"Parece que o condicionamento forçado de uma mente, por muito boa que seja a intenção social, tem de ser mau." - Anthony Burgess

Este romance extremamente popular - e, mais tarde, filme - sobre um futuro próximo distópico para o planeta resistiu ao teste do tempo. O livro foi publicado em 1962 e o filme foi lançado em 1971. Eis alguns factos interessantes sobre Laranja Mecânica.

Factos sobre a Laranja Mecânica

1. escolher o nome

O autor do livro, Anthony Burgess, ofereceu um trio de explicações para o título: ouviu a frase "as queer as a clockwork orange" num pub londrino em 1945 e assumiu que se tratava de uma expressão cockney; era uma brincadeira com a palavra malaia "orang", que significa "homem"; ou era uma metáfora para "uma entidade orgânica, cheia de sumo, doçura e odor agradável, transformada num mecanismo".

Getty Images

2) Falar em línguas

Quando Stanley Kubrick viu o romance pela primeira vez, não ficou impressionado, em particular com a linguagem peculiar "Nadsat" que o autor Anthony Burgess desenvolveu para o livro.

Getty Images

3. de críquete e trajes

Stanley Kubrick era um grande fã de críquete e aplicou essa paixão às decisões relativas ao vestuário da personagem principal. O uniforme de Alex é composto por uma camisa branca e um calção, usado por cima das calças.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

4) Não há deslocações

Stanley Kubrick nunca teve dúvidas sobre quem iria escalar para o papel do personagem principal, o anti-herói Alex. Mesmo apesar dos rumores anteriores sobre Mick Jagger assumir o papel, Kubrick estava tão confiante em Malcolm McDowell que nem sequer lhe pediu para fazer uma audição.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

Publicidade

5. Stanley quem?

Alegadamente, McDowell ficou perplexo quando soube que Stanley Kramer estava a contar com ele para o papel de Alex e disse às pessoas que nunca tinha ouvido falar do realizador.

Getty Images

6. canalizando Gene Kelly

Para levantar a monotonia da cena final brutal, em que Alex e os seus droogs atacam o escritor e a sua mulher, McDowell encorajou-o a "fazer algo ultrajante". O que poderia ser mais ultrajante do que dançar ao som de Singin' in the Rain?

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

7) Pagar pelo privilégio

Kubrick ficou tão entusiasmado com a escolha de McDowell para cantar a canção clássica do cinema num cenário tão inesperado que comprou os direitos de utilização por 10.000 dólares.

Wikimedia Commons

8) Segurar um espelho

Ao contrário de muitas adaptações cinematográficas de livros, A Clockwork Orange assemelha-se muito ao seu original literário. De facto, Kubrick acabou por gostar tanto do livro que o seu argumento foi, na sua maior parte, apenas diálogos e indicações de cena retirados do próprio livro.

Getty Images

9. médico no cenário

Para uma das cenas mais emblemáticas do filme, a de McDowell com os olhos abertos por fechos de pálpebras antigos utilizados em cirurgias oculares delicadas, os produtores mantiveram um médico por perto para o caso de surgirem problemas. Inesperadamente, o médico apareceu na cena, aplicando gotas nos olhos do ator.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10) Lesões

Durante as filmagens da cena da reabilitação, Kubrick insistiu que Alex tinha de estar sentado na posição vertical, mas os fechos das tampas que estava a usar não se destinavam a ser usados quando o paciente estava sentado na posição vertical e, como resultado, McDowell acabou por cortar a córnea durante a cena.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

Publicidade

11. controvérsia do relógio

Em 1976, o romance Uma Laranja Mecânica Um ano mais tarde, uma escola secundária em Westport, Massachusetts, fez o mesmo. Em 1973, um livreiro foi preso por vender o romance.

Flickr, Natalie Woo

12) Nomear Alex

Num artigo que escreveu em 2012 para The New Yorker, Burgess explica que deu o nome de Alex à personagem principal devido às suas "conotações irónicas" e ao seu carácter internacional: "Não se pode ter um rapaz britânico ou russo chamado Chuck ou Butch", afirmou.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

13. suavizar a cena de sexo

Numa tentativa de contornar os censores, Kubrick desfocou deliberadamente a cena de sexo entre Alex e as duas mulheres da loja de discos. De facto, a cena em câmara rápida demorou 28 minutos a ser filmada. A cena acabou por contribuir para a classificação X do filme, porque os censores temiam que a técnica fosse utilizada por pornógrafos à procura de uma brecha para que os seus filmes fossem aprovados pela comissão de classificação.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

14. com Darth Vader

O ajudante musculado do escritor deficiente no terceiro ato do filme é interpretado por David Prowse, o ator que preencheu o fato de Darth Vader na trilogia original da Guerra das Estrelas.

Flickr, John Biehler

15. demasiado tempo

Antes de Kubrick contratar vários assistentes de realização para ajudar na montagem, a primeira versão do filme tinha uma duração de quase quatro horas.

Wikipédia

16. apagar as provas

Stanley Kubrick foi inflexível quanto ao facto de todas as imagens não utilizadas do filme serem destruídas.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

Publicidade

17. o jogo dos nomes

Algumas das primeiras versões do argumento alteraram o título do filme para "The Ludovico Technique", em referência à experiência de lavagem cerebral a que Alex é submetido.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

18. brincar com os números

Malcolm McDowell tinha 27 anos na altura da rodagem do filme, mas a sua personagem tem 15 anos nos primeiros fotogramas do filme (e 17 nos últimos).

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

19. ouvir isto

Laranja Mecânica foi o primeiro filme a utilizar som Dolby. Foi também um dos primeiros filmes a utilizar microfones de rádio para gravar o som. Este importante desenvolvimento eliminou a necessidade de pós-sincronização.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

20. pingue-pongue no trabalho

McDowell e Kubrick passaram horas a gravar as locuções do filme nas duas semanas que se seguiram à produção. Para quebrar a rotina, os dois jogavam pingue-pongue numa mesa à porta do estúdio de gravação. Quando McDowell soube que só seria pago por uma semana de trabalho, Kubrick explicou que tinha passado uma semana a jogar pingue-pongue.

Wikimedia Commons

21. manter as coisas naturais

O diretor de fotografia John Alcott iluminou a maior parte do filme utilizando apenas luz natural, o que não só representou uma medida de poupança de custos para uma produção empenhada em ser acessível, como também deu um aspeto natural à cinematografia.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

22. novos elogios

Em 2005, Uma Laranja Mecânica foi incluído no Tempo Além disso, a Modern Library e os seus leitores nomearam o livro entre os 100 melhores romances em língua inglesa do século XX.

Flickr, John Keogh

Publicidade

23) Residir no Canadá

Em 1971, a Universidade McMaster, em Hamilton, Ontário, adquiriu o manuscrito original do livro, que se encontra na Divisão de Arquivos e Colecções de Investigação William Ready da universidade.

Flickr, Arquivos do Ontário

24. falar primeiro

A primeira frase do romance é "What's it going to be then, eh?" (O que vai ser então, eh?) Esta frase é repetida frequentemente ao longo do livro. O capelão da prisão Godfrey Quigley é introduzido com esta frase.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

25. cobra na relva

Kubrick introduziu a cobra Basil na produção quando soube do medo que McDowell tinha de répteis.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

26. no local

Como Kubrick tinha a missão de fazer um filme de baixo orçamento na sequência do seu exorbitantemente caro 2001: Uma Odisseia no Espaço, fez questão de filmar A Clockwork Orange em locais já existentes. Desde que os locais estivessem a uma curta distância de carro da sua casa, perto de Londres, valia a pena considerá-los.

Flickr, Alison Day

27. outra corrida

Em 1965, o artista Andy Warhol lançou um filme chamado Vinyl que era também uma adaptação do livro de Burgess Uma Laranja Mecânica .

Getty Images

28. faz-me girar à volta

A cena da loja de discos do filme foi filmada no Chelsea Drugstore, um bar da moda em Londres que, na altura, era um local provável para ver os membros da banda Rolling Stones. Numa fotografia, pode ver-se 2001: A Space Odyssey na parte da frente da secretária.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

29. tiro rápido

A Clockwork Orange foi lançado pouco mais de um ano após o início da fotografia principal do filme, o que fez dele a produção mais rápida de Stanley Kubrick a ser filmada, editada e lançada.

Shutterstock

30. manter-se à tona

Apesar das notícias desenfreadas de que Malcolm McDowell quase se afogou na cena do afogamento quando o seu aparelho de respiração falhou, a realidade é muito menos dramática. Os registos diários indicam que, de facto, a cena foi filmada sem qualquer paragem devido a uma falha do equipamento.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

31. elogiar o material

Laranja Mecânica foi nomeado para os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Montagem e Melhor Argumento Adaptado. Laranja Mecânica é um dos dois filmes pornográficos a ser nomeado para o prémio principal do Oscar.

Getty Images

32. perigo

O filme foi acusado de ter inspirado a imitação de assaltos e assassinatos no Reino Unido no início da década de 1970 e, como resultado, os meios de comunicação social pediram a sua proibição. Não foi proibido até um incidente posterior em que Kubrick recebeu ameaças de morte contra a sua família, afirmando que a sua casa nos arredores de Londres seria assaltada e a sua família seria assassinada de forma semelhante à do filme.o estúdio não exibiu o filme publicamente nas Ilhas Britânicas e na Irlanda até depois da sua morte.

A Clockwork Orange (1971), Warner Bros. Pictures

Fontes: 1., 2., 3., 4., 5.