"Faz algo de que realmente gostes e, com sorte, paga a renda. No que me diz respeito, isso é sucesso."-Tom Petty

Thomas Earl Petty nasceu a 20 de outubro de 1950, em Gainesville, na Flórida. Como artista a solo, membro do supergrupo Traveling Wilburys e vocalista dos Mudcrutch e Tom Petty and the Heartbreakers, Petty gravou inúmeros êxitos e vendeu mais de 80 milhões de discos em todo o mundo. Influente e adorado, o nome de Petty tem sido carinhosamente associado a tudo, desde uma tíliaO álbum de estreia de Petty, Tom Petty and the Heartbreakers, foi lançado quando ele tinha 26 anos; abaixo estão 26 factos sobre Tom Petty.

Tom Petty Factos

1. octotemporizador

Petty apareceu no Saturday Night Live Mais do que isso, apareceu em episódios apresentados por alguns dos anfitriões mais populares do programa - membros do chamado "clube dos cinco tempos", que foram anfitriões cinco vezes ou mais: Buck Henry, Steve Martin, Tom Hanks, John Goodman e Alec Baldwin.

Flickr, musicisentropy

2. a Playboy

O primeiro álbum que Petty comprou foi Playboy Petty, com 12 anos de idade, trocou garrafas de Coca-Cola por dinheiro para angariar os 3 dólares necessários para comprar o disco.

Flickr, tomovox

3. reunião de abandono escolar

Petty abandonou o liceu aos 17 anos para se juntar ao grupo de rock sulista Mudcrutch. A banda separou-se antes de lançar um álbum (embora o guitarrista Mike Campbell e o teclista Benmont Tench se juntassem a Petty como membros dos Heartbreakers), mas voltou a reunir-se para um novo álbum e uma digressão em 2008 e novamente em 2016.

Getty Images

4. paciência hipnótica

O primeiro álbum número um de Tom Petty and the Heartbreakers foi o de 2014 Olho hipnótico Esperaram 37 anos após a sua primeira aparição na Billboard, em 1977, para alcançar o primeiro lugar.

Wikimedia Commons

Publicidade

5) Profeta do Rock and Roll

Petty associa o seu amor pela música, especialmente pelo rock and roll, a um encontro com Elvis Presley em Ocala, na Florida, no verão de 1961. Elvis estava na cidade a filmar Seguir esse sonho Para Petty, com 10 anos de idade, a chegada do cantor icónico ao local de filmagens teve tons religiosos: "Elvis parecia mesmo - parecia que não era real, como se estivesse a brilhar," recordou Petty. "Ele era espantoso, até espiritual. Era como uma procissão na igreja: uma fila de Cadillacs brancos e fatos de mohair e pompadours tão pretos que eram azuis."

Getty Images

6) Runnin' Down a Court

"Runnin' Down a Dream", o segundo single do primeiro álbum a solo de Petty, Febre da lua cheia Petty também interpretou a canção com os Heartbreakers no espetáculo de intervalo do Super Bowl XLII em 2008.

Getty Images

7. A canção não tão nova de Goodrich

Petty processou com sucesso a empresa de pneus B.F. Goodrich em 1 milhão de dólares depois de terem usado um jingle num anúncio televisivo de 1987 que tinha semelhanças notáveis com a sua canção, "Mary's New Car".

Shutterstock

8. aprender a voar

Petty terá tido lições de guitarra com Don Felder dos Eagles, que era três anos mais velho que ele e outro residente de Gainesville. Embora esta versão da história seja bastante conhecida, Petty negou que Felder o tenha ensinado a tocar guitarra (como este último escreveu no seu livro de memórias de 2009) e afirmou, em vez disso, que o Eagle lhe ensinou piano.

Getty Images

9. linha dura

Quando a editora de Petty, MCA, quis capitalizar o sucesso dos Heartbreakers e cobrar um dólar a mais do que o normal pelo seu álbum de 1981 Promessas difíceis -A MCA acabou por desistir.

Getty Images

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. Rei do pequeno ecrã

Entre 2004 e 2009, Petty deu voz à personagem Lucky em 28 episódios da série Rei da Colina O criador Mike Judge explicou que o papel foi oferecido a Petty porque os argumentistas tinham inicialmente imaginado Lucky, o (eventual) marido da sobrinha de Hank Hill, Luanne, como "Tom Petty sem o sucesso".

Getty Images

Publicidade

11. Presidente da Câmara do Grande Ecrã

Petty também teve vários pequenos papéis em filmes, mais notavelmente (ou notoriamente) um presidente da câmara pós-apocalítico no fracasso de 1997 de Kevin Costner O carteiro .

O Carteiro (1997), Warner Bros.

12. seguir o caminho mais alto

Tom Petty e os Heartbreakers manifestaram o seu apoio à legalização da marijuana em "Don't Pull Me Over", uma canção de protesto reggae no seu eclético álbum de 2010 Mojo Infelizmente, o Village Voice classificou-a como a quarta pior canção do ano, escrevendo que "combina os ritmos insulares de um grupo de membros da AARP a fazer de Peter Tosh com o triste canto de um pobre, infeliz e derrotado trabalhador, o multimilionário Tom Petty a chorar 'Don't pull me over, Mr. Pooooliceman'".

Wikipédia

13. não ir suavemente para o grande espaço aberto

A notícia da morte de Petty, a 2 de outubro de 2017, foi inicialmente contraditória. TMZ anunciou que Petty tinha sido levado para o hospital depois de ter sido encontrado em paragem cardíaca na sua casa em Malibu, e depois um relatório prematuro confirmou que ele tinha morrido por volta do meio-dia. Na verdade, como o empresário dos Heartbreakers, Tony Dimitriades, esclareceu mais tarde no Twitter, Petty morreu às 20h40m.

Shutterstock

14. justiça poética

A última aparição de Petty foi num espetáculo esgotado no Hollywood Bowl, a 25 de setembro de 2017, uma semana antes da sua morte. O concerto encerrou uma digressão de verão, em parte para celebrar o 40º aniversário dos Heartbreakers, a que Petty chamou a sua "última viagem pelo país".Estamos quase a esgotar o tempo. Temos tempo para isto, aqui mesmo."

Getty Images

15. um caso de família

Como membro do supergrupo dos anos 80, os Traveling Wilburys, Petty colaborou com Bob Dylan, Roy Orbison, George Harrison e Jeff Lynne. Todos os cinco membros da banda adoptaram pseudónimos como membros do clã fictício Wilbury. No seu primeiro álbum, o triplamente platinado Traveling Wilburys, Vol. 1 (1988), Petty era conhecido como Charlie T. Wilbury, e no seu segundo álbum, o enganosamente chamado Vol. 3(1990), ele era Muddy Wilbury.

Getty Images

16. os Strummers

Petty apareceu no programa T os Simpsons episódio "How I Spent My Strummer Vacation" (temporada 14, episódio 2), ao lado de outros grandes nomes do rock como Mick Jagger, Keith Richards, Lenny Kravitz, Elvis Costello e Brian Setzer.

Getty Images

Publicidade

17. quase com o coração partido

Quando os Heartbreakers despediram o seu baterista Stan Lynch em 1994, Petty convidou Dave Grohl, ultimamente dos Nirvana (que se tinham dissolvido após a morte de Kurt Cobain), para se juntar à banda. Grohl tocou com os Heartbreakers em Saturday Night Live em 19 de novembro de 1994, mas acabou por decidir continuar com o seu trabalho a solo - que acabaria por dar origem aos Foo Fighters.

Wikipédia

18. como conheci o meu marido

Stevie Nicks, que fez amizade com Petty em 1978 e colaborou com ele em vários duetos, disse Billboard que escreveu "Edge of Seventeen" depois de ter perguntado à primeira mulher de Petty, Jane Benyo, quando é que Benyo e Petty se conheceram, e de ter ouvido mal a resposta de Benyo. Como Nicks se recorda, Benyo disse que se conheceram "algures durante a idade de 17 anos"; Nicks ouviu "the edge of 17" e inspirou-se para escrever a canção.

Flickr,John Begalke

19. acima do fogo selvagem

Em 17 de maio de 1987, a casa de Petty em Encino, na Califórnia, foi destruída por um incêndio provocado por um incendiário. Petty e a sua família escaparam, mas a sua cartola cinzenta, que era a sua imagem de marca, e outros bens com um valor estimado em 1 milhão de dólares não escaparam.

Getty Images

20. Um pequeno casamento

O casamento de Petty em 2001 com a sua segunda mulher, Dana York, foi oficiado pela lenda do rock and roll Little Richard.

Getty Images

21. perdi-me a mim próprio

O álbum de 1999 de Petty Eco Em 1996, o seu primeiro casamento dissolveu-se ao fim de 22 anos e, posteriormente, lutou contra o vício da heroína. "Começamos a perder a alma", disse ao seu biógrafo e amigo, o ex-guitarrista dos Del Fuegos, Warren Zanes, sobre o vício. "Um dia apercebemo-nos de que nos perdemos".

Getty Images

22. são eles

Durante este "período muito difícil", no final da década de 1990, Tom Petty and the Heartbreakers forneceram a banda sonora para a comédia romântica de 1996 Ela é a tal , protagonizado por Jennifer Aniston.

Getty Images

Publicidade

23) O Terceiro Coveiro

Petty trabalhou durante algum tempo como coveiro na sua juventude, tal como, por coincidência, Joe Strummer dos Clash e Dave Vanian dos Damned.

Wikimedia Commons

24. ramificação

Reza a lenda que Tom Petty plantou uma tília Ogeechee no campus da Universidade da Flórida quando trabalhava na equipa de jardinagem no final dos anos 60. Petty não se lembrava de nada disso, mas uma certa árvore (cujo paradeiro exato inspirou alguma confusão na Internet) foi, no entanto, apelidada de Árvore de Tom Petty.

Wikimedia Commons

25. orgulho de bandeirante

Petty, natural da Flórida, mudou publicamente de opinião sobre a bandeira confederada no final da sua carreira. Os Heartbreakers tinham usado insígnias confederadas para promover o seu álbum de 1985 Sotaques do Sul Petty disse mais tarde que se tratava de "uma coisa completamente estúpida". Mantinha "bons sentimentos pelo Sul" e pelo seu "povo maravilhoso", mas explicou que "quando agitam aquela bandeira, não param para pensar como é que ela é vista por uma pessoa negra. Culpo-me por não o ter feito", acrescentou. "Devia ter contornado a vedação e olhado bem para ela".

Wikimedia Commons

26. "Queda livre, passámos a noite fora"

Em 2012, o rapper Big Boi lançou a canção "Thom Pettie", que apresenta o refrão "Thom Pettie that ho / Free falling, we out all night." Big Boi explicou que "Tom Pettying" se refere a ter uma noite selvagem e imprevisível que pode levá-lo a qualquer lugar - "queda livre".

Getty Images

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27