A África é rica em património cultural e diversidade, possui uma riqueza de recursos naturais e alberga alguns dos animais selvagens mais deslumbrantes da Terra. Explore este incrível continente com alguns dos nossos factos favoritos sobre África.

Factos sobre África

34. muita gente, muita língua

Em África vivem mais de mil milhões de pessoas que falam mais de 1500 línguas diferentes. Uma em cada quatro línguas do mundo é falada apenas em África.

Pexels

33. o tamanho é importante

O tamanho total de África é de cerca de 11,7 milhas quadradas, representando aproximadamente um quinto da massa terrestre total, o que significa que África é maior do que a Índia, a China, o México e os EUA juntos.

Wikimedia Commons

32. em tempos fomos todos um só

Durante o início da Era Mesozóica, a África esteve em tempos ligada a todos os outros continentes, formando uma gigantesca massa continental chamada Pangeia. A Pangeia separou-se para formar os continentes do mundo tal como os conhecemos hoje.

Shutterstock

31. Olha para aquela coisa a correr!

Quatro dos cinco animais terrestres mais rápidos do mundo encontram-se em África. O gnu, o leão e a gazela de Thomson podem atingir velocidades até 80,47 km/h. A chita pode atingir uns inacreditáveis 112,65 km/h!

Publicidade

30. ler os hieróglifos

A civilização faraónica do antigo Egipto é a mais antiga civilização letrada. De acordo com os registos históricos, o Estado egípcio remonta a cerca de 3300 a.C.

Pixabay

29. salvar estas criaturas magníficas

A África é o habitat do maior animal terrestre vivo do mundo, o elefante africano, que pode pesar até 7 toneladas. Tragicamente, 25.000 elefantes africanos são caçados anualmente para a obtenção do seu marfim.

Wikimedia Commons

28. ai

O crocodilo do Nilo é o maior réptil de África. O seu comprimento médio é de cinco metros (16,4 pés). Estas perigosas criaturas matam centenas de pessoas todos os anos. Os crocodilos matam as suas presas através de uma manobra chamada "rolo da morte". Os crocodilos fecham as mandíbulas à volta do corpo da presa e depois giram num movimento de saca-rolhas. Isto faz com que os dentes cortem profundamente a carne e rasguem a presa em pedaços mais manejáveis.Também pode ajudar a afogar a vítima.

Wikipédia

27. religião

O Islão é a religião dominante em África. O árabe é também a língua mais falada em África. O cristianismo é a segunda religião mais comum.

Pixabay

26) Escravatura

Entre 1525 e 1866, 12,5 milhões de africanos foram raptados e vendidos como escravos nas Américas.

Shutterstock

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

25. riqueza e pobreza

A África do Sul tem o PIB mais elevado de África (182 mil milhões de dólares), enquanto a Guiné-Bissau tem o mais baixo (230 milhões de dólares).

Pixabay

Publicidade

24. um rio muito grande

O rio Nilo, em África, é o rio mais longo do mundo, com um comprimento total de 6 650 quilómetros (4 132 milhas) e atravessa 11 países, desaguando no Mar Mediterrâneo a partir do extremo nordeste de África.

Flickr

23. maravilha natural

As Cataratas Vitória, localizadas ao longo da fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué, são uma das sete maravilhas naturais do mundo. O rio Zambeze é a principal fonte de água das cataratas.

Flickr

22. recomenda-se o uso de protetor solar

O deserto do Sara, em África, é o maior deserto quente do mundo, com uma área de 9,1 milhões de km2. Entre os desertos do mundo, é o terceiro maior, depois dos desertos do Ártico (segundo maior) e da Antárctida (maior).

Wikipédia

21. Riiiiibit!

Nos Camarões, é possível encontrar rãs com 30 cm de comprimento, as maiores rãs do mundo, a que se dá o nome de rãs-golias.

Wikipédia

20. muitos jovens

África é o segundo continente mais populoso, com cerca de 1,1 mil milhões de pessoas, ou seja, 16% da população mundial. Mais de 50% dos africanos têm menos de 25 anos.

Shutterstock

19. literacia

Quase 40% dos adultos em África são analfabetos. As taxas de alfabetização de adultos são inferiores a 50% no Benim, Burkina Faso, Chade, Etiópia, Guiné, Mali, Níger, Senegal, Serra Leoa e Gâmbia.

Wikimedia Commons

Publicidade

18. conflito trágico

A Segunda Guerra do Congo custou mais de 5,4 milhões de vidas e é o conflito mundial mais mortífero desde a Segunda Guerra Mundial.

Getty Images

17. os mosquitos não são amigos

Cerca de 90% de todos os casos de paludismo no mundo ocorrem em África e o paludismo é responsável por 24% de todas as mortes de crianças na África Subsariana.

Wikipédia

16. Pinguins!

O último animal que se poderia esperar ver em África é um pinguim, mas eles estão lá. Há uma colónia que vive perto do cabo na África do Sul. São atraídos pelas correntes frias que aí existem.

Wikimedia Commons

15) Vida selvagem única

A girafa, a zebra, o gorila, o hipopótamo, o chimpanzé e o gnu são animais exclusivos de África, que não se encontram em estado selvagem em nenhum outro continente da Terra.

Shutterstock

14. pequenos insectos rápidos

Poucos minutos depois de nascer, o gnu já consegue correr e, passados alguns dias, galopa suficientemente depressa para acompanhar a manada.

Flickr

13) Ouro em abundância

A África do Sul é extremamente rica em minas e minerais e é considerada o líder mundial, com quase 90% de todos os metais de platina na terra e cerca de 41% de todo o ouro do mundo!

Wikimedia Commons

Publicidade

12. tumulto!

O Serengeti (Tanzânia) acolhe a maior migração de animais selvagens do mundo, com mais de 750 000 zebras a marchar à frente de 1,2 milhões de gnus que atravessam esta paisagem espantosa.

Flickr

11) Viva o rei

Apesar de a África do Sul ser uma república democrática, a província de KwaZulu-Natal tem um monarca. Goodwill Zwelithini kaBhekuzulu governa a nação Zulu, tem 27 filhos e 6 mulheres e vive, literalmente, como um rei!

Flickr

10. dinossauros antigos

Os dinossauros vagueavam por África milhões de anos antes de os animais actuais habitarem o continente. Na Tanzânia, foram descobertos os ossos de dinossauro mais antigos alguma vez descobertos, o Nyasasaurus parringtoni, que viveu há cerca de 240 milhões de anos.

Pixabay

9. uma longa subida até ao topo

O ponto mais alto de África é o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que se eleva 5895 metros acima do nível do mar.

Pixel máximo

8) Paus e pedras

O povo San, que reside no sul de África, utiliza as mesmas ferramentas que as encontradas numa gruta com 44.000 anos.

Flickr

7. uma longa viagem para tomar uma bebida.

Em África, as pessoas têm de caminhar uma média de 3,7 milhas por dia para ir buscar água para beber, tomar banho, cozinhar e outras utilizações.

Wikimedia Commons

6. uma doença horrível

Mais de 90 por cento de todos os casos de malária registados em todo o mundo provêm de África. Todos os anos, 3.000 crianças morrem da doença. A malária causa sintomas de febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. Em casos graves, pode causar pele amarela, convulsões, coma e morte.

Pexels

5. doença mais trágica

Até à data, mais de 17 milhões de pessoas na África subsariana sucumbiram à SIDA e as estimativas apontam para um número atual de 25 milhões de pessoas infectadas com o VIH em África.

Wikimedia Commons

4. albino

A Tanzânia tem a taxa de albinismo mais elevada do mundo e, em certas regiões, os albinos são perseguidos por feiticeiros, que utilizam os seus órgãos em rituais que se acredita curarem doenças.

Shutterstock

3. bom dia!

Há mais africanos francófonos do que francófonos em França.

Shutterstock

2) Armas e bandeiras.

A bandeira nacional de Moçambique tem a imagem de uma espingarda de assalto AK-47 incorporada, sendo a única bandeira nacional do mundo com uma espingarda tão moderna.

Wikipédia

1. hipopótamos esfomeados, esfomeados!

O hipopótamo é o mamífero mais mortífero de África e mata mais pessoas em África do que os crocodilos e os leões juntos.

Wikipédia

Ajude a educar os outros sobre as maravilhas e as lutas de África. Partilhe isto com os seus amigos clicando em baixo! Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10