As "mãos de jazz" podem ser o gesto mais gozado do mundo do espetáculo, mas só se ouviu falar delas por causa do coreógrafo Bob Fosse. Não vamos, no entanto, classificar Fosse como um hacker de mãos de jazz. O que é que Britney Spears, Lady Gaga e até a própria Beyoncé têm em comum? Sem Fosse, estas senhoras estariam apenas num palco a cantar. Bob Fosse foi uma das pessoas mais influentes do espetáculomas o seu talento teve um preço horrível.

1. ele começou cedo

Bob Fosse era o quinto filho de seis, nascido a 23 de junho de 1927 em Chicago, Illinois. O seu pai tinha um dos poucos empregos que provavelmente dá alegria às crianças: vendia chocolates. Não sabemos se o Sr. Fosse levava ou não o seu trabalho para casa; o que sabemos é que o jovem Fosse começou a dançar muito cedo. Aos 13 anos, já actuava em palco como bailarino profissional.

Era um caminho improvável para o adolescente de Chicago e os rapazes gozavam com ele por isso, até saberem os pormenores sujos.

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2. não era adequado para um adolescente

Fosse era apenas um adolescente quando se juntou aos The Riff Brothers, um grupo de artistas que se deslocava em digressão por cinemas, Eagles Clubs e casas de vaudeville. Foi, no entanto, nos clubes burlescos que Fosse teve problemas. Nesta altura, o burlesco tinha-se tornado bastante atrevido e incluía artistas femininas vestidas de forma escandalosa. Quando os artistas chegavam aos bastidores, pareciam esquecer que Fosseera um rapaz de 13 anos, e o seu comportamento chocou-o.

Não foi, no entanto, apenas o que Fosse serra que o prejudicou.

Grandes Espectáculos (1971-), PBS

3. era de facto pior

Sim, Fosse era demasiado jovem para frequentar clubes burlescos, e sim, viu coisas que não devia ter visto. No entanto, foi muito pior do que isso. Há relatos que dizem que estas dançarinas fizeram mais do que provocar o jovem Fosse: ele teve as suas primeiras experiências sexuais com estas mulheres quando ainda tinha 13 anos.

Que tipo de efeito teria esta experiência no homem em que se tornaria? Bem, não temos de esperar muito para descobrir.

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4. ele fez tudo sozinho

Aos 15 anos, Fosse já estava a coreografar números de dança sozinho. Enquanto a maioria dos rapazes da sua idade passava o tempo a praticar desporto ou a colecionar selos, Fosse lidava com showgirls que usavam vestidos sem alças enquanto faziam uma dança de leque excitante. Os seus anos de adolescente entre o público burlesco tiveram certamente um efeito em Fosse. Fizeram dele o artista destemido que se tornou - mas também alimentaram o seu lado negro.

Mas espera, ele não pode ter gasto todos E a sua educação?

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5. foi um choque

Apesar de estar ocupado com o mundo do espetáculo, Fosse conseguiu terminar o liceu. Infelizmente, a sua formatura ocorreu ao mesmo tempo que algo terrível: o início da Segunda Guerra Mundial. O exército precisava de homens e Fosse tinha exatamente a idade certa. Foi a Marinha dos Estados Unidos que o apanhou e o enviou para a Estação Naval de Great Lakes, onde se preparou para lutar pelo seu país. Fosse rapidamentepassou de estar rodeado de mulheres com pouca roupa para usar um uniforme monótono com um grupo de homens.

Fosse não gostava nem um pouco da vida no exército e estava disposto a fazer qualquer coisa para sair de lá.

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6) Ele queria sair

Fosse não tardou a queixar-se aos seus superiores de que o seu lugar era na Divisão de Entretenimento dos Serviços Especiais. O seu superior direto não partilhava da opinião de Fosse - talvez não fosse fã de dança. Fosse contactou então o seu agente e implorou-lhe que o tirasse do exército. Acho que Frederick Weaver tinha um argumento mais convincente, pois tirou Fosse da caserna e levou-o para o palco.

Após um breve intervalo, Bob Fosse estava de volta ao seu lugar.

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7. ele fez uma grande jogada

Quando Fosse finalmente se libertou da sua obrigação para com o Tio Sam, tomou uma decisão: queria ser o próximo Fred Astaire. Fosse já sabia que podia dançar como Astaire, mas sabia que não sabia representar para salvar a sua vida... ainda. Para dominar esse ofício, mudou-se para Nova Iorque e estudou representação. Aparentemente, também estava a estudar as mulheres da turma, porque depressa se apaixonou.

Mas há uma coisa que em breve aprenderá sobre Bob Fosse: apaixonar-se era nunca uma coisa boa.

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8. não eram tradicionais

Mary Ann Niles foi parceira de cena, parceira de dança e depois esposa de Fosse. Os dois casaram-se a 3 de maio de 1947, em Detroit, mas não perderam muito tempo a preparar um casamento tradicional. Estavam demasiado ocupados a atuar juntos no palco e no pequeno ecrã. Dançaram em A sua parada de êxitos e A Hora da Comédia Colgate. Em 1953, quando os executivos da MGM os viram atuar, ofereceram a Fosse um contrato.

O mundo estava finalmente a começar a reparar em Bob Fosse, e ele não ia abrandar tão cedo.

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9. ele fez uma troca

Em 1950, Fosse estava a trabalhar como bailarino especializado em Dance Me A Song Fosse olhou para a atriz principal, a cómica Joan McCracken, e decidiu que a queria para si. Os dois deram certo e, para ir mais longe, Fosse divorciou-se de Niles e casou com McCracken. Deixou Niles no retrovisor e partiu para a felicidade conjugal com McCracken... mas era apenas uma questão de tempo até que este casamento também ardesse em chamas.

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10. ele chegou ao estrelato

Com a ajuda de McCracken, Fosse teve rapidamente papéis de dança em musicais como Os assuntos de Dobie Gillis e Kiss Me, Kate. Começou também a coreografar musicais. O seu primeiro foi O Jogo do Pijama, E ninguém lhe chamou sorte de principiante quando ganhou o seu primeiro prémio Tony pelo seu trabalho. Tudo isto foi uma espécie de preparação. Fosse estava a subir, e estava prestes a ganhar o tipo de exposição que esperava - e a sua próxima conquista romântica.

Kiss Me Kate (1953), MGM

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11. chamaram-lhe snobe

Em 1955, Fosse estava a coreografar o musical de palco Malditos Yankees É certo que a sua fama estava em ascensão, mas não era nada comparada com a da protagonista deste musical. Gwen Verdon já tinha ganho um Tony e era uma grande estrela por causa disso. Também tinha a reputação de ter padrões incrivelmente elevados; alguns até lhe chamavam snobe. Como seu coreógrafo, Fosse tinha certamente o seu trabalho facilitado.

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12. faíscas voaram

Fosse tinha a reputação de ser teimoso e exigente, por isso, quando trabalhou com a difícil Verdon, não foi de estranhar que tivessem surgido algumas faíscas. Mas a raiva e a paixão são duas faces da mesma moeda. Ambos sentiam a tensão eléctrica entre eles, mas Fosse ainda estava casado com McCraken, cujos diabetes tinham piorado muito. Por isso, em vez de agirem de acordo com os seus sentimentos românticos, fizeram algoe mais.

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13) Eles conheceram-se à noite

Obviamente, Fosse não podia estar com Verdon da forma que queria - pelo menos não sem trair a sua mulher doente em casa. Em vez disso, os dois trabalharam na coreografia das cenas de dança do espetáculo. Claro que a cooperação entre Fosse e Verdon era muito importante. Fosse sugeriu que trabalhassem na dança num estúdio e combinou encontrar-se com ela à noite.

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14. ele se desnudou

Fosse encontrou-se com Verdon num estúdio de ensaio. O seu plano era criar a coreografia para uma cena em que a personagem de Verdon, Lola, seduz o protagonista masculino, Joe. Quando estas duas pessoas apaixonadas se juntaram para criar arte, havia muita tensão na sala. Fosse queria quebrar a tensão e, por isso, expôs-se. Disse a Verdon que estava muito nervoso. Certamente que esta foi uma má jogada. Verdoncomê-lo-ia vivo.

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15. eles não se contiveram

Verdon estava certamente em vantagem. O seu coreógrafo tinha acabado de admitir o quanto estava nervoso por trabalhar com ela. Em vez de tirar partido disso, Verdon respondeu simplesmente: "Eu também." Fosse decidiu mostrar a Verdon a coreografia que tinha criado para Lola. Claro que a coreografia era para uma mulher, e também tinha como objetivo seduzir.

Para Verdon, foi um grande sucesso. Ela adorou a coreografia e foi definitivamente Foi apenas uma questão de tempo até que o seu romance vaporoso começasse a sair do palco.

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16. foram um sucesso

O número de dança que Fosse criou com Verdon surpreendeu e emocionou o público. Tinha um novo tipo de sensualidade e foi um grande sucesso. Algo ficou muito claro: a equipa de trabalho de Fosse e Verdon tinha de continuar. Infelizmente, isto significou um desastre para a esposa doente de Fosse: A parceria Fosse/Verdon não podia continuar a ser apenas uma parceria comercial, pois os dois já estavam provavelmente apaixonados.

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17. eles eram um par

Fosse e Verdon juntaram-se no palco e no cinema. Verdon estava a ganhar Tonys a torto e a direito com o seu coreógrafo favorito sempre ao seu lado. De alguma forma, o casamento de Fosse com McCraken manteve-se, apesar da óbvia união entre Fosse e Verdon. Bem, os dois tinham conseguido manter o seu romance em segredo até agora. Isso estava prestes a mudar.

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18. ela ajudou-o

O projeto seguinte de Verdon ia ser o musical Ruiva A equipa de redação de Ruiva tinham algo muito claro nas suas mentes enquanto escreviam: sabiam que Verdon seria a melhor para interpretar o papel principal. Verdon recebeu a oferta e depois fez uma condição surpreendente. Ela só apareceria em Ruiva se Fosse dirigiu e coreografou. A sua decisão valeu a pena. Ruiva ganhou seis prémios Tony, incluindo um para si própria.

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19. ele pegou o machado

No meio de tudo isto, Fosse enfrentou uma polémica que chegou mesmo ao Congresso. O espetáculo foi O herói conquistador e Fosse decidiu mandar alguns fuzileiros fazerem uma pas de deux O público não gostou deste retrato efeminado dos fuzileiros americanos e queixou-se. Um representante do Congresso disse que não gostava que os fuzileiros agissem como se fossem homossexuais.

Em vez de apoiar Fosse, os produtores de O herói conquistador deu meia volta e despediu-o.

Grandes Espectáculos (1971-), PBS

20. era dolorosamente óbvio

Foi por esta altura que o casamento de Fosse se desmoronou. É provável que McCraken já soubesse da relação de Fosse com Verdon há algum tempo, mas agora era tão dolorosamente óbvio. Pode ser que McCraken se tenha finalmente fartado. Ou talvez Fosse se tenha cansado de cuidar de McCracken, cuja diabetes estava a piorar.

Fosse não era certamente um bom homem, divorciando-se da sua mulher à medida que a doença dela se agravava - mas ele só tinha olhos para Verdon. Pelo menos, por enquanto...

Grandes Espectáculos (1971-), PBS

21. era só uma rapidinha

Menos de um ano após o seu divórcio de McCracken, Fosse e Verdon meteram-se num carro e saíram da cidade. A questão era que Fosse e Verdon queriam ter filhos e Fosse achava que deviam ser marido e mulher. Verdon não se importava com isso, por isso concordou com um casamento rápido de um pastor e teve o filho do pastor, com apenas nove anos de idade, como única testemunha. Embora as suas anteriores esposastinham sido ambos cantores e bailarinos, foi com Verdon que as faíscas voaram verdadeiramente.

Estavam finalmente juntos e Fosse podia continuar a trabalhar com a sua atriz principal, e agora esposa. Deveria ter sido a felicidade de Fosse para sempre, mas o homem não conseguia agarrar-se a uma coisa boa para salvar a sua vida.

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22. ela tinha arrependimentos

Fosse e Verdon mantiveram a sua promessa e tiveram um filho em 1963: Nicole Fosse. Com ambos os pais tão envolvidos no mundo do espetáculo, quem seria responsável pelo seu novo filho? Para responder a esta pergunta, precisamos de compreender de onde vinha Verdon. Quando Verdon tinha apenas 18 anos, teve um filho. Na altura, Verdon teve de tomar uma decisão dolorosa: quem iria criar o seu filho? Verdonescolheu os seus pais e mais tarde arrependeu-se.

Para compensar o seu erro passado, Verdon decidiu suspender a sua carreira e tornar-se uma mãe que fica em casa. Foi uma decisão altruísta, mas talvez uma decisão que condenou o seu casamento.

Grandes Espectáculos (1971-), PBS

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23) Afastaram-se

Durante os anos que se seguiram ao nascimento de Nicole, Fosse continuou a trabalhar na sua carreira, enquanto Verdon passava dias felizes em casa com Nicole. Durante este período, Fosse e Verdon levaram estilos de vida muito diferentes. Fosse continuava a lidar com Hollywood e com a Broadway, enquanto Verdon gostava de ser mãe. Fosse sempre sofreu de alguma depressão, mas agora começou a encontrar formas diferentes - na sua maioria prejudiciaisde lidar com isso.

Grandes Espectáculos (1971-), PBS

24. usava comprimidos

O uísque era o depressivo de eleição de Fosse. No entanto, quando queria melhorar o seu humor, usava a anfetamina Dexedrine. Tornou-se uma rotina. Um comprimido de manhã para acordar, um à tarde para continuar e depois, se quisesse fazer uma direta, outro comprimido. Havia também a droga que lhe entrava pelo nariz quando queria sentir-se um pouco mais social.

Toda esta ingestão de substâncias era, no entanto, apenas um dos problemas de Fosse.

Grandes Espectáculos (1971-), PBS

25. era uma segunda natureza

Quando Fosse se habituou a ter uma mulher, um filho e uma carreira, fez algo que era uma segunda natureza: perseguiu as mulheres. Verdon estava bem ciente das andanças de Fosse. Disse uma vez que "as mulheres eram o seu passatempo". E que ele era tão mau que até traía as suas amantes. Verdon parecia não se incomodar com as andanças de Fosse e resolveu continuar a ser sua mulher, para o bem e para o mal.

Qual deles tu acha que ganhou?

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26. ele queria cortá-lo

Apesar de Fosse e Verdon terem uma relação peculiar, continuaram a trabalhar juntos. Seguiu-se o musical Cabaret. Mas Fosse não estava satisfeito com a realização de mais um musical. Ele tinha em mente que os musicais não lhe dariam a fama que desejava. A sua ideia era encurtar os números musicais em Cabaret e torná-lo mais dramático.

Não podia estar mais enganado.

Cabaret (1972), ABC

27. ele estava errado

Cabaret O filme, com todos os números musicais intactos, ganhou oito Liza Minnelli e Joel Grey pela atuação, e o próprio Fosse pela realização. Fosse tinha-se enganado, e isso conduziu ao seu maior sucesso de sempre. O público e a crítica ficaram loucos com o musical. E havia mais: nesse mesmo ano, Fosse ganhou um Emmy por Liza com um Z, um especial de televisão com Minnelli. Depois ganhou um Tony pelo seu musical seguinte Pippin!

Nunca ninguém tinha ganho estes três prémios num só ano. Bob Fosse estava no topo do mundo - mas quanto tempo poderia ele ficar lá?

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28. conheceu outro

Quando Fosse fez o musical Pippin, Tal como aconteceu com os seus anteriores interesses amorosos, a sua relação com Ann Reinking começou por ser profissional e depois lentamente - ou talvez rapidamente - tornou-se romântica. Era assim com Fosse. Ele gostava tanto do seu trabalho que era mais feliz quando o seu trabalho e a sua vida amorosa se combinavam.

Claro que continuava oficialmente casado com Verdon, mas não havia razão para que isso afectasse as suas outras relações. Mas acabou por afetar.

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29. ele substituiu-a

A vida de Fosse ficou muito complicada com o musical Chicago . Nesta altura, Verdon já tinha deixado de ser uma mãe que ficava em casa e estava de novo a trabalhar. O seu casamento tinha-se desmoronado, mas os dois ainda conseguiam ser amigos e colegas. Fosse dirigia-a em Chicago Em 1977, o papel de Roxie Hart necessitava de uma mudança: a mulher de Fosse, Verdon, tinha saído e a sua namorada substituiu-a.

Agora que tinha de ser estranho.

Grandes Espectáculos (1971-), PBS

30. ele estava a viver no limite

Toda a gente já conhecia o esquema de Fosse: trabalhava num projeto, apaixonava-se por uma artista e depois trocava-a pelo próximo. As pessoas conheciam-no como um homem trabalhador que, devido a um estilo de vida pouco saudável - problemas com bebidas e drogas - parecia viver no limite. Enquanto editava o seu filme sobre o comediante Lenny Bruce, foi também dirigindo a produção original de Chicago para a Broadway. Era apenas uma questão de tempo até que algo se partisse: Nesse ano, sofreu um ataque cardíaco.

Se acha que tudo isto parece uma óptima ideia para um filme, Fosse também pensava assim.

Lenny (1974), United Artists

31. era a sua vida

Fosse não tinha medo de misturar a sua vida real com a sua arte. Em 1979, fez Todo esse jazz Não é de estranhar, portanto, que na versão original do filme, "Joe Gideon" se chamasse... Bob Fosse. No filme, Gideon trabalha com a sua ex-mulher e envolve-se romanticamente com várias bailarinas, o que parece um pouco exagerado.

Só havia um problema: quem poderia interpretar Fosse melhor do que o próprio Fosse?

All That Jazz (1979), Twentieth Century Fox

32. ele não sobreviveria

Claro que Fosse queria atuar Todo esse jazz Os produtores, no entanto, não tinham tanta certeza. Não foi um ataque cardíaco que deu início a este processo? Pensaram que Fosse não sobreviveria às filmagens, e Fosse teve de concordar com relutância. Finalmente, decidiram-se por Richard Dreyfuss, que já tinha impressionado o público em dois sucessos de bilheteira: Encontros Imediatos de Terceiro Grau e Tubarão .

Mas será que o habitualmente confuso Dreyfuss consegue interpretar um coreógrafo mulherengo credível?

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33. ele não confiava nele

Dreyfuss apresentou-se para os ensaios com uma tarefa incrivelmente difícil pela frente. Tinha de interpretar uma versão cinematográfica de Fosse, o homem que o dirigia. Os ensaios progrediram, mas Dreyfuss parecia ter um problema. Acabou por abandonar o trabalho. Quando Fosse lhe perguntou porquê, Dreyfuss disse: "Não gosto de Fosse e acho que ele não gosta de mim".

Provavelmente era verdade, mas deixou Todo esse jazz sem um ator principal.

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34. ele precisava de alguém

Fosse precisava agora de um novo ator para interpretar Gideon. A Columbia Pictures esperava um grande nome como Warren Beatty ou Jon Voight, mas Fosse tinha uma ideia diferente. Não olhou para além do filme de Dreyfuss Tubarão Havia certamente uma semelhança física entre Fosse e Scheider. Ainda assim, Fosse não estava completamente convencido. Para ter a certeza, Fosse pediu algo estranho ao ator.

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35. ele tinha um pedido estranho

Apesar de estar inclinado a contratar Scheider para o papel principal em Todo esse jazz Fosse precisava de um pouco mais para ter a certeza de que era a melhor escolha. Fosse foi ter com Scheider com uma ideia estranha. Fosse disse que queria passar uma semana com o Tubarão O ator Scheider concordou relutantemente e, após uma semana de convívio, Scheider conseguiu o emprego.

Mas conseguir o trabalho foi a parte mais fácil: agora Scheider tinha de cantar, atuar e dançar como Fosse, em frente a Fosse.

Jaws 2 (1978), Universal Pictures

36. ele estava aterrorizado

Fosse tinha a certeza de que o seu ator principal, Scheider, tinha talento para a representação, mas será que sabia dançar? Fosse pôs a sua estrela à prova desde o início das filmagens. A primeira cena de Scheider foi um número de dança com a filha de Joe Gideon. Scheider disse mais tarde que estava aterrorizado, mas que conseguiu fazê-lo. Fosse ficou impressionado e Scheider ficou com o espetáculo. mas isso foi apenas o começo.

Scheider tinha de aprender muito mais do que dançar, e Fosse ia pô-lo à prova.

All That Jazz (1979), Twentieth Century Fox

37. ele tinha muito a aprender

Lembrem-se que Fosse era um fumador inveterado, mas os pulmões de Scheider ainda estavam em muito boa forma. Por isso, Fosse insistiu em ensinar a Scheider algo que todos nós já sabemos fazer: tossir. Fosse queria que a tosse de Scheider soasse como a verdadeira. Também ensinou a Scheider algo muito mais assustador: como ter um ataque cardíaco.

All That Jazz (1979), Twentieth Century Fox

38. ele não gostou

Numa cena, Joe Gideon tem de escolher bailarinos de um concurso de gado, algo em que Fosse era claramente um perito. Fosse não gostou do que Scheider estava a fazer na cena. Ele não parecia saber como inspecionar uma fila de jovens aspirantes e escolher os melhores. Fosse acabou por arranjar uma solução. Equipou Scheider com um auricular e deu-lhe instruções enquanto ele fazia a cena.

All That Jazz (1979), Twentieth Century Fox

39. ela era um tipo de elenco

Todo esse jazz Quando a própria Reinking se apresentou para fazer o papel de si própria, parecia um sonho de casting tornado realidade. Pelo menos, seria uma audição fácil para a experiente intérprete - ou assim se poderia pensar. Acontece que Fosse e o pessoal do casting fizeram com que Reinking fizesse várias audições antes de a contratarem... para fazer o papel de si própria.

Mas houve ainda mais trapalhadas por detrás do elenco de Todo esse jazz do que isso .

All That Jazz (1979), Twentieth Century Fox

40. ele fez-lhe uma oferta

Fosse tinha visto o filme de 1976 King Kong e teve uma ideia para Todo esse jazz Felizmente, não era o macaco gigante que ele queria; era a co-estrela do macaco, Jessica Lange. Quando ele telefonou a Lange para a felicitar pela sua atuação com o macaco, os dois começaram a falar. Como acontece com muitas coisas no mundo de Fosse, a conversa levou a algo mais horizontal. Ele teve um caso com Lange e ofereceu-lhe um papel em Todo esse jazz O anjo da morte.

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41. ele não conseguiu o ouro

Todo esse jazz Parecia um filme que nunca deveria funcionar - mas nunca se deve subestimar Bob Fosse. Recebeu nove nomeações para os Óscares e o lendário realizador Stanley Kubrick chamou ao extravagante filme "o melhor filme que acho que alguma vez vi". Todo esse jazz acabou por ganhar quatro Óscares e a Palma de Ouro em Cannes, mas Fosse não ganhou nenhum dos prémios.

Isto era algo que ele tinha de corrigir.

All That Jazz (1979), Twentieth Century Fox

42. ele queria drama

Por alguma razão, Fosse ainda acreditava que, para vencer em Hollywood, era necessário afastar-se dos musicais e da dança. Precisava que o seu próximo projeto fosse puro drama. Quando ouviu a notícia do assassínio da companheira de jogo canadiana Dorothy Stratten pelo marido, Fosse percebeu que tinha encontrado o seu próximo filme. O que poderia ser mais dramático do que isso?

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43. ele era uma escumalha total

Fosse sabia que queria contar a história de Stratten, mas precisava de dois grandes protagonistas para o seu filme. Mariel Hemingway tentou inúmeros estratagemas para conseguir o papel, e Fosse acabou por ceder e dizer que sim. O seu marido assassino, no entanto, foi mais difícil de escolher. Acontece que ninguém queria interpretar uma personagem tão horrível - mas Fosse tinha formas de convencer as pessoas.

Wikimedia Commons, Gage Skidmore

44) Convenceu-o

Fosse abordou o irmão de Julia Roberts, Eric, para interpretar Paul Snider, o marido ciumento e assassino de Stratten. Roberts achou que o tipo era completamente antipático e disse não. Fosse convenceu Roberts a protagonizar Estrela 80 dizendo-lhe algo chocante: o próprio Fosse identificava-se com Snider. Como podia identificar-se com um tipo que matou a mulher? Fosse disse que Snider era um homem que estava a tentar entrar no círculo íntimo. Tal como o próprio Fosse.

De seguida, revelou algo muito mais sombrio.

Star 80 (1983), Warner Bros.

45. ele teria sido um monstro

Aparentemente, Fosse identificou-se mesmo com o assassino Snider. Por um lado, fez de Snider o centro do filme, em vez da vítima, Stratten. Por outro lado, fez uma declaração espantosa: disse que, se não tivesse tido sucesso no mundo do espetáculo, ele próprio se teria tornado Snider. Digamos que ainda bem que Fosse teve sucesso.

Star 80 (1983), Warner Bros.

46. ele começou uma síndrome

Estrela 80 foi alvo de críticas mornas, deixando Fosse sem um único prémio. A interpretação de Roberts de Snider, por outro lado, foi um sucesso. Ganhou um prémio de Melhor Ator da Boston Society Of Film Critics. O Óscar, no entanto, não lhe foi atribuído - nem sequer uma nomeação. O crítico Roger Ebert explicou a exclusão de Roberts dos Óscares com um novo termo: " Estrela 80 Ebert explicou-o da seguinte forma: Hollywood não se importa com os maus da fita, apenas odeia os cretinos e não os nomeia.

Claramente, Fosse não era um cretino - ele apenas se identificava com eles. Às vezes, porém, parecia que Fosse não fazia a menor ideia de quem ele era.

Star 80 (1983), Warner Bros.

47. ele não se conhecia a si próprio

Depois de Estrela 80 Fosse deixou de fazer filmes, mas não deixou de trabalhar na Broadway. Em 1986, trabalhou em Grande coisa. Fosse ganhou um Tony pela sua coreografia e descreveu a personagem principal como "um vagabundo arrogante que pensa que é um mulherengo e não é". Obviamente, tendo em conta o número de mulheres com quem se envolveu, Fosse não tinha uma ideia clara de quem era.

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48. o tempo estava a esgotar-se

Apesar de ter um grande filme sobre a sua vida... Todo esse jazz Muitos dos que eram próximos de Bob Fosse afirmam que nunca o conheceram realmente. A sua relação mais longa foi com Verdon, e ela afirma que não só não o conhece, como ele próprio não se conhece. Bem, o tempo estava a esgotar-se. Se ele não se conhecia a si próprio nesta fase tardia do jogo, será que alguma vez o conheceria?

All That Jazz (1979), Twentieth Century Fox

49. ele caiu nos braços dela

No dia 23 de setembro de 1987, Fosse teve um colapso súbito enquanto passeava com Verdon em Washington DC. Foram a correr para o Hospital da Universidade George Washington, mas já era tarde demais. Depois de décadas a trabalhar arduamente, este ataque cardíaco acabou por ceifar a vida de Fosse. Quando a poeira baixou, Verdon e a filha espalharam as suas cinzas no Oceano Atlântico, como ele tinha pedido.

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50. ainda hoje o podes ver

Fosse pode ter desaparecido, mas certamente não está esquecido. Para além das suas mãos de jazz, pode ver o seu estilo de dança em muitos vídeos de música actuais. Britney Spears foi toda Fosse no seu vídeo Circus - especialmente quando usa o seu chapéu e bengala. Lady Gaga canalizou Fosse em grande estilo em "Alejandro" - ela parece-se muito com Sally Bowles de Cabaret A imitação número um de Fosse vai para Beyoncé. O seu vídeo "Single Ladies" é uma homenagem - e há quem diga que é um roubo - à rotina do Mexican Breakfast de Fosse. Veja-os lado a lado e comprove por si próprio.

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Fontes : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15