Durante os primeiros anos da ascensão de Karl Dane ao estrelato, os filmes eram mudos. Quando começaram a fazer filmes com som, o sotaque dinamarquês de Dane era quase impossível de entender. A invenção dos talkies desencadeou a espiral descendente épica e devastadora do ator. Veja estes factos sobre Karl Dane e assista com horror à queda de tudo.

1. o seu nome era uma boca cheia

Nascido em 1886, Karl Dane fez não tinha um nome feito à medida para o cinema - Rasmus Karl Therkelsen Gottlieb - e, no entanto, isso era exatamente Infelizmente, antes da sua ascensão ao estrelato, Dane teve uma infância turbulenta. Os seus pais estavam sempre a discutir entre si e, em pouco tempo, toda a sua família se desmoronou.

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2. ele actuou

Quando tinha 17 anos, Dane viu o casamento dos seus pais desmoronar-se. A sua mãe culpava os problemas do marido com duas coisas: gestão do dinheiro e bebida. No entanto, havia uma coisa crucial que o seu pai fez Ele tinha construído um pequeno teatro de brinquedo e Dane e os seus dois irmãos usavam-no como desculpa para fazer espectáculos de marionetas para pequenas audiências.

Este amor precoce pelo espetáculo prenunciava o destino de Dane - mas a fama e a fortuna não vieram facilmente.

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3. ele precisava de um emprego a sério

Dane e os seus irmãos adoravam brincar com o teatro de brincar do pai, mas precisavam de ganhar dinheiro a sério. Não havia muitas opções para uma vida no mundo do espetáculo, por isso os três irmãos fizeram uma aprendizagem como maquinistas. Mas o destino tinha outro plano para eles. Por fim, o governo bateu-lhes nos ombros: era altura de os três irmãos iniciarem o serviço obrigatório nas forças armadas dinamarquesas.

Dane não fazia ideia do quanto isso iria alterar o curso da sua vida.

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4. a sua felicidade foi interrompida

Quando Dane terminou o serviço militar, já tinha uma mulher especial no seu braço. Casou com Carla Dagmar Hagen, uma costureira, a 10 de setembro de 1910. O jovem casal meteu mãos à obra e teve dois filhos - um em 1911 e outro um ano mais tarde. Dane gostou muito da vida de casado e da paternidade, mas o início da 1ª Guerra Mundial pôs fim à sua felicidade familiar.

Felizmente para Dane, o seu serviço não o levou para a batalha, e ele aguentou a guerra em Copenhaga. Apesar de não ter combatido, o fim da guerra levou Dane a tomar a decisão mais drástica que se possa imaginar.

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5. deixou a sua família

Não se sabe exatamente porquê, mas em 1916, Karl Dane despediu-se da mulher e dos dois filhos, fez as malas e embarcou no SS Óscar II Navegando diretamente para a América, o dinamarquês grande No entanto, embora o plano pudesse ser grande, não foi muito bem orquestrado: embarcou no barco com apenas 25 dólares no bolso e sem uma palavra de inglês.

Ele prometeu à mulher que mandaria vir o resto da família assim que arranjasse um emprego estável. Espero que ela não estivesse a pensar em suster a respiração.

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6) Esqueceu-se dos seus entes queridos

Karl Dane arranjou trabalho como mecânico em Lincoln, no Nebraska, e depois em Nova Iorque. Tinha um amigo com ele e os dois trabalharam arduamente para estabelecer uma vida. Infelizmente, não é claro o quanto Dane estava realmente a pensar na sua família. Pior ainda? Ainda não tinha ganho o suficiente para os convidar para a sua casa. Enquanto lutava para deixar a sua marca na América, Dane lembrou-se de uma paixão antiga.

Ele ainda gostava de atuar - e o seu olhar penetrante fazia com que se destacasse da multidão.

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7. ele tem uma oportunidade

Apenas um ano depois de ter chegado à América, Dane estava a viver o sonho - bem, mais ou menos. Tinha conseguido um pequeno papel num filme mudo realizado pelos Estúdios Vitagraph. Nessa altura, um ator com um pequeno papel recebia três dólares por dia pelo seu trabalho. Foi uma grande oportunidade para Dane porque, como mecânico, ganhava a mesma quantia todos os dias. semana Com este tipo de números, Dane disse adeus à reparação de carros e olá à realização de filmes.

E o melhor de tudo é que, como os filmes eram mudos, o inglês pobre de Dane não importava nem um pouco... pelo menos, por enquanto.

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8. ele era um tipo de elenco

Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos tinham-se desinteressado de tudo o que era alemão e, por isso, surgiram muitos filmes anti-alemães. Talvez tenha sido a sua fisionomia europeia que o ajudou a conseguir o papel do Chanceler von Bethmann-Hollweg em Os meus quatro anos na Alemanha. Dane continuava a aceitar papéis como este e, de facto, depressa se tornou o escolhido da indústria cinematográfica para interpretar chanceleres alemães desagradáveis.

Mas no brilho deste sucesso repentino, havia ainda uma coisa que ardia no fundo da mente de Dane.

My Four Years in Germany (1918), Warner Brothers

9. ele queria-os de volta

Com algum sucesso cinematográfico, Dane começou a pensar na família na Dinamarca. Tinha finalmente o dinheiro e a segurança necessária. Era finalmente altura de convidar a família para a América. Em 1918, contactou a mulher e pediu-lhe que trouxesse os rapazes. Imaginou uma grande reunião. Mas a resposta que recebeu não foi de todo a que esperava.

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10. ele tinha uma escolha

A mulher de Dane devia estar literalmente ansiosa por se juntar ao seu marido, agora semi-famoso estrela de cinema, na América. Bem, a sua saúde tinha piorado e ela não queria arriscar a viagem para a América. Dane tinha uma escolha: regressar à Dinamarca para estar com a mulher e os filhos, ou ficar e continuar a atuar no cinema na América. Adivinham o que ele escolheu?

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11. ele era egoísta

Karl Dane acabou por escolher a América em vez da Dinamarca e, como resultado, divorciou-se da sua mulher em 1919. Dane continuou a receber ofertas para papéis em filmes e continuou a aceitá-los. Dane tinha acumulado uma carreira e tanto quando conheceu Helen Benson - uma atraente imigrante do país vizinho da Dinamarca, a Suécia. Mas algo aconteceu quando conheceu Benson. O que quer que tenha sido, fez com que o Dane mudasse de rumo de uma forma chocante.

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12. ele foi para o campo

Dane não tinha deixado a sua carreira no mundo do espetáculo pela sua mulher e filhos, mas fez Por alguma razão, assim que conheceu Benson, Dane deixou de atuar e seguiu uma direção completamente nova: tornou-se agricultor. É verdade, Dane abandonou o glamour dos filmes e mudou-se para Van Nuys, na Califórnia, para abrir uma quinta de criação de galinhas.

Foi uma escolha bizarra que acabaria por terminar em tragédia.

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13. ele viveu o sonho

A vida na quinta de criação de galinhas era muito produtiva para Dane e Benson - e também era produtiva no quarto. Apenas dois anos depois de se casarem, Benson estava grávida. Parecia que Dane estava determinado na sua nova vida: uma propriedade extensa, uma criança a caminho e aquele sol quente da Califórnia. Era o sonho de qualquer homem - até que tudo se desmoronou.

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14. ele perdeu-os

Benson entrou em trabalho de parto a 9 de agosto de 1923, mas as coisas rapidamente correram mal. Dane ficou na sala de espera, horrorizado com a possibilidade de perder o seu filho. Deveria ter concentrado a sua preocupação em algo muito pior: perder os dois filhos e Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu. Dane saiu do hospital destroçado e completamente sozinho. Afogado em sofrimento, o futuro de Dane parecia terrivelmente incerto.

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15. ele fez um sucesso

Dane não conseguia enfrentar a quinta de galinhas sem o seu querido Benson, o destino serviu uma bênção -Encontrou um velho amigo dos seus tempos de ator e, em breve, Dane estava de novo em frente à câmara. O seu primeiro filme, O Grande Desfile, De facto, acabou por ser o segundo filme mudo com maior bilheteira de sempre.

O filme rendeu 6,5 milhões de dólares nas bilheteiras - mais de cem milhões em dinheiro atual. Dane estava de volta ao mundo do espetáculo, mas ainda faltava alguma coisa.

A Grande Parada (1925), MGM

16. ele recuperou

Apesar de a carreira de Dane estar a prosperar, a memória da sua falecida mulher continuava a assombrá-lo. Sentindo-se sozinho, Dane fez uma recuperação clássica. Em 1924, conheceu e casou com Emma Awilda Peabody Sawyer, que era telefonista e sete anos mais velha do que ele. Mas se Dane pensava que tinha finalmente encontrado o seu "felizes para sempre", estava redondamente enganado.

A Grande Parada (1925), MGM

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17. ele finalmente conseguiu

Infelizmente, o casamento de Dane com Emma não chegou a durar um ano. Mas enquanto a sua vida amorosa se afundava, a sua vida profissional disparava. Dane seguiu o enorme sucesso de O Grande Desfile com outro grande filme, o filme de 1926 O Filho do Xeque O filme foi notável por algumas razões: em primeiro lugar, para Valentino, foi o início do fim.

Infelizmente, o filme tornou-se o seu último filme quando faleceu tragicamente durante a digressão de promoção. No entanto, para Dane, foi uma vitória sólida. O seu desempenho levou-o diretamente ao que ele desejava.

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18. ele tinha um osso engraçado

Dane finalmente alcançou um dos seus maiores sonhos: conseguiu um contrato com a MGM Studios. No entanto, assim que começou a trabalhar para eles, notaram algo que não tinham visto antes - o seu humor. Dane conseguiu vários papéis mais pequenos em filmes muito grandes como A Letra Escarlate. Nestes filmes, Dane era muitas vezes o alívio cómico de um filme dramático. Era alto, magro e extremamente desajeitado.

Os estúdios da MGM adoravam o seu humor sem esforço - e sabiam exatamente como capitalizá-lo.

A Letra Escarlate (1926), MGM

19. eles combinaram com ele

A MGM tinha outro ator cómico na sua lista, o inglês George K. Arthur. O estúdio teve a grande ideia de juntar os dois cómicos. Na altura, os duos cómicos estavam na moda - pense-se em Laurel e Hardy. A MGM juntou Dane e Arthur para se manter a par dos outros estúdios. Mas o que é que eles iam fazer com elas?

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20. foram um sucesso

A primeira longa-metragem de Dane com Arthur foi o filme de 1927 Os novatos Este filme era o que os produtores ainda hoje procuram num filme: um sucesso de bilheteira com um orçamento de filme B. A MGM apercebeu-se rapidamente do potencial financeiro de Dane e Arthur. Viram que podiam produzir os filmes por uma canção e depois rir até à banca. Para solidificar o sucesso da dupla, a MGM deu-lhes uma alcunha pouco original: Dane e Arthur.

Mas enquanto o seu nome pode ser simples, as suas actuações iluminaram o ecrã de cinema.

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21. eram opostos

Todas as duplas cómicas de sucesso da época tinham algo em comum: eram diferentes umas das outras. Qual era, então, a diferença entre Dane e Arthur? Dane tinha mais de 1,80 m de altura - um desastrado e desastrado. Arthur, por outro lado, tinha apenas 1,80 m e era bastante suave. Só o facto de ver os dois homens no ecrã provocava gargalhadas no cinema.

Dane estava no topo do mundo e, depois de estar sozinho durante tanto tempo, estava finalmente pronto para o partilhar com alguém especial.

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22. saltou um passo

No auge da sua carreira, Dane conheceu e apaixonou-se por Thais Valdemar, uma atriz e bailarina russa. Dane estava ansioso por começar uma nova relação e pediu a Valdemar que se mudasse para a sua mansão em Beverly Hills. Dane estava muito feliz e parecia adorar apresentar a sua nova mulher aos seus muitos colegas de trabalho e fãs. No entanto, havia apenas um enorme problema.

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23. estavam a brincar com o papel

Na verdade, Thais Valdemar não era a mulher de Karl Dane. Em vez disso, o casal apenas desempenhava o papel de um casal casado, vivendo como cônjuges em união de facto. Viver em pecado era arriscado na altura, mas Dane não conseguia encontrar qualquer razão para que eles dessem um passeio até ao altar. Para o ator, parecia ser o arranjo perfeito - até que se complicou.

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24) Separaram-se

Dane não via qualquer razão para fazer de Valdemar uma mulher honesta. Como ganha-pão da casa, ele só pensava numa coisa e numa coisa: nele próprio. Tudo isto veio à tona quando Dane e Valdemar decidiram acabar com tudo. Valdemar mudou-se em novembro de 1928, e depressa se apercebeu do seu enorme erro. Sem contrato de casamento, Dane não lhe devia um cêntimo.

O Dane pensou que tinha feito a grande fuga, mas não ia ser assim tão fácil.

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25. ele foi processado

Era o final da década de 1920 e o estatuto de união de facto não significava praticamente nada. Claro que Dane estava infeliz por ter perdido uma namorada, mas pelo menos não tinha de lhe pagar qualquer pensão de alimentos. Valdemar, no entanto, não ia deixar que as coisas acabassem assim. Decidiu processar Dane por uma coisa chamada quebra de promessa. Espera, isso existe mesmo? Antigamente, era algo que as mulheres podiam usar quando os seus noivosfalhou.

Bem, para seu desalento, a sua namorada zangada atacou-o com tudo o que tinha.

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26. eles estavam a viver juntos

Valdemar estava furioso e queria 75.000 dólares do dinheiro suado de Dane. O juiz do caso de Dane contra Valdemar analisou todas as provas relativas à vida em comum do casal. Felizmente, o tribunal não viu o caso da mesma forma que a namorada de Dane. Na sua opinião, eles não tinham qualquer plano de casar, estavam simplesmente a viver juntos. Valdemar não recebeu qualquer simpatia do juiz e abandonou a sala de audiênciasnão é mais rico.

Dane escapou impune, o que pode tê-lo inspirado a fazer dos EUA a sua casa permanente.

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27) Acrescentaram som

Em 1928, duas coisas importantes aconteceram: Dane tornou-se cidadão americano, mudando oficialmente o seu nome para Karl Dane, e depois houve a invenção dos talkies. Até então, os filmes eram mudos e usavam cartões para exprimir qualquer diálogo que o realizador ou escritor achasse que o público precisava de saber. Claro que isto iria revolucionar o cinema para sempre, mas para a carreira de Dane - significou um desastre.

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28. ele tentou algo novo

Em 1928, Dane e Arthur fizeram o seu último filme mudo, Detectives Dane apareceu para o seu primeiro dia de trabalho num filme falado, mas quando abriu a boca e falou, toda a equipa se apercebeu de algo que deveria ter sabido desde o início.

Detectives (1928), MGM

29. as suas palavras eram desconcertantes

As pessoas que falavam com ele fora das câmaras conheciam-no, mas não sabiam quão forte era até Dane tentar falar num filme falado. Provavelmente, as pessoas que falavam com Dane frequentemente tinham-se habituado a ele, o seu forte sotaque dinamarquês constituía um enorme problema. O público será capaz de compreender o inglês de Dane?

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30. ele foi cortado

Enquanto filmavam o primeiro filme de Dane e Arthur, Amor fraterno O sotaque de Dane preocupou o realizador. Preocupado com a possibilidade de o público não o conseguir entender, o realizador tomou uma decisão drástica e cortou a maior parte dos diálogos. A existência de conversas audíveis nos filmes era ainda uma novidade, pelo que o público provavelmente não se importaria com conversas mínimas.

Dane provavelmente esperava que os filmes falados fossem uma moda passageira. Como já sabem, ele não podia estar mais errado.

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31. fê-los trabalhar

Dane e Arthur fizeram mais alguns filmes juntos, mas o sotaque de Dane deixou os espectadores confusos. Era demasiado difícil para o público entender Dane. A MGM tentou usá-lo em papéis que não falavam, como o drama prisional de 1930, A Casa Grande. Mas, na verdade, com a crescente popularidade dos talkies, estes papéis começaram a diminuir. Para seu horror, Dane começou a aperceber-se de que a sua carreira estava em sério risco.

A Casa Grande (1930), MGM

32. rasgaram-no em pedaços

Devido ao seu sotaque, os estúdios da MGM já não viam Dane como uma entidade lucrativa. As consequências foram desoladoras. A MGM rasgou o contrato de Dane em pedaços; não tinham dinheiro para um ator que não conseguia pronunciar inglês suficientemente bem para que o público o entendesse. O fim da sua relação com a MGM devastou Dane. No entanto, quando questionado sobre este humilhante desastre, o ator envergonhado mentiu com todos os dentes.

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33. ele mentiu

Numa entrevista de 1933, Dane admitiu ter tido dificuldades em trabalhar em filmes falados, mas também distorceu a história. Afirmou que a MGM tinha desejado É provável que Dane estivesse a tentar salvar a face - mas as mentiras não acabaram aí. Explicou também que tinha sofrido um esgotamento nervoso devido ao excesso de trabalho. O ator rejeitado tinha-se metido num buraco e, uma vez lá, continuou a cavar.

Dumbbells in Derbies (1931), Larry Darmour Productions

34. ele estava de luto

Não há registos de que Dane tenha regressado à Dinamarca para visitar a sua família. E, no entanto, nesta infame entrevista, Dane afirmou que não podia continuar a atuar para a MGM porque estava de luto pelo falecimento do seu pai... que tinha acontecido três anos antes. Parecia que Dane estava, por alguma razão, a tentar convencer o público de que não era o seu sotaque que o estava a impedir - apesar de ser maisera de certeza.

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35. fez-se à estrada

A perda da MGM foi o ganho da Paramount. O estúdio contratou Dane, mas, em vez de o colocar num filme, enviou-o para a estrada com o seu parceiro Arthur para fazer uma digressão de vaudeville. A digressão durou 23 semanas e até incluiu algumas curtas-metragens. Infelizmente, após as 23 semanas, Dane e Arthur terminaram um com o outro... e a Paramount terminou com Dane.

O ator rejeitado ficou sem contrato e sem perspectivas.

Dumbbells in Derbies (1931), Larry Darmour Productions

36. ele cavou fundo

Após a sua digressão pelo vaudeville, o momento de sol de Dane foi subitamente interrompido, não lhe restando outra alternativa senão abandonar o mundo do espetáculo. Na sequência de toda esta desilusão, tomou uma decisão surpreendente. Com a ajuda de alguns amigos, Dane fundou uma empresa mineira. Chamaram-lhe Avelina Mines e o empreendimento foi um sucesso. enorme risco. Pensou que era uma coisa certa - mas era mesmo, assim errado.

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37. ele foi sozinho

Infelizmente, a empresa mineira de Karl Dane faliu e ardeu em menos de um ano. O fracasso começou a consumi-lo - mas o pesadelo tinha apenas começado. Com as suas opções a diminuir, Dane regressou relutantemente ao palco e, desta vez, era um espetáculo de vaudeville a solo. As críticas foram horríveis. Os críticos atacaram Dane com as garras de fora, acabando com o seu espetáculo a uma velocidade vertiginosa.

Dane fez mais uma aparição no cinema - no thriller de Bela Lugosi A Sombra Sussurrante -Mas o que é que ele faria agora para ganhar dinheiro?

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38. ele conduziu e conduziu

A primeira tentativa de Dane numa carreira na indústria mineira tinha sido um fracasso, mas isso não o impediu de tentar novamente. Dane pegou no seu carro e conduziu pela costa da Califórnia à procura de um negócio de mineração. Dane acabou por encontrar algo que parecia mas acabou por perder 1100 dólares com isso. Regressou a casa deprimido e ainda mais endividado do que nunca.

Dumbbells in Derbies (1931), Larry Darmour Productions

39. ele era demasiado bom

Para fazer face às despesas, Dane voltou ao seu trabalho anterior ao filme como mecânico de automóveis. Quando isso não resultou, tentou ser carpinteiro - o que também não resultou. Com a sua vida fora de controlo, Dane teve de olhar bem para si próprio. Será que o seu ego estava a atrapalhar? Será que todos aqueles anos como estrela de cinema o tinham feito sentir-se demasiado bom para um trabalho normal?

Bem, se o Dane pensava que tinha batido no fundo do poço, estava tristemente enganado. Ainda lhe faltava cair mais.

Dumbbells in Derbies (1931), Larry Darmour Productions

40) Correu um risco

Com o pouco dinheiro que lhe restava, Dane decidiu investir. Escolheu um pequeno restaurante para almoços e o seu plano era ser coproprietário e também trabalhar ao balcão. O problema era que o restaurante estava localizado muito perto dos estúdios da MGM, onde ele tinha sido uma estrela. O sócio de Dane no negócio pensou que seria uma grande publicidade ter o outrora grande Karl Dane a fazer sanduíches para os clientes.

Uma boa ideia no papel, sim, mas na realidade... bem, vamos ver.

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41. mandou-os correr

Os clientes ficaram encantados por verem uma estrela de cinema em carne e osso atrás do balcão do pequeno café situado ao fundo da rua dos estúdios da MGM, o que fez maravilhas ao negócio durante um curto período de tempo, e depois os clientes deixaram de vir. O sócio de Dane queria saber porquê, por isso observou Dane a trabalhar ao balcão para ver o que estava a correr mal. Depressa percebeu porque é que os clientes estavam a fugir do restaurante como ratos de um navio a afundar-se.

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42. não correu bem

O parceiro de restaurante de Dane depressa percebeu porque é que o negócio estava tão mau. Dane estava de rastos por fazer um trabalho tão insignificante - especialmente tão perto do local onde tinha sido uma estrela. Os clientes do restaurante conseguiam sentir o desespero de Dane e... bem, isso não caiu bem com hambúrgueres e batidos. Este foi mais um grande fracasso para Dane. Infelizmente, ainda havia mais rejeição no seu futuro - mas quanto mais poderiaele toma?

Dumbbells in Derbies (1931), Larry Darmour Productions

43. rejeitaram-no - duas vezes

Dane estava numa perigosa rota de colisão que o levou de volta aos velhos tempos de glória. Decidiu procurar trabalho na MGM e na Paramount. mas isso só levou a mais desgostos. Os estúdios recusaram-se a contratá-lo como carpinteiro... Depois recusaram-se a contratá-lo como figurante. Era claro para todos, exceto para Dane, que os estúdios não o queriam perto deles.

Dane tinha dado o seu melhor e regressou a casa de mãos vazias mais uma vez.

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44. ele não tinha nada

No dia 13 de abril de 1934, Dane caminhava pelas ruas de Los Angeles, arrastando os pés na miséria. Tinha apenas 18 dólares no bolso e nada mais no banco. A sua vida parecia não ter esperança. Meteu a mão no bolso para pagar alguma coisa e a mão saiu vazia. Alguém lhe tinha roubado os seus últimos 18 dólares. Tinha atingido verdadeiramente o fundo do poço. Não tinha literalmente nada.

Dumbbells in Derbies (1931), Larry Darmour Productions

45. ele não apareceu

No dia seguinte, Dane tinha planeado ver um filme com a sua amiga Frances Leake. Mas este promissor estímulo tomou um rumo perturbador. Preocupada com a estranha ausência do amigo, Leake decidiu procurar Dane no seu apartamento, mas quando bateu à porta, ninguém respondeu.

Com um sentimento de aflição no estômago, Leake contactou o proprietário do edifício.

Dumbbells in Derbies (1931), Larry Darmour Productions

46. ela entrou de rompante

Depois de muito ser convencida, a senhoria permitiu relutantemente que Leake entrasse no apartamento. Entrou timidamente e olhou em volta para ver se Dane estava lá. Não demorou muito a avistá-lo - afinal, o apartamento era muito pequeno. Mas quando Leake pôs os olhos no corpo do seu bom amigo, desmaiou de imediato. Quando Leake voltou a si, deparou-se com o horror da sua descoberta inicial.

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47. ele estava numa cadeira

Leake viu Dane na sua cadeira - o corpo coberto de sangue. Aos seus pés estava o revólver que ele usara para pôr fim à sua vida. Havia também um bilhete dirigido a ela e a todos os seus amigos. Nele, ele dizia simplesmente: "Para Frances e todos os meus amigos - adeus." Mas o espetáculo de horror não terminou aí. Quando Leake examinou a sala, apercebeu-se de como Dane passara as suas últimas horas. O que ela viu partiu-lhe o coração.

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48. ele tinha voltado no tempo

Acontece que Dane passou as suas últimas horas a olhar para um livro de recortes. Nele, havia fotografias e críticas do seu trabalho como ator. Havia também várias recordações e até cópias dos seus contratos. Ele estava a percorrer a sua história e a tentar concentrar-se em todos os pontos altos maravilhosos. Mesmo depois de uma viagem pela estrada da memória, decidiu que já não queria viver.

Se não consegues imaginar um fim mais triste, continua a ler.

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49. não veio ninguém

O corpo de Dane ficou na morgue um pouco mais do que a maioria, e a razão para tal era absolutamente desoladora: Ninguém veio reclamá-lo. Por fim, o médico legista teve de anexar uma mensagem ao seu corpo, onde se lia: "pode ter familiares na Dinamarca, aguarde um pouco." Tentaram encontrar os seus familiares, os Gottliebs, na Dinamarca, mas não conseguiram. Sem ninguém para o enterrar, Dane nunca descansaria em paz.

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50. ele fez uma exigência

O ator Jean Hersholt recebeu a terrível notícia de que o corpo de Dane não tinha sido reclamado. Hersholt era ator e, tal como Dane, também era dinamarquês. Não podia suportar o facto de Dane não ter um enterro digno, mas Hersholt não podia pagar por um. Hersholt contactou os estúdios da MGM e exigiu que ajudassem a enterrar Dane. O estúdio, habitualmente duro e mesquinho, percebeu que era a coisa certa a fazer econcordou em pagar.

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51. ele estava em boa companhia

O funeral de Dane teve lugar a 18 de abril de 1934. Cerca de 50 pessoas compareceram para chorar o seu falecimento. Hersholt foi o carregador de caixão, bem como alguns outros actores que tinham conhecido o grande Karl Dane. A MGM pagou para que o corpo fosse enterrado no Hollywood Forever Cemetery. No final, o património final de Dane totalizou menos de 200 dólares.

26 anos após a sua morte, Karl Dane acabou por receber a sua estrela no Passeio da Fama de Hollywood.

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