Greer Garson foi uma estrela de cinema internacional e detentora de um recorde mundial na década de 1940, que chegou a aparecer na capa da Tempo No entanto, a sua subida ao topo não foi nada fácil - e alguns dos obstáculos que enfrentou foram verdadeiramente perturbadores.

1. ela sofreu uma perda trágica quando era criança

Quando Greer Garson tinha apenas dois anos de idade, perdeu o pai, que faleceu tragicamente durante uma apendicectomia, o que deixou a mãe a sustentar a pequena família, o que ela fez gerindo as casas da cidade que o marido possuía.

Wikimedia Commons

2. ela era uma exibicionista

Durante toda a sua infância, a pequena Greer esteve frequentemente doente - talvez devido ao seu trauma precoce - mas aproveitou o melhor que pôde, lendo muito durante as suas muitas doenças e mostrando a sua aprendizagem sempre que podia. Este facto teve uma consequência desoladora. Os adultos podem ter ficado impressionados, mas as outras crianças não gostavam dela.

Como ela própria admite, era uma pequena snobe "abafada", pelo que não tinha muitos amigos da sua idade, mas as suas tendências de rainha do drama eram acompanhadas de um talento impressionante.

Wikimedia Commons

3. o bichinho da representação mordeu-a cedo

Com apenas quatro anos de idade, Greer Garson subiu ao palco da câmara municipal da aldeia para fazer uma recitação dramática. Não demorou muito para que ela começasse a ganhar prémios e galardões pela sua atuação, e a criança adorava a atenção e o sucesso. Ela deve ter pensado que já estava a caminho do estrelato. Infelizmente, o destino - e a sua família - tinham outros planos para ela.

Getty Images

4) Um problema invulgar impediu-a de assistir a espectáculos ao vivo

Apesar de querer ver actores profissionais em palco e aprender com eles a ser um melhor ator, o jovem Greer não podia ir ao teatro. e o motivo foi um pouco bizarro Ela era tão tensa que assistir a um espetáculo era demasiado para ela.

Ficava tão absorvida pela peça que, quando chegava a casa, era obrigada a encenar todas as actuações. E isso não era o único problema que enfrentava...

Flickr

Publicidade

5. a sua família fez descarrilar as suas ambições como atriz

Greer Garson não provinha de uma família de actores e a sua mãe, de quem foi muito próxima durante toda a vida, empurrou-a para o mundo académico. Destacou-se na universidade, tendo concluído com distinção um curso de três anos na Universidade de Londres e chegando mesmo a fazer uma pós-graduação na Universidade de Grenoble.

Mas Greer considerava a sua educação uma perda de tempo e ansiava pelo palco. No entanto, antes de poder tentar uma carreira de atriz, a tragédia entrou na sua vida.

Flickr

6. feriu-se gravemente nas costas

De férias em França, Greer estava a nadar com amigos quando se deu o desastre. De regresso a Londres, foi a um quiroprático que conseguiu tratar a sua lesão, mas esta só podia ser tratada, não corrigida.

Teria de lidar com as recorrentes crises da sua lesão nas costas e com a sua suscetibilidade física a doenças desde a infância para o resto da sua vida.

Flickr

7) Finalmente, ela fartou-se

Apesar de querer agradar à família, Greer Garson desistiu a meio dos seus estudos de pós-graduação, decidindo dedicar-se à representação a tempo inteiro. Mas foi então que a sua mãe trouxe a artilharia pesada - a sua rígida avó presbiteriana, que ficou horrorizada só de pensar na neta em palco, a desfilar como uma prostituta.

Greer estava preso entre uma rocha e um lugar difícil.

Wikimedia Commons

8. ela encontrou um compromisso difícil

Incapaz de resistir aos apelos da sua mãe e da sua avó, Greer fez um compromisso de partir o coração Não quis voltar para a universidade, mas também não tentou trabalhar a tempo inteiro. Arranjou emprego como chefe da biblioteca de investigação no departamento de marketing da Lever Brothers, uma empresa industrial.

Agora, nem ela nem a sua família estava feliz, mas havia um lado positivo...

Flickr

9) Aproveitou-se de um encontro fortuito

Greer Garson descobriu que um dos seus colegas da Lever Brothers tinha uma ligação ao teatro: a irmã dele era atriz da Birmingham Repertory Company. Greer conseguiu imediatamente uma entrevista com o diretor comercial da companhia, Cyril Phillips.

A própria admite que, ao pensar em fazer parte desta distinta companhia de repertório, "mil pequenas velas se acenderam dentro dela". Só havia um problema: o Sr. Phillips não ficou impressionado.

Wikimedia Commons

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10) Ela não aceitou "Não deixes o teu trabalho" como resposta

O Sr. Phillips, pouco impressionado, deu a Greer alguns conselhos deprimentes, dizendo-lhe que ela tinha um bom emprego numa boa empresa e que devia "manter-se num bom postigo". Mencionou que o seu diretor de Birmingham viria ao escritório mais tarde nesse dia e que lhe diria a mesma coisa.

Mas Greer sabia que não ia ser dissuadida por mais tempo da sua ambição e ficou quieta, determinada a ver o diretor de Birmingham.

Getty Images

Publicidade

11. a sua determinação valeu a pena

O empresário de Birmingham ficou impressionado com a disponibilidade de Greer para esperar duas horas para o ver e, embora não tenha prometido nada, convidou-a para uma audição em Birmingham. Greer não podia ter ficado mais feliz. Com a idade madura de 27 anos - mesmo agora bastante tarde para começar uma carreira no mundo do espetáculo - estava finalmente à beira da carreira que sempre quisera.

Mas antes mesmo de abrir a boca na audição, o produtor do Repertório decidiu-se contra ela.

Getty Images

12. como água nas costas de um pato

Assim que Maxwell Wray, o produtor da Birmingham Repertory Company, viu Greer entrar na sala para a sua audição, a sua reação foi devastadora. "Mais uma ruiva"? queixou-se ele, que já tinha contratado uma e não estava interessado noutra. Sem se deixar intimidar, Greer deu tudo por tudo, actuando com todo o seu coração e mostrando a sua inegável beleza e talento.

A audição de Greer terminou com Wray a resmungar: "Não vão conseguir aguentá-la. Demasiado elegante. Demasiado inteligente. Uma mulher de negócios com um bacharelato, também"! Mas, apesar dos seus protestos, ele contratou-a.

Getty Images

13. ela insistiu num salário mais alto

Apesar das queixas de Maxwell Wray e do facto de Greer ter basicamente forçado a sua entrada na audição, teve a presença de espírito - e a coragem - de não aceitar simplesmente o salário que lhe foi oferecido. Ofereceram-lhe três libras por semana, mas ela negociou quatro. Não seria a primeira vez que insistiria em receber o que valia.

Wikimedia Commons

14. Papéis exigentes tiveram um impacto negativo na sua saúde

Greer Garson estava entusiasmada por começar a atuar a tempo inteiro. mas a sua dedicação tinha um lado negro arrepiante. O corpo de Greer, que nunca foi tão forte como a sua vontade, não conseguia aguentar o seu horário de trabalho, e as digressões com a companhia de repertório e a interpretação de dois papéis numa única peça acabaram por a desgastar.

Acabou com pneumonia e faringite estreptocócica, que depois se transformou em bronquite e amigdalite, e as coisas pioraram a partir daí.

Wikimedia Commons

15. a cura foi pior do que a doença

O seu tio médico fez uma amigdalectomia de emergência, mas como o coração de Greer era fraco desde o nascimento, teve de a fazer sem anestesia. Poder-se-ia pensar que não podia piorar - mas piorou. À medida que a indomável Greer começava a curar-se muito lentamente, foi vítima de um pesadelo médico.

Wikimedia Commons

16. a sua bela voz foi-se embora

Era importante para qualquer atriz ter uma boa voz, mas a voz de Greer era especialmente encantadora: culta, grave e musical, era uma parte essencial da sua personalidade elegante. Mas quando estava a recuperar da sua amigdalectomia, uma enfermeira cometeu um erro brutal Deu a Greet sumo de limão para beber, mas a bebida ácida fez-lhe mal à garganta e às cordas vocais, tornando-a incapaz de falar.

Acabaria por recuperar a sua voz, mas não o suficiente para salvar o seu emprego na Birmingham Repertory Company, cuja longa doença levou à rescisão do seu contrato.

Wikimedia Commons

Publicidade

17. ela envolveu-se com o homem errado

Greer Garson encontrava-se numa fase muito difícil da sua vida, perturbada e desanimada. Durante este período difícil, foi contactada por um amigo de infância, Alec Snelson, um funcionário público britânico que regressava a Inglaterra depois de um posto na Índia e que estava alojado - muito convenientemente - num hotel perto da casa de campo em Sussex onde ela tinha ido recuperar.

Ele jantou-a nos dias em que ela se sentia bem para receber visitas, e até compôs uma canção para ela. Que rapariga no seu estado não ficaria lisonjeada com a atenção?

Wikimedia Commons

18. A mãe dela geriu a relação em palco

O Alec parecia um sonho tornado realidade. mas havia algo que ele estava a esconder dela. Sem que Greer soubesse, a sua mãe tinha orquestrado o reencontro entre ela e Alec, na esperança de que Greer escolhesse finalmente a estabilidade do casamento em vez da instabilidade de uma carreira de atriz.

Mesmo sabendo que não estava apaixonada por ele, Greer tomou outra má decisão devido à pressão familiar e casou-se com ele. O casamento, claro, estava condenado desde o início.

Wikimedia Commons

19. o seu novo marido era possessivo

Antes mesmo de a lua de mel começar, Greer sabia que tinha cometido um grande erro. Alec não a deixava ter um minuto para si, sufocando-a com atenção e com as suas incessantes perguntas sobre outros homens que poderiam estar interessados nela.

Ela tinha sugerido França como destino para a lua de mel, mas ele escolheu a Alemanha - e a razão para isso era uma séria bandeira vermelha.

Wikimedia Commons

20. ele tentou isolá-la

A razão que levou Alec a escolher a Alemanha em vez da França para a lua de mel foi perturbadora: Greer falava francês, mas não falava alemão, pelo que ele argumentou que na Alemanha "estarias dependente de mim". Apesar de ela ter concordado em ir para a Alemanha, a própria ideia de Greer estar dependente dele era risível. E houve uma última gota.

Flickr

21. ele pediu-lhe para fazer o impossível

Apesar dos muitos problemas que Greer e Alec tiveram durante a lua de mel, ela estava determinada a aguentar. Não era uma desistente. Mas Alec tinha uma surpresa desagradável reservada para ela. Alec disse-lhe que ela podia atuar nos teatros amadores com as mulheres dos outros oficiais na Índia, não compreendendo claramente as suas verdadeiras ambições.

Greer recusou liminarmente e separaram-se depois da lua de mel.

Wikimedia Commons

22. ela atingiu um novo mínimo

Se Greer achava que a sua vida estava a correr mal antes de casar com Alec, agora parecia ainda pior. Vivendo com a mãe em Inglaterra depois da sua ridícula lua de mel, com o marido a recusar-se a dar-lhe o divórcio, tentou voltar a ser atriz. Infelizmente, só encontrou papéis de figurante.

Passou um ano neste limbo, depois decidiu celebrar a sua "Última Noite como Atriz" com um brinde a si própria no Clube das Mulheres da Universidade de Londres, mas nessa mesma noite a sua sorte iria mudar.

Wikimedia Commons

Publicidade

23. ela foi finalmente descoberta

Na mesma sala de jantar em que Greer brindava ironicamente ao fim da sua carreira de atriz, a romancista e dramaturga Sylvia Thompson observava-a. Sylvia estava a preparar o elenco para o filme A seta dourada , uma peça cuja estrela não era outra senão Laurence Olivier.

Sylvia dirigiu-se rapidamente a Greer, apresentou-se e convidou a jovem chocada para uma audição. Mas ainda havia obstáculos a ultrapassar.

Flickr, oneredsf1

24. ela teve de aprender um sotaque de um dia para o outro

A audição foi na manhã seguinte e Greer passou a noite depois de se encontrar com Sylvia a ler a peça. Infelizmente, o papel para o qual ia fazer a audição era o de uma amante americana de um político inglês. Na audição, Greer invocou a sua memória dos padrões de discurso de um casal de americanos que tinha conhecido anos antes.

Conseguiu impressionar tanto Sylvia como Lawrence Olivier, mas o produtor, Maurice Brown, queria um ator diferente para o papel e opôs-se totalmente a Greer.

Getty Images

25. o produtor odiava-a

Greer conseguiu o papel. mas o seu triunfo foi rapidamente seguido de uma desilusão Maurice Brown dificultou-lhe muito o trabalho, criticando tudo, desde a sua aparência à sua capacidade de representação. De forma chocante, após uma semana de ensaios, cancelou a produção, culpando a inexperiência de Greer pela sua decisão.

Este revés poderia ter feito descarrilar a carreira de Greer mais uma vez, mas ela tinha um novo e poderoso aliado: o próprio Laurence Olivier.

Getty Images

26. Laurence Olivier salvou a carreira de Greer

Antes que Greer pudesse regressar à sala de jantar para retomar o seu brinde ao fim da sua carreira de atriz, Laurence Olivier telefonou-lhe e ao resto do elenco de A seta dourada Decidiu produzir ele próprio a peça.

Greer proclamou mais tarde: "Ter Larry como amigo foi a coisa mais sortuda que me aconteceu". Ela estava certamente a precisar de um pouco de sorte.

Getty Images

27. foi uma das primeiras estrelas de televisão

Tal como a maioria dos actores da sua geração, Greer Garson não gostava muito de filmes: o teatro era o verdadeiro meio para um ator sério. Mas quando ainda era exclusivamente uma atriz de teatro, surgiu a oportunidade de aparecer na televisão, um meio novinho em folha. Apenas quatro anos após a primeira emissão de televisão experimental da BBC, Greer protagonizou Como ele mentiu para o marido dela em 1937.

Wikimedia Commons

28. Hollywood veio chamar-nos

Talvez o facto de atuar em frente a uma câmara pela primeira vez tenha quebrado a resistência de Greer aos filmes, ou - o que é mais provável - o facto de a sua carreira ter sido muito mais longa. o interesse de um influente produtor cinematográfico americano fê-lo. Uma noite, Louis B Mayer, diretor da MGM, estava em Londres e viu Greer numa peça esquecível, mas Greer era claramente inesquecível e Mayer convidou-a para jantar com ele depois da peça.

Sem saber quais eram as suas intenções, Greer trouxe a sua mãe como acompanhante.

Getty Images

29. as coisas estavam a melhorar

Felizmente, as intenções de Mayer eram honrosas: ele só queria pedir a Greer que fizesse um teste para o ecrã no dia seguinte. Ao contrário de muitas das suas audições no passado, não havia ninguém presente para a criticar ou interferir com ela, e ela passou o teste com distinção.

Getty Images

30. ela ainda estava no controlo

Mayer ficou tão impressionado que lhe ofereceu um contrato no mesmo instante. A reação de Greer foi surpreendente. Fiel à sua forma e fria como um pepino, não aceitou o salário que ele lhe ofereceu. Insistiu em 500 dólares por semana, e conseguiu-o. De acordo com algumas fontes, este foi o salário mais elevado alguma vez pago a uma nova atriz de cinema.

Entusiasmada, foi para Hollywood com a sua mãe, mas quando chegaram, havia um grande problema.

Wikimedia Commons

31. o estúdio não a deixou atuar

Greer e a mãe mudaram-se para uma luxuosa casa de cinco assoalhadas em Beverly Hills, mas, infelizmente, foi aí que Greer ficou, dia após dia, a estagnar. O estúdio chamou-a apenas sete vezes para fazer testes para filmes que nunca chegaram a ser feitos. Basicamente, o estúdio pagou-lhe para esperar até encontrar um papel para ela.

Não havia nada pior do que esperar pelo ator ambicioso e determinado e, após quase um ano, ela estava pronta para desistir e regressar a Londres.

Wikipédia

32. as coisas boas vêm para aqueles que esperam

Antes que Greer e a sua mãe pudessem fazer as malas e deixar a América para sempre, a MGM ofereceu-lhe finalmente um papel num filme que viria a ser realizado. O filme era Adeus Sr. Chips- mas havia um lado negro na sua oferta.

Pode não ter parecido um começo particularmente auspicioso para a sua carreira cinematográfica, mas acabaria por ser o papel que a catapultou para o estrelato.

Wikimedia Commons

33. ela teve que viajar para um lugar surpreendente para seu primeiro papel no cinema

Acredite ou não, Greer filmou Adeus, Sr. Chips no mesmo sítio para onde tinha planeado ir quando estava prestes a desistir da sua carreira cinematográfica. Sim, Inglaterra! Ela e a mãe embarcaram num luxuoso transatlântico pago pelo estúdio e atravessaram o Atlântico três vezes só para fazer um filme no seu próprio país.

Flickr, Alison Day

34 - Tornou-se numa estrela de Hollywood

Apesar do papel relativamente pequeno que Greer desempenhou em Adeus, Sr. Chips O filme foi um enorme sucesso e valeu-lhe a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Atriz. Greer era finalmente uma estrela de Hollywood aos 35 anos de idade, o que lhe pode ter parecido um sucesso tardio, mas o momento era perfeito para Hollywood.

Norma Shearer e Greta Garbo, ambas conhecidas pela sua beleza e elegância deslumbrantes, estavam a reformar-se e Greer entrou no espaço vazio que elas deixaram para trás.

Flickr, oneredsf1

35. interpretou uma personagem literária memorável

Em 1940, no ano seguinte à sua estreia no cinema, Greer conseguiu outro papel de destaque - Elizabeth Bennet numa adaptação do livro de Jane Austen Orgulho e Preconceito Este papel foi memorável por duas razões: em primeiro lugar, o seu co-protagonista, no papel de Darcy, era o seu velho amigo e apoiante Laurence Olivier; em segundo lugar, aos 36 anos, Greer tinha conseguido um papel que era para uma rapariga de 20 anos. Mas o seu próximo papel importante iria desafiá-la exatamente da forma oposta.

Wikimedia Commons

36. Interpretar uma mulher mais jovem era divertido; interpretar uma mais velha, nem tanto

Depois de interpretar uma mulher mais jovem em Orgulho e Preconceito Greer estava hesitante em aceitar o papel de uma mulher mais velha em Sra. Miniver Outros actores, como Norma Shearer, tinham recusado o filme exatamente por essa razão, mas o diretor do estúdio, Louis B. Mayer, convenceu-a apelando ao seu sentido de patriotismo: o filme era um tributo à coragem britânica durante a Segunda Guerra Mundial.

Flickr

37. A Sra. Miniver foi o seu bilhete para o estrelato

O papel de Mrs. Miniver acabou por ser o melhor passo que Greer poderia ter dado na sua carreira. Quando o filme foi lançado em 1942, bateu recordes de bilheteira em todos os Estados Unidos, dando ao estúdio um lucro de 4,8 milhões de dólares e obtendo 12 nomeações para os Óscares. Destas, Greer ganhou o Óscar de Melhor Atriz e bateu um recorde mundial no processo. tudo por uma razão bizarra .

Getty Images

38. Ela bateu um recorde mundial nos Óscares

O discurso de aceitação de Greer para o seu prémio de Melhor Atriz nos Óscares de 1943 teve uma duração impressionante de cinco minutos e trinta segundos. Este continua a ser o discurso de aceitação mais longo de sempre nos Prémios da Academia e foi por causa do seu discurso que a Academia decidiu impor um limite de tempo. Ela tinha esperado muito tempo por este reconhecimento - não admira que estivesse a desfrutar do seu momento!

Picryl

39. ela roubou o berço

Greer também estava a gostar de outra coisa. e isto foi muito mais violento do que o sucesso da sua carreira. Greer tinha captado a atenção da sua jovem co-estrela em Senhora Miniver Lembram-se do filho universitário que a Sra. Miniver tinha? Sim, ele. O ator que interpretava o filho era Richard Ney, que na realidade era 15 anos mais novo do que Greer.

Mas o amor floresceu entre o casal improvável, e a imprensa ficou louca com o romance de maio-dezembro.

Wikimedia Commons

40. o estúdio tentou manter a relação em segredo

Desiludido com a diferença de idade entre Greer e Richard e preocupado com a possibilidade de o público pensar neles como mãe e filho, Mayer convenceu-os a adiar o casamento para depois da estreia do filme. O estúdio receava uma publicidade negativa e a perda de dinheiro. Nenhum dos receios se concretizou.

É evidente que não tinham ouvido o ditado: "Não existe má publicidade". Greer e Richard casaram em 1943, um ano depois de Sra. Miniver de lançamento.

Wikimedia Commons

41. ela estabeleceu outro recorde

Em 1944 e 1945, Greer Garson estava no topo da sua carreira. Em dezembro de 1944, apareceu na capa da Tempo Em 1945, empatou com Bette Davis no número de nomeações consecutivas para os Óscares: a Academia tinha-a nomeado todos os anos desde 1941.

Infelizmente, o desastre estava mesmo ao virar da esquina.

Getty Images

42. ela feriu-se outra vez nas costas

Enquanto aproveitava a onda da sua fama, uma onda literalmente feriu Greer na acidentada costa central da Califórnia, enquanto ela estava a filmar um novo filme, Desejar-me Um pescador local resgatou Greer, mas a sua lesão nas costas - a sua segunda lesão grave envolvendo água - foi suficientemente grave para que precisasse de várias cirurgias nos anos que se seguiram ao acidente. E esse não foi o único acontecimento que a deitou abaixo.

Wikimedia Commons

43. houve problemas no paraíso

Enquanto Greer se debatia com a sua nova lesão nas costas e outras dificuldades no cenário de Desejar-me , houve ainda mais turbulência nos bastidores. O marido, Richard, tornou-se petulante e mal-humorado, gozava com ela, dizendo-lhe que a sua carreira tinha acabado, e não lhe dava o espaço de que ela precisava para descansar e trabalhar.

A frustração dele com a necessidade de espaço dela levou a um confronto terrível.

Wikimedia Commons

44) O marido perdeu a paciência

Uma noite, durante as férias de Natal de 1946, a frustração de Richard atingiu um nível incontrolável. Exausta de um longo dia de filmagens, Greer foi para o seu camarim e fechou a porta. Richard bateu à porta, exigindo que a deixassem entrar e, quando ela não concordou, deitou a porta abaixo e "fez uma grande cena".

Afinal, Richard sentia-se frustrado com muitas coisas no seu casamento.

Picryl

45. o seu casamento fracassou

Greer e Richard divorciaram-se em 1947. Em última análise, havia dois problemas do ponto de vista de Richard. Primeiro, ele ainda estava a tentar estabelecer a sua carreira de ator e não lidava bem com o estrelato da mulher. Segundo, ele não se dava bem com a mãe de Greer, que vivia com eles. Mas para Greer, o marido era opcional; a mãe não era. Richard estava fora.

Wikimedia Commons

46. O casamento seguinte do seu ex mostrou um padrão

Depois de se divorciar de Greer, Richard casou com outra mulher. Muitos actores casam várias vezes, mas a sua nova mulher era suspeitamente parecida com Greer num aspeto importante Ela era mais velha do que o Richard e, não só isso, tinha sido a sua professora de arte substituta no liceu.

Richard tinha claramente um "tipo". Mas este casamento acabou por falhar também. E o que dizer de Greer?

Wikimedia Commons

47. quando se está no topo, só há um caminho a seguir

Greer continuou a aceitar papéis em filmes, mas nenhum deles se aproximou do sucesso do seu papel de Mrs. Miniver e, na década de 1950, o público estava a perder o interesse no tipo de papel que Greer tinha aperfeiçoado: as mulheres virtuosas e sofredoras a que a própria Greer se referia como "catedrais ambulantes".

O estúdio tinha-a transformado numa espécie de "typecast" e os seus papéis a partir dessa altura foram em grande parte esquecíveis. Mas a sua vida pessoal estava a melhorar.

Flickr

48. a terceira vez foi o encanto

Em 1949, Greer casou com o seu terceiro marido, Elijah E "Buddy" Fogelson, um milionário do petróleo do Texas, que ninguém teria escolhido como o par perfeito para a elegante rosa inglesa, mas que acabou por ser um casamento feito no céu.

Permaneceram juntos durante o resto das suas vidas e, uma vez casados, Greer dedicou mais tempo às suas várias casas luxuosas e a acções de caridade do que à representação.

Wikimedia Commons

49. ela deu a volta completa

Apesar de Greer se ter afastado da representação depois de se casar com Buddy, regressou às suas raízes de duas formas importantes: depois de um hiato de 20 anos nos palcos, assumiu o papel principal em Mame Tornou-se também cidadã americana, conseguindo finalmente a identidade americana na realidade que tinha fingido para A seta dourada audição quase 20 anos antes. Mas esta decisão teria uma consequência infeliz.

Getty Images

50. foi nomeada cavaleira mas não pode ser chamada de dama

Em 1984, Greer foi nomeada "Comandante honorária da Ordem do Império Britânico", um título completo de cavaleiro. A sua saúde estava a piorar nos seus últimos anos e ela não pôde participar na cerimónia em que a rainha a teria nomeado cavaleira pessoalmente. Foi certamente uma honra obter este reconhecimento, mas a forma habitual de se referir a uma mulher com um título de cavaleiro (no seu caso, como "Dame Greer Garson"), não erapossível - porque ela tinha renunciado à sua cidadania britânica.

Infelizmente, algo ainda pior estava reservado para ela.

Flickr

51. o seu Óscar teve um fim ardente

Na década de 1980, um incêndio na sua casa em Bel Air destruiu o Óscar de Melhor Atriz de Greer, atribuído em 1943. Na altura, não se encontrava em casa e teve de assistir às chamas no noticiário da televisão. Para alguém tão habituado a resolver os problemas com as suas próprias mãos, deve ter sido enlouquecedor ficar tão desamparado. Felizmente, a Academia enviou-lhe um Óscar de substituição para compensar a perda.

Flickr

52. ela deixou um legado de perseverança

Apesar dos seus muitos problemas de saúde, Greer Garson teve uma vida longa. Morreu de insuficiência cardíaca aos 91 anos de idade, deixando um legado impressionante. As suas alcunhas, "A Duquesa de Garson", devido à sua elegância, e "Garson de Carreira", devido à sua ambição, vão ao cerne do seu legado inspirador, mostrando o que a perseverança pode alcançar.

Shutterstock

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10