A Rainha Charlotte de Mecklenburg-Strelitz viveu uma vida de conto de fadas. Ninguém esperava muito dela, nem mesmo ela própria, até que o destino a levou para se tornar a Rainha da Grã-Bretanha e da Irlanda. No entanto, é aqui que o conto de fadas termina e a vida real começa. Marcada por uma série de tragédias intermináveis, a vida de Charlotte como Rainha foi tudo menos um conto de "felizes para sempre".

Rainha Charlotte de Mecklenburg-Strelitz Factos

1. ela vivia nos boonies

A mulher que viria a ser a Rainha Carlota de Mecklenburg-Strelitz entrou na vida em circunstâncias menos que reais. Nascida a 19 de maio de 1744, a família da jovem Carlota governava um pequeno ducado no norte da Alemanha. A terra, chamada Mecklenburg-Strelitz, não tinha o glamour de lugares como Londres ou Paris. De facto, um príncipe visitante descreveu a cidade natal de Carlota como "pouco mais que uma aldeia comuma única rua".

Apesar de ser tecnicamente uma princesa, Charlotte não teve a educação habitual, ou, como viria a saber em breve, um requisito mais importante...

Wikimedia Commons

2. ela tinha inimigos

A maior parte das pessoas que conheceram Charlotte de Mecklenburg-Strelitz não ficaram deslumbradas com a sua beleza - e isso é dizer pouco. Os comentadores descreveram a sua aparência como estando algures entre o aceitável e o francamente feio. As pessoas escreveram sobre a sua boca "muito grande" e deliciaram-se a descrever o seu nariz como "achatado".grande sentido de humor, que "supria esses defeitos" (yeesh!)

Getty Images

3. a sua educação foi surpreendente

A jovem Charlotte não era especialmente culta. Os seus tutores instruíram-na um pouco em línguas, música, botânica e história natural, mas a maior parte da sua educação concentrou-se na gestão doméstica e na religião. Por outras palavras, recebeu basicamente lições de "Como ser uma boa dona de casa 101". Ninguém esperava que ela desempenhasse um grande papel na corte - até que a Rainha Charlotte pegou nessas expectativas e transformoude pernas para o ar.

Wikimedia Commons

4. ela se tornou rainha

Quando Jorge III assumiu o trono britânico em 25 de outubro de 1760, todos sustiveram a respiração Numa jogada que chocou toda a gente, George escolheu a humilde e despretensiosa Charlotte para ser sua noiva. E não o fez por ignorância. É que George não procurava uma igual política. Queria ativamente alguém que não tivesse gosto pela política e pelo poder, e achou que a jovem e ingénua Charlotte era perfeita para esse papel.

Apenas um ano mais tarde, Charlotte, totalmente desprevenida, tornou-se a rainha da Grã-Bretanha e da Irlanda.

Wikimedia Commons

Publicidade

5. as probabilidades estavam contra ela

Depois de a sua família ter aceitado a proposta de George, Charlotte partiu para Inglaterra a 17 de agosto de 1761. Infelizmente, Charlotte não falava um pingo de inglês, pelo que teve de aprender - e depressa. Na viagem para a sua nova casa britânica, Charlotte levou consigo um cravo e praticou a interpretação de canções inglesas bem conhecidas para se iniciar. Mesmo quando as tempestades assolavam o navio, a jovem rainha podia ser ouvidapraticante. Lição aprendida: não subestimar a Charlotte.

Wikimedia Commons

6. ela era surpreendentemente atrevida

As senhoras inglesas que acompanharam Charlotte de Mecklenburg-Strelitz na sua viagem para Inglaterra deram algumas dicas fortes sobre a sua aparência, sugerindo que ela teria de adotar as tendências da moda inglesa para agradar ao seu novo marido. Quando lhe disseram para fazer uma mudança de visual, Charlotte respondeu com atrevimento: "Ele que se vista como quiser.toda a história de "de repente tornar-se rainha" com calma... bem, até chegar a Inglaterra.

Wikipédia

7. ela desmaiou antes do casamento

A viagem foi difícil para Charlotte de Mecklenburg-Strelitz, mas mesmo quando chegou a terra firme, não teve tempo para descansar. Assim que desembarcou em Harwich, a 7 de setembro, Charlotte correu para Londres. Pelo caminho, uma das senhoras da carruagem da Charlotte revelou a verdade sobre a sua cronologia O casamento da Charlotte ia realizar-se nesse mesmo dia.

Ao ouvir a notícia, a pressão e a exaustão fizeram com que a pobre Charlotte desmaiasse, no momento em que a sua carruagem chegava às portas do castelo.

Getty Images

8. a sua primeira impressão foi péssima

As damas de honor de Charlotte reanimaram rapidamente uma Charlotte miserável e exausta, antes de a levarem a cumprimentar George e o seu séquito às portas do palácio. A visão do seu novo marido e do seu grupo de irmãos reais assustou-a completamente. Charlotte tentou desajeitadamente ajoelhar-se perante George, que ficou mortificado com a sua tentativa desajeitada e interveio para a impedir de se envergonhar ainda mais.

Com isto, toda a gente percebeu que Charlotte estava a passar das marcas. Infelizmente, era demasiado tarde para a nova rainha voltar atrás.

Getty Images

9. ela deu a volta por cima

Depois do pior primeiro encontro da história, Charlotte de Mecklenburg-Strelitz foi rapidamente levada a vestir-se para um jantar de Estado. Depois de ter tido a oportunidade de recuperar o fôlego, Charlotte usou o seu charme natural, conquistando os seus convidados. Até George, que se sentia mais do que um pouco nervoso com a sua estranha nova noiva, acabou por dizer à sua família que "já sentia um grande afeto por ela".No final da noite, a Charlotte e o George estavam oficialmente casados e toda a gente estava feliz.

Getty Images

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. ela contrariou as tendências

Quase de imediato, As acções de Charlotte como nova rainha causaram um escândalo. Ela e o seu novo marido mudaram-se do palácio de St. James, a casa tradicional dos monarcas ingleses, para a humilde Casa de Buckingham. Aí, os dois - pasme-se! - recebiam convidados e davam passeios sem a presença de guardas. A preferência de Charlotte por estes prazeres simples atraiu olhares escandalizados dos seus cortesãos, e uma pessoa, em particular, tornou a nova vida de Charlotte completamente miserável.

WIkipedia

Publicidade

11. a sogra espiava-a

A mãe de Jorge, a princesa Augusta de Saxe-Gotha, era uma autêntica sogra para a pobre Carlota. Augusta detestava a forma descontraída como Charlotte encarava a vida na corte e insistia num decoro rigoroso e correto, o que significava que não havia mais festas nem passeios sem guardas a reboque.

Wikipédia

12. a amiga aproveitou-se dela

Felizmente, Charlotte de Mecklenburg-Strelitz conseguiu fazer alguns amigos na corte, mas até eles lhe causaram muitos problemas. Juliane von Schwellenberg era uma assistente alemã de Charlotte e, apesar de a tratar como uma amiga íntima e confidente, a sua relação tinha um lado negro. Schwellenberg começou a selecionar qualquer pessoa que quisesse ter uma audiência com a Rainha, o que lhe deu uma grande influência na corte.

Eventualmente, a notícia das peripécias de Schwellenberg chegou a um Rei George muito descontente, que atacou o novo amigo da sua mulher.

Wikimedia Commons

13. conspiraram contra ela

Inicialmente, o Rei George queria expulsar Schwellenberg de Londres, mas Charlotte insistiu para que o seu amigo ficasse. O seu desacordo acabou por chegar à sogra de Charlotte, Augusta, que declarou que Schwellenberg podia ficar. Surpreendidos? Nós também - até conhecermos os meandros da corte inglesa.

Wikipédia

14. a sogra odiava-a

Segundo os rumores, Augusta não deixou a melhor amiga de Charlotte ficar por bondade do seu coração. Em vez disso, Augusta alegadamente controlava Schwellenberg como uma marioneta num fio. Usava Schwellenberg para controlar a vida social de Charlotte - ou seja, para tornar a vida de Charlotte tão miserável quanto possível. Sim, é seguro dizer que Augusta não era fã da Rainha Charlotte. Felizmente, Charlotte tinha um trunfo queque poderia usar contra a sogra intrometida.

Wikipédia

15. ela era a esposa perfeita

Charlotte de Mecklenburg-Strelitz pegou na frase "um herdeiro e um sobressalente" e levou-a a sério. A 12 de agosto de 1762, teve o seu primeiro filho, Jorge IV, o Príncipe de Gales. Depois disso, praticamente nunca mais parou de ter filhos. Teve mais 14 filhos após o nascimento do Príncipe de Gales e, num feito quase impossível para a época, quase todos sobreviveram até à idade adulta.Tudo parecia estar a correr bem para a Charlotte - até que se deu o desastre.

Wikipédia

16. o marido enlouqueceu

Em 1765, o rei Jorge foi temporariamente afetado por uma misteriosa "perturbação mental". A sua mãe e os seus colaboradores vigiaram cuidadosamente o rei doente, ao mesmo tempo que se certificavam de manter em segredo da sua própria esposa, a pobre rainha Charlotte, toda a extensão da doença do rei. A rainha, que estava fora de si de preocupação, era frequentemente encontrada a chorar por todo o palácio.

A vida da Charlotte já se estava a tornar numa Bridgerton -e, depois, as coisas ficaram ainda mais impressionantes.

WIkipedia

Publicidade

17. ela poderia ter reinado

Os funcionários do governo sabiam que o rei não estava muito bem e temiam que, se ele não pudesse governar, a coroa passasse para a sua mãe Augusta. Para evitar que isso acontecesse, os políticos juntaram-se para criar uma lei que dizia que, se o rei George caísse, a rainha Charlotte reinaria no seu lugar. Mas havia um grande problema com este plano. Bem, na verdade, dois grandes problemas.

Wikimedia Commons

18. a sua própria família conspirou contra ela

Dois dos próprios filhos de Charlotte traíram-na. odiado Os jovens exigiram que Charlotte fosse apenas uma governante temporária, em vez da verdadeira Rainha - e, evidentemente, os fedelhos foram convincentes. Mas assim que os filhos de Charlotte pensaram que iriam governar o poleiro, tudo mudou. O pai deles recuperou e o projeto de lei foi posto de lado.

Esta confusão diz-nos muito sobre a dinâmica familiar confusa de Charlotte - e, infelizmente, as coisas só iriam piorar.

Wikimedia Commons

19. ela perdeu o seu filho

Em 1782, uma tragédia abateu-se sobre Charlotte de Mecklenburg-Strelitz e a sua família. O seu filho mais novo, o Príncipe Alfredo, sempre foi uma criança doente, mas Charlotte fez o seu melhor para cuidar dele. Infelizmente, os seus cuidados não foram suficientes e o seu falecimento, a 20 de agosto, partiu-lhe o coração. Enterraram-no na Abadia de Westminster e, num gesto doce, o seu marido ordenou que os lados do corpo do Príncipe Alfredo e dos seus avós fossemcaixões retirados, para que os seus corpos ficassem próximos uns dos outros.

Infelizmente, esta também não foi a única perda que Charlotte enfrentou.

Wikimedia Commons

20. Mais tristeza se seguiu

Como se perder um filho não fosse suficiente, mais uma tragédia se abateu sobre a família real No ano seguinte ao falecimento do príncipe Alfredo, o príncipe Octavius, outro dos filhos de Charlotte, adoeceu devido à varíola. Perdeu a sua batalha contra a doença a 30 de maio de 1782. Apesar de ter tido muitos filhos, as perdas não foram menos dolorosas para Charlotte. E as tragédias não se limitaram apenas à sua família. Mesmo na sua própria corte, os problemas estavam a surgir.

Pixabay

21. Ela tinha um controlo instável sobre o seu tribunal

Com o passar do tempo, o domínio de Charlotte sobre a sua corte foi-se tornando cada vez mais ténue. Entre a sogra que enchia o palácio de espiões e a incapacidade de Charlotte para fazer valer a sua autoridade, a sua corte transformou-se num viveiro de escândalos e romances proibidos. Mesmo assim, Charlotte queria ensinar os filhos a navegar pelos meandros complicados da vida na corte... e, como seria de esperar, fê-lo da pior maneirapossível.

Wikipédia

22. Ela era uma mãe helicóptero

A Rainha Charlotte de Mecklenburg-Strelitz insistiu que tanto os seus filhos como as suas filhas tivessem a melhor educação possível. Mas é aí que os elogios começam e acabam. Charlotte recusou-se a dar qualquer liberdade às suas filhas e manteve todas as seis ao seu lado. Como resultado, o ressentimento começou a crescer entre as raparigas e, mais tarde na vida, os modos controladores de Charlottevoltar para a morder.

Ainda assim, nesta altura, a família parecia mais feliz - até que o infortúnio os atingiu mais uma vez.

Wikipédia

Publicidade

23. o rei enlouqueceu, outra vez

A 11 de junho de 1788, o marido de Charlotte foi atingido por uma febre alta súbita, quando se encontrava em Cheltenham. Quinze dias mais tarde, Charlotte e o resto da família compreenderam a verdadeira extensão da sua doença, quando, a meio de um sermão, o Rei começou a delirar, enquanto agarrava freneticamente Charlotte e as filhas. Os médicos apressaram-se a curar o Rei, mas era demasiado tarde.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

24. ela tentou manter a família unida

Os médicos começaram imediatamente a trabalhar para tentar curar o Rei com um pouco de sangria à moda antiga. Como era de esperar, não resultou. Em vez disso, o Rei parecia piorar a cada dia que passava. Charlotte e os seus filhos começaram a reparar, para seu horror, que o Rei falava literalmente sem parar. Só a exaustão parou o Rei e a sua tagarelice incessante.

Charlotte tentou manter a família unida, mas um dia negro quase a fez perder a determinação.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

25. ele atacou o filho dela

Tentando manter uma sensação de normalidade, Charlotte continuou a levar o Rei e o resto da família a funções e jantares de Estado. Tragicamente, a doença do Rei arruinou essas noites. A 5 de novembro, a família estava a jantar com um lorde quando o Rei se levantou subitamente da mesa e bateu com o seu filho mais velho, o Príncipe de Gales, contra uma parede, acusando-o de cobardia.

Charlotte fugiu aterrorizada para o seu quarto, onde uma empregada tentou acalmá-la. No entanto, o seu marido seguiu-a rapidamente e A noite de horror da Charlotte começou.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

26. ele trancou-a

A criada de Charlotte tentou manter o Rei fora do seu quarto, dizendo-lhe que ela estava doente. Ao ouvir isto, o Rei levou Charlotte à força para uma sala de estar próxima para que pudesse "tomar conta dela". De seguida, ordenou que todas as suas filhas entrassem também na sala, antes de apagar quase todas as velas. Charlotte e as suas filhas ficaram sentadas na quase escuridão com o Rei furioso até ao fim do diameia-noite.

Por fim, convenceram-no de que a Charlotte precisava de ir para a cama e ele concordou, mas com uma condição perturbadora.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

27. ele perseguiu-a

Para manter a sua mulher por perto, George exigiu que Charlotte dormisse num quarto mesmo ao lado dele. Desesperada por deixar o seu marido louco, Charlotte concordou. Durante toda a noite, Charlotte conseguia ouvir George através das paredes, falando sem parar. E não foi só isso. Por volta da uma da manhã, George entrou sorrateiramente no quarto dela para se certificar de que Charlotte "não o deixaria".

No dia seguinte, começou a batalha pelo trono.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

28) O filho virou-se contra ela

Um outro médico, chamado Doutor Warren, chegou em breve para examinar o Rei. Ninguém informou Charlotte da sua chegada, nem lhe foi dada a oportunidade de falar com ele. Quando descobriu isto, uma coisa ficou clara para ela: alguém estava a tentar afastá-la do Rei. Tragicamente, esse "alguém" acabou por ser o seu filho mais velho, o Príncipe de Gales. Charlotte foi agora forçada a lutar contra o seu próprio filhopara o poder.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

29. lutaram pela coroa

Charlotte de Mecklenburg-Strelitz e o seu filho começaram a disputar o controlo, e ambos suspeitavam das más intenções da outra parte em relação ao Rei. Charlotte suspeitava que o seu filho queria tomar o trono fazendo com que o seu pai fosse declarado louco. O Príncipe de Gales suspeitava que Charlotte queria manipular o seu marido para que este cedesse ela Com as conspirações e disputas em curso, a família real estava oficialmente numa luta de alto risco pela coroa.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

30) Ameaçou o filho

O Príncipe tentou separar fisicamente a sua mãe e o seu pai, pensando que isso arruinaria a hipótese de Charlotte chegar ao trono. No entanto, quando tentou forçar a sua mãe a separar-se do marido, a Rainha Charlotte respondeu: "Príncipe de Gales, faça-o por sua conta e risco! Onde estiver o rei, lá estarei eu." Incapaz de separar Charlotte e George sem causar uma cena, o Príncipe não teve escolhamas para recuar. O casal real manteve-se lado a lado - por enquanto.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

31. ela protegeu o rei

O Príncipe assumiu imediatamente o controlo total da saúde do Rei Jorge. No início, deixava a mãe visitá-lo, mas, com o tempo, começou a controlar rigorosamente todas as informações sobre a saúde do Rei, frustrando as tentativas de Charlotte para descobrir o que estava a acontecer ao seu próprio marido. O mais próximo que Charlotte conseguiu foi enviar um médico que era lealAs suas descobertas, no entanto, foram incrivelmente perturbadoras.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

32 - Ele acusou-a de estar a mentir

É aqui que a história da Rainha Charlotte dá uma rápida volta ao mundo dos médicos rivais. Charlotte tinha um médico que agia em seu nome e dizia que o rei estava claramente louco, enquanto o seu filho traiçoeiro tinha um médico que argumentava que o seu pai estava bem. Os dois médicos simplesmente não se entendiam e, com o tempo, a sua discordância transformou-se numa conspiração para destruir oreputação.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

33. fez uma manobra política inteligente

Em 1789, um novo projeto de lei pôs fim a Doctor Fights: Regency Edition. Depois de o parlamento ter preenchido alguns papéis, o Rei foi declarado louco e o Príncipe de Gales assumiu o trono. Felizmente, Charlotte não foi deixada ao abandono. O projeto de lei permitia-lhe controlar o Rei, a sua corte e os seus filhos mais novos. Charlotte aproveitou esta oportunidade para se vingar do filho idiota que tinha. Bloqueou o Príncipe de Galesde ver o seu próprio pai. Rapaz, adeus!

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

34. o rei recuperou lentamente

Enquanto o filho visitava o marido, o Príncipe apercebeu-se de que o Rei Jorge estava de facto a recuperar. A maioria das crianças ficaria feliz por os pais não serem debilmente loucos - mas a maioria das crianças não é o Príncipe de Gales! Ele ficou profundamente infeliz com a ideia da recuperação do pai.

Afinal, se o pai melhorasse, ele perderia a oportunidade de governar como Regente. E assim, depois de deixar a casa dos pais, o Príncipe começou a conspirar para manter a sua coroa, independentemente das consequências.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

35) O filho conspirou contra o marido

Determinado a tomar o poder para si, o Príncipe de Gales fez várias tentativas para provar que o Rei estava louco, A Charlotte viu através do seu filho e as suas conspirações amadoras, impedindo várias delas. Uma vez, Charlotte chegou mesmo a chamar a atenção do seu próprio filho para a sua descarada corrida ao poder. Em breve, a tensão na relação entre os dois foi demasiado grande. Charlotte e o Príncipe passaram de mãe e filho a inimigos declarados.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

36. ela tornou Mozart famoso

Uma das muitas paixões de Charlotte era a música, e ela adorava patrocinar músicos que considerava talentosos. Foi exatamente o que fez quando o agora famoso Wolfgang Amadeus Mozart visitou a sua corte em abril de 1764. Mozart tinha apenas oito anos de idade, mas já tinha imenso talento. Ele lia perfeitamente peças musicais muito difíceis à vista, e até acompanhou Charlotte numa ária. Ela deu-lhe a sua realMais tarde, Mozart dedicou uma coleção de seis sonatas conhecidas como Opus III para Charlotte.

Wikipédia

37 A família foi-se afastando cada vez mais

Mais tarde, o segundo filho mais velho de Charlotte, o Príncipe Frederick, meteu-se em sarilhos. Um coronel desafiou-o para um duelo e Frederick esteve a centímetros de perder a vida. No entanto, como Frederick tinha apoiado o seu irmão, o Príncipe de Gales, em detrimento da sua mãe, a Rainha Charlotte, durante a luta pelo poder, Charlotte parece ter guardado rancor contra Fred. Quando soube queele quase morreu, ela mal pestanejou. Fria como o gelo, Charlotte.

Wikipédia

38. ela perdoou o seu filho

Mas, à medida que o tempo passava, tornou-se claro que Charlotte e o Príncipe de Gales não podiam continuar a discutir - para bem do Rei, quanto mais não fosse. Assim, em março de 1791, após dois longos anos de disputas familiares, Charlotte estendeu o ramo de oliveira ao Príncipe de Gales. Mãe e filho reconciliaram-se finalmente - mas, claro, porque a família real tem sempre de ser um espetáculo de gongos completo, outra tragédia iria pôr à prova a sua relação recentemente curada.

Wikipédia

39. o estado de saúde do marido piorou

Com o passar do tempo, a saúde do Rei Jorge continuou a deteriorar-se. Embora conseguisse manter-se lúcido durante longos períodos de tempo, tinha ataques frequentes que o deixavam acamado. Em fevereiro de 1801, o Rei sofreu um ataque particularmente grave que deixou Charlotte numa pilha de nervos. Enquanto a Rainha cuidava do marido, o seu filho, o Príncipe de Gales, limpava ternamente a testa real do seu pai.

Na altura em que o Rei recuperou, Charlotte e o seu filho estavam novamente em conflito.

Wikimedia Commons

40. ela temia o seu marido

Por volta de 1804, Charlotte de Mecklenburg-Strelitz começou a temer o marido, mesmo quando ele estava lúcido. George tinha frequentemente ataques em que balbuciava descontroladamente, o que assustava Charlotte. Começou a recusar-se a vê-lo sozinho - dormia e jantava separada dele e certificava-se sempre de que pelo menos uma das suas filhas estava com ela quando ele a queria ver.o resto da família começou a desfazer-se também.

Wikipédia

41. a sua família virou-se uns contra os outros

O tratamento dado por Carlota ao Rei fez com que este ficasse muito ressentido com ela. A sua relação, outrora amigável, tornou-se azeda e até hostil. Em resposta, os filhos de Carlota começaram a formar as suas próprias facções, apoiando Carlota ou o Rei. As lutas internas daí resultantes deixaram a família em frangalhos, com irmãos a virarem-se contra irmãos. Alguns anos mais tarde, uma tragédia familiar marcou o golpe final para a família realfamília.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

42. perdeu o seu filho mais novo

Em 1810, a princesa Amélia, a mais nova dos filhos de Charlotte e a favorita do rei, perdeu uma batalha de dois anos contra o sarampo e a má saúde. A sua morte devastou a Charlotte O Rei Jorge, reconhecendo que a morte de Amélia o tinha deixado completamente incapaz de governar, declarou oficialmente o Príncipe de Gales como o novo governante de facto de Inglaterra.

Entretanto, Charlotte continuava a ser a guardiã do Rei, mas os seus filhos eram um assunto diferente.

Wikimedia Commons

43. a sua família desfez-se

Agora que as filhas de Charlotte eram mais velhas, começaram a distanciar-se da mãe. Entre a sua paternidade de helicóptero e a insanidade do Rei, as princesas estavam mais do que prontas para serem independentes. O Príncipe de Gales sugeriu que todas deveriam ter as suas próprias propriedades, ao que as princesas concordaram com entusiasmo. Sem mais nem menos, a família de Charlotte desmoronou-se e uma Charlotte envelhecida foideixada apenas com a companhia do seu marido louco.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

44. ela cuidava do seu marido louco

À medida que o estado de saúde de Jorge se agravava, Carlota começou a sentir-se relutante em visitá-lo. De facto, a primeira visita que lhe fez, após o anúncio de que o Príncipe de Gales seria o regente, só aconteceu em junho de 1812. Carlota achava o comportamento de Jorge errático e ele atacava-a frequentemente com reacções extremas e imprevisíveis. Ainda assim, continuou a apoiá-lo o melhor que podia e até formou uma espécie depaz com o seu filho mais velho no processo.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

45. o seu património é debatido

Sobre o programa de televisão de 2020 Bridgerton, A Rainha Charlotte tem um aspeto um pouco diferente do que se poderia imaginar. Em vez de escolher uma intérprete de pele de porcelana, os criadores da série optaram pela atriz guayanesa-britânica Golda Rosheuvel. Dependendo de quem perguntar, não se tratou de um casting daltónico. Alguns historiadores argumentam que Charlotte tinha uma herança africana ou mourisca do lado português da sua árvore genealógica.

Bridgerton (2020- ), Netflix

46) Declarou o seu filho como inimigo

Na altura em que Charlotte ainda andava às turras com o Príncipe de Gales, houve um breve período em que parecia que o Rei Jorge poderia recuperar. Mas será que mãe e filho fizeram as pazes? De maneira nenhuma. A meio de uma festa de celebração do Rei, o Príncipe de Gales atacou oficialmente a sua própria mãe. Acusou publicamente Charlotte de "estar do lado dos seus inimigos" e de "desonrar toda a suacrianças".

Enfurecida e traída, Charlotte combateu o fogo com fogo. Poucos meses depois, fez sombra ao filho com um insulto icónico. Convidou-o para um concerto, mas acrescentou que, como era só para pessoas que a tinham apoiado a ela e ao rei, ele "talvez não quisesse ir".

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

47. fez amizade com Maria Antonieta

Carlota de Mecklenburg-Strelitz e a rainha Maria Antonieta de França nunca se encontraram pessoalmente, mas trocavam cartas frequentemente, o que fez com que se tornassem grandes amigas. Durante a Revolução Francesa, Carlota tornou-se uma das confidentes mais próximas de Maria Antonieta e chegou mesmo a arranjar apartamentos para a família real francesa ficar, caso a Revolução Francesa tomasse um rumo desagradável.Quando Charlotte soube da decapitação de Maria Antonieta, ficou completamente perturbada.

Marie Antoinette (2006), Columbia Pictures

48. continuou o seu trabalho político

Quando Charlotte de Mecklenburg-Strelitz não estava a cuidar do seu marido, trabalhava ao lado do Príncipe de Gales. O Príncipe teve uma desavença com o seu cônjuge, pelo que Charlotte assumiu as tarefas que o cônjuge do Príncipe normalmente assumiria. No entanto, à medida que envelhecia, viu-se muitas vezes impedida pela sua saúde precária e, consequentemente, a sua popularidade começou a diminuir. O final do seu reinado foiAproximação.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

49. o seu fim foi comovente

1818 foi um ano terrível para Charlotte de Mecklenburg-Strelitz. Na sua idade avançada, a sua saúde declinou rapidamente e em breve ficou acamada com febre. Era óbvio que Charlotte não seria capaz de se agarrar à vida por muito mais tempo. A 17 de novembro de 1818, reuniu os seus filhos à sua cabeceira e, à 1:00, partiu deste mundo, enquanto sorria e segurava a mão do seu filho mais velho. muitos lutas, parece que estes dois acabaram por encontrar a paz.

Shutterstock

50 - O marido nunca soube

Na altura em que Charlotte de Mecklenburg-Strelitz se foi embora, o Rei tinha-se tornado completamente louco. Sem os cuidados de Charlotte, deteriorou-se rapidamente. Ficou surdo, cego e coxo. 14 meses mais tarde, também ele deixou este mundo. Numa reviravolta trágica, o Rei nunca compreendeu verdadeiramente que Charlotte se tinha ido embora para sempre. A sua mente tinha-se deteriorado tanto que não conseguia compreender que a sua mulher nunca maisFoi um final verdadeiramente trágico para a sua história de montanha-russa.

The Madness of King George (1994), The Samuel Goldwyn Company

Fontes : 1, 2, 3, 4, 5