"Não penso nas crianças como uma forma inferior da espécie humana." - John Hughes

Sem John Hughes, não teríamos clássicos da idade adulta como O Clube dos Pequeninos e O Dia de Folga de Ferris Bueller nem teríamos as comédias familiares divertidas Aviões, comboios e automóveis e Tio Buck Apesar de ter dado origem ao "Brat Pack", John Hughes evitava os meios de comunicação social e só fez raras aparições públicas durante a sua carreira, deixando que o seu trabalho falasse por ele. No entanto, a sua memória continua viva, geração após geração, pela sua humanidade contagiante. Faça uma viagem ao seu país das maravilhas da nostalgia hoje com os factos mais interessantes e loucos sobre os filmes de John Hughes.

John Hughes Films Factos

40. improvisação detida

O Clube dos Pequeninos é um grande filme porque foi capaz de captar tanta emoção e energia dos seus actores. Isto deveu-se, em parte, ao facto de Hughes ter dado às suas jovens estrelas muito espaço para respirar e tê-las feito improvisar a partir do seu íntimo. A cena de improvisação mais famosa foi a cena em que cada personagem conta como foi parar à detenção. É verdade, todas essas falas vêmdos próprios actores.

The breakfast club, 1985, A&M Records

39. crianças malcriadas

O termo "Brat Pack" tem origem num perfil que o jornalista David Blum escreveu sobre Emilio Estevez para Revista New York Blum inventou o termo como um apelido depreciativo porque, quando Blum os conheceu, Estevez e os seus amigos estavam a agir de uma forma que ele considerava mimada: pediam para entrar no cinema de graça e exigiam a mesa central nos restaurantes para poderem ser vistos.

The breakfast club, 1985, A&M Records

38. uma noite na cidade

Uma noite, durante as filmagens de Tio Buck Depois de passar a noite no bar com os habitantes locais, John Hughes ouviu uma pessoa telefonar para a estação de rádio local, no dia seguinte, para falar sobre a sua experiência fantástica de beber com Candy. Hughes ficou tão aborrecido que cancelou todas as cenas que o ator tinha programadas para esse dia.

Uncle Buck, 1989, Universal Pictures

37. a meter-se com a Molly

Judd Nelson levava a sua personagem, Bender, muito a sério e decidiu criar uma tensão no local de filmagens, implicando com Molly Ringwald entre as filmagens, tal como a sua personagem teria de fazer com Claire. Numa tentativa de proteger Ringwald, Hughes pensou em livrar-se de Nelson, mas os outros actores intervieram e defenderam a sua manutenção.

The breakfast club, 1985, A&M Records

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36. manter a família

O carro em que Claire é levada para a escola em O Clube dos Pequeninos era o BMW do próprio Hughes, e a mãe que deixa o Brian é a verdadeira mãe de Anthony Michael Hall.

The breakfast club, 1985, A&M Records

35) Ajudar

A fim de ajudar um jovem Macaulay Culkin em Tio Buck Na cena do interrogatório, John Candy colocou o diálogo em cima da sua própria cabeça para que Culkin pudesse acompanhar mais facilmente o ritmo da cena.

Uncle Buck, 1989, Universal Pictures

34. historicamente significativo

Os filmes de John Hughes provaram resistir ao teste do tempo. Em 2014, O Dia de Folga de Ferris Bueller foi escolhido para ser preservado pelo Registo Nacional de Filmes dos Estados Unidos da América da Biblioteca do Congresso. Mas esse não é o único: em 2016, O Clube dos Pequeninos também foi escolhido.

O Dia de Folga de Ferris Bueller, 1986, Paramount Pictures

33. aborrecimento

Ben Stein é licenciado em Economia pela Universidade de Columbia e foi redator de discursos para o Presidente Richard Nixon antes de disparar O Dia de Folga de Ferris Bueller Sabendo disso, John Hughes não lhe deu nenhuma fala, mas disse-lhe para dar uma aula de economia à turma.

O Dia de Folga de Ferris Bueller, 1986, Paramount Pictures

32. o favorito dos actores

Sabe-se que se fez um grande filme quando dois dos maiores comediantes da sua geração o nomeiam como o seu filme favorito em que actuaram. Esses dois actores são Steve Martin e John Candy, e o filme é Aviões, comboios e automóveis .

Aviões, Comboios e Automóveis, 1987, Paramount Pictures

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31. em espera

John Hughes inspirou-se para escrever Aviões, comboios e automóveis depois de um voo em que se encontrava ter sido desviado e o ter colocado num limbo de viagem durante cinco dias em Wichita, no Kansas.

Aviões, Comboios e Automóveis, 1987, Paramount Pictures

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30. tecido cicatricial que eu gostaria que você visse

Até hoje, Macaulay Culkin ainda tem uma cicatriz no dedo de quando Joe Pesci foi demasiado metódico e lhe mordeu o dedo durante as filmagens de Sozinho em casa .

Sozinho em casa, 1990, 20th Century Studios

29. não assustar a aranha

Uma tarântula na cara não é nada de especial. Antes dos dias do bom CGI, Sozinho em casa Stern concordou em filmar a cena apenas uma vez e teve de fingir o grito que solta no filme para não assustar a aranha e ser mordido.

Sozinho em casa, 1990, 20th Century Studios

28) "Carried Away With a Kiss

Ciência estranha Na cena em que Ilan Mitchell-Smith beija Kelly LeBrock, o miúdo de 14 anos entusiasmou-se um pouco e foi para a frente com a língua. Pois, LeBrock não estava a gostar e ripostou, repreendendo-o com a frase: "Se voltas a fazer isso, dou-te um pontapé no cu!"

Weird Science, 1985, Universal Pictures

27. tempo de porcaria

Robert Downey Jr. teve alguns altos e baixos com John Hughes no cenário de Ciência estranha Em 1997, Downey Jr. admitiu ser um "cagão em série" durante as filmagens.

Weird Science, 1985, Universal Pictures

26. coreografias famosas

O famoso número de dança de grupo "Twist and Shout" em O Dia de Folga de Ferris Bueller Parece familiar, não é? É porque a sequência de coreografia foi retirada diretamente do icónico vídeo "Thriller" de Michael Jackson. Ei, porquê mexer numa coisa boa?

O Dia de Folga de Ferris Bueller, 1986, Paramount Pictures

25. envolvimento dos pais

Os pais de Ferris Bueller tiveram uma boa química no filme. Tão boa que os actores que os interpretaram decidiram juntar-se e casar depois do filme.

O Dia de Folga de Ferris Bueller, 1986, Paramount Pictures

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24. amor entre irmãos

Não só os pais dos Bueller se casaram depois do filme, como também os irmãos no ecrã, Matthew Broderick e Jennifer Grey, ficaram noivos.

Getty Images

23. Que ganhe o melhor ator

Como prova da capacidade de representação de Matthew Broderick, ele derrotou um grupo de actores para o papel de Ferris Bueller. Os outros actores considerados foram Johnny Depp, Jim Carrey, John Cusack, Michael J. Fox, Robert Downey Jr., Rob Lowe e Tom Cruise.

O Dia de Folga de Ferris Bueller, 1986, Paramount Pictures

22. peruca para fora

Depois de Bonita em cor-de-rosa Como se tratava de actores trabalhadores, alguns tinham mudado para outros trabalhos, como Andrew McCarthy, que aceitou um papel numa peça de teatro que o obrigou a rapar a cabeça e a perder muito peso. Isto significa que no final de Bonita em cor-de-rosa Ele está de facto a usar uma peruca.

Pretty in pink, 1986, Paramount Pictures

21) Ferrari falso

A produção do filme não tinha fundos para alugar um Ferrari verdadeiro, por isso, em vez disso, produziu três falsificações para o filme, todas feitas com uma carroçaria de fibra de vidro para imitar os modelos reais. Imagine quanto custa alugar um Ferrari se pode fazer três outros carros falsos e ainda assim ficar abaixo do orçamento.

O Dia de Folga de Ferris Bueller, 1986, Paramount Pictures

20. Super Sénior

A fim de fazer pesquisa para o seu papel de Bender, Judd Nelson decidiu entrar na escola secundária local e fingir ser um estudante. Como forma de se aproximar dos alunos da escola, o ator de 24 anos comprou cerveja aos miúdos com o seu BI "falso" incrivelmente bom.

The breakfast club, 1985, A&M Records

19. amarrado

Charlie Sheen tem um aspeto muito, bem, acho que é o que esperamos que ele tenha, quando aparece na esquadra da polícia durante Ferris Bueller Isto não era atuação. Sheen afirma que se manteve acordado durante mais de 48 horas para conseguir o desejado aspeto de gasto. Claro, Charlie, claro que sim. Tudo pelo trabalho, certo?

O Dia de Folga de Ferris Bueller, 1986, Paramount Pictures

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18. ocupado, ocupado

Quando John Hughes conseguiu finalmente a sua grande oportunidade, fez questão de começar a trabalhar. Em apenas 15 meses, realizou Dezasseis Velas , O Clube dos Pequeninos e Ciência estranha .

Getty Images

17. No Place Like Home

John Hughes criou a cidade fictícia de Shermer, Illinois, para os seus filmes Ciência estranha , O Clube dos Pequeninos , O Dia de Folga de Ferris Bueller e Dezasseis Velas, mas a cidade foi baseada na sua cidade natal de Northbrook, Illinois, cujo nome original era Shermerville.

The breakfast club, 1985, A&M Records

16) Inspiração cómica

Richard Pryor inspirou quase toda a comédia durante os anos 80, e Ciência estranha Durante as filmagens, Anthony Michael Hall e John Hughes viam juntos os filmes de Pryor, o que levou à ideia de Hall entrar num bar e interpretar a personagem pryoresca de um velho bluesman afro-americano.

Weird Science, 1985, Universal Pictures

15. roupa verdadeira

Judd Nelson apareceu na audição para o papel de Bender com as roupas que se vêem no filme.

The breakfast club, 1985, A&M Records

14. mesmo a tempo

Enquanto Nelson aguardava a sua vez de fazer a audição para Bender em O Clube dos Pequeninos A rececionista chamou os seguranças para o retirarem da sala devido aos problemas que estava a causar. Felizmente para ele, foi chamado para a sua audição assim que eles apareceram.

The breakfast club, 1985, A&M Records

13. cabelo com queijo

A caspa que a Allison sacode por todo o lado em O Clube dos Pequeninos Não era real, felizmente, mas sim um pouco de queijo parmesão, o que é difícil de engolir, porque o parmesão não é uma coisa que se possa desperdiçar.

The breakfast club, 1985, A&M Records

12) Apelido

O facto de Hughes se ter retirado da ribalta não significou que tenha deixado de escrever argumentos. Usando o pseudónimo Edmond Dantes (uma homenagem à personagem principal de O Conde de Monte Cristo ), escreveu os argumentos de alguns filmes surpreendentes, como Drillbit Taylor , Empregada doméstica em Manhattan e até o Beethoven franquia.

Getty Images

11. escrita rápida

John Hughes demorou apenas dois dias a escrever o primeiro rascunho de O Clube dos Pequeninos Parece-nos um génio.

The breakfast club, 1985, A&M Records

10. dobrador de gaiolas

No que teria sido uma... bem, uma interessante abordagem à personagem de Bender, Nicolas Cage foi a escolha original para interpretar o jovem problemático, mas esta ideia foi abandonada porque Cage custava demasiado dinheiro na altura.

The breakfast club, 1985, A&M Records

9. anti-jogo

"Uma loira nua entra num bar com um caniche debaixo do braço..." Sim, é isso mesmo. Quando Judd Nelson começou esta piada como Bender, não tinha uma piada. Em vez disso, improvisou-a e esperou pelo melhor. Queriam acrescentar uma piada quando Bender volta a entrar para ir buscar o lápis, mas ninguém se lembrou de nenhuma boa.

The breakfast club, 1985, A&M Records

8) Um Beijo para Todos

Molly Ringwald queria mesmo que Viggo Mortensen fizesse o papel de Jake Ryan em Dezasseis Velas Quando um jovem Strider fez uma audição para o papel no futuro clássico, não se conteve e beijou Ringwald, indo em frente, o que fez com que ela fizesse lobby no seu caso para o papel, mas este acabaria por ir para Michael Schoeffling.

Dezasseis velas, 1984, Universal Pictures

7. Jimmy, o cromo

Consegue imaginar Jim Carrey no papel de "The Geek" em O Clube dos Pequeninos Mas quase aconteceu, e Carrey estava a concorrer para o papel.

The breakfast club, 1985, A&M Records

6. o poder da música

Em muitas das suas aparições no ecrã, é possível sentir a tensão entre Molly Ringwald e Anthony Michael Hall. No entanto, pelo menos no início, não se suportavam um ao outro. Percebendo que as suas duas jovens estrelas precisavam de se entender, Hughes resolveu este problema (para bem de todos nós) levando-os a uma loja de discos para que pudessem estabelecer uma ligação através da música.

The breakfast club, 1985, A&M Records

5. o bolo é uma mentira

O beijo icónico em frente a um bolo a arder no final de Dezasseis Velas Mas adivinhem? Era tudo mentira. O bolo não era real e era feito de cartão! Ahhh! Tudo o que sabemos é mentira!

Dezasseis velas, 1984, Universal Pictures

4. detetar o diretor

Consegue identificar John Hughes nos seus filmes? Ele aparece sem créditos em alguns dos seus êxitos. Primeiro, interpreta o pai de Brian em O Clube dos Pequeninos e no ano seguinte apareceu, novamente sem créditos, em O Dia de Folga de Ferris Bueller como o "Guy Running Between Cabs" durante a cena do táxi.

Getty Images

3. o gosto do sucesso

O primeiro argumento de John Hughes a ser produzido foi o fracasso da National Lampoon Reunião de turma No entanto, voltou a ter uma oportunidade na National Lampoon e, desta vez, tornou-se conhecido ao escrever o argumento do filme de 1983 National Lampoon's Vacation . quando o seu argumento Sr. Mãe também foi um sucesso, Hughes recebeu um contrato para três filmes.

National Lampoon

2) Relação de risco

Judd Nelson conseguiu o papel de Bender, mas isso teve um preço: John Hughes e o ator tiveram uma rixa que arruinou os planos de filmar uma sequela de O Clube dos Pequeninos Hughes achava Nelson tão difícil de conviver que Hughes disse que nunca mais trabalharia com ele.

The breakfast club, 1985, A&M Records

1. a linha temporal mais negra

Hughes pretendia inicialmente O Clube dos Pequeninos Infelizmente para todos os fãs de Hughes, a maior parte das cenas foram cortadas e os negativos totalmente destruídos, e John Hughes disse uma vez que tinha a única cópia sem cortes do filme. Clube do pequeno-almoço Algumas das cenas eliminadas dão uma visão mais aprofundada (e mais sombria) das personagens mais queridas: numa delas, Carl, o contínuo, prevê que, no futuro, Bender se terá suicidado, Claire terá feito múltiplas plásticas às mamas e plásticas faciais, Brian morrerá de ataque cardíaco devido ao seu trabalho stressante, Allison será uma grande mas desconhecida poetisa e Andrew casará com uma hospedeira de bordo.numa entrevista, Ally Sheedy confirmou que existe uma versão do realizador, mas que a viúva de Hughes não quis revelar o seu paradeiro.

The breakfast club, 1985, A&M Records

Fontes : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11