"Se queres ver a verdadeira medida de um homem, observa como ele trata os seus inferiores, não os seus iguais."

O autor que nos deu o Harry Potter Aqui estão alguns factos mágicos sobre a primeira e única J.K. Rowling.

J.K. Rowling Factos

1. tentar, tentar de novo

Porque é que todos os grandes nomes são rejeitados no início? O primeiro livro de J.K. Rowling Harry O manuscrito de Potter foi rejeitado por 12 editoras antes de ser aceite pela Bloomsbury. Aposto que essas primeiras dúzias de editoras ainda se estão a chutar por causa disso!

Shutterstock

2) Chama-me Jo

O "K" no seu nome profissional significa Kathleen - em honra da sua avó - mas não é o seu nome do meio (ela não tem um). Tudo o que eu sei é mentira!

Getty Images

3. Sr. Rowling?

Se ela não tem um nome do meio, porque é que não lemos todos Harry Potter e a Pedra Filosofal Eles não achavam que um livro escrito por uma mulher fosse apelar ao público-alvo de rapazes, por isso sugeriram que ela usasse duas iniciais para esconder o seu género.

Getty Images

4. artista com dificuldades

Enquanto ela estava a terminar Harry Potter e a Pedra Filosofal Na altura, Rowling e a sua filha Jessica estavam em casa da irmã, em Edimburgo, onde a autora não tinha rendimentos próprios e vivia de subsídios.

Pixabay

Publicidade

5. Harry Potter e a Pedra Filantrópica

Rowling recebeu o Prémio Humanidade da Cruz Vermelha Britânica em 2015 pelo seu trabalho de defesa e caridade.

Getty Images

6. um quê-escritor?

Rowling completou o primeiro rascunho de Harry Potter e a Pedra Filosofal em 1996, numa máquina de escrever manual.

Pixel máximo

7. Harry e J0

A autora e a sua personagem icónica partilham o mesmo aniversário, 31 de julho.

Shutterstock

8) De um guardanapo a uma fortuna

Rowling escreveu inicialmente as ideias para Harry Potter num guardanapo, enquanto estava num comboio atrasado de Manchester para Londres, em 1990.

Flickr, Marco Verch

9. Ela construiu uma Hogwarts?

Pode surpreendê-lo (ou talvez nem tanto), mas Rowling é uma grande fã do jogo de construção de blocos Minecraft e joga-o frequentemente com o seu filho David.

Pixabay

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. Steph Curry para o Seeker?

O fantástico jogo de Quidditch foi, na verdade, inspirado no desporto favorito de Rowling - o basquetebol.

Pixabay

Publicidade

11. dinheiro dinheiro

O adiantamento para o primeiro Harry Potter Hoje em dia, o património líquido de Rowling está estimado em cerca de mil milhões de dólares, o que faz dela a autora mais rica do mundo.

Pixabay

12. um lugar especial

Todos Harry Potter Os fãs sabem que a estação de King's Cross é a entrada mágica para o Mundo Mágico, mas também tem um significado pessoal para Rowling, uma vez que os seus pais se conheceram num comboio que partia da estação.

Flickr, Spixey

13. pequenos começos

O primeiro de Harry Potter e a Pedra Filosofal não passa de 1.000 exemplares! Não é difícil de imaginar?

Shutterstock

14. livros sobre livros sobre livros

Se somássemos os números agora, veríamos que os sete Harry Potter Os livros venderam coletivamente cerca de 500 milhões de exemplares em todo o mundo. Imagine só! Tudo começou com 1.000 unidades.

Getty Images

15. D'Oh

Um sinal claro de que se conseguiu chegar ao topo neste mundo é aparecer no Os Simpsons O autor participou num episódio da série em 2003, quando a família visitou o Reino Unido.

Flickr, Desiree Onievas Lopez

16. livros Buddy

J.K. Rowling escreveu dois livros de apoio para complementar a Harry Potter série- Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los e O Quidditch através dos tempos As receitas de ambos os livros foram doadas à Comic Relief (totalizando mais de 17 milhões de libras).

Getty Images

Publicidade

17. rejeitado

Rowling fez exames de admissão na Universidade de Oxford, mas não foi aceite, acabando por frequentar a Universidade de Exeter, onde estudou francês. Só tenho uma pergunta: ensinavam poções em Exeter?

Wikimedia Commons, Benjamin Evans

18. cinquenta tons de não obrigado

O Harry Potter a autora prometeu ao seu editor que nunca iria ler Cinquenta Tons de Cinza e manteve-se fiel à sua palavra.

Shutterstock

19. viragem 45

Quando J.K. Rowling fez 45 anos - a idade em que a sua mãe morreu de esclerose múltipla - a autora doou 10 milhões de libras à Universidade de Edimburgo para abrir a Clínica de Neurologia Degenerativa Anne Rowling, em homenagem à sua mãe.

Getty Images

20. Ordem do Império Britânico

Rowling foi agraciada com a Ordem do Império Britânico na Lista de Honras do Aniversário da Rainha em 2000, que reconhece contribuições no campo das artes, ciências, caridade e serviço público.

Getty Images

21) Perder para Putin

Rowling foi a segunda classificada para Tempo O título de Personalidade do Ano foi atribuído pela Comissão Europeia em 2007, perdendo para o russo Vladimir Putin.

Getty Images

22. lar doce lar

Rowling e o seu segundo marido, Dr. Neil Murray, vivem atualmente em Edimburgo com os seus filhos.

Getty Images

Publicidade

23. o casamento disfarçado

Rowling já revelou anteriormente que usou um disfarce quando comprou o vestido de noiva para o seu segundo casamento, porque não queria ser reconhecida.

Pixabay

24. Tenho estado a chamar-lhe Crandle!

J.K. Rowling diz que já não se importa que as pessoas pronunciem mal o seu nome, mas para que fique claro, o seu nome rima com "bowling" e não com "howling".

Getty Images

25. os miúdos

Rowling tem três filhos: Jessica (do seu primeiro casamento), David e Mackenzie.

Imagens de domínio público

26) Produtor de grande sucesso

Rowling esteve profundamente envolvida na realização do Harry Potter filmes, trabalhando primeiro como consultor e depois como produtor.

Getty Images

27. ensino do inglês

Rowling passou algum tempo a dar aulas de inglês em Portugal e, enquanto viveu na cidade do Porto, deu largas à sua imaginação, passando grande parte do seu tempo livre a escrever os primeiros rascunhos do blockbuster global de sete volumes que a tornou uma lenda literária.

Shutterstock

28. tweeter ativo

Rowling tem mais de cinco milhões de seguidores no Twitter. Publica regularmente e envolve-se em discussões com os seus fãs, por vezes até discute com eles sobre afirmações com as quais não concorda. Também se tornou bastante (in)famosa por usar o Twitter para acrescentar a história do Mundo Mágico, e os fãs têm tido uma reação mista a algumas destas alterações improvisadas.

Getty Images

29. herói literário

Quando estava a crescer, Rowling idolatrava Jo March de Mulherzinhas que também era forte e ambiciosa, tal como o autor (para não falar que os dois partilhavam o mesmo nome!).

Getty Images

30. todos crescidos

A primeira aventura de Rowling no mundo da ficção para adultos foi com A vaga casual O romance foi posteriormente adaptado a uma minissérie em três partes, transmitida pela HBO e pela BBC em 2015.

Getty Images

31. Hagrid, o Renegado

Robbie Coltrane, que interpretou Hagrid no filme Harry Potter filmes, afirmou que Rowling baseou a personagem num motociclista dos Hell's Angels que conheceu.

Getty Images

32. histórias inspiradoras

Rowling começou cedo: escreveu a sua primeira história quando tinha apenas seis anos, um conto sobre um coelho, apropriadamente chamado Rabbit. Continuou a escrever enquanto jovem e, aos 11 anos, terminou o seu primeiro romance, sobre sete pessoas que possuíam diamantes amaldiçoados.

Pixabay

33. primeiro amor

O primeiro marido de Rowling foi um português chamado Jorge Arantes, que se casou em 1992 e teve uma filha, Jessica, mas o casamento foi tenso desde o início e eles se separaram apenas um ano depois, em 1993.

Shutterstock

34. alegria no correio

Depois de completar o manuscrito de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Rowling testou as águas enviando os três primeiros capítulos a vários agentes literários. Um desses agentes respondeu, pedindo para ver o resto do romance, e Rowling considera que foi a melhor carta que recebeu na sua vida. Ainda havia um longo caminho a percorrer, mas este foi o primeiro passo para o sucesso de Rowling.

Shutterstock

35. uma luz na escuridão

Rowling lançou The Tales of Beedle the Bard, outro companheiro da série Harry Potter, em dezembro de 2008, mas não o fez para aumentar a sua já fabulosa riqueza. A história foi publicada para apoiar a sua instituição de caridade internacional para crianças, apropriadamente chamada Lumos.

Getty Images

36. Robert Who?

Da fantasia mágica para os romances policiais? Evidentemente, Rowling achou que era um salto demasiado grande, por isso, quando começou a escrever livros sobre um detetive privado chamado Cormoran Strike, decidiu fazê-lo sob um pseudónimo. Até hoje, os quatro romances de Cormoran Strike foram publicados sob o nome de Robert Galbraith.

Flickr, Martin Pettitt

37. não só no cinema

Parece que tudo o que Rowling toca se transforma em ouro. Os romances de Cormoran Strike foram tão populares que foram adaptados a uma série televisiva na BBC One, com o nome Strike. Os três primeiros livros foram adaptados até agora.

Strike, BBC One

38. Discurso! Discurso!

Em 2008, a turma de formandos da Universidade de Harvard foi brindada com um discurso de formatura proferido por ninguém menos que a própria Rowling. Mais tarde, em 2015, esse mesmo discurso foi adaptado para um livro ilustrado, chamado Vidas muito boas: Os benefícios marginais do fracasso e a importância da imaginação Mais uma vez, a história foi lançada para apoiar a instituição de caridade de Rowling, a Lumos.

Getty Images

39. experiência pessoal

Se a Floresta de Dean parecia ser um cenário particularmente vívido em Harry Potter e os Talismãs da Morte A Rowling mudou-se para perto do bosque quando tinha nove anos e viveu lá durante o resto da sua infância.

Wikipédia

40. não foi feito para viver à secretária

Rowling teve uma série de empregos de escritório quando era mais nova, mas, como ela própria admite, não era muito boa nisso: "Sou uma das pessoas mais desorganizadas do mundo e, como mais tarde provei, a pior secretária de sempre." Também disse que a única coisa de que gostava de trabalhar num escritório era usar o computador para escrever as suas histórias quando ninguém estava a olhar.

Picox

41. homónimo

Rowling deu o nome da sua primeira filha em homenagem a uma das suas escritoras favoritas, Jessica Mitford, famosa por ser membro do Partido Comunista Americano e por ter sido chamada a testemunhar perante o Comité de Actividades Anti-Americanas da Câmara dos Representantes

Getty Images

42. o seu favorito

Rowling afirmou numa entrevista que os seus favoritos pessoais estão empatados entre Harry Potter e a Pedra Filosofal , Harry Potter e os Talismãs da Morte e A vaga casual .

Getty Images

43. o Quidditch hoje

Acredite-se ou não, o Quidditch tornou-se um desporto real no mundo muggle. Há equipas em várias universidades e até um torneio da taça do mundo. Mas não há voos envolvidos, pelo menos por enquanto...

Getty Images

44. últimas palavras

Durante muito tempo, Rowling quis acabar com a Harry Potter No final, mudou de ideias e terminou o último livro com "Tudo estava bem".

Wikimedia Commons

45. histórias inspiradoras

Depois de se formar na universidade, Rowling trabalhou durante algum tempo como investigadora na Amnistia Internacional. A experiência foi extremamente comovente e o tempo que passou a trabalhar para algumas das pessoas mais oprimidas do mundo moldou para sempre as suas convicções.

Getty Images

46. em memória solene

J.K. Rowling revelou que um dos seus maiores arrependimentos é o facto de a sua mãe, que morreu de complicações relacionadas com a esclerose múltipla aos 45 anos, nunca ter sabido da existência de Harry Potter. Rowling, que era adolescente quando a mãe foi diagnosticada, disse: "Ela estava em boa forma, não fumava, não bebia, e digo tudo isto porque, claro, o facto de lhe ter sido diagnosticada aos 35 anos uma doença que a iria matar foi um choque enorme para nós e para todos os que a conheciam".

Reflectindo sobre o seu falecimento, Rowling disse: "A minha mãe era uma leitora apaixonada e teria ficado entusiasmada com tudo o que eu fizesse, se fosse bem sucedida em qualquer coisa, mas particularmente em ser escritora, ela teria considerado uma coisa muito valiosa", disse ela. Mas "ela nunca soube sobre Harry Potter Comecei a escrevê-lo seis meses antes de ela morrer, por isso é doloroso. Gostava que ela tivesse sabido".

Getty Images

47. autorretrato

Rowling era uma leitora ávida quando criança e baseou a personagem de Hermione Granger na sua própria personagem de 11 anos, embora com um nome mais invulgar.

Harry Potter e o Filósofo

48. fundo do poço

O ponto mais baixo da vida de Rowling ocorreu em meados dos seus vinte anos. Lutando para conseguir pagar as contas, Rowling ficou gravemente deprimida - mas foi ainda pior do que a maioria das pessoas imagina. Em 2008, ela chegou a admitir que as coisas ficaram tão ruins que começou a ter pensamentos suicidas. Felizmente, ela procurou ajuda profissional e conseguiu dar a volta por cima.

Shutterstock

49. origens obscuras

É terrível quando alguém sofre de depressão, mas pelo menos Rowling foi capaz de criar algo a partir disso. Ela usou essa experiência horrível como inspiração ao criar os Dementadores sugadores de almas. Visto que as criaturas arrepiantes são alguns dos monstros mais vívidos e convincentes de todo o Mundo Mágico, eu diria que ela fez um bom trabalho!

Pixabay

50. "Sempre..."

Quando Alan Rickman assumiu pela primeira vez o papel de Snape, o final da série de livros ainda não tinha sido revelado. Por isso, para ter a certeza de que ele conseguiria retratar da melhor forma a complicada personagem, Rowling revelou-lhe uma informação fundamental sobre a personagem. Rickman morreu sem nunca revelar qual era essa informação, mas Rowling acabou por contar o segredo aos fãs.

Ela disse-lhe o que está por detrás da palavra "Sempre". Que Snape sempre amaria Lily Potter. Que sempre protegeria Harry. Que nada no mundo, nenhuma quantidade de tormento ou perigo, poderia mudar isso. Assim, enquanto o público foi deixado a adivinhar as lealdades de Snape até ao filme final, o próprio ator sempre soube.

Harry Potter e as Relíquias da Morte ,Warner Bros. Pictures

51. confia em mim, eu sei

O facto de Rickman saber mais sobre a sua personagem do que qualquer outra pessoa criou uma dinâmica interessante entre o ator e os seus realizadores. Havia alturas em que um realizador dizia a Rickman para fazer algo e ele respondia dizendo, "Não, não posso fazer isso - eu sei o que vai acontecer e tu não sabes".

Getty Images