Se és como eu e só te fixas nos super-heróis através dos filmes e não da banda desenhada, então provavelmente não fazias ideia de quem era o Pantera Negra - o nome verdadeiro T'Challa - quando ele apareceu em Capitão América: Guerra Civil Mas depois de uma grande estreia e de um desempenho fantástico de Chadwick Boseman, é difícil encontrar alguém que não esteja ansioso por ver mais Pantera Negra na sua estreia no cinema! Por isso, antes de a Marvel o levar para a maravilhosa terra de Wakanda, leia alguns factos sobre o seu Rei!
Factos sobre o Pantera Negra
27. expansão do universo
O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) tem levado o seu público a todo o universo, com filmes centrados no espaço, em diferentes planetas e em diferentes reinos. A Marvel vai acrescentar mais um local a essa lista com o lançamento de Pantera Negra O filme passa-se na nação africana fictícia e tecnologicamente avançada de Wakanda.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
26. pequeno ecrã
O Pantera Negra pode ter feito recentemente a sua estreia no cinema, mas não é um estranho no pequeno ecrã, tendo aparecido tanto na Quarteto Fantástico e X-Men série animada nos anos 90, bem como Vingadores: Os heróis mais poderosos da Terra Chegou mesmo a ter o seu próprio programa de animação no BET durante um curto período de tempo.
Os Vingadores: Terra
25. criadores
Stan Lee e Jack Kirby são as mentes por detrás de quase todos os super-heróis da Marvel, pelo que não é de surpreender que também tenham criado o Pantera Negra. O Pantera Negra é também considerado o primeiro super-herói negro da banda desenhada.
Getty Images
24. estreia fantástica
É comum os super-heróis fazerem a sua estreia em banda desenhada estabelecida, e o Pantera Negra não foi exceção, estreando-se na edição #52 da Quarteto Fantástico banda desenhada em 1966.
Flickr, bixentro
Publicidade23. papel de ator principal
Depois de anos a ser protagonista na banda desenhada de outros super-heróis, o Pantera Negra teve finalmente a oportunidade de protagonizar a sua própria banda desenhada quando foi o protagonista da Ação na selva #5 em 1973.
Shutterstock
22. cheguei primeiro
O Pantera Negra não foi inspirado nem recebeu o nome do movimento dos Panteras Negras, que surgiu em 1966, mas estreou alguns meses antes do aparecimento do grupo. Houve mesmo um breve período em que a Marvel decidiu mudar o nome da personagem para Leopardo Negro para evitar qualquer suposta afiliação com o grupo, mas nem a Marvel nem os fãs gostaram muito do nome e a Marvel voltou a mudá-lo.
Getty Images
21) Todos querem ser o rei
Como em qualquer outro papel em Hollywood, vários actores fizeram audições para o papel de Pantera Negra, entre os quais Adewale Akinnuoye-Agbaje, Anthony Mackie, Djimon Hounsou e John Boyega. Para além de Boyega, todos estes actores conseguiram ainda assim um papel no universo da MCU, com Akinnuoye-Agbaje e Hounsou a terem papéis em Thor: O Mundo Sombrio e Guardiões da Galáxia e Mackie, que interpretou Sam Wilson - também conhecido como Falcão - em vários filmes. Mas não fiquem tristes por Boyega: ele tem uma coisinha chamada Guerra das Estrelas .
Getty Images
John Boyega
20. casal de poder
O Pantera Negra tornou-se metade de um verdadeiro casal poderoso quando se casou com Tempestade, membro dos X-Men, na sua terra natal, Wakanda. Infelizmente, depois de Wakanda ter sido atacada, T'Challa apercebeu-se de que precisava de se concentrar mais em ser rei do que marido e o casamento foi anulado.
X-Men: The Last Stand (2006), Twentieth Century Fox
19. nova era
Pouco antes de o Pantera Negra fazer a sua estreia oficial no grande ecrã em Capitão América: Guerra Civil , a Marvel Comics lançou o primeiro número da nova Pantera Negra BD, escrita por Ta-Nehisi Coates, vencedor do Prémio MacArthur Genius e do National Book Award.
Capitão América: Guerra Civil (2016), Marvel Studios
Subscrever a nossa newsletter.
As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.
18. dar um murro na cara do racismo
Seguindo as pisadas do Capitão América, que deu um murro em Adolf Hitler, o Pantera Negra viajou para o Sul dos Estados Unidos - para ser exato, na Geórgia - e enfrentou o KKK.
Pexels
Publicidade17. projeto de paixão
Antes de Chadwick Boseman se tornar o Rei de Wakanda, Wesley Snipes fez o seu melhor para reclamar o trono. Em 1992, manifestou a sua intenção de levar o Pantera Negra para o grande ecrã, e até teve o apoio de Lee. Lutou arduamente durante mais de uma década, mas não conseguiu concretizar o negócio.
Getty Images
16. encontrar a solução adequada
Antes de Ryan Coogler ter sido contratado como realizador de Pantera Negra, Ava DuVernay esteve em conversações para realizar o filme e chegou a reunir-se com Kevin Feige e Boseman para o discutir, mas separou-se devido a diferenças criativas. Outros planos incluíam uma versão realizada por John Singleton - que queria Chiwetel Ejiofor como a personagem titular - e F. Gary Gray.
Getty Images
15. marcação
Quando o Demolidor decidiu que precisava de uma pausa na proteção de Hell's Kitchen, pediu ao Pantera Negra que o substituísse. Durante este período, sempre que o Pantera Negra não estava a patrulhar as ruas, usava o nome civil de Sr. Okonkwo, um imigrante do Congo, e era o gerente do restaurante Devil's Kitchen.
Flickr, AntMan3001
14. construir uma nação
Coogler trouxe especialistas em história e política africanas para ajudar a criar e estabelecer Wakanda e dar legitimidade à nação.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
13. acento autêntico
Boseman decidiu que um sotaque africano era não só apropriado, mas também necessário para T'Challa. Ele acredita que, como Wakanda é uma nação tecnologicamente avançada que nunca foi afetada pelo colonialismo, o Pantera Negra manteria a sua língua nativa e não teria um sotaque europeu.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
12. influências cinematográficas
O produtor executivo Nate Moore é citado como tendo dito que Pantera Negra parece um cruzamento entre O Padrinho e o franchise James Bond, trazendo o drama familiar e a competição pelo poder para um mundo de espionagem. Blade Runner também foi citada como inspiração para o design de Wakanda.
Getty Images
Publicidade11. mudar para melhor
A Marvel decidiu que era melhor mudar o nome de uma personagem-chave da Pantera Negra A personagem de M'Baku chama-se Man-Ape na banda desenhada e está frequentemente coberta de pelo e usa uma máscara de macaco. Penso que é bastante claro porque é que a Marvel pensou que alguns espectadores poderiam ter problemas com isso.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
10. mais do que um nome
Enquanto a maioria dos super-heróis se esconde atrás de uma identidade secreta, este não é o caso de T'Challa. Pantera Negra é um título, não um alter-ego, e é passado de protetor para protetor.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
9. o Cavaleiro das Trevas
O Pantera Negra é considerado a resposta da Marvel ao Batman, e partilha com Bruce Wayne capacidades, inteligência, contas bancárias e vestuário semelhantes. Ambos se mantêm principalmente na sombra e trabalham geralmente sozinhos, a menos que sejam necessários para os respectivos grupos.
Liga da Justiça (2017), Warner Bros.
8) Vibranium
Vibranium é um metal raro - e fictício - que só pode ser encontrado em Wakanda. É o mesmo metal que foi usado para fazer o escudo do Capitão América, e é dele que o traje do Pantera Negra é feito inteiramente.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
7. erva mágica
O Pantera Negra obtém a sua super-força e os seus sentidos e capacidades acrescidos de uma erva em forma de coração que só existe em Wakanda.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
6. guerreiros
As Dora Milaje, também conhecidas como as Adoradas, são um grupo feminino de guerreiras que ajudam a proteger Wakanda e a cuidar do Rei. Foram adicionadas tardiamente à banda desenhada do Pantera Negra, aparecendo em 1998, e também vão aparecer no filme.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
Publicidade5) Diversidade
Pantera Negra marcará a primeira vez que a Marvel Studios tem um filme protagonizado por um super-herói negro. Para além disso, Coogler terá a honra de ser o primeiro realizador negro a dirigir um filme da Marvel Studios.
Pantera Negra (2018), Marvel Studios
4) Tigre de carvão
Por vezes, os criadores têm de voltar à prancheta de desenho para acertarem numa personagem e, felizmente, Kirby sabia-o. O conceito original para o Pantera Negra via-o com o rosto exposto e sem máscara, mas a questão principal era o nome: ia chamar-se Tigre de Carvão.
Shutterstock
3. estilo único
Coogler disse que sente que a maioria dos filmes da Marvel têm geralmente o mesmo aspeto e a mesma sensação, razão pela qual insistiu para que a Marvel Studios lhe permitisse utilizar a mesma equipa que tinha nos seus projectos anteriores, para que o filme parecesse mais um filme de Coogler do que um típico filme da Marvel.
Getty Images
2. ficar por cá durante algum tempo
Boseman assinou um contrato de cinco filmes com a Marvel Studios para interpretar o papel de Pantera Negra e, até à data, participou ou participará em três filmes Capitão América: Guerra Civil , Pantera Negra e Vingadores: Guerra do Infinito -, levando muitos a especular que outra aparição ocorrerá numa sequela do Pantera Negra.
Vingadores: Guerra do Infinito (2018), Marvel Studios
1. inteligência e força bruta
Toda a gente sabe que o Pantera Negra tem uma força e reflexos sobre-humanos, mas só os verdadeiros fãs sabem que o seu maior poder é, na verdade, o seu cérebro. Ele tem um doutoramento em física pela Universidade de Oxford e é considerado uma das oito pessoas mais inteligentes de todo o universo Marvel.
Shutterstock
Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15