Quando se trata de comédia, ninguém o fez melhor do que o falecido grande Jerry Lewis. Mas, por mais encantadoramente único, louco e louco que fossem as suas palhaçadas no ecrã, havia muito mais nele do que aquilo que se vê. Ao longo de uma vida que durou 91 anos e de uma carreira que se estendeu por sete décadas, Lewis passou de peculiar e divertido a problemático e controverso, e tudo o que se encontra pelo meio. Aqui estão 43 factos divertidossobre Jerry Lewis - o homem por detrás da comédia.

Jerry Lewis Factos

1. correr na família

O talento e o interesse de Lewis pelo mundo do espetáculo não surgiram do nada - ambos os seus pais eram profissionais do espetáculo nos seus tempos. O seu pai era um artista de Vaudeville com vários talentos e a sua mãe era pianista numa estação de rádio.

Pexels

2) Começar jovem

A vida de Lewis como artista começou com a tenra idade de apenas cinco anos, quando se juntou aos pais no palco para atuar num local especial: as lendárias montanhas de Catskill, em Nova Iorque. Foi neste cenário que muitos dos maiores cómicos do século XX começaram a sua carreira. Jerry Stiller e Lenny Bruce são apenas dois exemplos das estrelas que se destacaram em Catskills.

Shutterstock

3. olá parceiro

Um par improvável trouxe Lewis para a ribalta. O seu parceiro de palco era nada mais nada menos do que Dean Martin, que viria a atingir o estrelato como cantor. Os dois eram desconhecidos quando se conheceram, mas decidiram juntar-se. Apesar de não terem talentos relacionados, o público adorou a dupla. O resto, como se costuma dizer, é história.

Getty Images

4. crise de identidade

Tal como muitas outras celebridades, o nome que Lewis usava em público era apenas um nome artístico, mas ao contrário dessas outras celebridades, Lewis guardava um estranho segredo: Ninguém sabe o seu verdadeiro nome. A autobiografia de Lewis explica que o seu verdadeiro nome é Joseph Levitch e que recebeu o nome do seu avô. Mas essa não é toda a verdade.

No entanto, vários documentos legais, incluindo a sua certidão de nascimento e vários relatórios de recenseamento do governo, referem-no como Jerónimo Levitch. Então... quem é este gajo?

Shutterstock

Publicidade

5. batoteiro batoteiro comedor de abóbora

Lewis era frequentemente infiel às suas esposas. Pior ainda, a lenda da comédia fazia poucos esforços para esconder as suas indiscrições. Gabava-se abertamente de ter tido casos com as lendas de Hollywood Marilyn Monroe e Marlene Dietrich.

Getty Images

6. se eles pudessem me ver agora

Devido às agendas ocupadas dos seus pais, Jerry era muitas vezes deixado sozinho quando era criança. Como resultado, desenvolveu uma forte necessidade de atenção - uma necessidade que o acompanhou para toda a vida. Alguns até acreditam que a sede de atenção de Lewis o motivou inicialmente a tornar-se um artista. Portanto, aí tem. Ignore o seu filho e ele tornar-se-á um comediante de sucesso. Paternidade 101.

Getty Images

7. corta!

Lewis tinha um passatempo estranho e incrivelmente controlador. Aparentemente, ele costumava editar os filmes completos de outras pessoas no seu tempo livre para seu uso pessoal. Cortava as partes de que não gostava e depois insistia em passar as suas próprias versões editadas dos seus filmes favoritos sempre que as pessoas iam ver em sua casa.

Shutterstock

8. arrombamento e invasão de propriedade

Como é de esperar, Lewis sempre foi um brincalhão quando era jovem. Quando era adolescente, entrava sorrateiramente em casa das pessoas e roubava coisas como tartes e galinhas como uma piada prática.

Getty Images

9. a escola está fora para sempre

Lewis não era certamente do tipo académico. Na verdade, nunca chegou a concluir o ensino secundário. Em vez disso, o comediante abandonou a escola de vez a meio do 10º ano. Achamos que ele aprendeu tudo o que precisava?

Shutterstock

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. retribuição

Tão tolo e selvagem como a sua personalidade nos filmes, Na vida real, Lewis tinha um lado suave de partir o coração. Durante muitos anos, foi presidente nacional da Associação de Distrofia Muscular. Para ajudar a angariar fundos para a sua causa, Lewis foi anfitrião de uma popular maratona televisiva anual do Dia do Trabalhador durante 44 anos consecutivos. Porque é que Lewis aceitou o trabalho? Um membro da equipa implorou-lhe que fosse anfitrião e Lewis não conseguiu dizer que não.

Getty Images

Publicidade

11. o piano não era o seu forte

Enquanto actuava em Las Vegas em 1965, Lewis estragou uma queda cómica de um piano. Foi um momento negro e fatídico. Na sequência da queda, magoou-se gravemente nas costas, caindo de tal forma que ficou com lesões extensas e quase permanentemente paralisado. Felizmente, acabou por recuperar completamente.

Wikipédia

12. ele vencerá

Embora Lewis tenha recuperado da sua infame lesão nas costas em 1965, ele teve um custo extremamente elevado. Num dos capítulos mais negros da sua vida, Lewis ficou viciado em analgésicos, tendo lutado contra o vício durante 13 anos. Apesar de não ter sido motivo de riso, acabou por vencer os seus demónios e deixar de vez de fumar em 1978.

Shutterstock

13) Registo de realizações

Quando tinha apenas 15 anos, Lewis já tinha desenvolvido o seu famoso número "Record Act". Se ainda não o viu, o número consiste em Lewis fazer uma pantomima de uma canção sincronizada com os lábios, de uma forma exagerada e disparatada. A rotina tornar-se-ia uma assinatura de Jerry Lewis, que realizou o número de canção e dança durante décadas.

Getty Images

14. diz queijo!

Para além do seu número de comédia, Lewis abriu uma loja de máquinas fotográficas no início da sua carreira. Acho que Lewis estava determinado a estar na ribalta de uma forma ou de outra.

Pixel máximo

15. obter a assistência

Para além dos muitos novos estilos que introduziu no mundo da comédia, Lewis foi também muito inovador na área da realização de filmes. Para além de ter experimentado amplamente diferentes utilizações da cinematografia, inventou também um dispositivo de "assistência de vídeo" que lhe permitia rever as imagens de vídeo assim que estas eram filmadas, poupando imenso tempo e dinheiro no processo de edição.

O dispositivo era tão útil que ainda hoje é muito utilizado pelos realizadores de filmes.

Getty Images

16) "Give My Regards to Broadway

Um dos sonhos de toda a vida de Lewis era atuar na Broadway. Quando a sua carreira seguiu um rumo diferente, pensou que tinha de desistir dessas ambições - felizmente, estava muito, muito enganado. O seu sonho tornou-se finalmente realidade em 1995, quando lhe foi pedido que substituísse um membro do elenco no papel de Diabo na reposição de Damn Yankees. Mas depois melhorou: Recebeu uma quantia recorde pelo papel.

Flickr

Publicidade

17. todos os meus filhos

Lewis era o patriarca de uma família muito grande. Tinha sete filhos, para ser mais exato, incluindo dois que adoptou. Seis deles eram filhos e um era a filha solitária chamada Danielle. Só posso imaginar o tipo de travessuras que Danielle teve de aguentar como a única rapariga numa casa com seis irmãos e uma lenda arruaceira como pai!

Getty Images

18. um atestado de saúde impuro

Quando era jovem, Lewis tentou alistar-se no exército para servir na Segunda Guerra Mundial, mas ele foi rejeitado por uma razão dolorosa Os médicos descobriram que Lewis tinha um sopro no coração e consideraram-no incapaz de servir.

Shutterstock

19. uma vez um louco, sempre um louco

A maioria dos fãs de cinema sabe que Eddie Murphy refez o clássico da comédia de Lewis, O Professor Maluco Mas poucas pessoas sabem do pequeno segredo do filme: o produtor executivo desse remake foi nada mais nada menos que o próprio Lewis. Acho que ele não se importou de ter suas obras reimaginadas por outros - ao contrário de muitos de seus colegas de Hollywood!

Getty Images

20. uma tristeza que nunca vai embora

Em 2009, uma tragédia inimaginável abateu-se sobre Jerry Lewis. O seu amado filho, Joseph, debateu-se ao longo da vida. Com o passar do tempo, voltou-se para as substâncias e acabou por se suicidar aos 45 anos. É compreensível que esta perda devastadora tenha tido um impacto profundo e duradouro no comediante. Nas palavras do próprio Lewis, "não se ultrapassa uma coisa destas".

Getty Images

21. palhaço triste

Apesar de ser conhecido pelo público quase exclusivamente como um homem cómico, Lewis desempenhou uma vez um papel dramático. A reação do público foi surpreendente. Quando Lewis apareceu no sombrio filme de Martin Scorsese de 1983, Rei da Comédia, Os críticos ficaram espantados com o seu desempenho e Lewis, jogando contra o tipo, foi amplamente aclamado.

Getty Images

22. Sock It to Me

Como forma de celebrar o caminho percorrido desde a sua infância pobre, o Lewis adulto escolheu propositadamente nunca usar um par de meias mais do que uma vez. Cada vez que comprava um par, usava-o durante um dia e depois deitava-o no lixo. De facto, por vezes, chegava a trocar de pares de meias até quatro vezes por dia - só porque gostava "da sensação de ser novo em folha".

LibreShot

Publicidade

23. pincéis de grandeza

Talvez porque nunca quisesse estar muito longe do grande ecrã, o jovem Lewis trabalhou num cinema local para ganhar algum dinheiro enquanto a sua carreira de comediante não arrancava. Enquanto era promovido de empregado de balcão a arrumador e ajudava os clientes a encontrar os seus lugares, Lewis não podia saber que estava na presença da grandeza de Hollywood.

O seu patrão era o pai da futura atriz e estrela do clássico de Alfred Hitchcock As aves Suzanne Pleshette.

Getty Images

24) Family Feud

Embora Lewis fosse popular entre muitos, uma pessoa surpreendente não é fã Infelizmente, essa pessoa é o próprio filho de Lewis, Gary. Gary referiu-se publicamente ao seu pai como "uma pessoa má e malvada" que, segundo ele, nunca demonstrou qualquer amor ou cuidado pelos seus filhos. Caramba! Ele pode ter sido um comediante, mas não há nada de engraçado nisto.

Getty Images

25. má limpeza da casa

A partir do final da década de 1980, Lewis e a sua família foram atormentados por um perseguidor desconhecido que os assediava continuamente. Quando descobriram a sua identidade, ficaram chocados. O culpado era Gary Benson, o namorado de uma antiga empregada doméstica. Embora Benson tenha sido preso em 1994 pelos seus crimes, a revelação fez com que a família Lewis se sentisse violada.

Flickr

26. sem respeito

Apesar de ter sido uma estrela de cinema extremamente popular e respeitada durante uma geração, Lewis nunca foi nomeado para um Óscar.

Shutterstock

27. mostrar-lhes como se faz

Lewis deu uma aula de realização cinematográfica na Universidade do Sul da Califórnia no final dos anos 60 - apesar de nunca ter terminado o liceu. Entre os alunos que assistiram às suas aulas estavam não só uma, mas duas futuras lendas da realização: George Lucas e Steven Spielberg. Acho que o bom e velho Jerry sabia do que estava a falar!

Shutterstock

28) Isto faz parte da lei?

Em 2012, Lewis pregou um susto enorme aos seus fãs quando desmaiou a meio de um evento. Foi imediatamente para o hospital, onde os médicos descobriram que o seu nível de açúcar no sangue estava perigosamente baixo. Felizmente, puseram-no a recuperar.

Getty Images

29. um artista animado

O Simpsons O personagem Professor Frink é, na verdade, baseado no desempenho de Lewis em O Professor Maluco .

Flickr Desiree Onievas Lopez

30. dinheiro engraçado

Numa das suas muitas peculiaridades bizarras, Lewis insistia sempre em certificar-se de que os seus ajudantes pessoais organizavam todo o dinheiro da sua carteira por ordem. "Por ordem", como se fosse de acordo com os números de série das notas.

Pixabay

31. Lewis, o Terceiro

Quando Lewis começou a atuar, usava o nome artístico de " Joey Lewis". Decidiu mudar o nome para Jerry para evitar ser confundido com o comediante Joe E. Lewis ou com a estrela do boxe Joe Louis.

Getty Images

Joe Louis

32 - Ele esperou uma vida inteira por isto

Apesar de nunca ter ganho um Óscar por nenhum dos seus filmes, Lewis recebeu um Óscar de "Realização de uma Vida" em 2009. Estava tão orgulhoso por finalmente ter um Óscar que o carregou consigo a maior parte do tempo durante o resto da sua vida!

Getty Images

33. que Je Ne Sais Quois

Lewis nem sempre foi um comediante muito apreciado, e os críticos americanos passaram muito tempo a ridicularizar as suas peripécias e loucuras. No entanto, curiosamente, Lewis foi muito popular em França muito antes de ganhar fama nos Estados Unidos.

Pixabay

Getty Images 34. uma causa vencedora

No fim de contas, os telethons anuais do Dia do Trabalhador da Lewis angariaram um total de 2,45 mil milhões de dólares Tenho a certeza de que isso fez com que muita gente ficasse grata pelas suas peripécias em palco e pela sua capacidade única de chamar a atenção do público.

Getty Images

35. Maury Povich Edição Jerry Lewis

Há muito que correm rumores de que Lewis é pai de uma filha ilegítima, Suzan Minoret, com a modelo Lynn Dixon. Embora Lewis tenha mantido o silêncio sobre o assunto, em 2009, Edição interna investigou a sua paternidade e efectuou testes genéticos a Minoret. Os resultados indicaram que havia mais de 88% de probabilidade de ele ser o pai.

Pixabay

36. comportamento não exatamente exemplar

Em resposta a estas investigações de paternidade, O Lewis fez algo verdadeiramente horrível. Alegadamente, ordenou a Dixon que nunca mais o contactasse.

Shutterstock

37 Acesso negado

A relação de Lewis, mesmo com os seus filhos reconhecidos, era mais difícil do que se pensava. Quando faleceu em 2017, a imprensa descobriu que O testamento de Lewis continha uma ordem terrível. O Lewis deixou propositadamente de fora do seu testamento os cinco filhos do seu primeiro casamento. Mas essa não foi a pior parte. O Lewis também insistiu que esses cinco filhos não podiam beneficiar dos seus bens em qualquer forma.

Shutterstock

38. isto significa guerra

Há rixas entre celebridades, e depois há rixas entre celebridades guerras. É seguro dizer que a relação de Lewis com a falecida Joan Rivers se enquadra na segunda categoria. mas os pormenores são ainda mais perturbadores do que se poderia pensar. Um dia, Rivers fez uma piada em público sobre o facto de Lewis dever estar grato pela sua maratona de caridade, e Lewis ficou absolutamente furioso.

Depois de lhe ter escrito uma nota a dizer que "nunca nos conhecemos e espero que continue assim", Lewis afirmou que "não se importava" que Rivers morresse nesse dia e prometeu "arranjar alguém de Chicago para lhe arrancar a cabeça" se ela voltasse a falar dele ou da sua família.

Getty Images

39. é tão difícil dizer adeus

Dean Martin e Jerry Lewis pareciam um par feito no paraíso da comédia, mas nada de bom dura para sempre - e a sua separação é uma das mais infames do mundo do espetáculo. Depois de vários anos de desilusão, Dean Martin não conseguia lidar com o facto de Lewis ter mais atenção do que ele. Perdeu a calma, e os resultados foram arrepiantes .

Martin exclamou com raiva que Lewis não era "nada para mim a não ser um sinal de dólar!" Sim, eu diria que é provavelmente muito difícil continuar a trabalhar com alguém depois de uma discussão destas. Terminaram friamente as restantes actuações agendadas, mas foi tão mau que depois disso, a dupla outrora inseparável não se falou durante 20 anos.

Getty Images

40. Feliz Aniversário

Por mera coincidência, a parceria de Lewis com Dean Martin terminou precisamente no 10º aniversário do dia em que concordaram pela primeira vez em trabalhar em equipa.

Flickr

41. quando a vida nos dá limões

Para Jerry Lewis, a rutura profissional com Dean Martin não foi um acontecimento pequeno. Ele tinha passado 10 anos como membro da dupla. A sua única prova de sucesso profissional foi quando era parceiro de Dean. O que aconteceria agora? A incerteza lançou Lewis num estado de turbulência emocional. Mal sabia ele que a sua vida nunca mais seria a mesma.

Lewis viria a fazer coisas muito maiores e melhores como artista a solo e cineasta, ultrapassando em muito o seu sucesso como parte de uma dupla.

Getty Images

42. juntos outra vez

Em 1976, Lewis entrou para a história da televisão por escolha própria. Em direto, durante um dos seus telethons anuais, o convidado Frank Sinatra surpreendeu o anfitrião ao anunciar que tinha trazido um velho amigo que queria cumprimentar o comediante. O convidado fez cair o queixo de toda a gente no chão.

Para choque de todos, incluindo Lewis, o único Dean Martin entrou em palco. Depois de não se terem falado durante duas décadas, após o fim do seu espetáculo, estavam agora reunidos pela primeira vez. Toda a animosidade entre eles parecia evaporar-se em tempo real, enquanto se abraçavam em frente do mundo inteiro.

Se nunca viu este clip, vale a pena vê-lo. Mas atenção, mesmo os melhores de nós dificilmente conseguem conter as lágrimas ao ver este momento comovente entre dois verdadeiros amigos.

Getty Images

43. amigos de novo

Apesar da intensidade da sua rixa de 20 anos, Lewis falou com Dean Martin praticamente "todos os dias" a partir do momento do seu reencontro surpresa no ar. Parece que quando Sinatra inesperadamente os juntou de novo, ambos perceberam instantaneamente que queriam ser amigos de novo. Passaram o resto das suas vidas a tentar compensar o tempo perdido.

De facto, durante um espetáculo de reunião em 1988, em honra do 72º aniversário de Martin, Lewis exclamou: "Porque é que nos separámos, nunca saberei!

Shutterstock

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16