De rosto fresco e charmoso, Dick Clark foi uma referência da televisão americana desde o final dos anos 50 até ao seu falecimento em 2012. Coreto americano Em 1960, o cantor e compositor de "Rock'n'Roll", introduziu o rock'n'roll a toda uma geração de adolescentes impressionáveis e ajudou a lançar as carreiras de muitos músicos famosos, mas por detrás do seu sorriso de rapaz estava um homem envolvido no lado mais obscuro do negócio da música - incluindo o escândalo da Payola, em 1960.

Dick Clark Factos

1. escolheu a sua carreira numa idade jovem

A maior parte de nós experimenta algumas coisas antes de decidir a sua carreira, mas Dick Clark sabia o que queria quando o via. Nascido em 1929 como Richard Wagstaff Clark, Dick Clark cresceu como um estudante normal em Mount Vernon, Nova Iorque - até que conheceu a rádio e soube imediatamente o que queria fazer da sua vida. Em 1945, começou a trabalhar na WRUN em Utica, NY.

No entanto, embora tenha sido um início empolgante, chegou num momento incrivelmente trágico.

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2. o seu irmão morreu na batalha do Bulge

Uma morte na família é sempre uma tragédia e, para Clark, mais do que para a maioria das pessoas. Por volta da altura em que começou a trabalhar na rádio, Clark recebeu a notícia do falecimento do seu irmão Brandon inesperadamente: sob a forma de condolências do porteiro do seu prédio. Devastado nem sequer começa a descrever a reação de Clark ao falecimento do irmão mais velho que adorava e que admirava.

Felizmente, Clark podia atirar-se à sua nova paixão.

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3. ele era um bebé Nepo

A maioria das pessoas tem de começar por baixo e trabalhar para subir, mas Clark teve um impulso. Clark começou a sua carreira de apresentador na sala de correio, mas rapidamente substituiu o meteorologista, tornando-se depois o locutor oficial durante os intervalos da estação. Claro que o seu tio era dono da estação e o seu pai geria-a, por isso pode ter tido um ligeiro vantagem nesse domínio.

De qualquer modo, já tinha alguma experiência na rádio quando frequentou a Universidade de Syracuse para se formar em rádio e em publicidade.

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4. a sua carreira começou a subir

Um pouco de sorte deu a Clark a sua primeira oportunidade. Em 1952, Clark estabeleceu-se na Pensilvânia, começou a chamar-se oficialmente Dick Clark e trabalhou para a estação de rádio WFIL. A estação de televisão irmã da WFIL apresentava um programa chamado Coreto do Bob Horn Parece-lhe familiar?

Clark foi o anfitrião da versão radiofónica de Coreto Mas Horn tinha os seus próprios problemas e, quando a estação o despediu, Clark estava pronto e capaz de o substituir. Não demorou muito até Dick Clark se tornar um nome conhecido.

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5. era um sucesso entre o público adolescente

Os adolescentes sabem tudo - ou, pelo menos, pensam que sabem - e adoravam Dick Clark. Mas, mais importante ainda, Clark era também um sucesso entre os pais, que receavam que esta nova música rock and roll levasse os seus filhos por caminhos obscuros. Mas Dick Clark era bem-parecido e encantador, e tinha uma relação tão paternal com os dançarinos adolescentes ao vivo, que certamente a música que estava a promover não podiaser assim tão mau.

No início, Coreto tinha um formato simples: Clark tocava discos enquanto os adolescentes recrutados em toda a Filadélfia dançavam ao som da música. O público em casa sintonizava alegremente para ver os seus pares a dançar. Mas Clark queria mais e estava determinado a consegui-lo.

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6. convenceu a ABC a distribuir o programa a nível nacional

Em Hollywood, os criadores de tendências podem fazer ou desfazer a carreira de um novo artista, e Clark foi um grande criador de tendências. Em agosto de 1956, a nova versão de Coreto , renomeado Coreto americano E foi um êxito enorme, lançando Clark no estrelato e consolidando a sua posição como um homem capaz de criar superestrelas. Talvez não tivéssemos alguns dos excelentes músicos que conhecemos hoje se não fosse Dick Clark - especialmente os artistas de cor.

Mas apesar de Clark se ter posicionado como um defensor dos direitos civis, houve quem discordasse.

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7. ele defendeu a dessegregação - ou será que defendeu?

Estávamos na década de 1950 e a América ainda era um país segregado, onde branco significava direito. Clark sempre defendeu que era um pioneiro no movimento dos direitos civis, promovendo actuações musicais tanto de negros como de brancos, bem como trazendo adolescentes negros para dançar com os adolescentes brancos. Mas parece que ele estava a esconder a verdade. De acordo com um livro de 2012 do professor do Scripps College, Matthew Delmont, Coreto americano nunca pareceu ter adolescentes negros no programa.

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8. ele foi para onde o dinheiro estava

Dick Clark era preconceituoso? Provavelmente não. Era apenas um homem de negócios, que vivia numa época em que a presença de negros na televisão - especialmente perto de adolescentes brancos - era simplesmente impensável. Muitas cidades e proprietários de casas ainda se opunham à entrada de negros nos seus bairros, quanto mais num programa de televisão popular.

Não havia uma política oficial - mas, de alguma forma, o estúdio estava sempre cheio quando os adolescentes negros queriam entrar.

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9. os actos musicais foram uma exceção

O rock and roll explodiu no final dos anos 50 e início dos anos 60, e os artistas negros estavam na vanguarda. Os adolescentes de toda a América adoravam este novo género musical. Clark apresentava artistas negros emergentes, como Chuck Berry e The Miracles. À medida que o movimento dos direitos civis se intensificava nos anos 60, os artistas negros continuavam a ganhar destaque.

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10. teve uma concorrência precoce

No sector do entretenimento, a concorrência pela atenção do público é feroz. Coreto americano não era o único programa de variedades a ir para o ar durante a tarde. Em Baltimore, MD, o DJ da rádio local Buddy Deane tinha o seu próprio programa, O espetáculo de Buddy Deane Assim começou uma rivalidade acesa entre Deane e Clark que afectou muitos dos artistas musicais da época.

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11. proibiu os artistas da Deane

O mundo do espetáculo está cheio de grandes personalidades, grandes egos e rivalidades mesquinhas. Quando a WJZ-TV, que possuía O espetáculo de Buddy Deane , recusou-se a transmitir American Bandstand, O Clark encarou-o como uma afronta pessoal. e ele queria vingar-se. Como retaliação, Clark proibiu todos os artistas que se estreassem na O espetáculo de Buddy Deane -mas não os artistas que estavam no Coreto americano Primeiro, mencionar Deane a Clark só convidava à ira de Clark, e os artistas aprenderam rapidamente a manter a boca fechada.

Mas a rivalidade não durou muito tempo.

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12. ele reinou supremo até 1964

A luta pelos direitos civis aqueceu durante os anos 60, mas a insistência na segregação afectou até o mundo do entretenimento. Apesar da competição entre Deane e Clark, Coreto americano acabou por vencer - quando O espetáculo de Buddy Deane foi cancelado devido à recusa oficial da sua estação-mãe em integrar bailarinos negros e brancos. O caminho estava livre para Dick Clark tomar Coreto americano ainda mais.

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13. ele moveu o espetáculo

Acompanhar as mudanças na música era o pão e a manteiga de Clark - o que o mantinha relevante. Em 1964, Clark mudou-se para Coreto americano Estes grupos - incluindo The Beach Boys - estavam maioritariamente sediados na Califórnia, por razões óbvias. Durante este período, Dick Clark estava no topo do mundo, especialmente com a mudança de apenas tocar discos para ter artistas ao vivo.

Nem mesmo a crítica conseguiu detê-lo.

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14. transformou-se num magnata dos media

Coreto americano não era o único programa de variedades do seu tempo, mas com Clark ao leme, era o único que não era anti-rock. Muitas críticas foram dirigidas a Clark por parte de religiosos, políticos e até artistas que não eram do rock, como Frank Sinatra - mas isso não impediu Clark. E muitos dos actos musicais que estrearam no seu programa entraram agora no Rock & Roll Hall of Fame.

A popularidade do Coreto americano permitiu a Clark criar um império mediático, incluindo outros programas de variedades, um programa de prémios e até um restaurante. Foi também diretor executivo da Dick Clark Productions. A maior parte do que tocou transformou-se em ouro - mas teve alguns erros.

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15. ele se envolveu brevemente com a música soul

Em 1973, Clark criou um programa de variedades centrado na música soul: Alma Ilimitada Uma versão mais polémica do programa de Don Cornelius, apresentado por Buster Jones. Soul Train No entanto, o programa não foi um êxito junto do público afro-americano - alegadamente porque Dick Clark era um homem branco - e também porque estava zangado com Don Cornelius e Jesse Jackson por causa da criação do programa.

Alma Ilimitada coxeou durante alguns episódios antes de ser cancelado sem cerimónias. mas não foi o único caso de escândalo do Clark.

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16. teve de se defender de acusações de payola

Alma Ilimitada Essa honra vai para o infame escândalo da payola de 1960. Para quem não sabe, a payola é uma prática altamente ilegal em que uma estação de rádio comercial aceita dinheiro para tocar determinados artistas ou discos... sem revelar o pagamento. O homem dos impostos não gosta mesmo nada quando não se declara o rendimento.

Clark fez muito dinheiro durante o período de tempo em que foi investigado, o que levou o governo a vir bisbilhotar.

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17. Ele acreditava no seu coração que não tinha aceite Payola

A "payola" era um negócio tão grande que destruía carreiras, independentemente da popularidade do indivíduo acusado. Por seu lado, Clark testemunhou perante um painel cético da Câmara dos Representantes em 29 de abril de 1960. Reconheceu os seus interesses externos relacionados com a indústria musical, mas afirmou que nunca tinha "concordado em tocar um disco ou ter um artista a atuar em troca de um pagamento em dinheiro ou qualquer outra consideração". Mas a rádio e aA televisão tende a ser uma indústria de "piscadelas de olho", pelo que não foi necessário um acordo formal.

E Dick Clark sabia-o.

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18) Recebeu presentes

As aparências podem enganar, mas os presentes que Clark recebeu eram certamente suspeitos. Um fabricante de discos anónimo ofereceu a Clark e à sua primeira mulher um anel, um embrulho de pele e um colar - avaliados em cerca de 4.400 dólares. Clark também aceitou uma participação de 25% nos direitos de autor de uma canção chamada "Butterfly", escrita e gravada por Bernie Lowe, um amigo seu, o que resultou em mais 7.000 dólares.

E isto sem contar com as empresas em que tinha interesses.

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19. fez dinheiro rápido

As editoras discográficas deviam simplesmente dedicar-se à promoção da música, mas nem todas são muito limpas. A mais analisada durante o testemunho de Clark foi a Jamie Records, sediada em Filadélfia. Clark investiu 125 dólares na empresa e, dois anos mais tarde, obteve um lucro de 31 700 dólares. Mas será que a obtenção de um lucro rápido é uma prova incontestável de payola? Clark testemunhou que não era - e que tinha deixado de estar interessadona Jamie Records e em 32 outros empreendimentos, logo que começaram as investigações sobre a payola.

Mas a Câmara tinha mais podres sobre ele do que isso.

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20. ele poderia ter tocado mais alguns discos

Clark admitiu no seu testemunho que pode Isto seguiu-se a alguns números escandalosos da subcomissão da Câmara que mostraram que Clark tocava esses discos duas vezes mais do que música de empresas em que não tinha interesse.

Mas Clark manteve a sua inocência e afirmou que não tocava artistas consagrados porque, francamente, o seu público adolescente não queria saber deles. Andou no fio da navalha, mas conseguiu sair ileso.

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21. ele escapou com seu emprego - e sua reputação

Alguns nomes - como o do (in)famoso DJ Alan Freed - são sinónimo de payola, ao ponto de nunca mais terem tido uma carreira na rádio. Clark não foi um deles; o seu nome foi limpo. A venda das suas acções pessoais em quaisquer empresas relacionadas provavelmente ajudou a isso, assim como a aparência limpa e a reputação saudável de Clark. Ele foi capaz de continuar a criar programas e a expandir o seu império, mas Nos bastidores, ele estava a lidar com uma confusão na sua vida pessoal.

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22) O seu primeiro casamento fracassou

Quando se está sempre a perseguir a próxima grande novidade, é fácil esquecer os que se deixam em casa... e Clark não foi exceção. Casou com a sua namorada de infância, Barbara Mallery, em 1952, pouco antes de a sua popularidade explodir. Tiveram um filho juntos - também chamado Richard - mas Barbara era essencialmente uma mãe solteira com Clark tantas vezes na estrada.

Não é de admirar que o seu casamento se tenha desmoronado - mas Clark não esperou muito tempo antes de voltar a mergulhar nele.

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23. ela era a sua secretária

Inúmeros romances e filmes escandalizaram o público com histórias do patrão que se apaixonou pela secretária. Para Clark, aconteceu mesmo: um ano depois de se ter divorciado de Barbara, casou com a ex-secretária Loretta Martin. Esta união deu origem a mais dois filhos - Duane e Cindy - mas não foi o "felizes para sempre" que Clark esperava. O casamento durou menos de uma década antes de Loretta perceberClark estava mais interessado no dinheiro que estava a ganhar do que na sua segunda família.

No entanto, o segundo divórcio de Clark não foi o fim da sua vida amorosa.

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24) A terceira vez é o charme

Quando se é um artista muito ocupado, é difícil conhecer mulheres - pelo menos aquelas que não estão apenas interessadas no dinheiro e na fama. Entra Kari Wigton, a terceira e última mulher de Clark. Conheceram-se através da Dick Clark Productions em 1968, mas apesar de terem ido viver juntos em 1970, só deram o nó sete anos mais tarde.

Clark aprendeu o que não devia fazer nos seus casamentos anteriores, mas a personalidade descontraída e o temperamento equilibrado de Kari ajudaram certamente. Enquanto ele era um artista mercurial, ela era uma voz calma da razão. A sua parceria funcionou: estiveram casados durante 35 anos antes de Clark falecer.

Se não fosse a Kari, talvez o Clark não tivesse sido uma estrela tão duradoura.

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25. o seu primeiro espetáculo foi um fracasso

Coreto americano O público moderno conhece-o melhor pelos seus programas de televisão, mas ele manteve uma presença na rádio até ao seu infeliz acidente vascular cerebral em 2004. No entanto, nem todos estes programas tiveram bons resultados.

Em 1963, Clark iniciou um programa de rádio chamado, naturalmente, O programa de rádio de Dick Clark Mas embora as audiências televisivas adorassem Clark, as audiências radiofónicas responderam com um "meh" coletivo. Incapaz de conseguir mais do que um punhado de estações interessadas, Clark desistiu do programa no espaço de um ano. No entanto, nem tudo estava perdido e a sua determinação obstinada ajudou-o a encontrar o caminho do sucesso.

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26. ele descobriu que os títulos simples são os melhores

Quando se encontra um formato vencedor, fica-se com ele. Clark dedicou-se a programas de contagem decrescente durante o resto da sua carreira, mas o seu programa de rádio mais duradouro começou em 1982. Chamava-se Dick Clark's Rock, Roll, and Remember Cada episódio apresentava canções antigas de rock'n'roll, que na altura eram músicas dos anos 50 e 60.

A partir daí, Clark passou de sucesso em sucesso.

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27. criou o formato Top Ten

Toda a gente conhece o formato do top ten; é utilizado para tudo, desde música a programas de televisão e eletrónica. De 1958 a 1960, Clark apresentou O programa de Dick Clark Durante os programas, os convidados musicais faziam sincronia labial com os seus discos, mas a verdadeira emoção vinha no final da meia hora, quando Clark revelava os dez melhores discos de cada semana anterior.

Por isso, se alguma vez viu, ouviu ou leu algum tipo de lista Top Ten... agradeça (ou culpe) a Dick Clark, mas por todos os seus sucessos, os seus escândalos continuaram a atormentá-lo.

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28. manteve-se sensível ao escândalo da Payola

A payola assombra DJs e outras personalidades da rádio ainda hoje. Embora Clark tenha escapado às audiências sobre a payola com a sua reputação intacta, nunca esqueceu verdadeiramente o perigo para a sua carreira e reputação. Numa entrevista a um Rolling Stone Em 1973, o jornalista descreveu a audição com uma linguagem colorida de que rapidamente se arrependeu.

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29. ele estava um pouco incomodado

Depois de testemunhar perante a Câmara, Clark disse ao repórter que foi abordado pelo presidente da subcomissão, Oren Harris, que chamou Clark de "jovem brilhante" e disse que esperava que Clark não tivesse sido incomodado.

Como disse Clark: "Inconvenientes? Caramba, tiraram-me o testículo direito e quase o esquerdo"!

E não foi a única coisa que disse nessa entrevista de que se arrependeu mais tarde.

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30. ele realmente falou o que pensava

A revista por detrás dessa entrevista de 1973 não via Dick Clark com bons olhos. Rolling Stone E quando lhe perguntaram exatamente porquê, Clark respondeu de uma forma que não condizia com o seu ar saudável: afirmou que o problema era o facto de o repórter ser um liberal e Clark um empresário do entretenimento.

Tenta dizer isso no Coreto americano .

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31) Ele era assombrado pelos seus comentários

Clark nunca se queixou oficialmente, mas observou ao mesmo repórter, anos mais tarde, que o acesso imediato à informação na Internet significava que o comentário nunca desapareceu. Este artigo prova-o: a Internet nunca esquece.

A Internet também não esqueceu que ele já foi porta-voz de uma empresa com algumas práticas comerciais duvidosas.

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32. ele era o rosto da American Family Publishers

As cartas afirmavam que qualquer pessoa podia ser um vencedor - e muitos americanos idosos pensavam que sim. A American Family Publishers vendia assinaturas de revistas e organizava sorteios semelhantes aos da Publishers Clearing House. De facto, eram concorrentes directos. Mas a AFP era rápida e solta com o seu marketing, o que resultou em processos judiciais por enganar os clientes - e Clark foi citado em pelo menos um processo, Estado da Florida et al. contra American Family Publishers et al.

Como seu porta-voz, Clark estava definitivamente em risco de perder a sua reputação de confiança.

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33. ele foi deixado ir em silêncio

O facto de estar ligado à AFP e às suas práticas predatórias poderia ter sido o fim de Dick Clark, mas, felizmente, a AFP obedeceu às ordens do tribunal para mudar as suas tácticas. Depois, declararam falência na mesma e despediram toda a gente, incluindo Clark. Clark permaneceu praticamente imaculado, mas a sua estrela começava a apagar-se.

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Uma contagem decrescente em direto para o segundo em que o ano velho muda para o ano novo é um elemento básico da televisão - e Clark esteve na vanguarda do formato moderno. Clark criou Dick Clark's New Year's Rockin' Eve em 1971, tirando partido do seu público adolescente para criar um espetáculo mais jovem e mais moderno do que o estilo das grandes bandas do seu concorrente, Guy Lombardo. E funcionou.

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35. ele achava que Guy Lombardo estava ultrapassado

Antes do aparecimento da televisão, a rádio era a grande estrela e os artistas sabiam como utilizá-la. Guy Lombardo começou o seu especial de Ano Novo como uma big band remota na rádio em 1928, passando para a televisão em 1956. Também popularizou o uso de "Auld Lang Syne" à meia-noite. Pode não reconhecer o título, mas acredite em mim: já ouviu a canção. Mas Clark achou que o estilo de Lombardo estava ultrapassado. Decidiu que o formatoprecisava de um abanão.

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36. os primeiros especiais foram um pouco irregulares

Mesmo os profissionais têm de dar passos de bebé em novos empreendimentos, e os primeiros especiais de Ano Novo ainda estavam a encontrar o seu ritmo. Dick Clark só assumiu o papel de anfitrião em 1975. Mas eram os convidados musicais que eram o verdadeiro atrativo, apresentando as maiores bandas do dia - o que ajudou a catapultar Ano Novo Véspera de Rockin' para o seu contínuo estatuto de especial de Ano Novo mais visto na América.

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37. O falecimento de Guy Lombardo contribuiu para a sua popularidade

Quando Lombardo faleceu, o especial da sua big band perdeu a maior parte do seu público - e o especial de Clark estava lá para dar aos espectadores algo mais para ver. No seu sexto ano, Véspera de Ano Novo Rockin' Eve De facto, era tão popular que, em 1990, a ABC mudou o início de Futebol de segunda-feira à noite uma hora mais cedo, só para Véspera de Ano Novo Rockin' Eve Só um gigante do entretenimento como Dick Clark poderia afetar os jogos de futebol e sair impune.

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38. teve um AVC em 2004

Os problemas médicos são um facto infeliz da idade e a sorte de Clark acabou em dezembro de 2004, quando teve um pequeno derrame. Não pôde retomar as funções de apresentador do especial de Ano Novo desse ano, que foi apresentado por Regis Philbin. Como resultado do derrame, Clark perdeu um aspeto do que o tornou tão famoso em primeiro lugar: a sua voz calma e tranquila de locutor.Na sua vida, a sua fala era lenta e tinha dificuldade em articular-se - uma grande desvantagem para um homem que se tinha destacado na rádio e na televisão.

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39. ele voltou em 2005

Nem todos ficaram satisfeitos com o seu regresso como anfitrião em 2005. Tom Shales do Washington Post Mas os fãs leais de Clark apoiaram o seu regresso, tal como muitos sobreviventes de AVC que aplaudiram a sua determinação. Não foi fácil para Clark; para além do problema da fala, teve de aprender a andar de novo. Por isso, a Dick Clark Productions contratou um co-apresentador: Ryan Seacrest.

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40. ele deu um passo atrás

Com Seacrest como co-apresentador, Clark pôde dar um passo atrás e concentrar-se no anúncio da contagem decrescente. Mas os problemas de saúde persistentes do AVC continuaram a custar-lhe: enganou-se na contagem decrescente do Ano Novo de 2010. Não foi a única controvérsia em torno da edição de 2010.

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41. eles (supostamente) abandonaram um artista controverso

A ascensão da Internet significa que as empresas são mais cautelosas em relação ao que dizem, com medo de que isso se volte contra elas. Por isso, não sabemos realmente se Adam Lambert estava ou não inscrito para atuar nesse ano - e se foi discretamente abandonado após a sua controversa atuação "For Your Entertainment" nos American Music Awards em novembro. A Dick Clark Productions nunca comentou a atuação de Lambertou a falta dela, mas definitivamente não teria sido uma boa imagem se ainda o tivessem no especial.

Embora não o soubesse na altura, o tempo que restava a Clark era limitado.

Flickr, Tatianka1986

42. a sua última contagem decrescente

O último especial de Clark antes da sua morte não foi apenas o 40º aniversário de Véspera de Ano Novo Rockin' Eve, Uma retrospetiva de duas horas foi para o ar antes do especial oficial, apresentando os maiores e melhores artistas em destaque. Não foi uma má maneira de terminar uma carreira de 67 anos.

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43. faleceu de um ataque cardíaco

Dick Clark faleceu a 18 de abril de 2012, com 82 anos de idade, e as suas cinzas foram espalhadas sobre o Oceano Pacífico. Uma lenda da indústria do entretenimento deixou as ondas de rádio para sempre, mas o seu legado perdurou.

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44. os elogios choveram

Como disse Terry Pratchett, um homem nunca morre verdadeiramente enquanto o seu nome continuar a ser falado. Muitas pessoas falaram de Clark após o seu falecimento, e ainda hoje o fazem. Cantores como Diana Ross elogiaram-no, e até o Presidente Barack Obama aproveitou um momento para falar do impacto de Clark como produtor e agente de mudança.

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45. os seus espectáculos continuam

Enquanto o destino de Véspera de Ano Novo Rockin' Eve Embora nunca tenha atingido o nível que atingiu enquanto Clark era o anfitrião, continua a ser um elemento básico da televisão americana e continua a ter o nome de Dick Clark.

Flickr, Chefe do Gabinete da Guarda Nacional

46. ela teve um caso

O primeiro casamento de Dick Clark não conseguiu suportar a pressão da sua fama crescente. Embora Clark e a sua mulher tivessem falado em dar prioridade à carreira dele, dadas as exigências de apresentar regularmente programas de televisão e rádio, era mais fácil falar do que fazer. Faltar a encontros, jantares e até férias em família afectou o seu casamento. Desconfiado, Clark contratou um detetive privado e descobriuBarbara estava a ter um caso, o que levou ao seu divórcio.

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47. o programa teve a sua quota-parte de percalços

Os espectáculos ao vivo são sempre um risco, especialmente com um público - e especialmente quando esse público está numa disposição festiva. Clark teve alguns problemas em conseguir ouvir o seu realizador quando o público estava tão alto e, numa ocasião memorável, teve de atuar enquanto havia um grupo de pessoas sem roupa ao fundo. Mas foi o especial de 2016 com Mariah Carey que realmente causou um problema.

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48. foi um pouco desastroso

O vídeo da atuação de Mariah Carey no Véspera de Ano Novo Rockin' Eve 2016 tornou-se viral por todas as razões erradas. Carey teve vários problemas técnicos e estava claramente descontente - além disso, apesar de sincronizar os lábios de forma notória, ela não chegou a terminar uma faixa completa. O seu empresário alegou que o espetáculo preparou Carey para falhar. mas a Dick Clark Productions não ia aceitar a acusação de braços cruzados.

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49. ela não podia ouvir

Os problemas técnicos acontecem, mas Carey já tinha uma certa reputação de diva. Carey afirmou que os problemas da sua atuação se deveram ao facto de o seu pacote de microfone não funcionar, o que significa que não conseguia ouvir... bem, nada. Entre a multidão, o ruído ambiente e todo o caos de uma grande atuação ao vivo, Carey não conseguia ouvir a sua faixa de apoio e não sabia onde estava na canção.

Ela culpou a equipa de produção do programa, alegando que a ignoraram quando lhes falou dos seus problemas técnicos.

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50. alegaram que ela não ensaiava

A Dick Clark Productions ficou indignada com a alegação de que a sua equipa de produção era a culpada e respondeu com uma acusação de que Carey não se tinha dado ao trabalho de ensaiar antes da atuação ao vivo. É claro que Carey e o seu empresário negaram o facto e, felizmente, a discussão terminou aí, com Carey a regressar ao programa para uma atuação muito melhor em 2018. Infelizmente, o próprio Clark já tinha passadodesta vez.

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