Com a sua beleza da velha Hollywood e a sua voz dourada, foi apenas uma questão de tempo até Asmahan se tornar uma cantora e atriz lendária. Como a maior diva do Médio Oriente, Asmahan cativou o público e viveu a vida em grande - apenas para morrer num misterioso acidente pouco depois do seu 26º aniversário. Apesar de não ter vivido muito tempo, a vida de Asmahan foi repleta de intriga e drama.Desde romances apaixonados até à sua vida secreta como espia, mais pessoas precisam de saber sobre Asmahan.

Asmahan Factos

1. o seu nome tem um significado desolador

Tal como muitos cantores famosos, Asmahan adoptou um nome artístico. Nascida em 1912, os pais deste ícone sensual chamaram originalmente à sua filha Amal al-Atrash. Quando traduzido para inglês, Amal significa "esperança". Os seus pais deram este nome à filha devido às circunstâncias sombrias do seu nascimento. Digamos assim: com tudo o que a família de Asmahan estava a passar, precisavam de toda a esperança quepoderia obter.

Wikipédia

2. a sua família era prestigiada

A vida de Asmahan foi extraordinária desde o início. Para além de ser uma princesa para o povo druso, o pai de Asmahan também provinha de combatentes que expulsaram os colonos franceses da Síria. Embora muitos admirassem a sua bravura, isso também significava que o pai de Asmahan tinha inimigos poderosos. Em 1922, os franceses atacaram a aldeia de Asmahan e destruíram a casa da família.

Temendo pela sua vida, a mãe de Asmahan abandonou o marido e fugiu com os filhos, na esperança de encontrar a paz, mas o destino tinha outros planos.

Wikimedia Commons

3. os inimigos perseguiram a sua família

No início, a mãe de Asmahan pensou que a vida na estrada não seria muito má. Infelizmente, estava enganada. Os franceses continuaram a perseguir a sua família e as condições adversas fizeram com que dois dos seus bebés morressem de subnutrição. Eventualmente, a família em luto estabeleceu-se no Egipto, onde a mãe de Asmahan fez malabarismos com trabalhos de lavandaria e costura. Há apenas alguns anos, tinham sido nobres de alto nível. Agora lutavam parapara fazer face às despesas.

Pikist

4. ela era um prodígio

Com a sua mãe sobrecarregada a servir de tábua de salvação da família, Asmahan e os seus irmãos suportaram anos de pobreza. Mas em breve a sua sorte mudou. Um rico empresário americano interveio para ajudar a família em dificuldades. Com os seus donativos, Asmahan e os seus irmãos começaram a perseguir a sua paixão pela música. Dado o imenso talento e a beleza requintada de Asmahan, era apenas uma questão de tempoantes de se tornar uma sensação.

Wikimedia Commons

Publicidade

5. ela era uma estrela adolescente

Depois de o famoso compositor Dawood Hosni ter ouvido Asmahan a cantar no seu quarto, começou imediatamente a trabalhar para fazer dela uma estrela. Em breve estava a atuar nos locais mais prestigiados do Egipto, apesar de ser apenas uma adolescente na altura. Aos catorze anos, foi cabeça de cartaz de uma atuação na famosa Ópera do Cairo, na qual cantou composições escritas pelo estimado Hosni e pelo seu irmão Farid.Em palco, a vida de Asmahan era perfeita. Fora do palco, nada podia estar mais longe da verdade.

Wikimedia Commons

6. ela lutou contra o patriarcado

Apesar de já ser uma estrela aos quinze anos, a mentalidade tradicional da sua família inibiu o potencial de Asmahan. Não importava a distância a que se encontravam de casa, os seus irmãos exigiam que ela casasse com alguém da sua comunidade na Síria, em vez de ficar no Cairo. Não suportavam que ela vivesse fora das ideias mais antigas de uma "mulher adequada".que a Asmahan iria abrir o seu próprio caminho, muito obrigado.

Shutterstock

7) Os seus irmãos tentaram controlá-la

Com os olhos postos no casamento, os irmãos de Asmahan fizeram com que o primo Hassan viajasse até ao Cairo e apresentaram-no à força à jovem Asmahan como pretendente. Para satisfação dos irmãos, Hassan ficou apaixonado por Asmahan logo que a conheceu e insistiu absolutamente que aceitaria a sua mão em casamento. No entanto, havia alguns sinais de alerta. Hassan já tinha sido casado... .cinco em alturas diferentes.

Shutterstock

8. ela era linda

É fácil perceber porque é que Hassan estava tão apaixonado por Asmahan. Mesmo desde tenra idade, era evidente: Asmahan era incrivelmente bonita. Tinha cabelo comprido e escuro, lábios cheios e uns olhos verdes que eram famosos por serem deslumbrantes. Como um dos pretendentes de Asmahan disse uma vez, eram "verdes como a cor do mar que terias de atravessar a caminho do paraíso".cedo aprendeu que a beleza não garantia a felicidade.

Wikipédia

9. ela era uma noiva adolescente

Asmahan sentiu-se demasiado encurralada pela sua família para rejeitar o casamento. De cabeça baixa, fez o derradeiro sacrifício. Pôs a sua carreira de musicista em suspenso, quando esta estava a começar a descolar. Asmahan regressou à Síria para estar com o seu novo marido, mas antes de iniciarem a sua viagem, fez algumas exigências lendárias...

Pixel máximo

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. ela tinha exigências

Para tirar o máximo partido do seu casamento, Asmahan exigiu que Hassan aceitasse três condições: primeiro, que ela nunca tivesse de usar o hijab; segundo, que o casal vivesse na capital da Síria, Damasco, e não no sul; e, finalmente, terceiro, que passassem os invernos no Cairo, onde Asmahan queria muito estar. Se ela ia ser uma noiva relutante, mais valia conseguiralgo de bom do negócio.

Shutterstock

Publicidade

11. ela ansiava pelo passado

Asmahan e Hassan tinham uma boa vida na Síria. Viviam numa casa confortável e, pouco tempo depois, Asmahan deu à luz a sua filha Kamellia. Adorava o seu bebé, mas, com o passar dos anos, Asmahan apercebeu-se de que estava a perder a sua juventude. Começou a sentir saudades da sua cidade adotiva, o Cairo, da vida que a cidade lhe proporcionava e da carreira musical que tinha iniciado. E por detrás de todas essas saudades estava umaproblema mais importante: o casamento de Asmahan e Hassan, sempre tenso, estava agora em terreno muito difícil.

Needpix

12. ela atingiu o seu ponto de rutura

O casamento de Asmahan e Hassan atingiu finalmente o seu ponto de rutura em 1939, quando o casal estava de férias em Gizé. Respirando o ar do Egipto, Asmahan separou-se do marido. Ao deixá-lo, declarou: "Estive ao teu lado pela independência e pela libertação, sim, mas fui criada para outro fim: a arte." Depois de largar o microfone, Asmahan manteve a sua posição. Mas os problemas já estavam à portaforma.

Shutterstock

13. ela foi raptada

O tempo que Asmahan passou no Cairo não durou muito. Quando se apercebeu, Hassan voltou a rastejar e exigiu que ela voltasse para ele e fosse novamente a sua noiva. Asmahan não queria fazer isso, mas sentiu que não podia realmente dizer não, especialmente quando o seu irmão ficou do lado de Hassan e quase obrigou Asmahan a regressar à Síria. Asmahan estava perturbada com a sua situação e um dia a sua miséria levou-aa um ato arrepiante.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

14. ela tentou acabar com tudo

Levada ao desespero, Asmahan tomou um frasco de comprimidos para dormir para tentar acabar com tudo, em vez de regressar ao seu casamento com Hassan na Síria.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

15. ela não conseguia encontrar a felicidade

Felizmente, um amigo encontrou o corpo inconsciente de Asmahan e conseguiu ajudá-la antes que fosse tarde demais. Durante a recuperação de Asmahan, começou a encontrar o seu lugar na Síria, mas o tapete foi-lhe novamente puxado. A mãe de Asmahan adoeceu no Cairo, o que levou Asmahan a regressar ao seu amado Egipto. Uma vez lá, sabia o que tinha de fazer.

Flickr, Nina R

16. ela se tornou uma estrela

Quando regressou ao Egipto, Asmahan dividiu o seu tempo entre duas actividades: cuidar da sua mãe e perseguir a fama como musicista. Evidentemente, o povo do Egipto sentiu a falta da sua cantora adolescente perdida. Asmahan lançou uma série de canções de sucesso e disparou para o super-estrelato. Chegou mesmo a rivalizar com a rainha da música árabe, a própria Umm Kulthum. Mas este sucesso não levou Asmahan à felicidade. Pelo contrário,ela virou para um caminho mais escuro.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

Publicidade

17. ela estava fora de controlo

Asmahan ganhou fama como uma festeira descontrolada, que adorava jogar, viver luxuosamente e divertir-se. Durante o tempo em que esteve no topo do mundo do entretenimento, Asmahan era capaz de beber mais do que qualquer homem ou mulher do Cairo. Vivia uma vida de luxo, mas as raízes da sua festa não estavam no prazer. Em vez disso, Asmahan vivia uma mentira.

Needpix

18. ela viveu uma mentira

Por fora, parecia que Asmahan tinha tudo. Ia constantemente a saraus de luxo e apostava somas avultadas em casas de jogo - mas, na verdade, a vida de Asmahan estava a ficar fora de controlo. Apesar de ser uma das cantoras e actrizes mais célebres do Cairo, vivia com pouco dinheiro. A verdade é que tinha um vício devastador no jogo. E o que não ia para os casinos ia paraA família de Asmahan, que lhe pedia dinheiro sempre que estava por perto, o que acontecia sempre.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

19. o Egipto tentou empurrá-la para fora

Durante o seu tempo no Egipto, o país aprovou novas leis para pressionar e controlar os estrangeiros dentro das fronteiras do país... ou, se desobedecessem, para os expulsar. Assim, Asmahan teve de lutar contra a ameaça de deportação durante muitos anos. Mas Asmahan era uma mulher inteligente. Sabia que, ao ficar no Egipto, se colocava em risco, por isso arranjou uma solução engenhosa.

Shutterstock

20. ela conheceu um novo homem

Asmahan vivia uma vida bastante escandalosa como rapariga de festas e cantora famosa. Por isso, porque não acrescentar uma divorciada mal-humorada à mistura? Depois de deixar o seu primeiro marido, Hassan, Asmahan rapidamente recuperou com um bom partido. Depois de filmar O triunfo da juventude, casou-se com o famoso realizador egípcio do filme, Ahmed Badrkhan, por amor e por motivos mais práticos: Asmahan sabia que, ao casar com um egípcio, poderia solidificar a sua posição no país. Infelizmente, o casal estava condenado a um fim sombrio.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

21) Desobedeceu à sua comunidade

No início, o segundo casamento de Asmahan ajudou-a a ficar e a construir a vida de que gostava no Egipto. Mas, com o passar do tempo, as coisas mudaram para pior. As raízes sírias de Asmahan voltaram a assombrá-la. Lembre-se de que Asmahan não era uma rapariga síria normal. Foi criada como uma princesa do povo druso - e essa comunidade proibia terminantemente as mulheres de casarem com estranhos.

Shutterstock

22. ela duelou com a rainha

Para piorar a situação, Asmahan tinha inimigos poderosos tanto na Síria e A rainha Nazli do Egipto, por exemplo, desprezava Asmahan. A invejosa governante incitava os funcionários egípcios a perseguirem pessoalmente a cantora o mais que pudessem e, idealmente, a expulsarem-na do país. Por que razão odiava tanto Asmahan? A resposta reside num triângulo amoroso apaixonado, mas proibido.

Wikipédia

Publicidade

23. ela teve amantes de alto nível

Segundo várias fontes, o amante da rainha desenvolveu uma paixão obsessiva por Asmahan. Um belo oficial de alta patente e mestre espadachim chamado Ahmed Hassanein Pasha apaixonou-se perdidamente por Asmahan... apesar de também estar envolvido com a rainha há quase uma década. Devido à profunda ligação entre Ahmed e Asmahan, a rainha furiosa atacou e tentou destruir a vida de Asmahan.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

24 - Os seus filmes eram controversos

Para além dos dramáticos envolvimentos de Asmahan com a Rainha do Egipto, ela ainda tinha uma carreira cinematográfica para promover. Infelizmente, tentar agradar tanto ao público sírio como ao egípcio revelou-se difícil, se não mesmo impossível. Por exemplo, os espectadores egípcios adoraram o papel de estreia de Asmahan no cinema. Mas a comunidade drusa? não sentiu o mesmo, e rapidamente o seu desagrado se transformoupara a violência pura e simples.

Shutterstock

25. a sua família detestava a sua carreira

A comunidade drusa detestou a entrada de Asmahan no cinema. Os seus próprios irmãos chegaram a achar que a sua nova carreira de atriz desonrava toda a família. Nessa altura, Asmahan pensou que as coisas não podiam piorar. Estava enganada. Quando o filme de estreia de Asmahan foi exibido pela primeira vez na Síria, um homem na plateia teve uma reação absolutamente arrepiante. Sacou da pistola e disparou contra o ecrã quando Asmahan apareceu.

Papel de parede Flare

26. teve um romance turbulento

No meio de todos estes escândalos e tensões, o segundo casamento de Asmahan começou a desmoronar-se. Em pouco tempo, ela e o marido, realizador de cinema, puseram oficialmente fim à relação. Com o fim desta relação, Asmahan marcou uma nova fase na sua controversa vida pessoal. Tinha apenas vinte e poucos anos e já era divorciada duas vezes.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

27. ela era uma patriota

Embora Asmahan preferisse viver no Egipto, o seu país de adoção, regressou à Síria em 1941, quando a Segunda Guerra Mundial começou a bater à porta do Médio Oriente. Viu que a sua pátria estava em dificuldades e, quando regressou, Asmahan dedicou-se ao "seu povo". Infelizmente, o seu destino viria a provar o velho ditado: "O caminho para o inferno está cheio de boas intenções".

Wikimedia Commons

28. ela lutou pelo controlo

Durante a sua estadia na Síria, Asmahan teve um encontro crucial com as forças britânicas. Enquanto a cantora conversava com agentes britânicos, um homem esforçou-se por convencê-la de que poderia ajudar a Síria ajudando os britânicos e, por sua vez, as Forças Aliadas. Na altura, a Alemanha estava a caminho de invadir a Síria. Os britânicos acreditavam que, se conseguissem conquistar a Síria antes da chegada da Alemanha, poderiamApós esta ação bem sucedida, os britânicos recrutaram Asmahan como espião.

Flickr

29. tornou-se uma agente secreta

Os britânicos encarregaram Asmahan de viajar para o sul da Síria e avisar a sua comunidade sobre a chegada das Forças Aliadas. Em vez de lutar, Asmahan exortou a comunidade drusa a fazer amizade com os franceses e os britânicos, explicando que trabalhar com os Aliados era muito melhor do que ser invadida pelo Eixo. No entanto, a missão de Asmahan não correu como planeado.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

30. ela foi traída

Se Asmahan conseguisse que a Síria aceitasse os soldados de infantaria franceses e ingleses, os franceses prometeram fazer com que valesse a pena. Disseram aos drusos que não ocupariam a Síria, mas que, depois de terminado o conflito, deixariam o país exatamente como estava: livre do domínio europeu. Surpresa, surpresa, quando chegou a altura, a França não cumpriu a sua promessa. E depois, ainda fizeram mais uma traição a Asmahan.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

31. ela procurou vingança

Quando Asmahan pediu aos Aliados que lhe pagassem pelo seu trabalho de espionagem, tanto os britânicos como os franceses recusaram. Com este último insulto, Asmahan tornou-se vingativa. Incomodada com a forma como os britânicos e os franceses trataram a sua pátria e abusaram da sua confiança, Asmahan decidiu entrar em contacto com os alemães. Dirigiu-se à Turquia, mas antes de conseguir contactar qualquer oficial das SS, foi rejeitada.Quando regressou à Síria, Asmahan não fazia ideia de que iria encontrar outro inimigo.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

32. a sua vida estava em perigo

Pouco depois de Asmahan ter sido agente secreta, enfrentou um grande perigo. Enquanto viajava por Beirute, sentiu uma bala a passar-lhe ao lado, falhando-a por escassos centímetros. Depois, o assaltante desconhecido voltou a atacar. Os travões do seu carro começaram a moer e a bloquear, quase fazendo com que o veículo capotasse e esmagasse Asmahan. Teve sorte em escapar com vida, mas mal sabia ela que, quando regressasse aNa Síria, ela encontraria outro tipo de perigo.

Pexels

33. rumores sombrios

Quem esteve por detrás dos atentados contra a vida de Asmahan? De acordo com algumas fontes, os alemães podem ter estado por detrás da bala perdida e da manipulação do carro. No âmbito das actividades de espionagem de Asmahan, ela capturou um jornalista americano e entregou-o aos britânicos... só para mais tarde descobrir que o homem era, na realidade, um agente duplo dos alemães. Os alemães atacaram Asmahan como vingança?O facto de ter sobrevivido a estas tentativas de assassinato não significou o fim do drama pessoal de Asmahan.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

34. o seu ex perseguia-a

Quando Asmahan regressou à Síria, o seu ex-marido saiu da toca e tentou imediatamente reconquistá-la. Embora já tivesse voltado a casar com outra pessoa, Hassan não conseguiu esquecer Asmahan e fez tudo o que pôde para voltar a casar com ela, mesmo contrariando os costumes dos drusos. É que os drusos proibiam mesmo o recasamento. No entanto, quando se tratava da cantora bad girl da religião, fizeram umaComo forma de afastar Asmahan da sua vida "pecaminosa" no mundo do entretenimento, o clã encorajou-a a "reconciliar-se" com Hassan. Chocante: a reunião não correu bem.

Getty Images

35. surgiu um padrão perturbador

Asmahan voltou a juntar-se a Hassan durante a Segunda Guerra Mundial, mas desde o início que o seu romance reacendido parecia amaldiçoado. Depois de ter tentado suicidar-se uma vez durante o seu primeiro casamento, Asmahan repetiu o seu gesto trágico. Tentou novamente suicidar-se pouco depois de se reconciliar com Hassan, em 1941. Felizmente, a sua criada interveio no momento crucial e impediu Asmahan de pôr fim a tudo.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

36. ela seguiu o seu sonho

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Asmahan decidiu regressar ao Cairo e deixar Hassan para trás. Tal como no seu último casamento, Asmahan abandonou Hassan para poder seguir uma carreira no mundo do espetáculo. No entanto, antes de poder voltar a entrar no Egipto, Asmahan teve de lidar com uma pequena burocracia. De acordo com algumas fontes, ela passou a fronteira com um plano escandaloso.

Pixabay

37. Ela era uma Femme Fatale

Pouco antes de reentrar no Egipto, Asmahan chocou o Médio Oriente com o seu controverso casamento com Fayed Mohammed Fayed. Para tornar as coisas ainda mais escandalosas, o casal recém-casado durou um total de 10 dias, o que deu origem a rumores sobre a razão pela qual Asmahan disse "sim" em primeiro lugar. Os estudiosos modernos postularam que ela subiu ao altar com Fayed simplesmente para poder reentrar no seu amadoEgipto. E essa não é a única parte complicada do casamento.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

38) O seu último casamento foi dramático

Imediatamente após se divorciar de Fayed e regressar ao Egipto, Asmahan fez algo que nunca tinha feito antes: encontrou o verdadeiro amor. Enquanto filmava o seu segundo filme, apropriadamente intitulado Paixão e vingança, Os amigos do casal concordavam que Asmahan e o seu novo marido estavam sinceramente apaixonados, mas também diziam que a sua paixão se manifestava frequentemente em dramas incontroláveis e brigas desenfreadas.

PxAqui

39. tiveram brigas violentas

As brigas não eram novidade para o casal, mas uma discussão fez com que a relação sofresse uma reviravolta grave. Ao saber que Asmahan estava de novo em contacto com um dos seus ex (o amante da Rainha, lembram-se dele?), Salim teve um esgotamento. Sacou de um revólver, mas em vez de o apontar a Asmahan, virou-o contra si próprio e disparou contra o seu próprio corpo. Ainda bem que Asmahan estava lá para ver este ato perturbador,O marido recuperou no hospital durante um longo período de tempo, mas enquanto descansava, Asmahan entrou em terreno perigoso.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

40. um acidente mudou tudo

Enquanto o marido de Asmahan ainda estava no hospital a recuperar dos ferimentos, Asmahan saiu para rondar a cidade. No entanto, olhando para trás, talvez devesse ter ficado simplesmente ao lado dele. Na noite quente de verão de 14 de julho de 1944, enquanto passeava de carro com um amigo, o condutor do carro perdeu o controlo e bateu com o veículo num canal na berma da estrada.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

41. teve um fim trágico

O carro em que Asmahan se encontrava era um veículo de duas portas, o que significa que ela e a amiga iam atrás, enquanto o condutor era o único com acesso imediato às portas. Como se tratava de um acidente grave, o condutor teve de fazer um esforço para salvar a vida das mulheres. Só havia um problema: em vez de pedir ajuda, o condutor simplesmente fugiu. Com este abandono, Asmahan afogou-se tragicamente no canal.

A sua morte marcou a perda de uma grande estrela e o início de um mistério de longa data: o triste fim de Asmahan terá sido causado por um ato criminoso?

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

42. havia rumores obscuros

Após a morte chocante de Asmahan, surgiram rumores obscuros sobre se o acidente teria sido realmente um acidente. Segundo algumas fontes, o condutor não "perdeu o controlo" do carro. Em vez disso, trancou as portas traseiras, prendendo Asmahan e a sua companheira, e depois saltou do veículo quando o carro se despenhou na água.ato vicioso?

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

43. Uma diva rival pode tê-la tramado

No início, a principal suspeita era a diva rival de Asmahan, Umm Kulthum. De acordo com algumas fontes, Kulthum receava que a estrela em ascensão de Asmahan eclipsasse a sua própria fama. Terá ela eliminado impiedosamente a sua concorrente? Outro rumor proeminente rodeava a Rainha Nazli, que odiava Asmahan por lhe ter roubado o seu amante. Nunca saberemos se alguma das duas mulheres cometeu o ato - e ambas estão longe de ser as únicas suspeitas.

Wikimedia Commons

44 A sua família fez ameaças

A própria família de Asmahan tinha um historial de tentativas de prejudicar a sua filha rebelde. Durante o quarto casamento de Asmahan, a comunidade drusa sentiu que Asmahan os envergonhava por viver uma vida que não aprovavam. Aparentemente, a sua raiva chegou a um ponto de rutura. Uma vez ameaçaram a vida de Asmahan e até contrataram alguém para a matar. Poderiam tê-lo feito novamente?

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

45. o seu acidente foi político?

Havia uma grande suspeita de que os britânicos ou os alemães estivessem por detrás do acidente de Asmahan. Estas forças podem tê-la eliminado devido à forma como ela colocou as facções em conflito umas contra as outras durante a Segunda Guerra Mundial. Embora esta opção faça mais sentido do que a de Umm Kulthum, que tinha uma imagem limpa e nunca foi descrita como uma pessoa violenta, há ainda mais um suspeito - e é o maisperturbador de todos.

Needpix

46. o mistério continua a viver

As pessoas perguntam-se se o amor verdadeiro de Asmahan estará por detrás da sua morte. Afinal de contas, o seu quarto marido, Ahmad Salim, tinha um lado violento e estava constantemente a discutir com Asmahan. Poderá ele ter orquestrado um golpe a partir da sua cama de hospital? Se foram os alemães, os britânicos, uma diva rival, a sua própria família, o seu marido ou simplesmente azar, provavelmente nunca saberemosexatamente o que aconteceu com Asmahan.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

47. ela era demasiado jovem

Asmahan viveu uma vida selvagem e experimentou uma quantidade incrível de altos e baixos. No entanto, ela ainda era muito jovem quando faleceu. A sua idade não é exatamente conhecida, porque houve várias datas de nascimento, mas ela não tinha mais de 32 anos na data do seu trágico acidente de carro. Muitos meios de comunicação social referem que a sua idade final foi de apenas 26 anos. Em qualquer caso, Asmahan deixou certamente o mundo demasiadoem breve.

Shutterstock

48. ela teve uma premonição sinistra

Antes de se despenhar no canal, uma amiga recordou que Asmahan lhe tinha dito uma vez que o som do canal, que era operado por uma grande bomba de vapor industrial, a fazia sentir-se desconfortável com a sua própria vida: "Sempre que ouço este som, sinto que a morte está iminente".

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

49. a sua vida está estranhamente terminada em livros

A morte de Asmahan tem um sentido de destino muito marcante. É que, enquanto a mãe estava grávida de Asmahan, as marés da história estavam a mudar. O Império Otomano estava a dar os últimos passos e o pai de Asmahan sabia que tinha de tirar a família de lá antes que o Império se desmoronasse. Durante a viagem da família pelo Mar Mediterrâneo, a mãe deu à luz Asmahan. Como muitos dos seus biógrafos notaram,Asmahan entrava e saía do mundo rodeado de água.

Pixnio

50. ela ainda é um mistério

O público via Asmahan como o casamento perfeito entre o Oriente e o Ocidente. A natureza abençoou-a com uma beleza oriental e ela exibiu-se com uma atitude ocidental - ou, pelo menos, foi assim que os meios de comunicação a retrataram. Ao longo dos anos, Asmahan foi retratada como uma víbora devoradora de homens, uma cantora angelical, uma mulher vitimizada, uma agente dupla astuta e muito mais. Qual destas personagens era ela, se é que existia alguma? O que sabemosé que, apesar de tudo, Asmahan adorava cantar. Pode ouvir a sua incrível voz aqui.

Asmahan (2008), Cidade Egípcia de Produção dos Media

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8