alexander (2004), Warner Bros.

19. os deuses sorriram-lhe

Diz-se que as boas notícias vêm de três em três e, nesse dia, Filipe soube que o seu filho Alexandre tinha nascido e que um dos seus generais tinha ganho uma grande batalha, e que o seu cavalo tinha ganho nos Jogos Olímpicos.

É um golpe triplo, se é que alguma vez ouvi um! Mas não foi todos O Philip estava prestes a ter uma recordação horrível disso mesmo.

Wikimedia Commons

20. ele perdeu um olho

Um ano após o nascimento de Alexandre, Filipe estava a travar mais uma batalha. Desta vez, sitiou a cidade de Methone, um importante porto ateniense. As coisas correram mal e, embora Filipe tenha escapado com vida, não saiu inteiro. Sofreu uma lesão no olho direito e não havia muito que a medicina grega antiga pudesse fazer para o ajudar.

A única opção era remover o olho cirurgicamente. E, caso se esteja a perguntar, os gregos antigos não tinham muita anestesia.

Alexander (2004), Warner Bros.

21) Ele não ganhava sempre

Filipe da Macedónia não se importou com a perda do olho - se é que agora parecia um guerreiro ainda mais feroz! Demorou um minuto a recuperar, depois deu meia volta e invadiu a Tessália. Mas, pela primeira vez, enfrentou o aguilhão da derrota. Perdeu duas batalhas seguidas e teve de regressar à Macedónia com o rabo entre as pernas.

Mas Philip não ia aceitar isso de braços cruzados. Ia voltar - e desta vez, queria vingança.

Wikipédia

22. mas ele vingou-se

No verão seguinte, Filipe quis provar que ninguém o derrotava duas vezes. Reuniu cerca de 25 000 homens e marchou de novo para a Tessália. Desta vez, acabou por levar a melhor. 6 000 dos homens do seu rival caíram na Batalha do Campo de Crocus e Filipe fez mais 3 000 prisioneiros. Se aqueles homens pensavam que tinham sorte, estavam enganados. Filipe tinha algo ainda pior planeado para eles.

Wikipédia

Publicidade

23. a sua ira foi brutal

Para um grego antigo, cair em combate era uma forma heróica de morrer. Filipe não se deu esse luxo aos seus prisioneiros. Pouco depois da batalha, Filipe mandou afogar como ratos os 3000 homens que capturara. Os inimigos de Filipe não teriam um fim honroso. Mas a luta ainda não tinha terminado. Filipe continuou a tornar-se cada vez mais poderoso e, em breve, tinha a atenção do Estado mais poderoso da Grécia.

Alexander (2004), Warner Bros.

24. ele era o verdadeiro negócio

Filipe da Macedónia passou os primeiros dias do seu reinado a lutar no norte da Grécia, mantendo-se afastado dos estados do sul. Mas, eventualmente, o seu poder cresceu ao ponto de Atenas, uma das cidades mais poderosas da Grécia, o ver como uma ameaça. Os dois estavam em rota de colisão e era apenas uma questão de tempo até chegar a sangue.

Mas embora a conquista enchesse a cabeça de Filipe na maior parte do tempo, ele ainda tinha outra coisa com que se preocupar: e o seu filho Alexandre?

Alexander (2004), Warner Bros.

25. ele encontrou o seu menino de ouro

Alexandre era o tipo de herdeiro com que todos os reis sonham. Quando Alexandre tinha 10 anos, notou pela primeira vez a centelha de grandeza no rapaz. Um dia, um comerciante tentou vender um cavalo a Filipe da Macedónia. Quando Filipe tentou montar o animal, este ergueu-se e deu um safanão, recusando-se a ser domado. Filipe disse: "Obrigado, mas não, obrigado" e pôs-se a caminho - até que Alexandre o impediu.

Alexander (2004), Warner Bros.

26) Ele viu grandes coisas

Alexandre perguntou se podia tentar domar o cavalo - e foi isso mesmo que fez. Filipe, cheio de orgulho, beijou o filho em lágrimas e disse: "Meu rapaz, tens de encontrar um reino suficientemente grande para as tuas ambições. A Macedónia é demasiado pequena para ti". Tinha razão. Bucéfalo, como Alexandre chamou ao cavalo, acabaria por levá-lo até à Índia.

Wikipédia

27. ele encontrou o melhor professor

Filipe viu grandeza no seu filho, por isso certificou-se de que lhe arranjava o melhor professor da Grécia. Aos 13 anos, enviou o rapaz para aprender com Aristóteles, uma das maiores mentes da história. Como pagamento, Filipe concordou em reconstruir a cidade natal de Aristóteles, Stageira. Teria sido o próprio Filipe a incendiá-la? Claro, mas quem está a contar?

Com Alexander tratado, era altura de voltar ao que Philip fazia melhor.

Alexander (2004), Warner Bros.

28) O seu trabalho nunca foi feito

O trabalho de um conquistador nunca está terminado. A seguir, Filipe sitiou a cidade de Olinto, que albergava dois dos seus meios-irmãos, Arrhidaeus e Menelau. Estes dois ousaram reclamar o trono da Macedónia, e Filipe não ia aceitar isso de ânimo leve. Originalmente aliada de Filipe, Olinto não só escondia os dois pretendentes, como deu a volta e formou uma aliança com Atenas contra ele.

Pergunto-me como é que o Filipe reagiu a isso?

Alexander (2004), Warner Bros.

29) Ele traçou um caminho de destruição

Talvez Olynthus pensasse que Atenas poderia salvá-los de Filipe. Enganaram-se. Atenas não pôde enviar homens para reforçar a cidade e, após um cerco brutal, Filipe conquistou Olynthus e arrasou-a. Depois disso, continuou a destruir cidade após cidade na Península Calcídica. O que se pode dizer, Filipe adorava arrasar!

Wikipédia

30) O seu filho esteve à altura da fama

Aos 16 anos, Alexandre já tinha terminado a sua aprendizagem com Aristóteles e regressou à Macedónia. Começou a desempenhar o papel de regente sempre que Filipe saía para combater (o que acontecia quase constantemente). Felizmente, o jovem Alexandre estava mais à altura da tarefa. Conseguiu mesmo liderar a sua própria força contra uma revolta no Norte, conquistando novos territórios e fundando a sua própria cidade, Alexandropolis.

Quando chegou a altura de enfrentar finalmente os atenienses e os seus aliados, Filipe quis o filho ao seu lado.

Alexander (2004), Warner Bros.

31) Derrubaram Atenas

A Batalha de Queronéia foi o ponto alto do reinado de Filipe. Com o seu filho adolescente a liderar a ala esquerda e ele próprio à direita, Filipe e os macedónios ultrapassaram completamente os atenienses. Com tácticas brilhantes, ainda hoje estudadas pelos historiadores, Filipe e Alexandre derrotaram o inimigo. Para Atenas, era altura de acenar com o ramo de oliveira.

Alexander (2004), Warner Bros.

32. não o conseguiram vencer

Num gesto que teria sido impensável apenas alguns anos antes, Atenas iniciou negociações de paz com os outrora insignificantes macedónios: por mais humilhante que fosse, a paz era melhor do que ter Filipe a seguir para sul.

Getty Images

33. uniu-se à Grécia pela primeira vez

O jogo respeita o jogo e todos os gregos se aperceberam de que Filipe da Macedónia era um verdadeiro rei. Com o olho que lhe faltava de uma batalha e um ligeiro coxear de outra, Filipe era a visão ideal de um rei guerreiro. Por isso, quando o Império Persa, a leste, começou a ameaçar novamente o mundo grego, fizeram o impensável: as facções das cidades-estado da Grécia uniram-se.

O inimigo do meu inimigo é meu amigo, como se costuma dizer. E adivinhem quem é que eles decidiram para liderar a sua nova aliança?

Getty Images

34. ele chegou ao topo

Não havia dúvidas: quando os Estados gregos criaram a Liga de Corinto, Filipe da Macedónia tinha Mas Filipe não ia estar sozinho. Tinha a seu lado um novo general extremamente promissor: o seu filho Alexandre. Mas embora Alexandre fosse um general promissor, estava longe de ser o filho perfeito...

Alexander (2004), Warner Bros.

35. o seu filho estava ansioso

Os problemas começaram quando Filipe casou com a sua sétima e última mulher, Cleópatra Eurídice, o que não foi particularmente escandaloso. fez Mas Olímpia reconhecia uma ameaça quando a via. Ela não era macedónia, o que significava que Alexandre era apenas meio-macedónio. Cleópatra, por outro lado, era macedónia de nascença e de criação.

Qualquer filho dela seria um macedónio de sangue puro. E isso não era tudo...

Alexander (2004), Warner Bros.

36. o seu novo sogro tinha uma boca grande

Cleópatra era filha de um dos generais de Filipe, e ele estava radiante. A sua própria filha! Esposa do grande rei guerreiro! Como muitos pais de noivos, Átalo bebeu um pouco demais nas núpcias - e deixou escapar as suas ambições para o casamento. Quando Olímpia ouviu o que ele gritou, o seu sangue gelou.

Alexander (2004), Warner Bros.

37. Outro herdeiro ameaçou Alexandre

Nessa noite, Átalo rezou em voz alta aos deuses para que esta união desse origem a um legítimo para Filipe. Para Olímpia, isso significava uma coisa: seu filho Alexandre era ilegítimo. Para qualquer herdeiro em potencial, isso seria uma má notícia, mas lembre-se, essa era a Macedônia. Se você se colocasse no caminho de alguém, poderia acordar morto. Olímpia tinha que agir rápido.

Alexander (2004), Warner Bros.

38) Fugiram para salvar a vida

Juntos, Olímpia e Alexandre fugiram da Macedónia, acabando por encontrar refúgio na Ilíria, não muito longe dali. Mal se aperceberam que Filipe não tinha planos para renegar Alexandre. Filipe adorava Alexandre! Mas isso não impediu que os dois conspirassem contra Filipe à margem da cena - e quase arruinou tudo.

Alexander (2004), Warner Bros.

39. tramaram nas suas costas

Tudo o que Alexandre e Olímpia tinham de fazer era confiar que Filipe não os trairia, mas talvez possam ser perdoados por se preocuparem com o facto de o implacável guerreiro zarolho poder não ser tão caloroso e confuso com eles. Alexandre começou a intrometer-se nos assuntos da Macedónia, tentando fazer acordos com os persas nas costas de Filipe.

Alexander (2004), Warner Bros.

40 - Não precisavam de se preocupar

Alexandre pode ter impressionado Filipe com a sua destreza a domar cavalos e com as suas proezas marciais, mas o miúdo era ainda um adolescente que precisava de orientação. Filipe apercebeu-se das intromissões de Alexandre e... deu ao filho um severo sermão. Já tinha decidido que Alexandre era o seu herdeiro, mas o rapaz tinha muito que aprender. No final, Alexandre safou-se com pouco mais do que um aviso - embora Filipe tenha exilado váriosamigos que tinham ajudado Alexandre.

Em qualquer dos casos, Filipe não tinha tempo para discutir com Alexandre, pois estava prestes a enfrentar o seu maior desafio.

Alexander (2004), Warner Bros.

41. ele conhecia o seu inimigo

Filipe tinha grandes sonhos e cedo se apercebeu de que acabaria por ter de enfrentar os persas. Por isso, muito antes de a Liga de Corinto se ter tornado uma realidade, começou a aprender sobre eles. Permitiu que vários exilados persas vivessem na Macedónia. Com eles, aprendeu sobre os assuntos e a cultura persas. É provável que tenha até incorporado algumas das suas ideias no seu próprio reino.

Assim, quando Filipe estava finalmente pronto para enfrentar os persas, foi muito Infelizmente, não tinha tempo.

Alexander (2004), Warner Bros.

42. ele começou a invasão

Em 336 a.C., 17 anos após o início do seu reinado, Filipe enviou uma força de 10 000 homens para a Ásia Menor, onde reinavam os persas, mas onde a maior parte das povoações era habitada por gregos. Este seria o primeiro passo para uma invasão em grande escala do Oriente. No entanto, Filipe tinha primeiro de tratar de assuntos internos.

Picryl

43. ficou para trás

Quando se tem sete mulheres, acaba-se por ter muitos filhos - e isso significa que se tem de ir a muitos casamentos. Por volta da mesma altura em que os seus homens partiram para a Ásia Menor, Filipe e a maior parte da sua corte real assistiram ao casamento da sua filha Cleópatra (irmã de Alexandre) com Alexandre I de Épiro.

Filipe já tinha derrotado muitos destes homens em batalha - mas, no final, a ameaça vinha do interior das suas próprias fileiras.

Wikipédia

44) Ele ficou sozinho

Filipe da Macedónia tinha guarda-costas, mas não se tratava propriamente de um serviço secreto - e ele não queria que fosse de outra forma. Com a cicatriz perversa no rosto, queria passar a imagem de um rei guerreiro invencível, e não de um fraco que precisava de capangas à sua volta a toda a hora.

Alexander (2004), Warner Bros.

45. A diplomacia falhou-lhe

Durante os festejos, Filipe entrou sozinho e desprotegido no teatro da cidade, para se mostrar acessível aos numerosos dignitários presentes. Embora gostasse de levar a melhor na ponta da espada, não era completamente contra a diplomacia. E é assim que ele acabou na ponta de uma espada.

Alexander (2004), Warner Bros.

46) O seu próprio homem traiu-o

Quando Filipe estava sozinho, um dos seus próprios guarda-costas aproximou-se de repente, Pausânias de Orestis. Filipe não teve tempo de reagir antes de Pausânias lhe cravar uma lâmina nas costelas. O atacante virou-se imediatamente e fugiu para um cavalo que o esperava para se pôr em fuga - mas não foi muito longe. O cavalo tropeçou e os restantes guarda-costas de Filipe alcançaram-no e deram-lhe a provar do seu próprio remédio.

Vingaram o seu rei caído, mas falharam. Filipe II da Macedónia estava morto.

Wikipédia

47. ninguém sabe porquê

Até hoje, ninguém sabe dizer ao certo quais foram os motivos de Pausânias. Filipe era extremamente bem visto pelos seus compatriotas e um fim tão súbito e violento chocou todo o mundo grego. A razão mais provável parece ser algo incrivelmente mesquinho: é provável que um dos amigos de Filipe tenha ofendido Pausânias.

Fosse qual fosse a razão, o que estava feito estava feito. Filipe nunca viveria para ver o seu sonho de derrotar os persas tornar-se realidade, embora o seu filho o deixasse mais do que orgulhoso.

Wikipédia

48. o seu filho realizou o seu sonho

Alexandre, o Grande, tornou-se o general mais bem sucedido da história. Dois anos depois de se tornar rei, pôs em prática os grandes planos de Filipe. Levou uma força grega para a Ásia Menor e passou o resto da sua vida a devastar a Pérsia e não só, chegando até à Índia. Utilizou as tácticas que Filipe da Macedónia tinha aperfeiçoado na Grécia e nunca perdeu uma única batalhadurante todo esse tempo.

Alexandre pode ter sido o maior conquistador da história, mas deveu tudo ao seu querido pai.

Alexander (2004), Warner Bros.

49. os espartanos deram-lhe uma resposta lendária

Filipe é frequentemente mencionado numa famosa história sobre os espartanos. Toda a gente sabe como os espartanos eram ferozes e, por isso, antes de invadir a Lacónia, a terra natal dos espartanos, Filipe deu-lhes uma escolha: "Se eu invadir a Lacónia, expulso-vos". A infame resposta dos espartanos consistiu apenas numa única palavra: "Se".

O que a maioria das histórias não contar-vos é o que aconteceu a seguir.

Wikipédia

50. Depois, obliterou-os

A resposta de uma só palavra dos espartanos foi inegavelmente feroz - mas a sua fanfarronice nada pôde fazer para deter Filipe e a sua falange macedónia. Filipe invadiu a Lacónia, onde devastou a região. Os espartanos podem ter sido os guerreiros mais ferozes da Grécia no passado, mas Filipe era agora o grande homem do campus.

Wikimedia Commons

Fontes : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7