Houve muitas estrelas autodestrutivas em Hollywood, mas poucas se equipararam a John Barrymore. Era um talento consumado, adorado por aqueles que o conheciam e por muitos fãs - mas, infelizmente, toda a admiração e sucesso do mundo não conseguiram desviar Barrymore do seu caminho sombrio.John Barrymore.

1. ele nasceu numa dinastia

O destino de Barrymore estava traçado para ele desde o momento em que veio ao mundo. Considere estes dois factores: os seus pais provinham de duas famílias de actores proeminentes, os Drews e os Barrymores, com carreiras em palco que remontam aos seus bisavós. Além disso, nasceu a 14 de fevereiro - o nascimento no Dia dos Namorados, prenunciando o seu futuro estatuto de galã.

No entanto, nenhum presságio precoce poderia prever a sua eventual queda.

Wikimedia Commons

2. ele estava sempre a meter-se em sarilhos

Infelizmente, a mesma dinâmica familiar que preparou Barrymore para o sucesso também contribuiu para uma infância tumultuosa. Os seus pais estavam constantemente em digressão e, após uma dessas digressões, simplesmente deixaram John e os seus irmãos com outra atriz que conheciam. Já mencionei que ela era também a amante do seu pai? Toda esta agitação teve um efeito desastroso em John e ele começou a agir mal na escola.

Várias escolas expulsaram-no - mas isso não era nada comparado com a catástrofe que se avizinhava.

Getty Images

3. os seus pais estavam ausentes

Quando John Barrymore tinha apenas 11 anos de idade, sofreu uma tragédia desoladora. Nesse ano, a sua mãe morreu de tuberculose. Mas como é que se pode chorar devidamente a perda de algo que nunca se teve? Devido à carreira dela e aos seus problemas na escola, John já tinha passado mais tempo longe da mãe do que com ela.

As coisas não eram muito melhores do lado paterno, pois o seu pai raramente via John e os seus irmãos. Como se pode imaginar, toda esta agitação e alienação levaram o jovem Barrymore por um caminho perigoso quando se tornou adolescente...

Wikimedia Commons, Napoleon Sarony

4. ele apanhou um problema

Então, que tipo de problemas é que John Barrymore arranjou na sua adolescência? A rebeldia adolescente de Barrymore assumiu uma forma escandalosa. Quando tinha apenas 15 anos, foi expulso da escola depois de ter sido apanhado a visitar uma "casa nocturna". Ou, pelo menos, é assim que conta uma versão da história. Um dos biógrafos de Barrymore afirma que foi expulso por beber - mas esta está longe de ser uma história engraçada de travessuras adolescentes.

Foi, na verdade, o início de um terrível problema de alcoolismo que iria atormentar Barrymore para o resto da sua vida - e as coisas estavam prestes a piorar.

Wikimedia Commons

Publicidade

5. ele tinha um segredo picante

Depois de ter sido expulso de Georgetown, Barrymore passou a ter mais tempo para passar em casa. Se está a imaginar uma época idílica em que ele conseguiu relacionar-se com o seu pai e a sua nova madrasta, pense melhor... porque o Barrymore estava a esconder um segredo incrivelmente perverso Na verdade, ele estava a ter um caso com a nova mulher do pai, Mamie Floyd - e os pormenores eram absolutamente chocantes.

Wikipédia

6) Sofreu as consequências

O caso de John Barrymore com a sua madrasta foi atrevido, é certo - afinal de contas, há todo um canto da Internet dedicado a esse tipo de coisas - mas também foi incrivelmente prejudicial. Lidar com o facto de o seu primeiro encontro íntimo ter ocorrido com a mulher do seu pai deixou Barrymore com um trauma para toda a vida e afectou diretamente todos os seus relacionamentos românticos posteriores.

Isto para não falar da culpa que sentia por isso - e do facto de ter ocorrido durante um dos períodos mais difíceis da sua vida.

Flickr, Kristine

7. perdeu a mulher que o criou

Embora o pai de John não tivesse sido exatamente uma presença constante na sua vida, havia outra pessoa que o tinha sido - a sua avó materna, Louisa Lane Drew. Ela adoeceu no mesmo ano em que Barrymore estava a ter o seu caso com a madrasta. Passar tempo com ela era um alívio do tumulto da sua vida quotidiana, mas ela não podia aguentar para sempre. Quando ela morreu, John estava no quarto e algo nele se quebrou.

Como disse o seu irmão mais velho, Lionel, "nunca mais se sentiu seguro depois disso". Sem ela, estava à deriva - e agora tinha de procurar algo a que se agarrar.

Wikipédia

8. reencontrou o seu pai

Barrymore não tinha qualquer interesse em ingressar na profissão de ator, como tantos outros membros da família, e quando foi para Inglaterra para terminar a escola, estudou literatura e arte. Após a licenciatura, quando encontrou trabalho como artista em Nova Iorque, o seu pai abordou-o com uma oferta inesperada: o Barrymore mais velho queria que John participasse numa peça com ele.

John concordou - mas não fazia ideia no que se estava a meter.

Wikipédia

9. ele perdeu o controlo

A experiência de actuarem juntos aproximou John Barrymore e o seu pai Maurice mais do que nunca. Mas quando John finalmente se estabeleceu na relação afectuosa que sempre desejou com o seu pai, um incidente horrível veio pôr tudo em causa. Uma noite, em 1901, Maurice começou a agir de forma errática no palco e começou a fazer um discurso antissemita repugnante em frente ao público chocado.

John não sabia o que fazer - mas o seu pesadelo estava apenas a começar.

Wikipédia

Subscrever a nossa newsletter.

As histórias mais fascinantes e os segredos mais obscuros da história, entregues diariamente na sua caixa de correio eletrónico. Tornar a distração gratificante desde 2017.

10. ele tinha de se impor

Maurice estava imprevisível e cada vez mais paranoico. Enquanto os irmãos não sabiam o que fazer, João entrou em ação. Disse a Maurice que iam entrar juntos numa peça de teatro, mas depois levou-o para o Hospital Bellevue. O diagnóstico era terrível. Um caso de sífilis há muito não tratado tinha levado Maurice à loucura... e, nessa altura, não havia cura para a doença.

Getty Images

Publicidade

11. perdeu o seu pai

Por mais do que uma razão, esta sequência de acontecimentos deixou John absolutamente aterrorizado. Ainda assim, fez o que tinha de ser feito e obteve uma ordem judicial para internar o pai. Maurice nunca recuperou e faleceu numa instituição em Amityville, Long Island. John teve um breve momento positivo na sua relação com o pai antes de tudo se desmoronar, e a perda atingiu-o duramente.

Barrymore brincava muitas vezes que a "maldição da família" era a representação - mas quando pensava no que tinha acontecido ao seu pai, tinha de encarar o facto de que era muito mais sombrio do que isso.

Wikipédia

12. ele se apaixonou

Barrymore não gastou também muito tempo a preocupar-se com os seus problemas familiares, pois tinha uma distração muito séria. Tinha-se apaixonado pela primeira vez. Chamava-se Evelyn Nesbit, uma jovem e bela modelo. mas havia apenas um problema Não é bem a palavra "amante", porque a coerção era um fator importante, mas Nesbit já estava "com" um homem mais velho e rico.

No entanto, Barrymore não ia deixar que uma coisa dessas o detivesse.

Wikipédia

13. ela rejeitou-o

Barrymore tinha-se apaixonado muito por Nesbit e pensou que esse amor seria suficiente para os ajudar a ultrapassar o bizarro triângulo amoroso em que se encontravam. Infelizmente, a mãe de Nesbit deu prioridade à segurança financeira em detrimento do amor e, quando Barrymore a pediu em casamento, pressionou Evelyn a dizer não. Barrymore ficou destroçado - mas, como veremos, essa não seria a última vez que ouviria falar de Nesbit.

Wikimedia Commons

14. ele foi mandado embora

Barrymore continuava a trabalhar como ilustrador - até que um dia, o jornal para o qual trabalhava o despediu subitamente. O motivo foi um mau presságio para o futuro. Barrymore tinha aumentado o consumo de álcool e, consequentemente, o seu trabalho tinha sofrido. Finalmente, cedeu ao caminho que lhe tinha sido traçado. Não foi por paixão ou por um sentido de tradição.

Não, o John Barrymore, um dos maiores actores da história, entrou nisto porque estava falido.

Wikimedia Commons

15. Ele estava sempre a fazer asneiras

No entanto, entrar no mundo da representação com uma família famosa não era a mesma coisa que é agora. Barrymore teve dificuldade em encontrar o seu lugar, apesar do seu pedigree e dos seus excelentes mentores. Em parte, a culpa foi sua; o facto de Barrymore beber atrapalhou a sua carreira mais do que uma vez, levando à frustração de colegas e produtores.

Por fim, a situação tornou-se tão má que a irmã teve de intervir.

Getty Images

16. ela tentou pô-lo na ordem

Os irmãos mais velhos de John, Ethel e Lionel, já tinham tido a sua quota-parte de dificuldades enquanto construíam as suas carreiras, por isso, ver o irmão mais novo a meter-se desnecessariamente no seu próprio caminho era irritante. Por fim, Ethel arranjou um plano para pôr John no seu lugar. Ela convenceu os produtores da peça em que ele estava a participar a despedi-lo. João ficou chocado - mas fazia tudo parte do plano de Ethel. Na manhã seguinte, os produtores voltaram a contratá-lo. João ficou assustado... bem, pelo menos ficou durante algum tempo.

Wikimedia Commons

Publicidade

17. estava no meio de uma catástrofe

Pouco antes de falecer, o pai de John, Maurice Barrymore, teve um episódio em que gritou com Lionel e insistiu que São Francisco tinha sido "destruída pelo terramoto e pelo fogo". Um ano depois, enquanto John dormia na casa de um amigo em SF, a previsão bizarra do pai tornou-se realidade. O choque inicial do terramoto atirou John para o outro lado do quarto.

Barrymore acordou o seu anfitrião e foi verificar o seu quarto de hotel, que parecia estar bem, pelo que foi dormir uma sesta, mas o desastre estava apenas a começar.

Wikipédia

18. as coisas escalaram rapidamente

Um tremor de terra abalou o edifício, mas Barrymore ainda conseguiu adormecer, esperando que no dia seguinte pudesse continuar a sua viagem para a Austrália com uma companhia de teatro, como planeado. Quando acordou no dia seguinte, a cidade estava a arder. Barrymore escreveu à sua irmã Ethel, contando histórias de aventuras, ajudando as tropas a desobstruir as estradas e amigos a recuperar os seus pertences das suas casas em chamasSó havia um problema - nada disso era verdade.

Wikipédia

19) Ele estava a contar uma história de embalar

As histórias de Barrymore sobre os seus actos heróicos durante o terramoto e o incêndio de São Francisco em 1906 tornaram-se parte da sua lenda quando ficou famoso. mas ele estava a esconder um segredo obscuro. Barrymore esperava poder vender a sua história aos jornais de Nova Iorque, que estavam sedentos de notícias sobre a catástrofe. Por fim, desistiu de brincar aos correspondentes e viajou para a Austrália - e quando regressou, as coisas começaram realmente a mudar para John Barrymore.

Getty Images

20. eles afluíam a ele

À medida que Barrymore assumia mais papéis de destaque, também atraía a atenção das senhoras - de um certo tipo de senhoras. Era mais ou menos assim: uma atriz ou corista namorava ou era casada com um tipo rico e financeiro que as mantinha com diamantes e peles... mas, por outro lado, namorava com o bonito ator John Barrymore. Ele não podia sustentá-las como elas estavam habituadas, mas podiacertamente que os mantêm entretidos, se é que me entendem.

Repetiu este processo com mulher após mulher - até que apareceu uma que não precisava de um homem para lhe comprar nada.

Wikipédia

21. ele se apaixonou

John Barrymore tinha 27 anos e estava a ganhar fama como um titã dos palcos. Katherine Corri Harris tinha apenas 17 anos e estava a estrear-se na alta sociedade nova-iorquina. Tendo em conta a companhia que normalmente mantinha, não deveria fazer sentido - mas Barrymore ficou encantado por Katherine. O pai dela opôs-se ao casamento, mas Barry tinha um aliado inesperado do seu lado.

Wikipédia

22. tinham aliados poderosos

Barrymore não só tinha arrebatado Katherine, como também tinha encantado a sua mãe e Apesar das objecções do pai, o casal deu o nó em 1910. Mas rapidamente, após o turbilhão, os recém-casados enfrentaram uma dura realidade: apesar da riqueza da família, Barrymore teve de voltar a trabalhar para os sustentar.

Deixou a noiva e partiu de novo em digressão com um espetáculo. Durante o primeiro ano de casamento, Barrymore mal viu a sua nova mulher. Isto foi não um grande presságio para o resto do seu casamento...

Getty Images

Publicidade

23. ele tinha prioridades diferentes

Após o primeiro ano de casamento, A mulher de Barrymore, Katherine, fez uma constatação perturbadora. Não é que ela tenha ficado em segundo lugar na carreira dele, é que ela ficou em terceiro, depois de atuar e Ela tornou-se a sua co-protagonista em várias produções, na esperança de ultrapassar a distância entre eles. Infelizmente, foi um exercício de futilidade, mas antes de desistir, seguiu-o em mais uma nova aventura.

Getty Images

24. tornou-se uma estrela de cinema

Ambos os irmãos mais velhos de John fizeram a transição do palco para o cinema mudo e, com o seu sucesso, os estúdios vieram à sua procura. Para Barrymore, foi uma decisão fácil. As horas de trabalho eram muito melhores do que as longas produções em digressão e ele estava feliz por sacrificar as provações e tribulações da estrada por uma cama macia e o seu bar local.

É claro que o seu leito conjugal nem sempre esteve quente para ele...

Wikipédia

25. ela abandonou-o

John Barrymore bebia porque era infeliz, ou era infeliz porque bebia? Era uma questão com que a sua mulher Katherine tinha de lidar constantemente - até que, por fim, se tornou demasiado para ela. Esperava a felicidade conjugal, mas não estava a receber nada disso, pelo que começou a trair John, e e isso não é sequer a parte mais escandalosa.

Um dos seus amantes era o seu melhor amigo, James Montgomery Flagg, mas Flagg teve um rude despertar: acabou com ela quando se apercebeu que não era a sua única peça lateral.

Wikipédia

26 - Ele não lhe podia dar o que ela precisava

O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença - e, embora John Barrymore fosse incrivelmente ciumento, as suas reacções à infidelidade da mulher foram reveladoras. Embora tenha havido algumas pequenas demonstrações de ciúme, manteve-se sobretudo preocupado com os amigos e com a bebida. Especificamente, estava muito mais concentrado na sua recém-descoberta relação com o dramaturgo Edward Sheldon, que actuava como seu mentor.

Quando Barrymore e Sheldon viajaram para a Califórnia na esperança de que isso ajudasse a tratar a artrite de Sheldon, Katherine também foi, mas não estava lá para apanhar sol.

Wikipédia

27. ela deixou-o

Na verdade, Katherine tinha ido para a Califórnia para estabelecer residência lá, de modo a poder pedir o divórcio de John. As suas declarações ao juiz reflectem a apatia de Barrymore em relação à vida conjugal. Eventualmente, o juiz concedeu o divórcio a Katherine com base em abandono. No entanto, a história não ficou por aqui. Embora não funcionassem claramente como um casal, havia ainda muito respeito entre eles.

Apesar de Catarina ter voltado a casar duas vezes, quando adoeceu e faleceu dez anos mais tarde, foi João que esteve ao seu lado.

Picryl

28. ele ficou sério

O seu amigo e mentor Edward Sheldon viu nele potencial para ser ator dramático, mas Barrymore tinha dificuldade em encontrar papéis. Embora Barrymore tivesse muitas vezes tratado a sua profissão com arrogância, começou finalmente a levá-la mais a sério, graças ao encorajamento de Sheldon.pequena se meteu no caminho.

Getty Images

29. ele nunca chegou à frente

Se não fosse por uma coisa, a história de Barrymore poderia ter acabado muito mais curta e muito mais sombria. Quando os Estados Unidos aderiram à Primeira Guerra Mundial, Barrymore tentou alistar-se no exército, como muitos outros homens da sua idade. No entanto, rejeitaram-no porque tinha varizes. Barrymore começou então a ajudar no esforço de guerra à sua maneira, tendo um caso com uma mulher cujo marido estava destacado em França.

Mas, como veremos, o que parecia ser um acordo temporário depressa se tornou mais permanente.

Wikimedia Commons

30. ele se tornou uma estrela ainda maior

Nos anos que se seguiram à I Guerra Mundial, Barrymore fez algumas das melhores actuações da sua vida, com os críticos a elogiarem-no pelo seu trabalho em peças como Redenção e a adaptação cinematográfica de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, No seu lado estavam os seus campeões e fontes de apoio constante: os seus irmãos, Edward Sheldon e, talvez inesperadamente, a sua amante casada, Blanche Oelrichs.

O caso deles tinha-se transformado de apenas isso em algo muito mais sério...

Wikimedia Commons

31. ele esperou por ela

Quando o marido de Blanche Oelrichs regressou a casa, após o fim da I Guerra Mundial, ela contou-lhe a verdade sobre o que andava a fazer com John Barrymore. Ele fez-lhe um ultimato: queria que ela passasse seis meses sem ver Barrymore, e ela concordou. Barrymore ficou desiludido, mas estava disposto a esperar. Distraiu-se a sair com todas as jovens elegíveis de Nova Iorque, incluindo a estrela TallulahBankhead.

Mas durante esse tempo, ele continuou a escrever cartas ardentes a Oelrichs, expressando a sua paixão - e, bem, quando se sabe, sabe-se...

Getty Images

32. tornou-se demasiado para ele

Barrymore estava em pulgas. Tinha finalmente conquistado Oelrichs, que tinha pedido o divórcio ao marido. E, mesmo antes disso, tinha estado a trabalhar incansavelmente, aparecendo em peças quase todas as noites durante quase dois anos. Alguma coisa tinha de acontecer - e em 1920, Barrymore acabou por se zangar. Durante uma atuação na peça de Shakespeare Ricardo III Ele teve um colapso. Estava a sofrer um colapso nervoso total.

Wikimedia Commons

33. mudou o seu foco

O que aconteceu na noite em que Barrymore entrou em colapso tinha semelhanças assustadoras com o incidente que precedeu a institucionalização do seu pai. Barrymore seguiu as ordens do médico, tirando alguns meses de folga dos palcos - mas a sua vida pessoal não abrandou de todo. Quando descobriu que Oelrichs estava grávida, pediu-a em casamento e os dois deram o nó em agosto de 1921.

Infelizmente, a sua felicidade conjugal não estava destinada a durar...

Wikipédia

34 - Ele não sabia como ser pai

Em março de 1921, Blanche Barrymore deu à luz uma filha a que ela e John deram o nome de Diana. Era o seu terceiro filho e o primeiro de John. mas a sua reação foi arrepiante. Estava feliz, mas também não sabia o que fazer com ela. Tinha medo de pegar nela e não fazia ideia de como interagir com ela. Cerca de um mês após o nascimento, deu à sua mulher a guarda total de Diana, sentindo que ela era melhor cuidadora do que ele alguma vez poderia ser naquela altura da sua vida.

Getty Images

35. ela traiu-o...

A paternidade não era o único problema. O seu casamento com Blanche já estava a desmoronar-se. Fizeram uma viagem juntos à Europa nas férias, mas isso só piorou as coisas. Enquanto lá estavam, Blanche envolveu-se com outra pessoa. Quando chegou a altura de Barrymore filmar Sherlock Holmes, seguiram caminhos separados, na esperança de que a ausência pudesse tornar o coração mais afetuoso.

Bem, alerta de spoiler: não aconteceu.

Wikipédia

36. ...E ele traiu-me de volta

Depois de uma série de 101 espectáculos de Hamlet O seu próximo papel no cinema foi contracenar com a atriz Mary Astor, e os dois começaram rapidamente um caso escaldante - mas havia um lado obscuro. Enquanto Barrymore tinha 40 anos, Astor tinha apenas 17. O pai dela deixava-a todas as tardes no seu hotel para "aulas de representação" - mas era óbvio que andavam a fazer muito maisdo que isso.

Wikipédia

37. finalmente desistiram

Uma visita guiada a Hamlet acabou por separar os dois amantes - e trouxe Barrymore de volta para a sua mulher afastada na Europa, onde ela estava a viver. Uma temporada de sucesso em Londres reuniu-os, mas quando acabou, foi todos Barrymore regressou aos Estados Unidos para cumprir um novo contrato com a Warner Bros. e repetir muitos dos mesmos erros que tinha cometido antes.

Getty Images

38. ele recuperou

Embora ele quisesse que Mary Astor participasse no seu próximo filme, o estúdio contratou uma atriz chamada Dolores Costello. Barrymore jurou: "Apaixonei-me por ela instantaneamente. Desta vez, sabia que tinha razão" - mas, claro, toda a gente que ele conhecia tinha ouvido falar que O pai de Costello não aprovava Barrymore, mas ele facilmente encantou a mãe dela. Mas isso teve um efeito colateral inesperado.

Wikipédia

39. ele destruiu a família dela

Há pessoas que são do tipo "três vezes e estás fora". Barrymore era mais do tipo "à terceira é de vez". Ele sabia que queria dar o nó com Costello e fazer dela a sua terceira mulher. Como já foi referido, os pais dela discordavam. e as consequências foram desastrosas. Apesar de Barrymore ter conseguido casar com Costello, os seus pais acabaram por se divorciar devido a um desentendimento. Não é um grande presságio, se me perguntarem...

Getty Images

40. criaram uma vida juntos

No entanto, Barrymore dedicou-se totalmente a este casamento, comprando uma grande propriedade para ele e Dolores. Era espaço mais do que suficiente para terem uma família, o que fizeram prontamente. Primeiro veio uma filha a quem deram o nome de Dolores, em homenagem à mãe dela. Depois veio um filho, a quem deram o nome de John. Acho que a única fonte de inspiração no quarto de cada vez era um espelho.

Wikipédia

41. ele não podia mais esconder isso

Enquanto muitos actores se debatiam durante a transição dos filmes mudos para os sonoros, John Barrymore tinha uma arma secreta: já tinha passado por anos de treino de voz e conseguiu facilmente dar o salto para os filmes falados. mas nos bastidores, ele estava a desmoronar-se. O consumo de álcool de Barrymore tinha piorado progressivamente todos os anos e, agora, as fissuras começavam a notar-se.

Getty Images

42. deteriorou-se fisicamente

As pessoas chamavam a John Barrymore "o Grande Perfil", devido à sua aparência esculpida e ao seu nariz romano. Chegou mesmo a ter a cara encostada ao cimento no exterior do Grauman's Chinese Theater, em vez das mãos! Mas com o passar dos anos e com as bebidas, Barrymore ganhou peso e a sua cara mudou. E, quanto mais ocupado ficava, mais evidente se tornava o seu problema...

Wikipédia

43. despediram-no

Em 1933, Barrymore participou numa série de cinco filmes para a MGM. O papel que os críticos mais elogiaram foi o de um ator alcoólico e acabado, se é que isso nos diz alguma coisa. No final, a MGM despediu-o, alegando que a Grande Depressão tinha esgotado os seus fundos. mas muitos suspeitavam que a verdade era muito mais sombria. As pessoas murmuravam que era porque ele estava a perder a cabeça.

Infelizmente, não foi preciso muito para confirmar as suas suspeitas.

Wikipédia

44. perderam a paciência com ele

Barrymore continuava a conseguir ser contratado, mas as suas dificuldades no estúdio desmentem os seus problemas pessoais. Tinha dificuldade em terminar as filmagens e esquecia-se frequentemente das suas falas. Os seus colegas e as equipas cerravam os dentes e aguentavam, mas de cada vez a paciência ia-se esgotando, até que finalmente explodiu na sua cara. A RKO deu-lhe alguns dias de folga depois de alguns incidentes, mas quando regressou continuava a não conseguire, por isso, substituíram-no.

Foi uma chamada de atenção para Barrymore - mas também o fez entrar numa espiral.

Wikimedia Commons

45. ele teve um colapso

Quando os produtores substituíram Barrymore no filme da RKO, o resultado foi devastador Barrymore teve um colapso mental e físico total e foi parar ao hospital. Vivia com medo que a mulher o internasse como tinha internado o pai, mas em vez de se recompor, fugiu do país.

Getty Images

46) Fugiu dos seus problemas

Barrymore passou algum tempo em Londres e na Índia antes de regressar aos Estados Unidos - mas em vez de voltar para a casa que tinha com a mulher, foi para Nova Iorque. Passou um mês no hospital com bronquite e gripe. Uma jovem fã chamada Elaine Barrie começou a visitá-lo e, quando ele saiu do hospital, ficou mesmo com ela e com a mãe dela. Consegue ver onde isto vai parar?

Wikipédia

47. tornou-se uma figura de tabloide

Barrymore não era propriamente uma pessoa que aprendesse com os seus erros. Apaixonar-se por Elaine quando ainda era casado foi obviamente uma péssima ideia - mas desta vez, ele não fazia ideia de como seria mau. Barrymore era agora uma estrela de cinema de pleno direito e os tablóides aproveitaram alegremente o seu casamento falhado e o seu romance com Barrie, apelidando-os de personagens de A Tempestade.

O holofote já era suficientemente mau nesta altura - mas estava prestes a ficar muito pior.

Tempestade (1928), Produções de Longa Metragem

48. houve um grande espetáculo

Barrymore não conseguia decidir-se. A sua mulher queria o divórcio, mas depois de uma discussão com Barrie, ele fugiu para Los Angeles para estar com Costello. Barrie fez então uma demonstração pública de tentar parar Barrymore, chegando mesmo a lançar um apelo para que ele voltasse para ela. Foi um espetáculo embaraçoso para todos os envolvidos.

Quando tudo acabou, Costello prosseguiu com o seu pedido de divórcio e Barrymore e Barrie voltaram a juntar-se - mas ele não podia fugir dos seus problemas para sempre.

Wikipédia

49. tentaram pô-lo a trabalhar

Barrymore era um intérprete de Shakespeare tão talentoso que alguns estúdios ainda estavam dispostos a arriscar contratá-lo para as suas adaptações. A MGM queria que ele interpretasse Mercúcio na sua versão de Romeu e Julieta Mas não queriam ter de lidar com o facto de ele se esquecer das suas falas, pelo que arranjaram um plano. Basicamente, puseram-no em reabilitação antes de filmagens, na esperança de que ficasse o tempo suficiente para completar o filme.

Resumindo: não funcionou.

Wikipédia

50. ele fez uma quarta tentativa

As notícias sobre as perturbações de Barrymore durante as filmagens de Romeu e Julieta A sua vida pessoal tumultuosa também não ajudou. O seu divórcio com Costello foi aprovado e ele deu o nó com Barrie. Ambos esperavam que fosse feliz para sempre. mas, em vez disso, era uma história de terror.

Wikimedia Commons

51. foi à falência

Os (novos) Barrymore continuavam a ter de lidar com a atenção dos meios de comunicação social e, depois de uma briga em que os seus nomes apareceram em todos os tablóides, John voltou a internar-se na clínica de reabilitação, mas desta vez era ele próprio que pagava a conta. Barrymore rapidamente descobriu que não tinha o mesmo poder financeiro que a MGM. Os seus esforços para se secar estavam a levá-lo à falência - um stress que fez com quee ele volta diretamente para a garrafa.

Getty Images

52. era implacável

Barrymore foi apanhado num ciclo interminável - e os golpes não paravam de chegar. Mal tinha saído da reabilitação quando teve um colapso em mais um set de filmagens. Depois vieram os papéis do divórcio de Barrie, apenas dois meses depois de terem dado o nó. Por fim, não teve outra alternativa senão declarar falência. Pode não ter sido o fundo do poço, mas certamente pareceu ser - e Barrymore, pelo menos nesta altura, ainda tinha opara tentar sair dela.

Getty Images

53. tentou melhorar

O trabalho seguinte de Barrymore foi uma adaptação de Shakespeare para a rádio e, apesar de não ser propriamente para o ecrã de cinema, ele sabia que a sua atuação no estúdio poderia mudar o seu destino. Comportou-se da melhor maneira possível e até se reconciliou com a mulher antes de se divorciarem. O seu plano funcionou e os estúdios voltaram com uma série de papéis secundários que o ajudariamsair da situação de endividamento em que se encontrava.

Getty Images

54 - Ele fez uma piada sobre o assunto

Parte da razão pela qual as pessoas pareciam ter mais leveza com John Barrymore era o facto de ele ser um pouco mais consciente dos seus fracassos e capaz de dizer piadas sobre os seus problemas, incluindo o seu divórcio de 1940 com Barrie. Infelizmente, o seu sentido de humor estava a esconder a verdade negra. Barrymore continuava a beber muito mal. O seu truque funcionou no início, mas ao fim de um ano ou dois, cansou-se.

Agora, quando Barrymore reproduzia o estereótipo do presunto shakespeariano bêbado e desbotado, as pessoas ficavam tristes.

Playmates (1941), RKO Radio Pictures

55. reencontrou a sua filha

O nome Barrymore tinha muita importância, e a filha de John, Diana, tinha-o usado em seu proveito ao estrear-se sucessivamente na Broadway e em Hollywood. No início dos anos 40, ele finalmente conseguiu ligar-se a ela de uma forma que nunca tinha conseguido antes. Infelizmente, nenhuma reunião pode ser perfeita - e John ultrapassou definitivamente os seus limites.

Uma noite, quando estava na cama doente, pediu a Diana que lhe telefonasse a uma das suas namoradas. Quando a mulher subiu as escadas, Diana saiu de casa com raiva - sem saber que seria a última vez que passaria lá. Mais tarde, falou sobre o quanto se arrependia de ter julgado o pai e como desejava ter ficado com ele mais tempo.

Getty Images

56. ele perdeu a batalha

Em 1942, John Barrymore teve um colapso súbito enquanto ensaiava e foi levado de urgência para o hospital. Desta vez, a sua estadia seria breve - mas não porque recuperasse rapidamente. Dez dias após o seu colapso, John Barrymore morreu no Hospital Presbiteriano de Hollywood, com 60 anos de idade. As principais causas foram a cirrose hepática e a insuficiência renal. Pagou o preço mais alto pela sua luta de toda a vida contra o álcool.

Foi uma perda terrível para aqueles que o conheciam e amavam, e para Hollywood - mas a sua história não terminou aí.

Wikipédia

57. Ele fazia parte de uma piada prática bizarra

Como já foi referido, Barrymore adorava uma boa piada no final da sua vida - e, quer gostasse ou não, acabou por ser o centro de uma partida macabra após a sua morte. Segundo a história, o realizador Raoul Walsh terá "pedido emprestado" o corpo de Barrymore pouco depois de este ter falecido, tendo-o colocado em casa do ator Errol Flynn para que este encontrasse "John" sentado numa cadeira quandochegou a casa depois de uma noite de festa.

Durante muito tempo, isto parecia ser uma lenda urbana, mas a neta de John, Drew, acabou por confirmá-lo. E por falar em lendas de Hollywood...

Flickr, Kristine

58. o seu primeiro amor voltou para o assombrar

Uma das histórias mais escandalosas de Barrymore envolveu um segredo que ele manteve escondido durante décadas. Em 1906, um nome que Barrymore não ouvia há anos foi subitamente estampado na primeira página de todos os jornais do país. O seu primeiro amor, Evelyn Nesbit, estava no centro daquilo a que as pessoas chamavam "o julgamento do século".

O marido tinha morto outra ex-amante a tiro e, à medida que se aproximava a data do julgamento, Barrymore começou a sentir um medo imenso de ter de depor.

Picryl

59. ele não queria expor o seu segredo

Barrymore sabia que poderia ter de testemunhar sobre o carácter de Nesbit - mas vivia com medo de ser forçado a revelar o terrível segredo que tinham guardado. Durante o breve caso que tiveram, Nesbit engravidou. Ele tinha-lhe arranjado uma "apendicectomia" - ou seja, um aborto secreto. Felizmente para ambos, o julgamento terminou antes de começar realmente e Barrymore nunca teve de testemunhar.

Provavelmente, o tiro teria saído pela culatra de uma forma ainda mais espetacular do que ele previra, uma vez que Nesbit já tinha tido duas outras "apendicectomias" antes dessa.

Beau Brummel (1924), Warner Bros.

60. as pessoas pensam que estão amaldiçoadas

Graças ao destino sombrio de John Barrymore e de tantos outros membros da família, há muito que se fala de uma maldição da família Barrymore. Após a morte de John, a sua filha Diana mergulhou num abismo de dependência e depressão antes de morrer aos 38 anos. O seu filho John Drew Barrymore também sofreu problemas semelhantes. Pelo menos três dos filhos de John Drew, incluindo a atriz Drew Barrymore, admitiramter lidado também com a dependência.

No entanto, muitos outros ramos da árvore genealógica mantiveram-se afastados da indústria cinematográfica e parecem ter uma vida normal. Pode tratar-se da chamada "maldição da família" - ou, simplesmente, de uma combinação de genética e dos efeitos adversos de crescer em Hollywood.

Wikipédia

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13