Trabalhamos arduamente para garantir que os factos que partilhamos são exactos. Todos os factos foram verificados várias vezes ao longo do nosso processo editorial e incluímos fontes credíveis no final do artigo. No entanto, em raras ocasiões, apesar dos nossos melhores esforços, podemos falhar o alvo. Quando isto acontece, agradecemos imenso que os nossos leitores nos informem para que possamos atualizar e melhorar os nossos artigos.contactar [email protected] com comentários sobre a exatidão deste artigo.

Se conhecer outro facto fantástico que gostaria de ver incluído neste artigo ou se tiver qualquer outro comentário, contacte-nos para [email protected] .

Como é que humildes banqueiros italianos, nascidos sem títulos aristocráticos, chegaram a governar Florença durante centenas de anos? O dinheiro ajudou. E a Casa de Médicis tinha muito dinheiro.

Uma das famílias mais importantes da Europa entre os séculos XIV e XVI, esta dinastia tinha papas na sua folha de pagamento e patrocinou alguns dos artistas mais famosos do Renascimento. Com uma tal reputação, pode ser difícil distinguir os factos da ficção, pelo que séculos de escrita histórica (e telenovelas) criaramO nome da família "Médicis" é uma abreviatura de veneno, conspirações, lutas feudais e - o mais escandaloso de tudo - finanças.

Factos sobre a dinastia Médici

42. muitos pontífices

Não se pode chamar à Casa dos Médicis uma escola preparatória para Papas, mas a família deu origem a quatro Vigários de Cristo. Cronologicamente, estes afortunados rapazes Médicis foram Leão X (nascido Giovanni di Lorenzo), Clemente VII (nascido Giulio di Giuliano), Pio IV (nascido Giovanni Angelo) e Leão XI (nascido Alessandro Ottaviano). Este último Papa Médicis - Leão - só se manteve no grande chapéu durante menos de um mês, o que é uma daspapados mais breves da história.

Wikipédia

41) Só és rainha duas vezes

Duas filhas de Médicis tornaram-se rainhas de França: Catarina de Médicis e, mais tarde, a sua prima, Maria. Catarina tornou-se lendária como uma infame rainha-mãe (e, por vezes, regente) dos seus jovens filhos-rei durante as Guerras Religiosas. Ironicamente, Maria substituiu a filha de Catarina, Margarida, como rainha depois de o marido de Margarida, Henrique IV de França, ter anulado o seu casamento pouco depois da sua ascensão.Achamos que um Medici é tão bom como outro.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

40. o Papa - cheio de problemas

O Papa Clemente VII (nascido Giulio di Giuliano de Medici) tem a duvidosa honra de ter sido o Papa em exercício durante o saque de Roma, em 1527, pelas tropas de Carlos V, Sacro Imperador Romano-Germânico. Os santuários foram profanados e milhares de pessoas foram mortas pelas forças amotinadas.Infelizmente, foi um movimento que levou à separação de Inglaterra de Roma e à subsequente criação da Igreja de Inglaterra. Como os Papas sabem, quando chove, chove a cântaros.

Wikipédia

39. poupanças e gemidos

O Banco Medici foi um dos primeiros bancos "franchisados". Foi Giovanni di Bicci de Medici que estabeleceu o sistema de franchising com a invenção social da responsabilidade limitada. Os gestores de bancos regionais de todo o mundo tinham agora a "honra" de possuir uma participação no Banco Medici internacional. Assim, de certa forma, o proprietário do McDonald's local também tem uma dívida para com Giovanni.

Wikimedia Commons

Publicidade

38) O Príncipe Pague-o-Depois

Os príncipes e os reis foram proibidos de pedir empréstimos nos bancos de Giovanni di Bicci de Medici, o que não era insensato, uma vez que os aristocratas tinham a reputação de serem maus investidores e de "não pagarem" as suas dívidas.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

37. enredo falhado

Em 1478, a família Pazzi tinha a ambição de substituir os Médicis como líderes de Florença. O plano? Assassinar os príncipes Médicis, Lorenzo e o seu irmão Giuliano. O resultado? Infelizmente, apenas Giuliano morreu dos seus ferimentos. Os membros da família Pazzi foram então mortos publicamente de formas horríveis ou "misericordiosamente" exilados para sempre.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

36. a contabilidade encontra a estética

Cosimo I de Medici, o duque da Toscana, deu ao banco uma atualização arquitetónica sexy para corresponder ao novo estatuto da sua família. Mudou os escritórios da família para o luxuoso "Uffizi". No seu apogeu, o Uffizi serviu como museu de arte, para além de edifício administrativo. Hoje, talvez conheça melhor esse edifício como a Galeria Uffizi.

Wikimedia Commons

35. grande alarido

Será que os Médicis descendem de caçadores de gigantes? Diz a lenda que a família partilha um antepassado, Averardo, um heroico cavaleiro de Carlos Magno do século VIII. Era uma vez, Averardo encontrou um gigante que estava a aterrorizar o povo de Florença. Averardo derrotou o gigante, claro, mas amolgou o seu escudo de cavaleiro nas bolas da maça do gigante. Vendo o quanto esta família valorizavariquezas, foi verdadeiramente um sacrifício nobre.

Wikipédia

34. jogar à bola

O brasão de armas dos Médicis - bolas vermelhas num escudo dourado - tem muitas vezes origem numa lenda. Diz-se que as bolas simbolizam as mossas que o nobre progenitor sofreu no seu escudo quando lutava contra um gigante. Outros argumentam que as bolas simbolizam apenas moedas e as origens dos Médicis no empréstimo de dinheiro, mas essas pessoas são menos divertidas.

Flickr, Michael Colburn

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

33. antes de existir Wall Street

O Banco dos Médicis era a instituição financeira mais poderosa da Europa dos séculos XIV e XV, com sucursais em cidades tão distantes como Londres, e entre os seus clientes contava-se o próprio Vaticano.

Wikipédia

Publicidade

32. não o podes levar contigo

Anna Maria Luisa de Medici foi a última Medici oficial da linhagem. Quando morreu, em 1743, deixou os gigantescos arquivos de arte e tesouros da família ao Estado da Toscana. No entanto, o governo só podia ficar com os seus tesouros se estes permanecessem sempre em Florença, onde a sua linhagem subiu ao poder há alguns séculos. Anna morreu sem filhos, pelo que todo este material que ela provavelmente adivinhou, teria de fazer por um legado familiar.

Wikipédia

31. Mikey vai para a escola de arte

O pintor renascentista frequentou a escola de escultores de Lorenzo de Medici e chegou mesmo a viver no seu palácio durante quatro anos, depois de o próprio Lorenzo ter notado o talento do jovem artista. Lorenzo foi além dos deveres normais de um patrono nobre; tratou Michelangelo como se fosse da família e, quando o pai do rapaz inicialmente discordou que as artesSe a carreira de um estudante de arte fosse viável, Lorenzo deu um emprego ao pai para acalmar as suas ansiedades.

Wikimedia Commons

30. Parabéns, queimaste-te

Em 1497, o frade fundamentalista Girolamo Savonarola aproveitou a queda em desgraça dos Médicis para fazer uma enorme fogueira simbólica de livros, arte, instrumentos e outros objectos de luxo, que declarou serem "vaidades". Savonarola tinha sido um crítico fervoroso da decadência e corrupção dos Médicis. Infelizmente, os seus protestos foram em vão: era também um espinho na autoridade papal, pelo quefoi enforcado em 1498, tendo os Médicis regressado ao poder pouco depois, em 1512.

Wikipédia

29) Virgem à beira de um mal-entendido

Com pouco dinheiro no início dos anos 1600, o pai da física Galileu Galilei conseguiu sobreviver dando aulas particulares a membros da família Medici. No entanto, quando se tratou de ensinar a mulher de Ferdinando I, ela interpretou mal o famoso astrónomo como sendo um astrólogo Para ser sincera, eu teria cometido exatamente o mesmo erro!

Wikipédia

28. Dr. Doutor?

Medico di Potrone é geralmente o antepassado mais antigo registado da Casa Médicis. Supõe-se frequentemente que era médico devido à sua alcunha: "medico" significa médico em italiano. Claro que isto não é 100% certo. No entanto, é curioso que uma família associada a tantas tramas venenosas possa ter descendido de um humilde curandeiro.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

27. a legalidade

Ao longo de gerações, foi na encantadora região de Mugello, a norte de Florença, que os Médicis construíram a sua fortuna. Apesar de terem detido o poder durante séculos, só em 1537 é que o imperador Carlos V os admitiu oficialmente na aristocracia europeia como Grão-Duques da Toscânia.

Wikimedia Commons

Publicidade

26. para patrocinar corajosamente

Imagine ser tão rico que Galileu Galilei dá o seu nome às estrelas. Sob o patrocínio de Cosimo II de Médicis, Galileu descobriu as luas de Júpiter e deu-lhes o nome da família que lhe pagava as contas: as "Estrelas Mediceanas".

Wikipédia

25. armário de sonho

Por vezes, o stress de ser assustadoramente rico afectava Cosimo de Medici, que mandou construir uma cela especial nos conventos de São Marcos, onde se tratava e, de um modo geral, contemplava assuntos religiosos e pessoais.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

24) A prova está nos documentos

Os inventários de Cosimo I de Medici revelam que este guardava uma receita de veneno nos seus papéis privados, o que confirma o seu envolvimento na infame conspiração de 1548 para envenenar o seu rival, Piero Strozzi.

Wikipédia

23. quando o pai não pode pagar, é altura de adiar

Devido à sua parceria com a Igreja Católica, o Banco Medici conseguiu exercer um poder insípido sobre os seus clientes. Num caso, a família "adiou" convenientemente a eleição de um funcionário da Igreja até que o seu pai pagasse as suas dívidas ao banco...

Medici (2016-2019), Rai Fiction

22. Câmara dos Segredos

Ainda se pode visitar a sala de alquimia de Francesco I de Medici no Palácio Vecchio. No seu auge, esta câmara misteriosa estava cheia de amuletos "mágicos", poções e outros objectos estranhos.

Wikipédia

20. os banqueiros também têm sentimentos

Os Médicis fizeram a sua carreira no mundo das finanças e, embora os seus membros se tenham formado no comércio para se casarem com as famílias reais da Europa, este passado mercantil revelou-se difícil de abalar. Por exemplo, apesar de Maria de Médicis ter sido rainha de França, teve de suportar que a amante do marido se referisse abertamente a ela como "a filha gorda do banqueiro", sem quaisquer repercussões aparentes.

Wikimedia Commons

Publicidade

19. um pouco de sorte no topo

Giovanni di Bicci de Medici fundou o infame Banco Medici. No entanto, ninguém o faz sozinho. Giovanni teve a ajuda de (1) o grande e gordo dote da sua mulher como capital inicial e (2) a sua relação de amizade com o Papa Giovanni XXIII. Também ajudou o facto de o seu Papa BFF ter ordenado o Banco Medici com o direito de cobrar impostos para o Vaticano e ficar com uma doce percentagem para si próprio, claro.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

18. o filho doente

Cosimo de Medici será provavelmente recordado como uma das grandes figuras da Itália renascentista, que levou a sua família a novos patamares de poder. O seu filho, Piero di Cosimo de Medici, tinha uma reputação comparativamente menos impressionante como "o gotoso", devido às suas doenças perpétuas e - adivinhem - ataques de gota.

Wikipédia

17. Não é assim que funciona o Crowd Surfing

Apesar de toda a controvérsia, os Médicis atraíam fãs incondicionais. Em 1478, uma multidão enfurecida prendeu os alegados conspiradores por detrás do assassínio de um adorado príncipe dos Médicis, atirando-os de imediato por uma janela, onde a multidão os esperava para os despedaçar.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

16) Não é um diamante em bruto, mas está lá perto

Catarina de Médicis, a 16ª rainha de França, é um dos membros mais famosos e bem sucedidos da dinastia Médicis. Por isso, os historiadores estão intrigados com o facto de uma das suas poucas peças de joalharia existentes - um gancho de cabelo em ouro com monograma - ter ido parar às casas de banho comuns do Palácio de Fontainebleau, apenas para ser descoberta em 2012.mas, mesmo assim, os escavadores ficaram gratos pelo achado.

Reign (2013-2017), CBS Television Studios

15. a amizade é a verdadeira (fiança)

Giovanni de Bicci de Medici teve a "honra" de pagar a fiança do Papa na prisão. O Papa Giovanni XXIII era bom amigo do famoso fundador do Banco Medici, e para que servem os amigos ricos senão para pagar a fiança de um irmão abençoado?

Medici (2016-2019), Rai Fiction

14. queres comprar um boneco de neve?

Em 1494, Piero de Medici encomendou a Michelangelo, então com 20 anos, a construção de um Infelizmente, não existe nenhuma descrição detalhada deste trabalho inicial, mas um espetador sortudo descreveu a peça gelada como "muito bonita" (claro que era bonita; foi construída pelas mãos de Miguel Ângelo e pelo gosto dos Médicis).

Wikipédia

13. Arte Deviante

Os Papas, nascidos em Medici, encomendaram algumas das obras mais famosas de Miguel Ângelo, incluindo as esculturas de Moisés e O Juízo Final E, claro, não podemos esquecer alguns dos enormes e detalhados frescos que adornam a Capela Sistina.

Getty Images

12) Prescrição

O livro de Miguel Ângelo David A estátua era um símbolo da própria Florença - uma cidade vulnerável à ameaça dos Médicis (que foram exilados em 1494, mas regressariam em 1512) e de outros Estados. Era um povo tão vulnerável como o David bíblico. Entre os regimes dos Médicis, o governo de Florença colocou David à porta dos seus escritórios para se lembrarem desse sentimento de precariedade.

Getty Images

11. Vamos fazer um braço de ferro

Em 1527, motins anti-Medici destruíram definitivamente um braço da obra de Miguel Ângelo David em três pedaços.

Flickr, Daniel Huizinga

10. traição & definição de tendências

Tal como os seus familiares masculinos, Catarina de Médicis dava grande valor às aparências. Por exemplo, foi uma das primeiras mulheres na Europa a usar saltos altos e encomendou um par destes sapatos da moda para o seu casamento. Também introduziu em França o "side-saddle" e, consequentemente, uma forma primitiva de roupa interior feminina, porque se as suas pernas com saia vão ficar penduradas sobre um cavalo para todos veremver, bem, tu sabes.

Shutterstock

9. as sementes doentias dos ricos e famosos

Jane Percy, duquesa de Northumberland, inspirou-se nesta história horrível e gastou milhões para recriar a sua própria marca inglesa do Jardim do Veneno. Ah, e já agora, isto não é uma história antiga: Percy fê-lo em 2005.

Wikipédia

8. pequena garrafa, grande barriga

Podemos culpar Lorenzo de Medici pela cruel alcunha de Sandro Botticelli. "Botticelli" significa, na verdade, "pequena garrafa". Nascimento de Vénus O artista ganhou o seu epíteto porque aparecia sempre em casa de Lorenzo para comer até ser expulso. Lorenzo até compôs uma rima sobre os apetites do seu inimigo que fazia frescos: "Ele chega com uma garrafinha [botticelli] e deixa uma garrafa cheia" (Não deixes o teu trabalho, Lorenzo).

Wikipédia

7. Isso é maneira de tratar a tua mãe? E um Medici?

Comparada com a sua famosa prima Catarina, Maria de Médicis teve dificuldade em exercer a sua influência maquiavélica de família como rainha regente de França. O seu filho, Luís XIII, fartou-se das maquinações pró-Habsburgo da mãe e mandou-a exilar para o resto da vida.

Wikimedia Commons

6) A Célula do Silêncio

Dentro do seu grande Palazzo Medici, Lorenzo de Medici possuía uma cela de 2,5 por 2,5 metros que albergava uma cama de 2,5 metros de comprimento. E os historiadores ainda não sabem porquê. Um inventário do palácio de 1492 refere-se simplesmente ao quarto como "a câmara da mulher muda", o que alude ao que os profissionais podem chamar "nada de bom". No entanto, os registos do palácio também mostram que a gaiola tinha uma utilização quotidiana como armazém para as justas de LorenzoPor causa do seu papel bastante público na vida doméstica, é duvidoso que Lorenzo tenha realmente guardado uma mulher muda no seu cacifo desportivo. Ou pelo menos não o fez no ano de 1492.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

5) Bullion or Bust

Após o seu regresso triunfante a Florença, o Papa Leão X, nascido nos Médicis, mandou pintar de dourado um rapazinho que desfilou pelas ruas, para simbolizar, de forma pouco subtil, a nova era "dourada" do regime dos Médicis.

Wikipédia

4. viver depressa, morrer jovem

Alessandro de Médicis teve uma vida curta, mas foi uma das mais loucas da sua família - o que é dizer alguma coisa quando se é um bastardo dos Médicis. Alessandro foi muito provavelmente o produto do caso de Lorenzo II de Médicis com uma criada africana. Apesar da sua notória diferença de raça (e do nascimento ilegítimo), Alessandro tornou-se o último Médicis do ramo "sénior" a governar Florença de 1531 a1537 Infelizmente, o seu reinado foi interrompido pelo seu assassinato aos 26 anos de idade, quando Alessandro foi atraído para a morte com a promessa de sexo da bela irmã viúva do seu primo. Onde está o seu filme?

Wikipédia

3. encarar os factos

Quando a família recuperou o poder após o exílio e começou a vingar-se dos seus inimigos, as palavras de Filelfo apanharam-no: um grupo de homens atacou-o com uma lâmina, cortando-lhe o rosto de orelha a orelha. A mensagem era clara: tinha literalmente "perdido a face" com a família.

Wikimedia Commons

2. o que vai à volta

As casas dos Albizzi e dos Medici eram inicialmente amigas, apesar de os Albizzis serem muito mais ricos. Pelo menos até 1430. Quando o favorecimento se voltou para os Medici, os clãs entraram em confronto. Os Albizzis ganharam a curto prazo, mas permitiram que Cosimo de Medici sobrevivesse no exílio. Infelizmente, este retribuiu a sua misericórdia com vingança, voltou ao poder e mandou eles exilado de Florença.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

1. traído pelo saque

Um dia, você é Leão X, o Papa nascido nos Médicis, que parece ter tudo: dinheiro, família, respeito. O único problema é a sua dolorosa ferida rectal. Mas antes que se aperceba, os seus supostos amigos estão a tentar envenenar as suas ligaduras anais. Foi exatamente o que aconteceu a Leão, cujos cardeais conspiraram para o derrubar, explorando o segredo aberto da sua dolorosa doença anal e infectando a suaFelizmente, Leão descobriu a conspiração e não morreu, mas o Papa ficou compreensivelmente irritado com esta invasão íntima. As histórias de veneno seguiam verdadeiramente os Médicis para todo o lado, até para a casa de banho.

Medici (2016-2019), Rai Fiction

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34