Um dos mais famosos homens da lei da história americana, a história de Wyatt Earp perdura há mais de um século. Inspirou filmes, canções e inúmeras reconstituições turísticas - mas quem era o homem por detrás do mito? Terá sido realmente tão grandioso como as histórias o fazem parecer? Todos ouvimos falar dos seus feitos lendários, mas havia uma obscuridade arrepiante nesta figura heróica.Earp, o infame marshal de Tombstone.

Wyatt Earp Factos

1. o seu pai não era um homem simpático

Wyatt Earp nasceu no seio de uma família selvagem. Os seus pais eram Nicholas Earp e Virginia Cooksey, e ele era o quarto de oito irmãos. O seu pai era, para dizer o mínimo, um ser humano insuportável. Segundo todos os relatos, ele odiava crianças e explodia em discursos profanos à mais pequena conversa de retaguarda. Não é de admirar que tantos dos seus filhos tenham passado a dominar o Oeste Selvagem.

Wikimedia Commons

2. ele era um homem deambulante

Earp passou quase toda a sua vida em movimento - mesmo desde o início. Pouco depois de ter nascido, o seu pai desbocado fez as malas da família e juntou-se a uma caravana de pessoas que se dirigiam para oeste, para a Califórnia. O estado oferecia vastas áreas de terras agrícolas férteis e Nicholas esperava dar à sua família um novo começo. No entanto, embora tivesse as melhores intenções, esta viagem acabaria em tragédia total.

Getty Images

3. a sua família sofreu uma perda trágica

A família tinha chegado até ao Iowa, mas Martha estava demasiado fraca para continuar a viagem. Cortando as perdas, Nicholas comprou uma quinta perto da pequena cidade de Pella e a família instalou-se, esperando que Martha recuperasse e que pudessem continuar a sua viagem para oeste. Infelizmente, não estava destinado a acontecer.

Martha nunca recuperou verdadeiramente da sua doença e, alguns anos depois de os Earp se terem estabelecido no Iowa, faleceu. Tinha apenas 11 anos de idade.

Wikimedia Commons

4. ele queria lutar

A Guerra Civil eclodiu enquanto os Earp viviam em Pella e três dos irmãos de Wyatt alistaram-se no Exército da União. O próprio Wyatt queria desesperadamente juntar-se a eles, mas tinha apenas 13 anos de idade. Mesmo assim, tentou o seu melhor - Earp fugiu de casa várias vezes para tentar alistar-se, mas de cada vez o seu pai rabugento localizava-o e levava-o de volta para casa.

Boas fotografias gratuitas

Publicidade

5. começou do lado errado da lei

Quando o jovem Wyatt Earp cresceu, juntou-se a um grupo de rufiões e criminosos. Em meados dos seus 20 anos, encontrava-se mais vezes do lado errado da lei do que do outro. Eventualmente, as autoridades apanharam-no e Earp foi acusado de roubo de cavalos. Um U.S. Marshall prendeu-o e atirou-o para a prisão para aguardar julgamento, mas Earp não estava disposto a ficar sentado à espera do seu destino.

Pouco antes de ser condenado, Earp fugiu da sua cela e dirigiu-se para Peoria, no Illinois, mas os seus problemas estavam longe de terminar...

Shutterstock

6) Viveu numa casa de má fama

Mais tarde, Earp viria a afirmar que passou o inverno seguinte em estado selvagem, a caçar búfalos, mas, na realidade, estava apenas a esconder a verdade salgada. Na verdade, estava a viver em Peoria, em casa de uma mulher chamada Jane Haspel. Mas não se tratava de uma casa de alojamento típica. Em fevereiro de 1872, a polícia fez uma rusga à casa de Haspel e prendeu Earp, o seu irmão Morgan e quatro mulheres. Os Earp foram acusados de"manter e ser encontrado numa casa de má fama". As acusações das mulheres eram... ligeiramente diferentes.

Shutterstock

7. ele pode ter casado com uma jovem de 16 anos

Earp tornou-se rapidamente uma figura infame em Peoria. por todas as razões erradas. Depois de ter sido apanhado uma segunda vez na casa de má reputação de Haspel, a polícia apanhou-o num infame barco do amor chamado Canhão de Beardstown Desta vez, quando foi levado para a prisão, uma rapariga de 16 anos chamada Sally Heckel foi levada com ele. Quando a polícia lhe perguntou quem era, ela fez uma confissão chocante: disse que era a mulher de Earp!

Flickr, Internet Archive Book Images

8. ele era odiado pelos habitantes locais

Não podemos dizer com certeza se Earp se casou ou não com uma rapariga de 16 anos, mas o que é certo é que as pessoas de Peoria o consideravam uma má notícia. Ganhou a alcunha de "o chato de Peoria" e os cidadãos normais e cumpridores da lei da cidade passaram a odiá-lo. Era visto como a figura de proa de uma certa classe de vagabundos que faziam vergonha à sua imagem.aldeia de resto respeitável.

Mal sabiam eles que este vagabundo sem valor viria a ser um dos mais famosos homens da lei da história do Oeste Selvagem.

Flickr, Internet Archive Book Images

9. arranjou trabalho como segurança

Claramente, Earp não estava prestes a ganhar nenhum prémio de "Homem do Ano" em Peoria, por isso, quando soube que o seu irmão James estava a gerir a sua própria casa de má reputação em Wichita, montou a sua sela e dirigiu-se para o Kansas em fato de treino - com a sua "noiva" adolescente a reboque, claro.para um homem com os seus talentos únicos.

Pixabay

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. fez um nome para si mesmo em Wichita

A viagem era longa e difícil e, quando finalmente chegavam a Wichita, estes homens, quase sempre armados e perigosos, gostavam de festejar com uma ou duas bebidas... ou 10. Sem surpresa, os homens da lei da cidade precisavam de toda a ajuda possível - e foi aqui que Earp conseguiu a suaprimeiro gosto da autoridade.

Depois de ajudar um polícia fora de serviço a encontrar um grupo de ladrões de carroças, Earp juntou-se pouco depois ao gabinete do marshal. De repente, tinha um emprego respeitável e um salário fixo. Mas, mesmo assim, a vida de homem da lei era tudo menos simples.

Shutterstock

Publicidade

11) Resolvia as discussões com os punhos

Earp herdou o temperamento selvagem do pai, o que acabou por lhe custar o emprego em Wichita. Em 1876, um antigo marshal acusou-o de conduta imprópria, pelo que Earp lhe deu uma tareia. Este encontro, mais as alegações de conduta imprópria, fez com que Earp perdesse o seu emprego com os marshals pouco tempo depois. Por isso, Earp fez o que fazia melhor: deixou a cidade e foi juntar-se ao irmão noutro lugar.

Desta vez, o seu irmão James tinha montado outra pensão miserável em Dodge City, pelo que Earp se encontrou com ele e começou tudo de novo.

Wikimedia Commons

12. conheceu o Doc Holliday quando andava à caça do Dirty Dave

Mais tarde, em 1876, um fora da lei chamado Dirty Dave Rudabaugh roubou a empresa Sante Fe Railroad e fugiu para sul, em direção ao Texas. Este foi um acontecimento importante na vida de Earp por duas razões: em primeiro lugar, o gabinete do marshal de Dodge City nomeou Earp como Deputy U.S. Marshal temporário e colocou-o na captura de Dirty Dave. Em segundo lugar, enquanto caçava o fora da lei, Earp deparou-se com um famoso jogador que tinhaO nome desse jogador era Doc Holliday e a conversa entre eles foi o início da amizade mais importante e duradoura de Earp.

Earp nunca chegou a apanhar Dirty Dave, mas quando regressou a Dodge City, a cidade nomeou-o oficialmente como Marshal Assistente. Tinha novamente um distintivo - mas não o manteve por muito mais tempo do que o primeiro.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

13. ele sempre conseguiu encontrar problemas

O primeiro encontro entre Wyatt Earp e Doc Holliday foi bastante curto, mas os dois estavam destinados a cruzar-se mais uma vez. Holliday encontrava-se em Dodge City pouco tempo depois e estava a jogar às cartas num bar tranquilo quando um bando de cowboys violentos entrou de rompante na cidade. Tinham entrado na cidade de armas em punho e, quando se cansaram de aterrorizar a população, foram beber ao bar. Earp preparoupartiu em busca dos bandidos - sem saber o que o esperava quando finalmente os encontrasse.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

14. Quase foi morto - mas Doc Holliday salvou-lhe a vida

Wyatt Earp seguiu os cowboys até ao saloon e entrou, apenas para encontrar vários barris brilhantes apontados diretamente a ele. Parecia que o seu número tinha acabado - mas então, das sombras, Doc Holliday levantou-se e apontou a sua pistola à cabeça do cowboy líder, forçando todos os fora da lei a largarem as armas. Earp atribuiu a Holliday o mérito de lhe ter salvo a vida nesse dia, e os dois permaneceram amigos íntimos duranteanos mais tarde.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

15. ele não foi feito para a vida simples

Quando Wyatt Earp chegou a Dodge City, esta era o epítome de uma cidade fronteiriça do Oeste Selvagem - mas as coisas podiam mudar muito rapidamente nessa altura. Em poucos anos, a cidade tinha começado a assentar e um marshal que dispara primeiro e pergunta depois, como Earp, viu-se de repente extremamente deslocado. Foi por essa altura que recebeu uma carta do seu irmão Virgil, que tinhainstalou-se recentemente numa nova cidade em expansão no Território do Arizona.

Era tudo o que Earp precisava de ouvir. Em 1879, fez as malas e partiu para o capítulo mais infame da sua vida na nova cidade mineira de Tombstone.

Flickr, Mathieu Lebreton

16. ele ganhava a vida a jogar às cartas

Earp planeou ganhar a vida a conduzir uma diligência em Tombstone - mas calculou mal a rapidez com que Tombstone estava a crescer. Embora a cidade tivesse apenas nove meses quando ele chegou, já tinha dois Com a sua única ideia a arder, Earp recorreu às suas aptidões mais obscuras para fazer face às despesas: passou os primeiros tempos em Tombstone a trabalhar como jogador profissional.

Por exemplo, quando Doc Holliday se juntou a Earp em Tombstone, pouco tempo depois, trouxe consigo o equivalente a mais de um milhão de euros. milhões dólares em prémios de jogo.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

Publicidade

17. ele ganhou um distintivo graças a... mulas?

Pouco depois de ter chegado a Tombstone, o seu irmão Virgil, que ainda era U.S. Marshal, contratou-o para o ajudar a localizar um grupo de cowboys que tinham roubado seis mulas ao Exército. Os fora da lei tinham criado uma marca especial que transformava as marcas "U.S." nas mulas em "D.8." (bastante inteligente, se me perguntarem). Os Earp não conseguiram apanhar asmulas de volta, mas o trabalho acabou por dar início a uma rixa brutal que acabaria por causar a morte de muitos homens.

Wikimedia Commons

18. Os Cowboys do Condado de Cochise eram os seus inimigos mortais

O bando que roubou as mulas era conhecido como os Cowboys do Condado de Cochise. Este foi o seu primeiro confronto real com os Earp, mas as duas facções acabariam por ficar inextricavelmente ligadas. Depois de alguma procura, os Earp encontraram as mulas num rancho pertencente a um dos Cowboys, bem como a marca "D.8." O chefe do bando, um homem chamado Frank Patterson, concordou em trazer as mulas de volta à cidade no dia seguintemas, na realidade, ele tinha algo muito diferente em mente.

No dia seguinte, os Cowboys apareceram na cidade de mãos vazias, só para se poderem rir na cara de Virgil e Wyatt Earp. Na altura não sabiam, mas tinham acabado de cometer um erro fatal.

Serviço Nacional de Parques dos EUA

19. ele viu um cowboy matar o marechal da cidade

Pouco tempo depois do fiasco da mula, um grupo de Cowboys voltou a meter-se em sarilhos. A meio da noite, cinco membros do bando, liderados pelo infame Curly Bill Brocius, saíram a tropeçar de um saloon e começaram a disparar os seus revólveres contra a lua. O xerife da cidade, Fred White, saiu da tocaia para tentar desarmar os homens - e foi a última coisa que fez.

White agarrou o cano do revólver de Brocius, mas este disparou, atingindo-o na virilha. Foi então que Wyatt Earp, que ouvira o tiroteio e viera a correr, chegou ao local.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

20. ele sabia como assumir o controlo de uma situação

Earp adoptou uma abordagem mais direta quando se tratou de prender Brocius - ele simplesmente esmagou-o na cabeça com a coronha da sua pistola. Alegadamente, quando Brocius caiu no chão, chorou: "O que é que eu fiz?" - mas já era tarde demais. Fred White sucumbiu aos seus ferimentos pouco tempo depois. No entanto, numa estranha reviravolta, White e Brocius tinham sido um pouco amigos, e nos seus últimos momentos, Whitedisse que Brocius era inocente e não deveria ser responsabilizado.

Mas independentemente do que o White dissesse, as pessoas de Tombstone adoravam o seu marshal. e estavam à procura de sangue.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

21. Ele salvou tecnicamente a vida de um cowboy

Curly Bill Brocius foi um dos piores cowboys do condado de Cochise, mas, por estranho que pareça, teve de agradecer a Wyatt Earp pela sua vida... pelo menos durante algum tempo. Enquanto estava sentado numa cela da cadeia de Tombstone, os habitantes da cidade clamavam por vingança e, sem dúvida, teria sido linchado se tivesse ficado lá muito tempo. Mas, graças ao apelo de White por misericórdia, Earp rapidamente mandou Brocius embora para a vizinha Tuscon.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

22. Ele deixou o seu inimigo em liberdade... por enquanto

Uma vez em Tuscon, Brocius foi levado a julgamento pela morte de White e foi considerado inocente. Se me perguntarem, eu diria que ele foi muito Mas Brocius foi libertado. No entanto, embora não soubesse, os dias do fora da lei estavam contados. Ele e Earp se encontrariam novamente e, da próxima vez, o encontro não seria tão amigável.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

Publicidade

23. perdeu o cargo de xerife quase no mesmo instante em que o obteve

Earp acabou por subir ao posto de xerife-adjunto em Tombstone, mas não durou muito tempo. Wyatt Earp era muitas coisas, mas um político não era uma delas, e acabou por ser substituído por um homem chamado Johnny Behan. Earp e Behan já se tinham cruzado em Tombstone e não nutriam quaisquer sentimentos de afeto um pelo outro - mas quando Behan assumiu o cargo de xerife, a sua má relação piorou muito.

Shutterstock

24. a briga estava destinada a explodir

As tensões em Tombstone estavam a atingir um pico febril e chegaram ao auge numa noite de 1881. Por volta da meia-noite, Doc Holliday e Ike Clanton começaram uma discussão violenta num dos muitos saloons de Tombstone. Holliday chamou Ike de mentiroso sujo e Ike opôs-se a isso. Por fim, Morgan Earp interveio e separou os dois, puxando Holliday para a rua.

Se Ike Clanton tivesse ficado por aí, talvez as coisas tivessem corrido de forma diferente, mas ele estava a três folhas ao vento e, aparentemente, ainda não tinha acabado com Holliday...

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

25 - Os Cowboys avisaram-no de que vinha aí uma luta

Ike Clanton seguiu os Earp e Holliday até à rua. Por fim, Virgil Earp ameaçou prendê-los aos dois e eles acabaram por seguir caminhos separados - mas a noite ainda era uma criança. Clanton seguiu Wyatt Earp até outro saloon e o fora da lei fez um aviso ao homem da lei: não ia esquecer a sua desavença com Holliday. Pelo contrário, na manhã seguinte, planeava acabar com elade uma vez por todas.

Wikimedia Commons

26) Os Earp e os Cowboys jogaram às cartas na noite anterior ao tiroteio

Tinha sido uma noite tensa, mas as coisas no Oeste Selvagem estavam um pouco... estranhas. Depois de correr pelas ruas de Tombstone num estupor, discutindo e ameaçando pessoas, Ike Clanton regressou ao saloon e encontrou-se com Tom McLaury, um dos seus companheiros fora da lei. Os dois jogaram póquer até ao amanhecer.... com o Xerife, Johnny Behan, e ainda mais estranho, com o próprio Virgil Earp!

No entanto, jogar às cartas com dois dos maiores homens da lei da cidade não acalmou Clanton. Quando o sol nasceu, ele ainda andava à procura de sangue.

Wikimedia Commons

27. as coisas eram diferentes no Oeste selvagem

Ike Clanton continuava a vaguear pelas ruas de Tombstone, armado e a ameaçar Doc Holliday, à uma da tarde do dia seguinte. Foi nessa altura que Virgil se fartou das suas artimanhas. Emboscou Clanton e bateu-lhe na cabeça com a pistola - o movimento caraterístico dos Earp. Tirou-lhe o revólver e levou-o ao tribunal para... uma multa de 25 dólares.

Ok, não parece muito, mas havia muito mais em jogo do que dinheiro. Os Earp tinham traído um dos mais importantes Cowboys do Condado de Cochise - e o famoso gang não ia deixar passar isso em branco.

Shutterstock

28. Conseguiu piorar uma situação má

Enquanto Ike estava no interior do tribunal a receber a sua multa, mesmo em frente, Wyatt Earp quase se cruzou com Tom McLaury, um dos outros Cowboys do Condado de Cochise. Os dois homens ficaram frente a frente e Earp perguntou ao Cowboy se estava armado. McLaury fez uma careta dizendo que não estava, mas Earp conseguiu ver claramente um revólver na cintura do homem. Aparentemente, não era essa a resposta que Earp procurava.

De repente, Earp sacou da sua própria arma e, como era seu hábito, deu dois golpes na cabeça de McLaury.

Wikipédia

29. os Cowboys estavam armados e queriam sangue

Pouco depois, mais três Cowboys - o irmão de Ike, Billy, o irmão de Tom, Frank, e Billy Claiborne - chegaram finalmente à cidade. Assim que chegaram, souberam que os irmãos Earp tinham passado a manhã a espancar os seus irmãos. Furiosos, partiram em busca dos seus camaradas. Como tinham vindo do campo, estavam armados até aos dentes e não se deram ao trabalho de depositar as armas emo hotel, tal como exigido por lei.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

30. os Earp não recuaram

Virgil Earp ficou nervoso por ter cinco Cowboys furiosos a vaguear pelas ruas, pelo menos três dos quais estavam armados e eram perigosos. Decidiu tomar a iniciativa de lhes retirar as armas pela força. Chamou os seus irmãos Wyatt e Morgan, bem como Doc Holliday, e dirigiu-se para as ruas de Tombstone. em direção ao fatídico O.K. Corral.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

31. o xerife tentou impedir o tiroteio

Enquanto os Earp se pavoneavam por Tombstone, depararam-se com o xerife Johnny Behan, que lhes implorou desesperadamente que voltassem para trás, gritando: "Por amor de Deus, não vão lá abaixo ou eles matam-vos!" Segundo uma testemunha ocular, Virgil Earp olhou friamente Behan nos olhos e respondeu: "Aqueles homens fizeram as suas ameaças e eu não os vou prender... mas vou matá-los à vista".

De acordo com Wyatt, Behan afirmou que já tinha desarmado os Cowboys (uma mentira), mas os Earp decidiram ir verificar por si próprios.

Flickr, Amy Meredith

32. o dia mais infame do oeste selvagem

Apesar do seu nome, o tiroteio no O.K. Corral não teve lugar no O.K. Corral, mas sim num terreno baldio algumas portas mais abaixo. Os Earp confrontaram finalmente os cowboys e não demorou muito até que o tiroteio começasse. Ninguém sabe ao certo quem disparou primeiro, mas a maioria das testemunhas concordou que os dois primeiros disparos aconteceram quase ao mesmo tempo.estavam à espera de uma luta.

Quando a rua voltou a ficar calma, os homens tinham disparado as suas armas 30 vezes em apenas 30 segundos.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

33. o homem que começou tudo foi o primeiro a correr

De certa forma, Ike Clanton começou tudo isto ao tropeçar e ameaçar a vida dos Earp a quem quisesse ouvir. Que ironia, então, que assim que o tiroteio começou, Clanton correu para a frente, agarrou Wyatt Earp pelos ombros e gritou que estava desarmado e não queria lutar. Earp respondeu maldosamente: "Vai lutar ou foge", e Clanton escolheu a segunda opção.

Ele fugiu pela porta de uma pensão próxima, deixando os seus amigos - e o seu próprio irmão - à sua sorte.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

34. os Earp saíram-se melhor do que os Cowboys

Quando o tiroteio parou, Doc Holliday tinha um hematoma horrível de uma bala que lhe raspou o coldre. Virgil Earp tinha sido atingido na barriga da perna e Morgan Earp tinha uma ferida em cada um dos ombros. Só Wyatt ficou ileso. Mas enquanto os Earp ficaram feridos, os Cowboys ficaram muito, muito pior. Tom McLaury, Frank McLaury e Billy Clanton jaziam todos mortos na poeira. Billy tinha apenas 19 anos.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

35. fez um regresso lendário

Quando os Earp feridos se afastavam a tropeçar do terreno baldio, voltaram a cruzar-se com Johnny Behan. O xerife, perturbado, gritou: "Vou ter de o prender!" Wyatt Earp abrandou por um momento, virou-se, olhou-o nos olhos e disse simplesmente: "Hoje não vou ser preso. Estou aqui e não me vou embora. Enganou-me. Disse-me que estes homens estavam desarmados; eu fui desarmá-los".

Wikimedia Commons

36. Tombstone não era exatamente subtil

Para se ter uma ideia do tipo de cidade que era Tombstone, a agência funerária local exibiu os corpos dos três Cowboys, incluindo Billy, de 19 anos, na montra da loja, com um cartaz que dizia: "Assassinado nas Ruas de Tombstone".

Wikimedia Commons

37. o xerife mentiu para que os Earp fossem atirados para a prisão

Ike Clanton fez tudo o que estava ao seu alcance para que os Earp e Holliday fossem presos. Em sua defesa, eles fez O juiz do caso recolheu depoimentos sob juramento de mais de 30 testemunhas. Uma delas foi o inimigo mortal de Wyatt, o xerife Behan, que, como fuinha que era, afirmou que os Cowboys estavam completamente inocentes. Disse que todos tinham levantado as armas e virado os casacos para mostrar que estavam desarmados, mas que os cruéis Earp tinham aberto fogo na mesma.

Era uma mentira completa, mas felizmente para os Earp, havia muitas outras testemunhas a espreitar pelas janelas para ver o que tinha acontecido nesse dia.

Wikimedia Commons

38. eles saíram da escocesa... no início

O juiz acabou por decidir que não havia provas suficientes para acusar os Earp e Doc Holliday, mas isso não significa que não houvesse consequências para as suas acções. Não só tinham ganho a reputação de assassinos a sangue-frio, como o resto dos Cowboys não ia aceitar a morte dos seus amigos de braços cruzados. O bando começou a planear a sua vingança - e tê-la-ia em breve.

Shutterstock

39 As suas acções tiveram consequências

Alguns meses depois do O.K. Corral, Virgil Earp foi subitamente emboscado nas ruas de Tombstone. Um tiro de caçadeira atingiu-o no braço e no ombro, mutilando-o gravemente. Não viu os seus atacantes, mas o chapéu de Ike Clanton foi encontrado no local. Wyatt Earp ficou absolutamente furioso e enviou um telegrama aos U.S. Marshals, pedindo para ser nomeado delegado para poder ir reclamar vingança.

Não sei bem porquê, mas os Marshals acederam ao seu pedido - até o deixaram escolher os seus próprios adjuntos e deram-lhe até $3.000. Mas, mesmo assim, não seria suficiente para salvar o seu outro irmão, Morgan.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

40. os Cowboys cometeram um erro fatal

A contenda entre os Earp e os Clanton continuou a fervilhar durante meses. Wyatt não conseguiu trazer ninguém e, finalmente, em março, os Cowboys tiveram a sua derradeira vingança. Enquanto Morgan Earp jogava bilhar num saloon, um grupo de pistoleiros disparou contra ele através das janelas da rua escura. Uma das balas atingiu-o na coluna vertebral e ele faleceu 40 minutos depois. Foi então que Wyatt Earp finalmente se passou.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

41. Wyatt Earp estava à procura de sangue

No dia em que o seu irmão Morgan deu o último suspiro, Wyatt Earp deixou a lei e a ordem para trás. Perdeu toda a fé na justiça civil e decidiu vingar o seu irmão. Reuniu um grupo de oito homens e jurou que se vingaria dos Cowboys do Condado de Cochise. Foi o início da infame Cavalgada da Vendeta Earp, que viria a ceifar a vida de vários outros homens antes de serterminado.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

42. queriam levar o corpo do seu irmão para a Califórnia

Antes de se poder vingar, Wyatt teve de lidar com os restos mortais do seu irmão Morgan. Os pais e a mulher de Morgan estavam em Colton, na Califórnia, e queriam vê-lo mais uma vez antes do enterro. Wyatt e o seu grupo acompanharam os restos mortais de Morgan de comboio, em direção a Oeste - mas não faziam ideia do que os esperava.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

43. Os Cowboys emboscaram-nos e pagaram um preço terrível

Quando o comboio dos Earps chegou a Tuscon, encontrou vários Cowboys do Condado de Cochise à sua espera. Os fora da lei planeavam emboscar os Earps, mas subestimaram seriamente os seus adversários. Existem poucos registos do encontro, mas há uma coisa que sabemos com certeza: todos os Earps saíram ilesos de Tuscon, enquanto o Cowboy Frank Stilwell foi encontrado ao longo da linha do comboio, cheio de buracos.

O juiz de paz de Tuscon acusou Earp e os seus homens e emitiu mandados de captura.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

44 - Ele envergonhou Behan mais uma vez

Os mandados dos Earp regressaram a Tombstone antes deles. Ao entrarem na cidade, depararam-se com Johnny Behan com um pequeno grupo. Behan tinha vindo para os levar para a prisão, mas não estava à altura dos temíveis Earp. A tremer, Behan gritou: "Wyatt, quero falar contigo." Earp nem sequer parou - e a sua resposta foi absolutamente lendária.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

45. se ele tivesse um microfone, tê-lo-ia deixado cair

Quando Johnny Behan se aproximou dele em frente ao Cosmopolitan Hotel, em Tombstone, Wyatt Earp nem sequer deu um passo em frente. Simplesmente virou a cabeça e disse: "Johnny, se não tiveres cuidado, vais ver-me demasiadas vezes." Ninguém ia impedir Earp de se vingar, mas especialmente Johnny Behan.

Wyatt Earp (1994), Warner Bros.

46. ele tinha sangue frio

Ironicamente, um dos homens que perseguiam era Curly Bill Brocius, o homem que Wyatt salvara de um linchamento pouco mais de um ano antes. Quando os Earp finalmente os alcançaram, seguiu-se outro tiroteio. O próprio Curly Bill disparou diretamente contra Wyatt, mas falhou por um fio de cabelo. Wyatt Earp, calmo e frio como sempre, nem sequer vacilou.

O infame Cowboy caiu de costas numa nascente que atravessava o acampamento... e nunca mais saiu.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

47. agora a lei foi depois deles

Depois do tiroteio que custou a vida a Curly Bill e a vários outros Cowboys, os Earp ficaram satisfeitos - mas tinham outro problema em mãos. Lembrem-se, a Cavalgada da Vendeta dos Earp era completamente à margem da lei, e não se pode andar por aí a matar pessoas com o objetivo de vingança. Johnny Behan tinha reunido a sua própria equipa e estava no seu encalço.

Wyatt Earp (1994), Warner Bros.

48) Escaparam com a pele dos dentes

O grupo de Behan chegou ao alcance dos Earp, mas nunca conseguiu fechar a brecha. Embora os Earp estivessem preparados para lutar se fosse necessário, os homens de Behan nunca chegaram a encontrá-los. Os Earp escaparam-lhes e conseguiram fugir do Arizona para o Novo México. Por fim, Behan foi forçado a desistir e Wyatt Earp escapou impune da sua justiça.

Shutterstock

49. a disputa foi bastante unilateral

Para quem estiver a contar os pontos, a infame rixa entre os Earp e os Cowboys terminou com um Earp e sete Cowboys mortos. Não sou bom a matemática, mas tenho quase a certeza que consigo descobrir quem saiu vencedor.

Shutterstock

50 - A sua amizade com Holliday pegou fogo

O fim da Vendetta Ride de Earp foi o fim de uma era - em mais do que um sentido. Pouco depois de deixarem o Arizona, Wyatt Earp e Doc Holliday tiveram uma desavença que levou ao fim da sua amizade. Separaram-se e só se viram duas vezes durante o resto das suas vidas. Na última vez, apenas cinco anos mais tarde, a mulher de Earp, Josephine, reparou que Holliday era uma concha do seu antigo eu.um esqueleto oco de homem que tossia constantemente e mal se conseguia manter de pé.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

51) Roubou a mulher do seu rival

Johnny Behan e Wyatt Earp tinham pelo menos uma coisa em comum - partilhavam o mesmo gosto por mulheres. Quando Behan chegou a Tombstone, trouxe consigo a sua mulher, uma trabalhadora chamada Sadie Mansfield. No entanto, a maioria das pessoas conhecê-la-ia por um nome diferente: Josephine Earp. Acontece que Sadie encontrou Behan na cama com outra mulher pouco depois de chegar a Tombstone, pelo que o expulsou de casa.

Pouco tempo depois, os habitantes da cidade começaram a ver Sadie a passar muito tempo com Wyatt Earp, que todos já sabiam ser o maior rival de Behan.

Wikimedia Commons

52. ficou com o seu parceiro durante quatro décadas

Depois das suas aventuras no Oeste Selvagem, Earp acabou em São Francisco com Sadie Marcus, que agora se chamava Josephine Earp. Ficaram como companheiros de união de facto durante mais de quatro décadas, até à morte de Earp. Mas apesar de aparentemente terem sido felizes para sempre, havia apenas um pequeno problema...

Wikimedia Commons

53. abandonou a sua mulher

O que se passa com a relação de Earp com Josephine é que ele já era casado! Casou-se com uma trabalhadora chamada Mattie Blaylock pouco tempo depois de se ter mudado para Tombstone. É certo que os dois quase não passavam tempo juntos, mas continuavam a ser legalmente marido e mulher. De facto, Mattie Blaylock tem uma das histórias mais trágicas de todas...

Wikimedia Commons

54. a vida da sua terceira mulher foi de partir o coração

Por qualquer razão (ele não era particularmente religioso), Wyatt Earp não acreditava no divórcio, por isso, mesmo quando Mattie lhe implorou para oficializar a separação, ele recusou. Furiosa, ela fugiu com o seu novo amante na mesma, mas os seus problemas estavam apenas a começar. Depois de ter sido abandonada pelo seu marido, um jogador degenerado, Mattie começou a trabalhar novamente para fazer face às despesas. Por essa altura, desenvolveu também uma dependência paralisante do láudano, um opiáceo popular.

A sua história terminou em 1888, quando ela se suicidou. Por seu lado, parece que Wyatt Earp não se podia ter importado menos.

Wikimedia Commons

55. não se dava exatamente bem com Josefina

Wyatt Earp passou o resto da sua vida com Josephine - mas não eram exatamente felizes juntos. Tal como o seu companheiro, Josephine era jogadora e fumadora, algo que Earp e a sua família detestavam (dois pesos e duas medidas?). Em defesa de Earp, Josephine recebia uma mesada de uma meia-irmã rica, mas conseguia jogá-la fora quase todos os meses, deixando o casal a lutar para conseguir comidasobre a mesa.

Wikimedia Commons

56. ele se esforçou para seguir o caminho reto e estreito

Wyatt Earp nunca foi um homem respeitável, mas lutou mais do que nunca para encontrar um trabalho honesto nos anos que se seguiram ao O.K. Corral. Parecia finalmente ter encontrado alguma coisa em 1896, quando foi nomeado árbitro de um combate de boxe muito aguardado entre Bob Fitzsimmons e Tom Sharkey, em São Francisco. Mas, claro, nada do que Earp fazia estava isento de controvérsia...

Wikipédia

57. ele era um árbitro corrupto

Fitzsimmons dominou completamente Sharkey durante todo o combate. Depois, mesmo antes de conseguir dar o último murro, Sharkey caiu de repente no chão, agarrado à virilha e a pedir falta. Earp cancelou imediatamente o combate e desqualificou Fitzsimmons por um murro ilegal - apesar de ninguém na arena ter visto o golpe ofensivo. O público ficou absolutamente furioso e uma onda deAs vaias inundaram o palco, mas Earp manteve a sua decisão.

A maioria das pessoas acreditava que Earp tinha apostado secretamente na vitória de Sharkey e manipulado o combate, mas ninguém conseguiu prová-lo.

Wikipédia

58. a sua vida terminou na cidade de Tinsel

Wyatt Earp passou os seus últimos dias em Los Angeles, a trabalhar como consultor cinematográfico não remunerado em Hollywood e a tentar que fosse feito um filme sobre a sua vida. Depois de uma existência selvagem de tiroteios e rixas em bares, faleceu tranquilamente de cistite aos 80 anos. Sobreviveu a todos os seus irmãos e não deixou filhos. Nessa altura, era uma das últimas relíquias do Oeste Selvagem e dos dias deos fora da lei e os pistoleiros pareciam uma memória distante.

Wikipédia

59. a sua vida podia ter sido tão diferente

Wyatt Earp quase nunca teve a vida louca que teve. Quando tinha 21 anos, a sua família tinha-se mudado para Lamar, no Missouri, e enquanto se esforçava por viver lá, conheceu uma bela jovem chamada Urilla Sutherland. Os dois apaixonaram-se instantaneamente e casaram um ano depois do primeiro encontro. Earp comprou então um pequeno terreno, construiu uma casa para a sua nova mulher e ela depressaficou grávida.

Esta jovem família estabeleceu-se no que parecia ser uma vida doméstica sem incidentes - mas, claro, como sabem, não é assim que a história de Wyatt Earp se desenrola...

Wikimedia Commons

60. A tragédia mudou-o para sempre

Urilla estava prestes a dar à luz o primeiro filho do casal quando a tragédia voltou a assolar a vida de Earp. Ela contraiu a mortal febre tifoide e faleceu numa questão de dias. De repente, Wyatt Earp viu tudo o que amava ser-lhe arrancado - e isso mudou-o para sempre. Depois desse dia, tornou-se frio e implacável. Se a sua mulher tivesse sobrevivido, toda a história do Oeste Selvagem teria sido completamentediferente, mas, aparentemente, o destino tinha outros planos.

Tombstone (1993), Hollywood Pictures

Fontes : 1, 2, 3, 4, 5, 6