É seguro dizer que John Belushi foi uma das primeiras grandes estrelas a emergir do Saturday Night Live É claro que, tal como acontece com muitos comediantes, a vida nem sempre foi feliz para Belushi e a sua vida pessoal atribulada levou-o por caminhos tortuosos que acabaram em tragédia. Ainda assim, não podemos esquecer o seu legado.

1. ele era um rapaz do centro-oeste

Belushi nasceu a 24 de janeiro de 1949 e foi criado em Wheaton, Illinois, que fica a poucos quilómetros de Chicago.

Getty Images

Belushi não só foi o capitão da equipa de futebol quando frequentou a Wheaton Central High School, como também foi eleito o rei do baile.

Wikimedia Commons

3. ele fazia parte de uma dupla lendária

O parceiro constante de Belushi na comédia foi, sem dúvida, Dan Aykroyd. Os dois tornaram-se estrelas juntos em Saturday Night Live e viriam a participar em vários filmes juntos, incluindo o seu maior êxito Os Irmãos Blues .

Wikimedia Commons

4. ele era um garoto de praia

Uma das colaborações mais bizarras em que Belushi e Dan Aykroyd trabalharam foi um especial de televisão centrado nos Beach Boys. Os pormenores são estranhos. Belushi e Aykroyd não só apareceram como agentes da polícia em The Beach Boys: It's OK Em vez disso, foram também creditados como co-escritores do especial devido aos sketches de comédia filmados para a produção.

The Beach Boys: It

Publicidade

5. ele é uma verdadeira estrela

Em 2004, Belushi recebeu uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood. Os interessados em encontrá-la devem dirigir-se ao número 6355 de Hollywood Boulevard.

Getty Images

6. ele tinha uma namorada no liceu

Belushi estava na Wheaton Community High School quando conheceu uma jovem chamada Judith Jacklin. Jacklin e Belushi casar-se-iam em 1976 e assim permaneceram até ao falecimento de Belushi.

Getty Images

7. teve uma grande oportunidade

A primeira aventura de Belushi na comédia foi The West Compass Trio. Era um encontro com o destino. Em 1971, a atuação da trupe chamou a atenção de Bernard Sahlins. Caso não saiba quem é, Sahlins fundou o espetáculo de comédia de improviso The Second City, fundado em Chicago, e pediu a Belushi que se juntasse a ele, onde Belushi se tornaria amigo de Harold Ramis e Brian Doyle-Murray .

Flickr

8. ele não recebeu prémios de amor

Apesar da sua popularidade na SNL como ator, o único Emmy que Belushi ganhou foi como co-escritor do programa.

Shutterstock

9. improvisou o seu momento mais famoso

Belushi era tão talentoso que chegou a improvisar algumas das cenas mais memoráveis do filme. Casa dos Animais A viagem de Blutarsky pela cafetaria não foi planeada, tal como a sua cena "Sou uma borbulha!", para grande horror dos seus desprevenidos colegas.

National Lampoon

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. teve de trabalhar para ter sucesso

SNL O fundador e produtor Lorne Michaels estava muito hesitante em incluir Belushi na sua lista original de comediantes, apesar de ele ter vindo com uma recomendação da sua estrela, Chevy Chase. Só depois de uma audição presencial é que Michaels cedeu e deu a Belushi o seu lugar.

Getty Images

Publicidade

11. ele quase nunca se tornou uma estrela

Como se persuadir Lorne Michaels através de uma audição não fosse suficiente, outro obstáculo atingiu o estrelato de Belushi. O próprio Belushi teve de ser persuadido a fazer uma audição para SNL Belushi não era fã de televisão e só concordou em fazer um teste para o programa de comédia a pedido do escritor Michael O'Donoghue. Só podemos imaginar quantas vezes Belushi agradeceu mais tarde a O'Donoghue por essa persuasão!

Saturday Night Live, NBC

12. ele teve uma estrela convidada famosa

Para além da sua escrita e comédia física, Belushi também era famoso pelos seus talentos musicais, como qualquer pessoa que tenha visto Os Irmãos Blues Durante o seu tempo no SNL Em 1976, Belushi interpretou um pastiche do cantor inglês Joe Cocker, e o próprio Cocker mostrou o seu sentido de humor ao juntar-se a Belushi no palco.

Wikimedia Commons

13. ele teve um desastre no set

No mesmo ano em que Casa dos Animais Belushi também participou no filme cómico Western Indo para o Sul Infelizmente para Belushi, ele não se divertiu muito no filme, afirmando mais tarde que Nicholson o tratou mal. Mas ainda há mais. Bizarramente, a sua outra co-estrela, Christopher Lloyd, nomeou o filme como o seu favorito. Será que Belushi e Lloyd fizeram o mesmo filme?

Ir

14. teve um triunfo colossal

A comédia universitária de Belushi Casa dos Animais lançou o "género grosseiro", que ainda hoje existe e que veio a incluir filmes como Há qualquer coisa na Maria e Torta Americana E não só, Casa dos Animais continua a ser uma das comédias americanas mais lucrativas de sempre.

National Lampoon

15. trocou de lugar com a sua co-estrela

Belushi ganhou a reputação de interpretar personagens barulhentas e desagradáveis, enquanto o seu colega Dan Aykroyd desempenhava frequentemente o papel de homem honesto em relação à personagem de Belushi, o que mudou quando chegaram ao seu último filme juntos, Vizinhos Para surpresa (e frustração) do seu realizador, Belushi e Aykroyd decidiram trocar os seus papéis para dar um pouco de diversidade à sua atuação. Ver Vizinhos e decidir por si próprio se eles tinham razão.

Vizinhos (1981), Columbia Pictures

16. ele quase teve um papel icónico

Belushi foi o ator original que Dan Aykroyd tinha em mente para interpretar o Dr. Venkman em Os Caça-Fantasmas. No entanto, devido ao falecimento de Belushi, o papel foi atribuído a Bill Murray. Murray, Aykroyd e Belushi tinham todos participado em SNL ao mesmo tempo.

Ghostbusters (1984), Columbia Pictures

Publicidade

17. era um bom juiz de carácter

Belushi utilizava alegadamente uma estratégia interessante para ler a natureza das pessoas que o rodeavam. Sempre que as encontrava pela primeira vez, Belushi pedia-lhes 20 dólares emprestados. As reacções delas à sua pergunta davam-lhe uma ideia do seu carácter.

Shutterstock

18. era generoso até à exaustão

Antes de julgarem Belushi com demasiada severidade por este estratagema de pedir dinheiro emprestado, notemos que o próprio Belushi era conhecido pela sua generosidade quando se tratava de emprestar dinheiro. Isto conduziu a uma situação delicada. O seu gestor de negócios chegou mesmo a pedir a todos os amigos e familiares de Belushi que pagassem os seus empréstimos. Contra os seus próprios interesses pessoais, Belushi recusou-se a insistir no assunto e a poupar tostões.

Getty Images

19. Ele valia dois Dan Aykroyds

Talvez porque Belushi já tinha feito a comédia de sucesso Casa dos Animais Belushi recebeu o dobro do valor pelo seu papel em Os Irmãos Blues como a sua co-estrela, Dan Aykroyd.

Shutterstock

20. Ele ia ser o oposto de Steve Martin

Antes do falecimento de Belushi, ele e o seu colega Dan Aykroyd estavam prontos para atuar em Três Amigos Se tivessem podido fazer o filme, segundo Martin na altura, o filme teria sido "The Three Caballeros".

Getty Images

21. Havia um filme que ele detestava

Em 1979, Belushi protagonizou o drama Velhos namorados Apesar da admiração de Shire por Belushi, ele não gostou de trabalhar no filme. De facto, ficou tão desapontado com o filme que nem sequer o foi ver quando estreou. Embora a sua mulher tenha regressado da projeção de Velhos namorados com elogios ao seu papel, Belushi continuaria a morrer sem o ter visto.

Getty Images

22. a sua memória continua viva

Os actores Eric Siegel e Michael Chiklis interpretaram Belushi em filmes; em Gilda Radner: É sempre alguma coisa e Com fio, respetivamente.

Wired (1989), Taurus Entertainment

Publicidade

23. ele morreu demasiado jovem

Em 5 de março de 1982, o treinador e guarda-costas de Belushi encontraram o seu corpo frio no seu quarto no Chateau Marmont. O ícone cómico tinha sucumbido a uma dose fatal de uma injeção de "speedball".

Flickr

24 - Ele quase deu uma reviravolta dramática

Numa das escolhas de casting mais bizarras de que já ouvimos falar, Belushi foi alegadamente escolhido para o épico de gangsters Era uma vez na América No entanto, o falecimento prematuro de Belushi levou a que James Woods ficasse com o seu papel.

Getty Images

25. ele era o número um

Todos nós temos as nossas opiniões sobre quem foi mais engraçado no SNL. Em 2015, nada menos que a publicação Rolling Stone tentaram fazer uma lista definitiva e classificaram todos os que, até à data, tinham sido membros do elenco de SNL . Os resultados surpreenderam algumas pessoas. Belushi ficou em primeiro lugar, acima de todos os outros. E caso se esteja a perguntar quem Rolling Stone escolheu como último, essa "honra" vai para Robert Downey Jr.!

Flickr

26. vingou-se de um realizador famoso

Apesar de ser realizado por Steven Spielberg e de ser protagonizado por uma série de actores talentosos (incluindo Belushi), a comédia de guerra 1941 Alegadamente, Belushi usou mais tarde uma t-shirt que dizia: "Steven Spielberg 1946-1941." Podemos assumir que também trouxe um microfone para largar sempre que alguém lia a sua t-shirt.

1941 (1979), Universal Pictures

27. ele tinha um ídolo estranho

Em 2006, o amigo e colaborador frequente de Belushi, Harold Ramis, foi o anfitrião de um episódio de No cinema Durante esse episódio, Ramis confidenciou que uma das maiores ambições de Belushi na sua vida era interpretar o compositor alemão Ludwig Van Beethoven num filme. Antes de zombar muito alto, lembre-se que Belushi tinha feito uma paródia famosa de Beethoven em SNL como um dos seus actos de assinatura, pelo que a ideia não é tão estranha como se poderia pensar.

Saturday Night Live, NBC

28. está envolvido numa estranha coincidência

Belushi era um dos ídolos do comediante Chris Farley, que também era famoso pela sua comédia física, apesar do seu físico obeso, bem como pelo seu sucesso na série SNL. Tragicamente, viria a morrer de overdose com a mesma idade que Belushi tinha quando morreu.

Getty Images

29) Ele tinha um projeto amaldiçoado

Uma outra coisa que Belushi partilha com Chris Farley é o facto de ambos terem sido convidados para o papel principal de um projeto cinematográfico intitulado Atuk O filme seguiria um inuit do Alasca que viajaria para Nova Iorque numa história louca de peixe fora de água. No entanto, o filme nunca foi realizado; num padrão bastante sinistro, muitos dos actores que pensaram em protagonizar o filme passaram à história.

Shutterstock

30. teve um último encontro

Duas das últimas pessoas a verem Belushi vivo foram os actores Robin De Niro e Robin Williams. Williams era próximo de Belushi e, apesar de o seu consumo de substâncias nunca ter estado ao nível do de Belushi, Williams deixou de as consumir após a overdose de Belushi.

Getty Images

31) Na sua lápide falta um pormenor importante

O túmulo de Belushi fica em Massachusetts, mas não contém o seu nome. Há apenas uma lápide que diz: "Posso ter partido, mas o Rock and Roll continua vivo." Para enfatizar ainda mais este ponto, uma caveira e ossos cruzados também estão na lápide.

Pxfuel

32. houve uma cruel ironia na sua morte

Belushi foi o primeiro dos seus SNL Num caso de trágica ironia, Belushi tinha uma vez protagonizado um sketch no SNL onde se apresentou como o último sobrevivente, visitando as campas dos seus antigos colegas.

Saturday Night Live, NBC

33. a sua mulher prestou-lhe uma homenagem de partir o coração

A viúva de Belushi, Judith, acabou por voltar a casar, mas continuou a trabalhar para cimentar o legado de Belushi. Em 2005, lançou uma série de entrevistas e fotografias para esclarecer a vida de Belushi. O livro foi apropriadamente intitulado Belushi: Uma Biografia.

Flickr

34. os seus amigos sentiram muito a sua falta

Belushi, juntamente com Dan Aykroyd, ia aparecer nos Óscares da Academia de 1982 e apresentar o Óscar de Melhores Efeitos Visuais, mas a morte inesperada de Belushi arruinou esses planos. Em vez disso, Aykroyd apresentou o prémio sozinho, e o seu discurso foi de encher o peito de lágrimas. Não deixou de comentar: "O meu parceiro teria adorado estar aqui esta noite para entregar este prémio, uma vez que ele próprio era um pouco um Efeito Visual." Sem dúvida que Belushi teria apreciado isso.

Getty Images

35. ele era um amigo leal

Quando ele e Dan Aykroyd deixaram SNL em 1979, Belushi queria construir uma carreira cinematográfica para si próprio. Curiosamente, entre 1979 e o seu falecimento, Belushi só fez um filme sem Aykroyd. Foi a comédia romântica Continental Divide.

Continental Divide (1981), Universal Pictures

36. ele era uma estrela em fuga

As festas e os vícios de Belushi foram especialmente problemáticos para a produção de Os Irmãos Blues Como resultado, Belushi desaparecia frequentemente das produções com conhecidos, levando a que a sua co-estrela Dan Aykroyd saísse, o encontrasse e o arrastasse de volta para o local onde estavam a filmar.

Flickr

37 - Quase se salvou a si próprio

Poderá estar a perguntar-se se alguma vez houve uma solução para os desvarios de Belushi durante a rodagem de um filme. O Blues Brothers o realizador John Landis já o tinha feito anos antes com Casa dos Animais Consciente da reputação de Belushi na altura, Landis manteve a estrela do filme da fraternidade universitária numa casa nos subúrbios, longe da produção e da tentação. Funcionou... pelo menos durante algum tempo.

Getty Images

38. Ele quase se envolveu numa luta de punhos na faculdade

Por mais brilhante que tenha sido esta estratégia para manter Belushi sob controlo, o Casa dos Animais A produção não precisou da ajuda de Belushi para que as festas malucas ficassem fora de controlo. Num incidente, Belushi chegou ao estúdio e descobriu que, na noite anterior, o resto dos seus colegas de elenco tinham entrado numa festa de uma fraternidade universitária local. Os rapazes da faculdade, surpreendentemente, não gostaram que os actores usassem o método para os seus papéis e começou uma luta que provocou nódoas negras e olhos negros.

Needpix

39. Ele tinha um lado mais perturbador do que as pessoas sabem

Um dos aspectos mais negativos da personagem de Belushi surgiu no cenário de Saturday Night Live. Belushi tinha uma opinião extremamente horrível. Acreditava que as mulheres não tinham piada e tentou ativamente fazer com que as escritoras fossem despedidas do programa, para além de insultar abertamente as apresentadoras do programa quando estas mal podiam ser ouvidas.

SNL A ex-aluna Jane Curtin falou publicamente sobre o facto de Belushi sabotar os esquetes que as escritoras escreviam.

Saturday Night Live, NBC

40. Uma mulher admitiu tê-lo matado

Após o falecimento de Belushi, a roqueira e negociante canadiana Cathy Smith admitiu Esta admissão levou a acusações e os tribunais acabaram por condená-la por "homicídio involuntário". Smith cumpriu 15 meses na California Institution for Women.

Getty Images

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15