"Quem me dera que a sabedoria fosse o tipo de coisa que flui ... do recipiente que está cheio para o que está vazio." Sócrates, citado na obra de Platão Simpósio
Sócrates é uma das maiores influências no pensamento ocidental e na filosofia ocidental. É famoso pelo seu intelecto, pelas suas opiniões sobre a sociedade e pelo seu final bastante arrepiante, em que foi forçado a beber veneno depois de ter sido considerado culpado de corromper a juventude de Atenas com as suas ideias. O seu nome é sinónimo de sabedoria e filosofia, mesmo para aqueles que não o conhecem realmente,Para uma figura tão famosa e influente, na verdade sabemos muito pouco ao certo sobre Sócrates. Nós aqui na Factinate tentámos o nosso melhor para reunir o que se sabe sobre este homem e apresentá-lo aqui para si nestes 42 factos sobre o Pai da Filosofia.
Factos sobre Sócrates
42. parente mais distante
Sócrates terá nascido em 470 a.C., na cidade de Atenas, filho de uma parteira chamada Faenarete e de um pedreiro chamado Sófronisco. Sócrates tinha também um meio-irmão chamado Pátrocles. Para além dos seus nomes, sabe-se muito pouco sobre os membros da sua família.
Getty Images
41. criado em tempo de guerra
Sócrates viveu durante a Guerra do Peloponeso, um conflito devastador que dilacerou as cidades-estado gregas. A maioria dos gregos ou se aliou a Esparta ou a Atenas, as duas cidades-estado mais poderosas (e muito diferentes) de toda a Grécia.
Getty Images
40. Talvez os direitos de vida fossem demasiado caros?
De todas as pessoas que escreveram sobre Sócrates, a única que escreveu sobre ele durante a sua vida foi o dramaturgo Aristófanes. Tudo o resto que sabemos sobre o homem foi escrito depois de ele ter tomado a cicuta.
Wikipédia
39. a história é correcta!!!
O facto de Sócrates só ser conhecido através dos escritos de outros deu origem ao "problema socrático". O problema reside na questão de que todas as fontes escritas sobre Sócrates se contradizem frequentemente sobre os pormenores da sua vida, pelo que a tarefa de compreender qualquer coisa definitiva sobre ele é extremamente difícil.
Pixabay
Publicidade38. Sócrates, o Sofista
No tempo de Sócrates, os sofistas ensinavam lições de retórica e como usá-la para conquistar as pessoas. Como a antiga Atenas era um centro de debates e discursos, os sofistas eram muito procurados.
Getty Images
37 - Não sabes nada, Sócrates
Numa das mais famosas histórias sobre Sócrates, o seu amigo perguntou ao Oráculo de Delfos quem era mais sábio do que Sócrates. O Oráculo declarou que ninguém era mais sábio. Para dar algum crédito a Sócrates, ele refutou esta crença, pensando que não sabia nada. Assim, dirigiu-se aos homens mais sábios que encontrou para testar a afirmação do Oráculo. Para sua surpresa, concluiu que todos os supostos sábios que encontrou não eram assim tão sábiosSócrates percebeu que o seu humilde reconhecimento de não saber quase nada era uma posição mais sábia do que a dos outros, levando à famosa frase (embora provavelmente não seja uma citação exacta) "Sei que nada sei".
Shutterstock
36. cortada? não exatamente
Se as fontes forem fiáveis, Sócrates morreu em 399 a.C., com 71 anos de idade. Tendo em conta a época em que viveu, é seguro dizer que teve uma vida relativamente longa - embora tenha terminado prematuramente.
Wikimedia Commons
35. lar doce lar
Outra coisa que é consensual em todas as fontes sobre Sócrates é o facto de ter passado a sua vida em Atenas. É claro que talvez tivesse sido útil mudar de ares, tendo em conta a sua eventual acusação e morte!
Getty Images
34. escrito pelos vencedores
Um dos protegidos de Sócrates foi Xenofonte, um soldado proeminente que se tornou historiador na Grécia Antiga. Xenofonte viria a escrever sobre Sócrates, mas temos de assumir que ele poderia estar a usar óculos cor-de-rosa.
Wikimedia Commons
Subscrever a nossa newsletter.
As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.
33. claro, eu acredito nisso!
Algumas crenças bastante estranhas estão associadas a Sócrates. São chamadas "paradoxos" por historiadores e intelectuais devido ao facto de ser tão estranho que um filósofo tão sábio acreditasse que estas ideias eram verdadeiras. Entre elas inclui-se a ideia de que "ninguém deseja o mal". Poder-se-ia argumentar que mesmo as pessoas más se vêem a si próprias como boas, ou pelo menos como vítimas, mas nós argumentaríamos que aa existência de trolls na Internet prova que Sócrates estava errado!
Wikimedia Commons
Publicidade32. Obrigado, Platão!
Se Sócrates pudesse escrever alguma coisa sobre ele, dificilmente encontraria um aliado mais devoto do que Platão, que o adorava e lhe deu uma visão muito idealizada através dos seus escritos filosóficos. De facto, Sócrates é frequentemente uma personagem nas obras de Platão para falar com o público através das suas conversas com outras personagens.
Wikimedia Commons
31. associados em lugares de destaque
Diz-se que o pai de Sócrates, um pedreiro chamado Sophroniscus, era um bom amigo de Lisímaco, que era filho do famoso estadista ateniense Aristides. A sua reputação era tal que chegou a ser chamado Aristides, o Justo (o que não impediu os cidadãos de Atenas de o exilarem no ano 480 a.C.).a elite dos cidadãos atenienses, incluindo Péricles, que ajudou a liderar Atenas durante parte da Guerra do Peloponeso, antes da sua morte.
Wikimedia Commons
30. trabalhar com as mãos
Está escrito que Sócrates seguiu o seu pai na prática da pedraria, pelo menos durante algum tempo. Uma teoria afirma mesmo que Sócrates foi responsável pelas estátuas dos Charitas, que decoraram o topo sagrado da colina ateniense chamada Acrópole até ao século II d.C.
Getty Images
29. queimar o mago!
O facto de Sócrates se ter colocado na posição de crítico da sociedade e do governo atenienses facilitou bastante a acusação de corrupção da juventude, tendo sido também acusado de impiedade ou heresia, consoante a fonte que se lê.
Wikimedia Commons
28) O Caminho da Espada
Acredite-se ou não, Sócrates serviu como hoplita (soldado de infantaria pesada) durante a Guerra do Peloponeso. Serviu em múltiplas batalhas, como foi documentado por vários escritores, mas mais tarde falaremos da sua reputação de soldado.
Flickr
27 - Ensinaram-me bem
Sócrates atribuiu as suas ideias a várias pessoas, em vez de as reivindicar como suas. Entre os seus professores contavam-se o filósofo Anaxágoras e o retor (professor de retórica) Pródico.
Wikimedia Commons
Publicidade26. Senhoras...
Curiosamente, Sócrates também incluiu duas mulheres nas fileiras dos seus professores, o que é raro para um ateniense antigo! De acordo com a obra de Platão Simpósio Além disso, Sócrates afirmava ter aprendido a arte da retórica com Aspásia, que era a amante do grande general ateniense Péricles.
Wikimedia Commons
25. Pareço-vos rico?!
Uma das maiores inconsistências no retrato de Sócrates feito por outros escritores é o facto de ele ter sido pago ou não. Segundo Aristófanes, Sócrates dirigia hipocritamente uma escola e ensinava os seus pontos de vista em troca de uma recompensa monetária. Platão e Xenofonte, no entanto, declaram que Sócrates só se interessava pela filosofia pelo seu próprio interesse. Durante o seu julgamento, Sócrates terá alegadamente argumentado que a sua pobreza provava que não podiapossivelmente ser um professor.
Flickr, Steven Zucker
24. Não podemos ter alguma imparcialidade?
Infelizmente, para os historiadores, os responsáveis pelo julgamento e execução de Sócrates "não deixaram qualquer testamento" sobre o caso. Qualquer facto tem de ser recolhido a partir dos textos acima mencionados, todos eles claramente com as suas próprias agendas.
Wikimedia Commons
23. Sacre Bleu!
O escritor francês Voltaire escreveu uma "peça satírica" sobre o malogrado julgamento de Sócrates. A peça, intitulada simplesmente Sócrates O filme, que tem como protagonista uma vítima de perseguição religiosa e governamental, é um filme que tem como objetivo a defesa dos direitos humanos.
É seguro dizer que Voltaire, tal como Platão, tinha alguns interesses em jogo e utilizou Sócrates para os seus próprios fins.
Getty Images
22. Kumbaya!
Sócrates afirmava frequentemente que a virtude valia muito mais do que qualquer riqueza material. Defendia a busca de amizades e a união da sociedade como uma comunidade. Que ironia trágica que a sua própria comunidade se voltasse tão fortemente contra ele!
Wikimedia Commons
21. Seis Graus de Separação
O nome e as filosofias de Sócrates espalharam-se muito para além da Grécia durante a Era Helenística. Esta foi a época em que a cultura grega se impôs em todo o mundo antigo graças a Alexandre, o Grande. Curiosamente, Alexandre foi orientado na sua juventude por Aristóteles, que tinha sido um protegido de Platão, antigo aluno de Sócrates! Acontece que o que vai, volta!
Getty Images
Publicidade20. influência internacional
Por falar em influência generalizada, Sócrates recebeu um nome islamizado quando os filósofos árabes se aperceberam do seu legado. Apelidado de "Suqrat", as suas ideias foram introduzidas no mundo árabe pela figura de renome Al-Kindi.
Wikipédia
19. associação estreita
Embora Sócrates seja retratado de forma muito positiva por Platão nos seus escritos, nunca podemos ter a certeza de onde terminam as filosofias de Sócrates e começam as de Platão. Talvez Sócrates pudesse ter tirado algum tempo para pôr a caneta no papel pelo menos uma vez?
Getty Images
18. a morte de Sócrates
De acordo com uma versão da morte de Sócrates, este foi obrigado a consumir uma bebida que continha a planta venenosa conhecida como cicuta, o que fez de livre vontade. Foi então obrigado a "andar de um lado para o outro até sentir as pernas dormentes".
Wikipédia
17. florescimento tardio
Diz-se que Sócrates teve três filhos: Sophroniscus (nome do pai de Sócrates), Lamprocles e Menexenus. De acordo com as fontes, Sócrates entrou na paternidade numa idade muito tardia, uma vez que os seus filhos foram descritos como sendo muito jovens na altura do julgamento do pai (lembre-se que Sócrates tinha cerca de 70 anos na altura).
Picryl
16. capturado em tela
Através dos escritos de Platão, o nome e a reputação de Sócrates prosperaram na Europa Ocidental ao longo dos séculos. Muitas pinturas de períodos como o século XVIII retratam o filósofo em várias posições, como a ensinar Platão, a instruir Alcibíades ou a tomar a sua chávena de cicuta.
Wikimedia Commons
15) E quanto ao "Instituto"?
Na verdade, foi Platão, o aluno mais famoso de Sócrates, que criou uma nova palavra para designar uma instituição de ensino. Após a morte de Sócrates, Platão viria a fundar a Academia, que se tornou tão famosa que o seu nome passou a ser sinónimo de escola. Sem dúvida que Sócrates teria aprovado!
Pixel máximo
14) Vem aí o juiz
Diz-se que Sócrates desempenhou as funções de Epístates (supervisor) num julgamento de vários generais atenienses durante a Guerra do Peloponeso. Os generais foram acusados de abandonar muitos atenienses mortos e feridos para poderem perseguir navios espartanos em fuga. Muitos declararam que os generais deviam ser cruelmente punidos por abandonarem os seus deveres. Sócrates acabou por concluir que o julgamento tinha sidoÉ irónico que Sócrates viesse a ser condenado por um processo judicial muitos anos mais tarde.
Picryl
13. Buzz Off!
Platão descreve Sócrates como sendo a "mosca varejeira" de Atenas. As moscas varejeiras eram conhecidas por picarem e enfurecerem os animais. Dado o quanto os pontos de vista e a retórica de Sócrates enfureciam os seus concidadãos, a comparação parece muito adequada.
Wikimedia Commons
12. o aluno astuto
Um dos mais conhecidos discípulos de Sócrates foi Alcibíades, uma das figuras mais polémicas da Guerra do Peloponeso, ou mesmo da história da Grécia Antiga. Alcibíades foi um brilhante general e estadista que inicialmente lutou por Atenas, a sua cidade natal. No entanto, viria a fazer mais inimigos do que até Sócrates.que se tornou traidor várias vezes durante a guerra e desempenhou um papel muito importante na decisão do seu resultado. Acabou por morrer poucos anos depois de Sócrates, assassinado quando fugia com uma das suas muitas amantes.
Getty Images
11. salva-vidas
Uma das razões da lealdade de Alcibíades para com Sócrates é o facto de ambos terem servido juntos como soldados. Plutarco diz que Sócrates salvou a vida de Alcibíades nas batalhas de Potidaea e Delium.
Wikimedia Commons
10) Culpar o aluno ou o professor?
O exemplo do oportunista Alcibíades, acusado por Sócrates de ter corrompido a juventude de Atenas, serviu de alimento para os seus inimigos no tribunal. Historiadores como Xenofonte e Plutarco esforçam-se por ilibar Sócrates de ter corrompido Alcibíades, argumentando que Sócrates tinha tentado curar Alcibíades da sua vaidade e corrupção, mas não conseguiu.
Wikipédia
9. manter a cabeça baixa
De acordo com Aristóteles, os filhos de Sócrates não se revelaram muito talentosos quando cresceram. De facto, Aristóteles foi especialmente salgado sobre o assunto, afirmando que os filhos de Sócrates se tornaram todos "tolos e aborrecidos".
Wikipédia
8. o que o médico pediu
As últimas palavras de Sócrates variam consoante o escritor que as relata, mas um tema consistente é o facto de recordar a Crito que um galo deve ser sacrificado a Asclépio, filho de Apolo e deus da medicina, o que se relaciona com a ideia de que Sócrates viu a sua morte como uma "cura para os males de Atenas", uma vez que era o homem que incitava e questionava tudo o que os atenienses consideravam sagrado.
Wikimedia Commons
7. enfrentar o fim
Há um forte debate sobre se Sócrates foi forçado a beber o veneno, ou se escolheu voluntariamente o suicídio. Outros ainda apresentam um terceiro argumento, segundo o qual foi um pouco da coluna a e da coluna b. É certo que, de acordo com Platão, Sócrates teve a oportunidade de fugir enquanto ainda estava preso. Apesar do apelo dos seus amigos para que o ajudassem a fugir, Sócrates recusou. Platão prossegueexplicar o raciocínio do seu mentor; se Sócrates tivesse de facto fugido, ter-se-ia tornado um hipócrita que temia a morte e o castigo da sua cidade; além disso, os seus amigos teriam sido castigados e, para onde quer que fosse, Sócrates faria mais inimigos e correria novamente o risco de morrer.
Getty Images
6) Então, onde está o lado positivo?
A reputação de Sócrates durante a sua vida era tão grande que o tornou uma fonte de paródia cómica. Embora tenham sido feitas várias caricaturas de Sócrates, a primeira foi a de Aristófanes As nuvens .
Wikimedia Commons
5 - Ele também é péssimo na cama!
Entre os aspectos satíricos da peça de Aristófanes está o facto de Sócrates ser retratado como uma influência perigosa que ensina os seus alunos a usar a retórica para se livrarem de dívidas. Sócrates é também retratado como feio e fisicamente pouco higiénico. Não é exatamente tão lisonjeiro como a escrita de Platão, isso é certo!
Wikimedia Commons
4. a comédia pode matar
É interessante notar que a caricatura de Sócrates na peça de Aristófanes As nuvens foi usado como prova contra Sócrates no seu julgamento! Não sei se isso seria válido em tribunal hoje em dia.
Wikimedia Commons
3. inteligente e feio
Apenas alguns factos são relatados de forma consistente em todas as fontes sobre Sócrates. No que diz respeito à sua pessoa, apenas dois traços são unanimemente aceites: Sócrates era muito inteligente e era também muito pouco atraente fisicamente. Alegadamente, tinha olhos esbugalhados, um nariz arrebitado e lábios gordos. Andava descalço e não se preocupava com o vestuário. Parece que não se pode ter tudo.
Flickr, Noel Hidalgo
2) Crítias, o Cruel
Um dos homens mais infames associados ao facto de ter sido aluno de Sócrates foi Crítias. Crítias era um escritor ateniense de prosa e elegias. Era também um político e tornou-se um dos Trinta Tiranos. Estes homens foram nomeados por Esparta para governar Atenas depois de Esparta ter saído vitoriosa na Guerra do Peloponeso e, embora só tenham governado durante oito meses, viram 5% da população de Atenas ser morta.Naturalmente, o governo sangrento de Crítias e o seu fim violento acabaram por manchar a reputação de Sócrates por associação.
Wikimedia Commons
1. reembolso de dívidas
Diga-se o que se quiser sobre o legado sangrento de Crítias como um dos Trinta Tiranos, mas ele lembrou-se dos seus mentores quando estava numa posição de poder. Apesar das suas divergências, Crítias certificou-se de proteger Sócrates da perseguição durante o reinado dos Trinta Tiranos sobre Atenas.
Getty Images
Fontes : 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7, 8