Depois de Cristóvão Colombo ter descoberto o Novo Mundo em 1492, muitos espanhóis decidiram tornar-se conquistadores, sonhando com ouro, poder e aventuras. Os conquistadores, que em espanhol significa "os que conquistam", são recordados pela sua brutalidade para com os nativos, colonizando qualquer população que encontrassem em nome do rei de Espanha.

Os guerreiros mais conhecidos da colonização americana são Hernan Cortes e Francisco Pizarro, que conquistaram os impérios asteca e inca. Mas sabia que havia mulheres entre os conquistadores espanhóis? Continue a ler para conhecer 37 factos gloriosos e sangrentos que provavelmente não sabia sobre os conquistadores espanhóis.

Conquistadores espanhóis Factos

37. a conquista do Novo Mundo

Os conquistadores espanhóis foram exploradores do Império Espanhol que navegaram para além da Europa, para as Américas, a Oceânia, a África e a Ásia, conquistando territórios e abrindo rotas comerciais. Não só combateram no campo de batalha, como também serviram de intérpretes, informadores, criados, professores, médicos e escribas no Novo Mundo.

Wikimedia Commons

36) Fingir

A lei castelhana proibia os estrangeiros e os não católicos de se estabelecerem no Novo Mundo, mas nem todos os conquistadores seguiram esta regra. Muitos hispanizaram os seus nomes e/ou converteram-se ao catolicismo para servir a Coroa castelhana e poderem procurar ouro e tesouros numa terra desconhecida.

Wikimedia Commons

35. mulheres

A lei castelhana também proibia as mulheres espanholas de viajarem para a América, exceto se fossem casadas e acompanhadas por um marido. Mas nem os homens nem As mulheres ter-se-iam estabelecido no Novo Mundo se não fosse a rainha Isabel I de Castela, que, juntamente com o seu marido Fernando, encorajou Colombo a estabelecer um império ultramarino para o recém-unificado reino de Espanha, e foi ela quem forneceu os fundos para a sua primeira viagem.

Wikimedia Commons

34. conquista espiritual

As ordens religiosas católicas que participaram e apoiaram a exploração, evangelizando e pacificando, eram constituídas maioritariamente por dominicanos, franciscanos e jesuítas. No México, a evangelização sistemática inicial pelos monges ficou conhecida como a "Conquista Espiritual do México".

Shutterstock

Publicidade

33. os primos

Os dois conquistadores mais famosos foram Hernan Cortes, que "conquistou" o Império Azteca, e Francisco Pizarro, que liderou a conquista do Império Inca. Os dois eram, na verdade, primos distantes.

Wikimedia Commons

32. peça lateral

Famoso por liderar a batalha que pôs fim ao Império Azteca, Cortes era conhecido pela sua crueldade. Ao conquistar os Aztecas, destruiu templos, edifícios e assassinou brutalmente muitos nativos. Mas Cortes falhou a sua primeira expedição devido a um ferimento bastante embaraçoso. Tinha uma relação adúltera com uma mulher casada e feriu-se ao tentar fugir do quarto dela.

Shutterstock

31) Os analfabetos

Pizarro era um espanhol ilegítimo e analfabeto que, juntamente com os seus quatro irmãos, conseguiu dominar o antigo território inca. A família Pizarro ficou conhecida como a máfia dos conquistadores.

Shutterstock

30. fusão

Em 1469, Fernando II de Aragão unificou Castela com Aragão, criando o Reino de Espanha na sua união com a rainha Isabel.

Wikimedia Commons

29) Nós somos os campeões

A Batalha de Cartagena das Índias foi um combate militar anfíbio entre a Grã-Bretanha e a Espanha, na atual Colômbia, que terminou com uma grande derrota e pesadas perdas para os britânicos: mais de 50 navios perdidos e cerca de 10.000 baixas. No entanto, a batalha é desde há muito uma celebração cultural na Colômbia, que recorda a valente defesa espanhola.

Wikimedia Commons

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

28) O Inimigo do Meu Inimigo

A conquista dos astecas foi um dos acontecimentos mais significativos da colonização do Novo Mundo pela Espanha. Hernan Cortes liderou a expedição para conquistar o que hoje conhecemos como México. Durante a campanha, Cortes recebeu o apoio de vários tributários e rivais dos astecas, incluindo os Totonacs e os Tlaxcaltecas.

Wikimedia Commons

Publicidade

27. a ilha da Califórnia

Por volta da época dos conquistadores, os espanhóis tinham um grande equívoco cartográfico sobre a América: pensavam que a Califórnia era uma ilha, apesar de numerosos relatos afirmarem o contrário. Alguns pensavam mesmo que a Califórnia era um Éden idílico (e enganavam-se?).

Pixabay

26) Comer ou ser comido

Juan Diaz de Solis é lembrado como o primeiro conquistador a desembarcar no atual Uruguai, mas não conseguiu ver muito do Novo Mundo, pois relatos sugerem que ele foi comido por nativos ao desembarcar.

Wikipédia

25. nunca é suficiente

Nem todos os conquistadores foram felizes no Novo Mundo, e esse foi o caso de Francisco Hernandez de Córdoba. Juntamente com cerca de 110 colonos espanhóis descontentes no início da Cuba colonial, Hernández de Córdoba solicitou ao governador autorização para lançar uma expedição em busca de novas terras e recursos exploráveis.

Shutterstock

24. todo o caminho para baixo

Francisco de Orellana foi o primeiro explorador conhecido a navegar por todo o comprimento do rio Amazonas; de facto, o rio Amazonas foi chamado "Rio de Orellana" durante algum tempo.

Wikimedia Commons

23. salto de fé

Pedro de Alvarado, outro conquistador, ficou conhecido por um salto ousado que deu através de um canal, enquanto fugia dos astecas que o estavam a atacar.

Wikimedia Commons

22. mapeamento

Nem todos os conquistadores foram enviados para liderar no campo de batalha. Alguns tinham outras prioridades, como Juan de la Cosa, um cartógrafo que trabalhou com Cristóvão Colombo. Cosa também era dono do famoso navio da expedição de Colombo, o Santa Maria .

Shutterstock

Publicidade

21. um fracasso brutal

Os conquistadores são frequentemente descritos como brutais e cruéis, e Panfilo de Narváez correspondeu às expectativas. Participou na conquista de Cuba e era conhecido pela sua crueldade para com os nativos. No entanto, é sobretudo recordado pelas duas únicas expedições que completou sem qualquer sucesso.

Wikipédia

20) "Pigging Out

Vasco Nunez de Balboa é recordado como o primeiro europeu a descobrir o Oceano Pacífico, mas depois da sua primeira expedição, em 1500, estabeleceu-se no Novo Mundo e viveu a vida de agricultor e criador de porcos, mas não era muito bom nisso e depressa abandonou a sua vocação e voltou a juntar-se às expedições espanholas.

Wikimedia Commons

19. superar a concorrência

Como é que os Conquistadores conseguiram conquistar e oprimir brutalmente os povos nativos das terras que pisavam? Bem, as suas armaduras de aço protegiam-nos das armas nativas, que não conseguiam perfurar as suas defesas. Além disso, embora as armas espanholas fossem desajeitadas e demorassem a carregar, as armas de fogo também produziam fumo e ruídos altos que confundiam e assustavam os seus adversários.

Shutterstock

18. o resgate de um rei

A promessa de ouro no Novo Mundo era imensa: a certa altura, o imperador inca Atahualpa encheu uma sala uma vez com ouro e duas vezes com prata, numa tentativa de garantir a sua liberdade e segurança depois de os espanhóis terem invadido as suas terras. Pizarro e a sua tripulação sedenta de ouro foram recompensados com 13.000 libras de ouro e 26.000 libras de prata.

Wikimedia Commons

17. meio mau

Muitos lembrar-se-ão de Francisco Pizarro pelas suas expedições para conquistar os Incas, mas sabia que o seu meio-irmão Gonzalo também foi um conquistador? De facto, Gonzalo ajudou a conquistar o Peru no início da década de 1530 e participou numa rebelião contra Espanha na década de 1540.

Flickr, Fundo Antigo da Biblioteca

16. um verdadeiro Scrooge

Embora os homens de Pizarro, após o resgate de Atahualpa, tenham ficado com bastante dinheiro, os homens de Cortes não se saíram tão bem; diz-se que receberam apenas cerca de 160 pesos de ouro cada um pelos seus esforços, e estes homens suspeitavam frequentemente que Cortes lhes escondia o seu ouro.

Shutterstock

Publicidade

15. cabeça de vaca

O conquistador espanhol Cabeza de Vaca, que se traduz por "cabeça de vaca" em inglês, era muito diferente dos outros exploradores. Na verdade, tornou-se um curandeiro para muitas tribos nativas americanas enquanto viajava pelo sudoeste dos EUA.

Wikimedia Commons

14. terras de fantasia

Colombo pensava ter encontrado o jardim do Éden e outro conquistador, Juan Ponce de Leon, procurou a Fonte da Juventude na Florida.

Shutterstock

13) Começar jovem

Colombo pode ser conhecido como o conquistador financiado pelos espanhóis que descobriu o Novo Mundo em 1492, mas começou a sua carreira quando tinha apenas 10 anos de idade. Devido ao facto de estar demasiado ocupado a viajar pelos mares em tão tenra idade, Colombo poderá nunca ter sabido escrever na sua língua materna.

Boas fotografias gratuitas

12. tudo o que brilha

O mito de El Dorado, a cidade do ouro que muitos conquistadores procuraram, foi tão persistente e importante que durou muito tempo após as primeiras expedições ao Novo Mundo: as pessoas só deixaram de procurar a cidade por volta de 1800.

Flickr, Sol Robayo

11. de nascimento nobre

Apesar de ter nascido no seio de uma família nobre portuguesa, Fernão de Magalhães navegou sob a bandeira espanhola. Magalhães é conhecido por ter organizado a expedição espanhola às Índias Orientais, que resultou na primeira circum-navegação da Terra.

Flickr, Kandukuru Nagarjun

10. a última gargalhada

Enquanto muitos rostos indígenas aparecem em notas e estátuas nestes países, os conquistadores são muitas vezes relegados para os seus túmulos despretensiosos.

Pixabay

9. grande nome

O italiano Américo Vespúcio explorou a costa do que hoje sabemos ser a América do Sul e é frequentemente reconhecido como o homem que deu o nome à América.

Getty Images

8. re-dotação

A palavra " encomienda "Um prémio que podia ser usado para comprar os conquistadores era a oferta de uma "encomienda". Uma encomienda era uma terra dada a um conquistador, normalmente com nativos já a viver nela. Em teoria, o conquistador deveria proteger os nativos enquanto estes trabalhavam para ele, mas, surpresa, isso não acontecia muitas vezes.

Wikimedia Commons

7. dizimado

Graças à brutalidade dos conquistadores e à variedade de novas doenças europeias que estes homens trouxeram, as populações nativas de Porto Rico, Cuba e Hispaniola, entre outras, foram praticamente dizimadas durante estas incursões no Novo Mundo.

Shutterstock

6. pesquisa de solas

Os conquistadores tinham um método de tortura preferido para conseguir que um nativo lhes mostrasse onde se encontrava o ouro: os espanhóis queimavam as solas dos pés das suas vítimas para as persuadir a confessar o que sabiam.

Flickr, Kyle Taylor

5. estes irmãos não são leais

Os conquistadores eram menos como um exército e mais como um grupo de mercenários: juntavam-se a uma expedição e depois a outra e, embora o rei exigisse uma parte dos lucros, não eram particularmente leais a um ideal, nem uns aos outros, aliás.

Shutterstock

4. a ira de Deus

Lope de Aguirre auto-intitulava-se "Ira de Deus, Príncipe da Liberdade, Rei da Terra Firme", mas os seus companheiros conquistadores chamavam-lhe "El Loco" ou "O Louco". É mais conhecido pela sua última expedição, a busca do El Dorado, na qual se amotinou contra o chefe da expedição.execuções de muitos dos seus companheiros, chegando mesmo a matar a sua própria filha.

Shutterstock

3. um prato servido com loucura

Antes de toda a sua façanha de assassinar a minha filha, Aguirre fez algo igualmente brutal. Uma vez foi açoitado por desobediência, e o explorador enlouquecido passou três anos a planear uma vingança sangrenta contra o juiz que ordenou o castigo. O juiz tinha fugido imediatamente da cidade depois de ter dado a ordem, porque não queria meter-se com um tipo que se chamava a si próprio alcunhas estranhas, mas "Ira de Deus", segundo constaAguirre entrou na casa do juiz e esfaqueou-o até à morte, escondendo-se até conseguir escapar à cidade e a qualquer outro castigo.

Pixabay

2) Motivos para o divórcio

Hernan Cortes foi o conquistador brutal que derrubou os Aztecas, mas menos conhecido é o seu envolvimento num escândalo violento e licencioso mais próximo do seu quarto. A primeira mulher de Cortes, Catalina Suarez, morreu durante a noite em circunstâncias misteriosas e suspeitas, pouco depois de se ter juntado a ele na Nova Espanha. O casamento tinha sido estéril, embora Cortes tivesse tido filhos através de relações extraconjugaisO escândalo provocou uma investigação, mas Cortes saiu relativamente ileso.

Shutterstock

1. a Grande Dama

No calor da batalha, um lutador asteca cansado olhou para cima e teve uma visão da Virgem Maria. Mas não se tratava de uma criatura celestial: era uma conquistadora implacável. Maria de Estrada foi uma das poucas mulheres que viajou como conquistadora para o Novo Mundo. Apelidada de Grande Dama, lutou ao lado do marido em todas as batalhas, incluindo a épica La Noche Triste ("A Noite da Tristeza"), quandoA primeira mulher branca a chegar às Américas foi, provavelmente, a primeira mulher branca a chegar ao continente americano.

Shutterstock